Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Gse_multipart13851

Dúvidas sobre Carreira

+21
Fauzi Hussein
Teeo
Ruan Martinez
aegoes
beto.dr
Gabriel Moradillo
Augusto Sposito
Alvega
Fabbrini
Garibaldi
Amilckar
marcos1sp
Bruno Silva 3
biazi
Alexandre da Silva
Bruno Bastos
Duley
Amengol
Alef Schtmidt
kojaky
LucasFS
25 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 13 Dez 2011, 13:46

aegoes escreveu:Lucas, posso estar errado mais o curso para medicina é mais caro que para piloto.... Mesmo que estude em uma universidade federal, terá que comprar livros e outras coisas que são extremamente caras, e terá que estudar muito para passar em um vestibular, provavelmente gastar bastante dinheiro com cursinho... Então não entendo que poderia estudar medicina e curso de piloto será pesado para sua família...
Bom, isso é o que eu pensei quando lí o tópico, mais posso estar errado...

Abraços

Concordo com você, o preço dos livros não falo que seria igual ao preço de todos os cursos mas bem próximo. A grande questão aqui é a seguinte: Minha família tem uma certa tendência a carreira de aviação, meu tio era cadete do ar da FAB e estava prestes a checar o tucano quando ele teve um problema na visão e foi literalmente chutado de lá sem ai meu pé me dói. Então o que acontece, livros na faculdade podem ser parcelados, posso pegar na biblioteca e a porrada não seria toda de uma vez só, já no aeroclube aqui de vila velha, não existe financiamento, não tem apoio do governo (com bolsas de estudo) e o gasto que eu teria para cumprir uma frequência de aulas práticas razoável, seria no mínimo de duas mil dilmas por mês e isso se formando a longo prazo ( por volta de 3 a 4 anos). Saindo de lá com PC IFR/MLTE minhas chances no mercado são baixíssimas, preciso tirar INVA e provavelmente morar em outro estado para trabalhar como INVA ganhando uma merreca de duas mil dilmas como INVA poderia ajudar minha família a pagar um tipo de empréstimo desse que para ter prestações suaves eu teria que pagar até a minha morte e duvido que as prestações fiquem menores que 1500 reais por mês. Nesse meio tempo teria que tirar jet trainer e fazer prova para pla teórico ganhando pouco, pagando o curso e me mantendo em outro estado, com risco de no meio dessa jornada eu posso contrair alguma condição física que me torne impróprio para realizar a função. A Jornada não é fácil de qualquer lado mas infelizmente hoje não posso contar com essa condição de minha família pagar o curso, nem somando os 2 carros que minha mãe e meu pai batalharam por anos para comprar e pagam até hoje tenho 50% de todo o curso. É uma situação bem complicada, eu poderia ser muito bem empregado, chegar a salários que nenhum médico iniciante chegaria mas infelizmente sem chances no momento para minha família. Meu pai é o único que não acha impossível pagar o curso em longo prazo, já minha mãe acha que eu devo seguir carreira na força aérea e que ela mesmo se habilita em me levar todo ano para fazer a prova. É esa aí minha situação, fico ouvindo a fonia de vitória imaginando que talvez um dia eu esteja do outro lado da fonia falando para alguém ouvir... hmmm


@Fabbrini
Obrigado pela resposta! Gostaria de fazer uma última pergunta, como funciona a escala de trabalho de um piloto de linha aérea hoje? Sei que caso ele fique em algum aeroporto, a empresa paga um hotel e uma diária de alimentação, isso está correto? Poderia me explicar?

Obrigado a todos que estão comentando e participando!

Grande Abraço thumbsup
Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Gabriel Moradillo Ter 13 Dez 2011, 14:58

E esse salário na Azul tá interessante..? scratch

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 13 Dez 2011, 16:29

Gabriel Moradillo escreveu:E esse salário na Azul tá interessante..? scratch

Ouvi uns comentários que tem copila tirando 5k e comando tirando uns 8k. Eu acho que está bastante interessante cool

Grande Abraço thumbsup
Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Gabriel Moradillo Ter 13 Dez 2011, 16:51

True

Edit: O primo da esposa de um tio meu trabalha na Tam como co-piloto internaconal (a330) e disse que tá tirando 19k shocked shocked

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Fabbrini Qua 14 Dez 2011, 00:44

[quote="LucasFS"]
aegoes escreveu:
@Fabbrini
Obrigado pela resposta! Gostaria de fazer uma última pergunta, como funciona a escala de trabalho de um piloto de linha aérea hoje? Sei que caso ele fique em algum aeroporto, a empresa paga um hotel e uma diária de alimentação, isso está correto? Poderia me explicar?
Lucas

Sim a Azul paga Hotel e diária quando se está fora da base contratual.... E também paga diária mesmo em dias de voo.

Por exemplo: Se você fez um voo que saiu 10:30 da manhã e pousou 13:30 da tarde, você vai ganhar um valor "x" referente ao horario de almoço. Se você começar uma jornada de manhã e toda a jornada englobar almoço e jantar, você recebe um valor que engloba os dois, almoço e jantar... Da uma grana legal no final das contas...


Salario na Azul, como em qualquer outra empresa é variável.... Tem mês que vem mais do que a média tem mês que vem abaixo.... Mas a média não é essa que está aqui no tópico não, é um pouco mais.... Pelo menos a minha média é.... E ainda deve somar as diárias, que aumenta esse valor.... Diárias acabam sendo 20-25% do salario no final do mês, mais ou menos....

O que conta também é a "qualidade" da hora que você fez. As vezes você voa mais de 80 horas em um mês, porém quase nada de noturno, aí não tem jeito, salario vem baixo...... Aí no mês seguinte você voa 74 horas, sendo que muita hora é noturna e de domingo.... Ai você sabe que vai dar aquele sorriso no final do mês..... hehe
Para quem não sabe, voando diurno (menos domingo) você ganha "x". Passou a voar a noite, ganha "2x".... Domingo diurno é "2x" e domingo noturno é "3x". E feriado é igual a domingo.... O voo na Azul que mais se ganha é o madrugadão Campinas-Manaus-Campinas de sábado para domingo.... Impossível de alguém pedir para trocar de voo...
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Bruno Bastos Qua 14 Dez 2011, 02:01

Boa noite Fabbrini, tudo bem? no caso para entrar na azul linhas aéreas ou até mesmo em outras empresas, como a GOL, tem algumas restrições? como peso x altura entre outras?

Abraço bons vôos! thumbsup
Bruno Bastos
Bruno Bastos
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 07/07/2011
Mensagens : 393
Reputação : 14
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Fabbrini Qua 14 Dez 2011, 02:09

Bruno_ifly escreveu:Boa noite Fabbrini, tudo bem? no caso para entrar na azul linhas aéreas ou até mesmo em outras empresas, como a GOL, tem algumas restrições? como peso x altura entre outras?

Abraço bons vôos! thumbsup

Não.... Piloto não.... Se está com exame médico em dia está ótimo....
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Bruno Bastos Qua 14 Dez 2011, 02:16

Um, muito obrigado por ter me ajudado na minha duvida, grande abraço!
Bruno Bastos
Bruno Bastos
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 07/07/2011
Mensagens : 393
Reputação : 14
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Qua 14 Dez 2011, 15:38

Fabbrini escreveu:
Sim a Azul paga Hotel e diária quando se está fora da base contratual.... E também paga diária mesmo em dias de voo.

Por exemplo: Se você fez um voo que saiu 10:30 da manhã e pousou 13:30 da tarde, você vai ganhar um valor "x" referente ao horario de almoço. Se você começar uma jornada de manhã e toda a jornada englobar almoço e jantar, você recebe um valor que engloba os dois, almoço e jantar... Da uma grana legal no final das contas...


Salario na Azul, como em qualquer outra empresa é variável.... Tem mês que vem mais do que a média tem mês que vem abaixo.... Mas a média não é essa que está aqui no tópico não, é um pouco mais.... Pelo menos a minha média é.... E ainda deve somar as diárias, que aumenta esse valor.... Diárias acabam sendo 20-25% do salario no final do mês, mais ou menos....

O que conta também é a "qualidade" da hora que você fez. As vezes você voa mais de 80 horas em um mês, porém quase nada de noturno, aí não tem jeito, salario vem baixo...... Aí no mês seguinte você voa 74 horas, sendo que muita hora é noturna e de domingo.... Ai você sabe que vai dar aquele sorriso no final do mês..... hehe
Para quem não sabe, voando diurno (menos domingo) você ganha "x". Passou a voar a noite, ganha "2x".... Domingo diurno é "2x" e domingo noturno é "3x". E feriado é igual a domingo.... O voo na Azul que mais se ganha é o madrugadão Campinas-Manaus-Campinas de sábado para domingo.... Impossível de alguém pedir para trocar de voo...

Fabbrini, Obrigado por todas as suas respostas e pelo seu tempo, tirou todas as minhas dúvidas thumbsup

Obrigado mesmo.

Grande Abraço thumbsup
Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Teeo Qui 22 Dez 2011, 09:12

Beto vai tranquilo que você esta novo ainda, quando fiz meu PP na minha turma tinha gente de 40 anos para cima.

Abraços

Teeo
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 22
Reputação : 1
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por beto.dr Qui 22 Dez 2011, 10:30

Valeu Teeo e todos os que escreveram antes... As vezes fico um pouquinho com medo de tentar mudar tão radicalmente de profissão já na minha idade, mas isso é natural e não vou desistir do sonho...

Abs!

beto.dr
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/10/2011
Mensagens : 28
Reputação : 0
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Piloto Virtual
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Fauzi Hussein Sáb 07 Jan 2012, 03:51

Meu filho (desculpe chamá-lo assim mas é uma forma carinhosa de tratar um jovem que tem idade pra ser meu filho)

Existe um velho e sábio ditado que diz: "a aviação é um sonho de criança e um pesadelo de adulto".

Depois de 27mil horinhas de voo posso dizer de cadeira: se você é daqueles que quando passa um avião não deixa de olhar pro céu, então esse "vírus" já te contaminou. Esforço e estudo serão seus companheiros por toda uma vida. Posso dizer que ela é muito recompensante. Por vezes você não vai estar perto dos seus, mas vai ter a "janela do escritório" mais bonita do mundo.

Fauzi Hussein
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/12/2011
Mensagens : 10
Reputação : 2
Idade : 75
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por biazi Sáb 07 Jan 2012, 22:11

Galera, só um aviso para quem está querendo tirar o CMA (Certificado Médico Aeronáutico, antigo CCF): a ANAC mudou a legislação.

A partir de 1º de janeiro de 2012, não serão mais emitidos Certificados de Capacidade Física/Certificados Médicos Aeronáuticos (CCF/CMA) em papel. As informações dos profissionais da aviação que atestam aptidão para o desempenho satisfatório de suas atribuições constarão em sistema informatizado da ANAC.

Assim, todos os candidatos devem possuir Código ANAC para possibilitar a inclusão de seus dados no sistema. Os candidatos que ainda não têm esse código devem obtê-lo no endereço do SINTAC (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) no link “Solicitar Código ANAC”, antes de se apresentarem para a inspeção de saúde.

A mudança objetiva aumentar a segurança e a confiabilidade dos dados, assim como diminuir o tempo de espera de atualização do sistema. Algumas informações como classe, categoria, tipo sanguíneo e fator RH já constam nas Carteiras de Habilitação Técnica (CHT) emitidas a partir de agosto de 2011.

PS.: Para quem irá fazer o CMA para PP Inicial terá que levar uma Radiografia Panorâmica da arcada dentária e um teste de esforço (ergométrico). Com isso, o CMA passará a validade de 2 para 5 anos! Sucesso na carreira happy
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por M3g4d3th Dom 08 Jan 2012, 14:01

Já falei com a esposa aqui, juntar uma grana na Noruega, estabilizar, comprar um par de casas no Brasil e depois juntar uma grana pra realizar o sonho de voar, e quem sabe um dia, por acaso, consiga chegar a ser um piloto comercial.

Vamos que vamos.

_________________
http://flickr.com/megaxr
M3g4d3th
M3g4d3th
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 1
Idade : 38
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Escalador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Alef Schtmidt Dom 08 Jan 2012, 15:40

Fauzi Hussein escreveu:Meu filho (desculpe chamá-lo assim mas é uma forma carinhosa de tratar um jovem que tem idade pra ser meu filho)

Existe um velho e sábio ditado que diz: "a aviação é um sonho de criança e um pesadelo de adulto".

Depois de 27mil horinhas de voo posso dizer de cadeira: se você é daqueles que quando passa um avião não deixa de olhar pro céu, então esse "vírus" já te contaminou. Esforço e estudo serão seus companheiros por toda uma vida. Posso dizer que ela é muito recompensante. Por vezes você não vai estar perto dos seus, mas vai ter a "janela do escritório" mais bonita do mundo.

Depois dessa eu vi realmente que meu lugar e o ceu Very Happy
Alef Schtmidt
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 29
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Fauzi Hussein Seg 09 Jan 2012, 03:31

Meninos

Vocês são jovens e tem uma vida inteirinha pela frente.
Com esforço se pode muito.
Se o dinheiro é pequeno a vontade tem que ser grande.

Quando comecei (e já faz muuuuuito tempo) voava numa região em guerra e decolava sem saber se pousaria. Mas por incrível que possa parecer quando estava voando não pensava nisso. Hoje penso que deveria ter sido mais prudente, mas prudência é coisa de velho.
Vocês são jovens e devem ser a coragem do mundo.

Boa sorte e bons voos.

Fauzi Hussein
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 19/12/2011
Mensagens : 10
Reputação : 2
Idade : 75
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Garibaldi Ter 10 Jan 2012, 16:25

Fauzi Hussein escreveu:Meninos

Vocês são jovens e tem uma vida inteirinha pela frente.
Com esforço se pode muito.
Se o dinheiro é pequeno a vontade tem que ser grande.

Quando comecei (e já faz muuuuuito tempo) voava numa região em guerra e decolava sem saber se pousaria. Mas por incrível que possa parecer quando estava voando não pensava nisso. Hoje penso que deveria ter sido mais prudente, mas prudência é coisa de velho.
Vocês são jovens e devem ser a coragem do mundo.

Boa sorte e bons voos.

Muito bom comandante, tenho 17 Anos faço 18 no Proximo mês, e já to com PP/A Teorio e 33Horas de voo, esperando os 18 para checar. Pagar o PC que é dificil, muita horas =/
Garibaldi
Garibaldi
Banido

Masculino
Inscrito em : 11/11/2011
Mensagens : 358
Reputação : 15
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Drubens Sex 20 Jan 2012, 15:06

Ola a todos
na epoca certa (moleque) nao foi possivel fazer carreira na aviação por varios motivos inclusive oftalmologicos, agora com as novas regras da ANAC e avanços da medicina sera possivel. Porem, agora com 41 anos, fiz carreira em outra profissao que me proporciona tranquilidade financeira agora e na aposentadoria de forma que seria loucura abandonar esta carreira para começar outra na aviação do zero. Mas tenho a possibilidade de trabalhar meio periodo na profissao atual e me dedicar o restante do tempo a aviação. Existe emprego meio periodo na aviação ou serei eternamente PP.
INVA é uma opçao pra mim? consigo trabalhar meio periodo como Instrutor?
Abçs

Drubens
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 20/01/2012
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 53
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Fabbrini Dom 12 Fev 2012, 22:38

Drubens escreveu:Ola a todos
na epoca certa (moleque) nao foi possivel fazer carreira na aviação por varios motivos inclusive oftalmologicos, agora com as novas regras da ANAC e avanços da medicina sera possivel. Porem, agora com 41 anos, fiz carreira em outra profissao que me proporciona tranquilidade financeira agora e na aposentadoria de forma que seria loucura abandonar esta carreira para começar outra na aviação do zero. Mas tenho a possibilidade de trabalhar meio periodo na profissao atual e me dedicar o restante do tempo a aviação. Existe emprego meio periodo na aviação ou serei eternamente PP.
INVA é uma opçao pra mim? consigo trabalhar meio periodo como Instrutor?
Abçs

Olá Drubens,

Certamente isso vai depender da escola em que você pretende dar instrução....

Sei que parece complicado, mas no final das contas é a escola que vai definir se você vai poder trabalhar meio periodo ou não.... Tem escolas que são bem liberais, que permitem que você faça a sua escala de trabalho. Eu, por exemplo, quando dei instrução, o dono da escola me disse que eu tinha a liberdade de marcar voo e aula teórica da maneira que eu quizesse. Particularmente, eu sempre tirava apenas domingo como dia de folga, se o tempo estivesse bom, eu marcava voo em qualquer horario, em qualquer dia. Mas, eu estava em uma situação diferente da sua....

Antes de você mergulhar neste mundo, vá até a escola de aviação mais próxima e converse não apenas com o dono da escola, ou diretor da mesmo, mas com os instrutores de voo. De uma sondada sobre o trabalho de instrutor de voo. Assim você pode tomar uma decisão de maneira mais tranquila, sem muitas incertezas.

Qualquer coisa só avisar...

Abrc e boa sorte...

A.Fabbrini
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Julio Giunti Ter 14 Fev 2012, 15:29

Andei lendo o tópico e vi que muitos, como eu, decidiram não ser piloto pelo fato da qualidade de vida e se ausentar da vida familiar.

Lembro a todos que pilotar não é o único meio de se trabalhar na aviação. Dentre elas, uma é a profissão de controlador de tráfego aéreo.

No Brasil existem dois meios de se tornar controlador: pela FAB e Infraero.

A FAB você tem que prestar concurso para sargento especialista e passar quatro anos na escola preparatória. Além da carreira de controlador, você sobretudo é militar, ou seja, tira serviço como qualquer sargento além de trabalhar na escala. Pode operar Centro, Controle de aproximação e Torre de controle aonde seja jurisdição da FAB. Sua vaga no curso depende da nota final e das vagas que abrirem. O salário só aumenta devido a promoções de posto ou por localidade que por ventura você venha a ir que seja muito distante.

Na Infraero você ingressa mediante concurso publico, faz onze meses de curso no Instituto de Controle do Espaço Aéreo no Centro de Tecnologia da Aeronáutica em São José dos Campos. E dependendo da legislação do concurso, é lotado em algum aeroporto aonde a navegação aérea seja da infraero. Pode operar Torre de controle e Controle de aproximação (no nosso caso é operação convencional sem radar, se for localidade radar tem que retornar ao ICEA para realizar outro curso custeado pela infraero). O salário inicial está por volta de R$2600 mais beneficios (R$700 de ticket alimentação \ restaurante, R$2000 por ano pra tratamento dentário, auxilio combustivel, creche e etc). Em aeroportos H24 se tira por volta de uns R$3500 iniciais mais beneficios devido a escala da madrugada. Se já tiver curso superior (o concurso é ensino médio) após o primeiro ano o salário já sobe mais 7%, se for pos graduado 9%, e mestrado e doutorado 11% e a cada ano vem mais 1% de anuenio.

Se o controlador já em estágio fizer a prova e entrar no grupo de ICAO 4, dependendo da localidade será enviado (mediante a programação da empresa) para o aeroporto base da Fedex em Menphis aonde fará um curso de 40 dias da FAA sobre controle de tráfego aéreo.

Eu passei no concurso de 2009, em 2011 fiz o curso em SJC, me formei como o terceiro melhor aluno da turma e estou atualmente em estágio prático na Torre de Controle Teresina. Estou aguardando pra fazer a prova da ICAO o que deve acontecer lá para o meio do ano....

Estou muito realizado de ter conseguido o objetivo de trabalhar na aviação, e como dizem, realmente abre portas. Fui ao clube de ultraleves do PI neste final de semana e consegui um vôo de ultraleve RV10. Resultado que provavelmente farei o PP ou o de piloto de ultraleves para voar e mesmo tendo abortado o primeiro objetivo de pilotar na aviação comercial, vou realizar o sonho de voar uma aeronave sob meu comando!

Espero ter dado uma contribuição para vocês abrirem o leque de oportunidades na área para aqueles como eu abdicaram da vida de piloto pelo alto custo pessoal que a profissão traz!
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por edersonbilck Qua 15 Fev 2012, 23:18

Nunca é tarde de uma lida neste relato do co-pilot sandy bordim

http://www.bordin.net/index2.htm

Além de sua antiga paixão pelo marketing e automobilismo, Bordin é também um grande apaixonado pela aviação. Em janeiro de 1998 decide largar tudo para realizar um sonho de infância: virar piloto de linha aérea.



Veja abaixo um breve histórico da vida de Bordin na aviação.

1991 – O início
Em 15 de abril de 1991, a bordo de um Piper Cherokee, prefixo PT-DKI, Sady Bordin é checado e aprovado para obter sua licença de Piloto Privado.

1998 – Dedicação exclusiva
No início do ano, com 35 anos então, Bordin resolve sair da administração da Palm Informática para dedicar-se única e exclusivamente ao mundo da aviação.

Em 30 de janeiro embarca para Fort Lauderdale (Florida, EUA) para fazer os cursos e obter as licenças de Piloto Comercial, Multi-Motor e Instrumento.

Em 15 de abril, pilotando um Piper Cherokee, prefixo N4333C, Bordin é checado e aprovado para obter sua licença de IFR (vôo por instrumento).

Em 4 de maio, ao comando de um Baron, prefixo N6011E, é checado e aprovado para obter sua licença de Multi-motor (para pilotar aviões com mais de um motor).

Finalmente, em 8 de junho de 1998, pilotando um Sêneca III, prefixo N4354F, Sady Bordin é checado e aprovado para receber sua licença de Piloto Comercial.

Retornando ao Brasil em junho, Bordin é obrigado pelo DAC a fazer novamente os cheques feitos nos EUA para poder obter suas licenças brasileiras.

Em 18 de julho, a bordo de um Corisco Turbo, prefixo PT-FXG, Bordin é checado e aprovado para obter sua licença de Piloto Comercial IFR.

Finalmente, em 14 de agosto, a bordo de um Sêneca III, prefixo PT-RZA, Bordin é checado e aprovado para obter sua licença de Multi-Motor.

Com as licenças brasileiras na mão, Sady Bordin procura a Embraer para fazer o curso do Brasília (turboélice para 30 passageiros). Após duas semanas de aula teórica, para conhecer todos os sistemas do avião, Bordin faz 20 horas de simulador e é checado e aprovado no simulador para ser co-piloto de Brasília em instrução.

Em 14 de dezembro a realização do sonho: Bordin é admitido na Interbrasil Star (extinta companhia aérea regional de propriedade da falecida Transbrasil Linhas Aéreas) como co-piloto de Brasília.



2000 – Convite inesperado
No início de janeiro, após o fim de mais um vôo, Bordin é chamado para conversar com o chefe dos pilotos. Um inesperado convite lhe aguardava: ser transferido para a Transbrasil para ser co-piloto de Boeing 737.

Após o treinamento de praxe, curso teórico e 20 horas de simulador, Bordin entra em operação e em maio é checado em vôo e aprovado para receber sua licença de Co-Piloto de Boeing 737, versões 300 e 400.

Com o início da crise na Transbrasil e a conseqüente redução da frota, Bordin deixa a empresa em junho.

Resumo das horas voadas

Tipo Equipamento Empresa Horas
Jato:
Boeing 737 (300 e 400)
Transbrasil
135
E-Jet Trip 912
Turboélice:
Brasília
Interbrasil
922
ATR (42 e 72) Trip 422
Multimotor: Apache, Beech-76, Sêneca. Particular 56
Monomotor: AB-115, Cherokee, C-172, Corisco, etc. Particular 276

Total:
2.723

2008 - O retorno

Após ter atuado como empresário e professor universitário desde que deixou a Transbrasil, Bordin resolve voltar às origens e para seu local de trabalho preferido: o cock-pit de um avião!

Depois de 8 longos anos sem atuar como piloto de linha aérea, Bordin é convidado para participar de uma seleção para co-pilotos de ATR na Trip Linhas Aéreas. A difícil seleção envolveu entrevistas, provas de regulamento, inglês, meteorologia, regras de vôo por instrumento e uma dinâmica de grupo.

Após ser aprovado na seleção, Bordin faz o Ground-School do avião (três semanas de aula sobre todos os sistemas de avião) e após é enviado à Toulouse, na França, para fazer o treinamento em simulador.

O avião que Bordin está pilotando na TRIP é o consagrado turboélice ATR (Avião de Transporte Regional) nas versões 42 (para 50 passageiros) e 72 (para 70 passageiros), fabricado em Toulouse.

2009 - Convite inesperado!

Coisas boas acontecem quando a gente menos espera. Basta estar no lugar certo, na hora certa. Foi o que aconteceu com Bordin na Trip. No dia 25 de março recebeu um inesperado convite para voar os novíssimos jatos Embraer 175 que a Trip está recebendo neste ano.

Bordin já completou todo o difícil treinamento (3 semanas de Ground-school na própria Embraer e 10 sessões de simulador na JetBlue University, em Orlando) e agora aguarda o início das operações do jato para entrar em rota.



2010 – Segundo convite inesperado!

No início de setembro Bordin recebe seu segundo convite inesperado na Trip: fazer parte da tripulação encarregada de trasladar um EMBRAER175 adquirido pela empresa (o sétimo da frota) e que encontrava-se em Clermont-Ferrand, França.



A decolagem ocorreu no final de uma bela e ensolarada tarde do dia 29.

O primeiro pouso após 03:35 hs de voo foi no aeroporto de Lanzarote, Ilhas Canárias, onde a aeronave foi reabastecida. O segundo pouso, depois de 02:45 hs de vôo, foi na Ilha do Sal, Cabo Verde, onde a tripulação pernoitou.

Dia 30, cedinho, um tranqüilo vôo de 04:10 hs de duração para Recife nos esperava.

A última etapa do traslado foi de Recife para Confins, 02:30 hs de vôo, onde a aeronave fora entregue para os trâmites de vistoria da ANAC. Missão cumprida!



Dezembro de 2011 - Primeiro fretamento da Trip para Sint Maartan.

Bordin é escalado, ao lado do comandante Castro Alves, para fazer o primeiro fretamento da Trip para a paradisíaca ilha de Sint Maartan (parte holandesa) e Saint Martin (parte francesa).

O EMBRAER 190, prefixo PP-PJN, decola de Manaus no dia 31 de dezembro, às 15:46 hs (horário de Brasília) e pousa suavemente no famoso aeroporto internacional Princesa Juliana (aquele que aparece em filmes e fotos, bem próximo da praia) às 18:59 hs (horário de Brasilia).

O retorno ocorre às 20:42 hs, com pouso no dia primeiro de janeiro, no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, à meia-noite e quatro, sempre horário de Brasília.

_________________
Meu Blog Projeto 737ng
edersonbilck
edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 412
Reputação : 47
Idade : 46
Simulador preferido : PREPAR 3D
Emprego/lazer : Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade : Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira - Página 3 Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos