Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


 Saitek Throttle Quadrant o problematico Gse_multipart13851

Saitek Throttle Quadrant o problematico

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Hanimichal Ter 15 Nov 2016, 15:31

Eu ja estou com meu segundo Saitek Throttle Quadrant Pro e sempre termina com o mesmo problema: ao movimentar as alavancas o sinal é tremulo. Ja olhei pelo Google e vi que muita gente troca uma peça que até vende no Ebay. Mas eu gostaria de saber se tem alguem aqui que intendi de eletronica e poderia me dizer ou dar uma dica o que eu posso comprar no Brasil? ou o que posso fazer aqui? afinal esses Quadrants custam um olho da cara!

_________________
AMD PHENOM II X4 BlackE. 3,40GH / 12GB RAM / Win7 64bit / EVGA GTX 660 2GB / HD 3.5TB
O meu site de FSX
Hanimichal
Hanimichal
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/06/2011
Mensagens : 162
Reputação : 17
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Artes plasticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Paulo Stavis Ter 15 Nov 2016, 16:23

Hanimichal escreveu:Eu ja estou com meu segundo Saitek Throttle Quadrant Pro e sempre termina com o mesmo problema: ao movimentar as alavancas o sinal é tremulo. Ja olhei pelo Google e vi que muita gente troca uma peça que até vende no Ebay. Mas eu gostaria de saber se tem alguem aqui que intendi de eletronica e poderia me dizer ou dar uma dica o que eu posso comprar no Brasil? ou o que posso fazer aqui? afinal esses Quadrants custam um olho da cara!

O meu está na mesma. É necessário limpar os pots e recolocar, ele volta à condição de novo. Fiz um tutorial sobre isso, está aqui no VV. Fora isso só trocando o pot mesmo, tem uma assistencia da saitek em SP caso prefira terceirizar o serviço.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Hanimichal Ter 15 Nov 2016, 19:06

Paulo Stavis escreveu:
Hanimichal escreveu:Eu ja estou com meu segundo Saitek Throttle Quadrant Pro e sempre termina com o mesmo problema: ao movimentar as alavancas o sinal é tremulo. Ja olhei pelo Google e vi que muita gente troca uma peça que até vende no Ebay. Mas eu gostaria de saber se tem alguem aqui que intendi de eletronica e poderia me dizer ou dar uma dica o que eu posso comprar no Brasil? ou o que posso fazer aqui? afinal esses Quadrants custam um olho da cara!

O meu está na mesma. É necessário limpar os pots e recolocar, ele volta à condição de novo. Fiz um tutorial sobre isso, está aqui no VV. Fora isso só trocando o pot mesmo, tem uma assistencia da saitek em SP caso prefira terceirizar o serviço.

porfavor passa o link para seu tutorial que eu nao achei o seu post, do Saitek assistencia ja mandei uma mensagem para ver que eles me respondem

_________________
AMD PHENOM II X4 BlackE. 3,40GH / 12GB RAM / Win7 64bit / EVGA GTX 660 2GB / HD 3.5TB
O meu site de FSX
Hanimichal
Hanimichal
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/06/2011
Mensagens : 162
Reputação : 17
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Artes plasticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por rodrigo mago Ter 15 Nov 2016, 20:26

Hanimichal escreveu:
Paulo Stavis escreveu:

O meu está na mesma. É necessário limpar os pots e recolocar, ele volta à condição de novo. Fiz um tutorial sobre isso, está aqui no VV. Fora isso só trocando o pot mesmo, tem uma assistencia da saitek em SP caso prefira terceirizar o serviço.

porfavor passa o link para seu tutorial que eu nao achei o seu post, do Saitek assistencia ja mandei uma mensagem para ver que eles me respondem
Segue o link:
https://www.voovirtual.com/t32015-como-consertar-um-throttle-saitek-com-problema-nos-eixos

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Paulo Stavis Ter 15 Nov 2016, 20:34

Hanimichal escreveu:porfavor passa o link para seu tutorial que eu nao achei o seu post, do Saitek assistencia ja mandei uma mensagem para ver que eles me respondem

Acredito que não há outra solução barata a não ser continuar limpando sempre que der problema. Talvez trocando os potenciometros por algo mais moderno (talvez por aquele hall, se é que dá) resolva. Mas ai ja envolve enviar pra assistencia e pagar o conserto.


Depois me conte como que tu achou tão rápido lol Esses dias fui linkar uma postagem minha pra um rapaz e fiquei 2h pra achar. Obrigado pelo link. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por rodrigo mago Ter 15 Nov 2016, 22:27

Paulo Stavis escreveu:

Depois me conte como que tu achou tão rápido lol Esses dias fui linkar uma postagem minha pra um rapaz e fiquei 2h pra achar. Obrigado pelo link. thumbsup
Rssrsrsrsr, foi bem fácil! Você clica em seu nome no avatar, quando abrir uma janela com suas informações, vai em estatísticas, abrirá outra janela com tudo que você faz no forúm, terá uma aba com "tópicos" e abaixo vai ter "números de tópicos", lá estão todos que você abriu! thumbsup

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Rafasax Qua 16 Nov 2016, 12:07

Os pots usados nos quadrantes da saitek são os mesmos encontrados nos analógicos de joystick de playstation e xbox. São absurdamente baratos e fáceis de serem trocados. Qualquer loja de eletrônica consegue fazer o serviço. Super simples de trocar e acho que nem vale a pena simplesmente lubrificar ou limpar uma vez que o componente sofre desgaste com o tempo de uso.

Você acha esse componente com preços variando de centavos a no máximo 2 reais. Relativamente barato!

Rafasax
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/06/2013
Mensagens : 452
Reputação : 76
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Técnico de suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Hanimichal Qua 16 Nov 2016, 13:11

Rafasax escreveu:Os pots usados nos quadrantes da saitek são os mesmos encontrados nos analógicos de joystick de playstation e xbox. São absurdamente baratos e fáceis de serem trocados. Qualquer loja de eletrônica consegue fazer o serviço. Super simples de trocar e acho que nem vale a pena simplesmente lubrificar ou limpar uma vez que o componente sofre desgaste com o tempo de uso.

Você acha esse componente com preços variando de centavos a no máximo 2 reais. Relativamente barato!

Espera ai deixa ver se eu entendi, se o desgaste estragou o componente e a limpeza não funciona mais eu simplesmente desmonto aquela peça e na loja de eletrônica vai ter igual!?
Se na placa não é o estrago e nem no fio então deve ser aquele componente que se movimenta ao mover os manches ou alavancas - não sei o nome, é tau fácil encontrar um compatível?

_________________
AMD PHENOM II X4 BlackE. 3,40GH / 12GB RAM / Win7 64bit / EVGA GTX 660 2GB / HD 3.5TB
O meu site de FSX
Hanimichal
Hanimichal
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/06/2011
Mensagens : 162
Reputação : 17
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Artes plasticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Paulo Stavis Qua 16 Nov 2016, 13:21

Hanimichal escreveu:Espera ai deixa ver se eu entendi, se o desgaste estragou o componente e a limpeza não funciona mais eu simplesmente desmonto aquela peça e na loja de eletrônica vai ter igual!?
Se na placa não é o estrago e nem no fio então deve ser aquele componente que se movimenta ao mover os manches ou alavancas - não sei o nome, é tau fácil encontrar um compatível?

O Rafasax pode falar melhor sobre achar a peça mas o diagnóstico do seu problema é igual ao meu então podemos descartar problema na placa ou fio. A peça é a amarelinha desta foto, outra parecida é esta. Trocar o potenciometro vai resolver por um tempo mas logo volta o problema pois o atrito das partes é o que causa isso então a não ser que na sua cidade tenha a peça e seja facil de achar não acredito que valha a pena. Até porque ou você tem que levar o throttle todo desmontado na eletronica ou o cara vai cobrar mão de obra. Todo caso vale pesquisar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Rafasax Qua 16 Nov 2016, 14:10

Senhores, esse potenciômetro é bem barato e fácil sim de se comprar, o desgaste existe mas não é uma coisa que vai degradar em apenas uns 3 ou quatro meses, em alguns casos pode durar bem mais que um ano e isso falo por experiencia própria.

Troquei o meu pois as leituras do eixo estavam defasadas, dai usei um multímetro para verificar a resistência e na leitura dava uma resistência não linear, ou seja, hora tava 2K ohms e movia a manete um pouco e pulava para 7K ohms ou valor aleatório, troquei o potenciômetro imediatamente e fazendo a leitura a resistência variou conforme eu movimentava a manete e desta vez de forma linear como deve ser. A peça é a que o Paulo citou na fota, se não achar o componente isolado compre o reparo do analógico do xbox ou playstation, retire o conjunto do potenciômetro e substitua pelo novo.

Vale lembrar que o valor do potenciômetro deve ser de 10K (o valor padrão da saitek). Segue a foto do reparo do analógico que citei caso não ache só a peça (o que é dificil) nas casas eletrônica.

 Saitek Throttle Quadrant o problematico S_597101-MLM20284953755_042015-O

Rafasax
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/06/2013
Mensagens : 452
Reputação : 76
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Técnico de suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Hanimichal Qui 17 Nov 2016, 02:28

Limpeza feita e tudo voltou como novo, no inicio me assustei pois não conseguia calibrar o reverse mas era só reconectar o controle que tudo voltou ao normal
Valeu Paulo Stavis e Rafasax pelas dicas e instruções agora sei como aproveitar os velhos controles estocados que até agora não sabia para que os guardava me deu vontade de fazer meu próprio controle wink

_________________
AMD PHENOM II X4 BlackE. 3,40GH / 12GB RAM / Win7 64bit / EVGA GTX 660 2GB / HD 3.5TB
O meu site de FSX
Hanimichal
Hanimichal
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/06/2011
Mensagens : 162
Reputação : 17
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Artes plasticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Saitek Throttle Quadrant o problematico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos