Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Duvida sobre correção de deriva Gse_multipart13851

Duvida sobre correção de deriva

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Duvida sobre correção de deriva

Mensagem por Carlos Ligg Ter 02 Fev 2016, 18:56

Oi pessoal, tudo bem?

tenho pouca experiência, voo apenas ha 3 meses. Vi alguns videos de correcao de deriva, todos no computador de voo, mas nao achei nenhum video de alguem voando explicando correcao de deriva.

Minha duvida acredito que e simples. O heading indica o rumo ou a proa? vou tentar me explicar melhor.

to voando do ponto A para B, no planejamento calculei que teria que voar rumo 140º , porem estou pegando vento
de lado a 230º com 20kt que esta me tirando da rota. quando eu vou corrijir a deriva, tenho que calcular a proa verdadeira
ou o rumo verdadeiro? coloco a correção da deriva no heading? e isso?

obrigado

Carlos Ligg
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 02/02/2016
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre correção de deriva

Mensagem por André Bezerra Ter 02 Fev 2016, 19:31

Carlos Ligg, seja bem vindo ao Voo Virtual! thumbsup

Primeiramente, o seu tópico poderia ter sido postado no fórum Simulação - Geral ou então no Aviação Real - Aprendendo a Voar. Acredito que algum moderador vai mover em breve.

Respondendo sua pergunta: "heading indica o rumo ou a proa?"

Heading é sinônimo de proa. Não é um instrumento. Track é rumo.

Basicamente, proa é para onde você está apontando, e rumo é para onde você está indo. A maioria dos instrumentos do seu painel (bússola, HSI, RMI) vão indicar a sua PROA. Outros instrumentos podem indicar o seu rumo, como o GPS. Lembre-se apenas que HDG é proa e TRK é rumo.

Para ir de A para B você deve manter o Track (rumo) 140º. Como você está com componente de través pela direita, sua proa terá que ser maior que isso. Mas isso não tem nada a ver com Rumo ou Proa Verdadeira.

A diferença de proa verdadeira para proa magnética é que a segunda leva em consideração a declinação magnética da Terra. Como as bússolas se orientam pelo campo magnético da terra, em aviação a gente quase sempre usa proa e rumo magnéticos. Raríssimas exceções.

Agora, como calcular a proa que você tem que manter para corrigir o vento de través é uma outra história. Se tiver curiosidade, a gente te explica também.  thumbsup

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre correção de deriva

Mensagem por ccnfrank Ter 02 Fev 2016, 19:57

Carlos,

HEADING = PROA

Quando ocorre essa situação, você tem que fazer o ACD e fazer o ajuste da
sua proa (heading) pra que sua aeronave continue voando na rota para o rumo desejado.

ccnfrank
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 30/09/2013
Mensagens : 14
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre correção de deriva

Mensagem por Carlos Ligg Qua 03 Fev 2016, 12:53

Obrigado pessoal! thumbsup

Carlos Ligg
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 02/02/2016
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre correção de deriva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos