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PP - Avião ou Helicóptero???

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Mensagem por leolerback Seg 13 Jul 2015, 17:21

Boa tarde, cá estou mais uma vez com perguntas de "começante".

Do ponto de vista de complexidade e dificuldade de operação a nível de Piloto Privado, o que é mais difícil, Avião ou Helicóptero? (Acredito que seja a segunda alternativa)

Do ponto de vista "profissional", qual modalidade tem mais oportunidades de ocupação, Avião ou Heli? (a nível de Piloto Comercial), uma vez que o PC, salvo engano, é limitado a Aviões Monomotores?

Confesso que sou mais apaixonado por Aviões e como realização pessoal optaria por este, porém, para uma carreira a médio prazo, acho que PC de Heli tem mais "mercado". Sou Bombeiro Militar e recentemente tive uma instrução de embarque e desembarque em uma das aeronaves de minha corporação onde fiquei um pouco mais "animado" com a idéia do Heli.

Gostaria de contar com o conhecimento (teórico e/ou prático) dos senhores para me ajudar nessa escolha, uma vez que os custos dos cursos não são baixos.

Att.

Leo

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 14 Jul 2015, 07:53

leolerback escreveu:Boa tarde, cá estou mais uma vez com perguntas de "começante".

Do ponto de vista de complexidade e dificuldade de operação a nível de Piloto Privado, o que é mais difícil, Avião ou Helicóptero? (Acredito que seja a segunda alternativa)

Do ponto de vista "profissional", qual modalidade tem mais oportunidades de ocupação, Avião ou Heli? (a nível de Piloto Comercial), uma vez que o PC, salvo engano, é limitado a Aviões Monomotores?

Confesso que sou mais apaixonado por Aviões e como realização pessoal optaria por este, porém, para uma carreira a médio prazo, acho que PC de Heli tem mais "mercado". Sou Bombeiro Militar e recentemente tive uma instrução de embarque e desembarque em uma das aeronaves de minha corporação onde fiquei um pouco mais "animado" com a idéia do Heli.

Gostaria de contar com o conhecimento (teórico e/ou prático) dos senhores para me ajudar nessa escolha, uma vez que os custos dos cursos não são baixos.

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Em primeiro lugar vou deixar um link para outro tópico onde já falei sobre isso: https://www.voovirtual.com/t29532-duvida-asas-rotativas logo logo vou utilizá-lo...

No final das horas práticas do PP qualquer um dos dois, aluno de avião ou helicoptero, estará apto a voar a aeronave. E é isso que importa. O helicoptero requer mais atenção e refinamento no voo tanto que em quase todos os voos há um tempo para "treinamento de solo", quando você fica fazendo pouso nas quatro proas (sai do chao, vira 90º, pousa, sai, vira, pousa, etc) e outras manobrinhas básicas para melhorar a coordenação dos comandos.

Já sobre mercado de trabalho... damn
Tá dificil, tudo fechado, quase ninguem contratando mas isso é reflexo do país. Aviação é cíclica, hoje está em baixa e amanhã pode estar em alta, é impossivel saber quando isso acontece e aqui é o problema.
No seu caso caberia verificar como é que os tripulantes do helicoptero dos bombeiros são selecionados pois dependendo de como é, seria interessante você fazer o curso de helicoptero e assim continuar na mesma área que você está.

Na minha opinião, você que já possui uma ocupação, é mais jogo verificar o que falei acima antes de pensar em avião.

E sugiro dar uma olhada em outros tópicos neste mesmo fórum sobre mercado, avião, formação e etc. Qualquer coisa é só postar.
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Mensagem por Reinaldo Qua 15 Jul 2015, 14:21

Quer um conselho se tiver grana suficiente para seguir na carreira vá de helicóptero , o helicóptero é mais difícil sim( mais sensibilidade de comando ) e o mercado ainda não está tão saturado de pilotos de helicóptero, por se tratar de ser um curso bem mais caro que de avião,se você gosta de asa rotativa não terá grandes dificuldades além das dificuldades normais para qualquer aluno. Se for optar em fazer os dois comece por helicóptero depois avião serão menores as dificuldades em adaptar-se de um equipamento para outro.
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Mensagem por Eduardo Qua 15 Jul 2015, 14:43

Como o Paulo Stavis falou seria interessante ver se você consegue voar para os bombeiros mesmo, no geral para helicópteros o mercado esfriou muito, só nas últimas semanas mandaram mais de 30 pilotos embora no offshore... pilotos com milhares de horas, IFR, biturbina hmmm
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 15 Jul 2015, 19:45

Reinaldo escreveu:Quer um conselho se tiver grana suficiente para seguir na carreira vá de helicóptero , o helicóptero é mais difícil sim( mais sensibilidade de comando ) e o mercado ainda não está tão saturado de pilotos de helicóptero, por se tratar de ser um curso bem mais caro que de avião,se você gosta de asa rotativa não terá grandes dificuldades além das dificuldades normais para qualquer aluno. Se for optar em fazer os dois comece por helicóptero depois avião serão menores as dificuldades em adaptar-se de um equipamento para outro.

Mito, é quase igual (valores aproximados):
PCH = 100h
PCA = 150h.
Hora de avião (média, formação VFR): 400
Hora de heli (media, VFR também): 800
PCH = 80.000
PCA = 60.000

Coloca ai o MLTE/IFR e fica quase pau a pau. A diferença é que o heli voa bem rápido as horas e nisso você "moe" os 80k em poucos meses enquanto no avião você leva mais tempo (minimos do heli são menores, voa mais).
E o mercado está saturado sim, tanto no avião quanto no heli.
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Mensagem por leolerback Ter 21 Jul 2015, 17:46

Olá amigos, boa tarde.

"Começando do começo" com o comentário do Paulo Stavis:

=> Imaginei que as instruções de Helicóptero fossem mais "complicadas", por se tratar de uma aeronave em que o piloto não deve nem poder piscar os olhos em vôo, pois tem que estar mais atento ao manche / pedais / coletivo / tráfego etc, do que em um avião.

=> No que diz respeito ao mercado de trabalho, acredito que haja mais oportunidades para Heli do que avião aqui no RJ. Uma vez que o PC de avião está limitado a MNTE e o Heli pode se pilotar aeronaves "mais comerciais" (taxi aereo, p.ex.). Me corrijam se estiver equivocado, por favor.

=> Quanto às aeronaves do CBMERJ, infelizmente, o Curso só é permitido para Oficiais (sou Sargento).

Daqui a pouco posto a resposta para os demais foristas que me responderam... meu tempo tá curto.. affraid affraid affraid affraid
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 22 Jul 2015, 12:49

leolerback escreveu:No que diz respeito ao mercado de trabalho, acredito que haja mais oportunidades para Heli do que avião aqui no RJ. Uma vez que o PC de avião    está limitado a MNTE e o Heli pode se pilotar aeronaves "mais comerciais" (taxi aereo, p.ex.). Me corrijam se estiver equivocado, por favor.

Na verdade o buraco é mais embaixo, muito mais...

Você fazendo curso de avião pode sair da escola formado de três maneiras: PC/MNTE/VFR, PC/MNTE/IFR e PC/MLTE/IFR. A diferença é o quanto de dinheiro vai em cada. O que é pedido como minimo pra comercial geralmente é o ultimo.
Já pros helis a galera tem se formado PC/VFR e isso lhe limita bastante pois uma empresa petrolífera pede PC/IFR pois o IFR estava saindo muito caro (tinha que fazer em biturbina, etc). Hoje parece que isso mudou e dá pra fazer sob capota mas mesmo assim a hora dos heli IFR já deve ser por volta de 1200 cada.

Além do que o MLTE/MNTE lhe permite voar qualquer aeronave dessas categorias (cessna 152/172/182, seneca, baron, corisco, etc) enquanto na parte de heli você voando o R22 terá carteira de R22 somente, se for voar B206 tem que fazer a de B206. E nisso, na crise que tá, as empresas devem pensar 2x antes de lhe contratar e mandar fazer a carteira.
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Mensagem por Joz Qua 22 Jul 2015, 21:35

Como o Paulo comentou, o mercado para aviação é cíclico. Mais cedo ou mais tarde as oportunidades aparecem. O importante é estar preparado (manter as carteiras em dia) para elas.
Se o mercado não está contratando, está saturado de escolas e com alunos não enxergando um futuro promissor em pouco tempo, é hora de negociar com as escolas (que é muito difícil) e aproveitar para voar.
Em tempos de crise é bom dar um passo (um voo) de cada vez. Mas o mais importante é não ficar estagnado.
E se você deseja voar avião, voe avião!

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Mensagem por leolerback Qui 23 Jul 2015, 14:23

Pois bem... até aqui aprendi coisas que não falam por aí...

Essas informações que vocês passaram me levou de volta ao ponto inicial, onde começaram meus questionamentos:

Ponto 1: Gostaria de ser piloto pelo prazer de voar. Posso ser PP e isso vai me trazer realização pessoal.

Ponto 2: Os cursos não são baratos. Poderia unir o agradável ao útil e transformar o hobby em profissão me tornando PC?

Ponto 3: Helicóptero seria uma opção secundária.

Conclusão:

Vou eliminar os pontos 2 e 3 e me concentrar na minha idéia e paixão inicial (ponto 1). O que vier depois disso é um novo planejamento.

Como já havia dito em outro tópico, não tenho tempo para frequentar as aulas teóricas no momento, talvez no próximo ano. Para já ir "adiantando" as coisas e quebrando um pouco da ansiedade,há algumas semanas adquiri os livros que foram indicados aqui no fórum e estou estudando por conta própria, até mesmo para não chegar 100% leigo no curso. Se já tiver uma noção do que vai ser estudado já fica mais fácil.

Enfim, seguindo a minha filosofia de "perguntar aos mais antigos", sanei muitas dúvidas aqui e confesso que fiquei muito feliz de saber que temos um grupo tão seleto praticipando de um fórum em PT-BR.

Obrigado a todos e saibam que continuarei a encher o sac.....  oops  digo, tirar dúvidas com os senhores.  thanks
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