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Avião da Gol arremete e evita colisão com avião da Azul. Gse_multipart13851

Avião da Gol arremete e evita colisão com avião da Azul.

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Avião da Gol arremete e evita colisão com avião da Azul. Empty Avião da Gol arremete e evita colisão com avião da Azul.

Mensagem por Ilson Vale Seg 18 Fev 2019, 15:13

O voo número 2700 da Azul taxiava, quando a aeronave da Gol 1862 se aproximava para pousar e teve que arremeter. Em nota, a Azul afirmou que "a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso".

A Gol informou que o avião "precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento".
Fonte: G1

https://www.youtube.com/watch?v=Ups-5iGFYBY
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Mensagem por MarcoAtSantiago Seg 18 Fev 2019, 21:43

Procedimento totalmente normal, visto que em noronha não existe torre e nem taxiway que permitiria o aviao livrar logo a pista.

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Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
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Mensagem por Leosilva77 Seg 18 Fev 2019, 22:01

MarcoAtSantiago escreveu:Procedimento totalmente normal, visto que em noronha não existe torre e nem taxiway que permitiria o aviao livrar logo a pista.

"Normal" porque ainda não aconteceu uma tragédia. assobiar


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Mensagem por JoaoVBettu Seg 18 Fev 2019, 22:09


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Mensagem por Leosilva77 Seg 18 Fev 2019, 22:23

Tudo bem, pode até ser normal, mas com certeza essa demora da Azul em livrar logo a pista, saiu alguns palavrões da boca do comandante da Gol. Normal também! lol
Fora os quilos a mais de querosene $$$$$$$$$$$$$ zangado

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Mensagem por andre_sp Ter 19 Fev 2019, 12:25

Tópico movido para o fórum mais apropriado. thumbsup

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Mensagem por Leosilva77 Qua 20 Fev 2019, 14:08

Sem polêmicas, não sou profissional do voo e por isso não tenho obrigação de saber tudo de segurança aeronáutica e muito menos sobre procedimentos normais ou anormais...apenas dúvida mesmo de um ignorante:

Se o 737 tivesse um monomotor naquela fase do voo? Monomotor até onde sei pode ocorrer a qualquer momento por diversos motivos e numa final pode acontecer o temido "BIRD STRICKE"

Ele teria condições seguras de arremeter MONO com total segurança ou seria uma manobra crítica e desnecessária porque podia perfeitamente aguradar o AZUL livra completamente?

O comandante da GOL decidiu seguir a aproximação visual com o AZUL, na esperança desse último livrar de imediato a pista.

Já que a GOL estava em contato rádio com o AZUL, Não seria mais prudente ele ter feito mais uma volta em uma altitude segura até que o AZUL livrasse por completo a pista?

Bem, me desculpem os aviadores profissionais e técnicos de segurança aeronáutica daqui desse fórum, sou ignorante sim, mas continuo achando que a aproximação desse GOL foi desnecessária. Imprevistos acontecem e não podemos dar chances pro azar.

Obrigado por quem puder responder minhas simples perguntas. Lembrando que não sou profissional da área e também não tenho obrigação de saber tudo sobre procedimentos aeronáutico.

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Mensagem por Douglas.Matos Qua 20 Fev 2019, 15:03

Leosilva77 escreveu:Sem polêmicas, não sou profissional do voo e por isso não tenho obrigação de saber tudo de segurança aeronáutica e muito menos sobre procedimentos normais ou anormais...apenas dúvida mesmo de um ignorante:

Se o 737 tivesse um monomotor naquela fase do voo? Monomotor até onde sei pode ocorrer a qualquer momento por diversos motivos e numa final pode acontecer o temido "BIRD STRICKE"

Ele teria condições seguras de arremeter MONO com total segurança ou seria uma manobra crítica e desnecessária porque podia perfeitamente aguradar o AZUL livra completamente?

O comandante da GOL decidiu seguir a aproximação visual com o AZUL, na esperança desse último livrar de imediato a pista.

Já que a GOL estava em contato rádio com o AZUL, Não seria mais prudente ele ter feito mais uma volta em uma altitude segura até que o AZUL livrasse por completo a pista?

Bem, me desculpem os aviadores profissionais e técnicos de segurança aeronáutica daqui desse fórum, sou ignorante sim, mas continuo achando que a aproximação desse GOL foi desnecessária. Imprevistos acontecem e não podemos dar chances pro azar.

Obrigado por quem puder responder minhas simples perguntas. Lembrando que não sou profissional da área e também não tenho obrigação de saber tudo sobre procedimentos aeronáutico.

Leo...

Apurado até o momento foi que a Acft da Azul que precedia o GOL informou órbita no FN362, por estar acima do peso.
- Com base nisso, O GOL reduziu velocidade.
- AZUL iniciou aproximação
- GOL optou por interceptar via FN362 ao invés do FN363 para aumentar a distância e, eventualmente tb efetuar órbita.
- Como a distância estava em aparentemente 9NM, ele optou por prosseguir.
- Todas as ações de ambos foram devidamente comunicadas para a Radio. Cabe lembrar que a categoria RADIO não dá ordem, apenas informações.
- Contudo, após o pouso do Azul, o controle de pátio solicitou que ele livrasse via A e não via B, em virtude de haver outra acft da Azul, em MNT, no pátio.
- Isso alongou demasiadamente o tempo de ocupação, levando o GOL a arremeter.
- Não há na ICA100-37 o que impeça ele de passar o IAF com outra acft ainda no procedimento com AFIS (RADIO) operando. E até agora a manobra foi classificada como normal.

Acredito que isso esclareça algumas coisas amigo thumbsup

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Mensagem por Leosilva77 Qua 20 Fev 2019, 15:24

Obrigado pela atenção Douglas. Só continuo na dúvida quanto a um eventual monomotor e se vai comprometer a arremetida.

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Mensagem por etops Qua 20 Fev 2019, 15:36

Leosilva77 escreveu:Sem polêmicas, não sou profissional do voo e por isso não tenho obrigação de saber tudo de segurança aeronáutica e muito menos sobre procedimentos normais ou anormais...apenas dúvida mesmo de um ignorante:

Se o 737 tivesse um monomotor naquela fase do voo? Monomotor até onde sei pode ocorrer a qualquer momento por diversos motivos e numa final pode acontecer o temido "BIRD STRICKE"

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O comandante da GOL decidiu seguir a aproximação visual com o AZUL, na esperança desse último livrar de imediato a pista.

Já que a GOL estava em contato rádio com o AZUL, Não seria mais prudente ele ter feito mais uma volta em uma altitude segura até que o AZUL livrasse por completo a pista?

Bem, me desculpem os aviadores profissionais e técnicos de segurança aeronáutica daqui desse fórum, sou ignorante sim, mas continuo achando que a aproximação desse GOL foi desnecessária. Imprevistos acontecem e não podemos dar chances pro azar.

Obrigado por quem puder responder minhas simples perguntas. Lembrando que não sou profissional da área e também não tenho obrigação de saber tudo sobre procedimentos aeronáutico.

Olá amigo, quanto ao seu questionamento da arremetida mono motor, é um procedimento tranquilo e treinado em simulador. Aliás, em sessões de simulador as situações apresentadas são bem extremas.. Tudo dá errado em um voo só. Ainda assim, se formos pensar em tragédia pra tudo que acontece na aviação, não há limites para a criatividade. Ele poderia ter um bird strike em ambos os motores igual aquele do rio hudson.. Aí quem sabe ele não tirava um raso por cima do azul e pousava no restante da pista... Não adianta ficar conjecturando.

Mesmo com separação radar já acontece de alguém perder uma taxiway, ou demorar um pouco mais para sair da pista.. As vezes se arremete por que o vento mudou na curta final... Enfim, arremetida é um procedimento muito comum. Quando você faz um PP tu já faz centenas na fase de TGL. O fato é que ambas as aeronaves estavam em perfeito funcionamento, em um dia em que estavam visual. O Gol arremeteu e fez um circuito bem curtinho e pousou.. Simples. Gastou menos querosene que fazer espera em CGH em um dia normal.. lol

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Mensagem por Leosilva77 Qua 20 Fev 2019, 15:51

Então pro meu aprendizado posso considerar que arremeter monomotor naquela fase é seguro e a aeronave vai subir normalmente.
Tá esclarecido e me sinto convencido.
Obrigado a todos.

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Mensagem por etops Qua 20 Fev 2019, 16:02

Leosilva77 escreveu:Então pro meu aprendizado posso considerar que arremeter monomotor naquela fase é seguro e a aeronave vai subir normalmente.
Tá esclarecido e me sinto convencido.
Obrigado a todos.

Seguem dois videos aí..
Treinando arremetida mono em um citation:
https://www.youtube.com/watch?v=YFDps_N4Tfc

Esse em um simulador de A320
https://www.youtube.com/watch?v=HwCBlDynmng

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Mensagem por Leosilva77 Qua 20 Fev 2019, 16:08

Obrigado etops. A aviação é realmente fascinante.

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