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[Brasil] Novo Bimotor brasileiro de transporte leve

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Mensagem por Amilckar Qua 22 Fev 2012, 14:07

NOVO BIMOTOR BRASILEIRO DE TRANSPORTE LEVE


A Indústria Paranaense de Estruturas, fundada em 1972, construtora do planador orgânico da FAB e mais de 60 aeroclubes do Brasil KW-1 “Quero Quero”, e, fabricante local do acrobático francês CAP-10, além de titular, através da subsidiaria “PLANAIR”, do futuro fumiga dor PL 010 AG “Curiango”, com uma capacidade de hoover de 1100 l, atualmente sendo certificado pela ANAC, está acabando de desenhar o IPE 014, aeronave de transporte de até 12 lugares em fileiras de três poltronas (1 + 2), que também será submetido aos rigorosos testes aeronáuticos vigentes no Brasil para homologar um projeto aerocomercial.

[Brasil] Novo Bimotor brasileiro de transporte leve Dcc3

Este bimotor de asa alta, estará propulsado por dois motores Lycoming convencionais TIO 540, de 350 hp., os que permitem uma velocidade máxima de 340 km. Horários e quase 310 de cruzeiro, para uma autonomia de 1500 km.
O avião, de materiais compostos, trem fixo e aviônicos digitais, será oferecido em versões civis e militares utilitárias.


Poderá ser configurado como cargueiro com uma capacidade de até 2 toneladas, igualando ao Cessna Caravan neste sentido, sendo cotado-estimativamente- em bastante menos de dois milhões de dólares. Também estariam sendo avaliadas séries executivas, ambulância, etc.


Integrando diversas entidades empresariais, o grupo IPE, baseado no estado de Paraná, e nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, demonstra muito interesse no mercado sul americano e na eventualidade de integrar industrialmente as possíveis potencialidades regionais.


Atualmente está sendo homologado um econômico monomotor de treinamento ou esportivo, de asa alta, e ao igual que o fumiga dor “Curiango”, utilizando materiais compostos, o IPE 06 A.
Aeronave IPE-014TR


Único bimotor bicombustível para 12 passageiros em material composto



  • projeto 100% brasileiro
  • projeto desenvolvido com características para suprir as necessidades brasileiras
  • alternativa para situação atual dos aeroportos lotados
  • excelente cobertura (melhor opção para até 500 km)
  • menor tempo total de viagem (agilidade no embarque e desembarque)
  • baixo custo de aquisição, operação e manutenção
  • customização (carga, ambulância, anfíbio, executivo, de luxo, etc.)
  • maior segurança (bimotor)
  • contribui para o desenvolvimento de pequenas cidades (gera empregos locais)
  • possibilidade de incentivos federais para o setor aéreo e de turismo (acesso fácil a novos destinos)
  • técnicas de manutenção conhecidas e dominadas por todo o Brasil

Fonte: Defensa.com

Via: IFROnline

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Mensagem por sergiotucano Qua 22 Fev 2012, 15:55

Hum.....

Não gostei nada do desenho do projeto.
Me parece que já vai nascer meio ultrapassado frente ao que já existe no mercado....

Quem trocaria um Caravan por esse IPE014?! Se a FAB fizer é só mesmo por ser um projeto brasileiro...
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Mensagem por Guilherme Aufer Qua 22 Fev 2012, 15:59

So tenho uma coisa a dizer: Aff hmm

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Mensagem por José Augusto Lima Qua 22 Fev 2012, 16:01

Parece que nasceu meio morto... [Brasil] Novo Bimotor brasileiro de transporte leve 286198
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Mensagem por Bruno Nascimento Qua 22 Fev 2012, 16:05

Vixe!! hmm

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Mensagem por Winicius Qua 22 Fev 2012, 16:15

Só tenho uma coisa a dizer: aplauso

Pois que seja muito bem sucedido. Temos que apoiar a indústria nacional e não jogar no buraco e tacar terra por cima!!!
Cadê o espírito nacionalista de vocês? Não me levem a mal, mas muita gente reclama que o brasileiro inova muito pouco e que só quer comprar tecnologia pronta. Mas quando aparece algum pequenino tentando fazer sua parte vem alguns pessimistas dizendo que tá ruim, que não vai dar certo, etc...
Tá certo que esse projeto vai enfrentar concorrência de peso, mas, por ser nacional, talvez consiga ser negociado por um preço bem competitivo.
Abraço a todos!

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Mensagem por sergiotucano Qua 22 Fev 2012, 16:54

Winicius, mas o grande problema ai é a falta de inovação.

Veja, a industria aeroespacial brasileira sempre nos surpreende, porém, este projeto já nasceu morto.
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Mensagem por avoador Qua 22 Fev 2012, 18:36

Esse pessoal da IPE so faz porcaria...todos os avioes deles voam embarrigado...estao tentando homologar um aviao agricola,o Curiango,que tambem ja nasceu morto...excesso de peso e com motor a pistao 300 hp,quando deveriam lançar um turbohelice...
Agora me vem com essa de bimotor a pistao...poxa,lança pelo menos com turbohelice...ainda assim me pareceria um futuro fracasso...

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Mensagem por Amilckar Qua 22 Fev 2012, 19:28

O que me chamou a atenção nessa reportagem é que foi divulgada por um site argentino, por aqui não encontrei nada a respeito [Brasil] Novo Bimotor brasileiro de transporte leve 286198

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Mensagem por Icem@n Qua 22 Fev 2012, 20:20


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Mensagem por rhodesbauer Qua 22 Fev 2012, 20:38

Bem, é um avião que vem a concorrer com um outro que já está a 24 anos no mercado, o que na aviação já pode ser considerado um senhor.

Não traz muita inovação na motorização, mas já é fabricado de materiais compostos, que são muito mais leves e eficientes e possui avionicos digitais que, deduzo, trará 'glass painel' e diversos outros recursos muito atuais para missões muito necessárias no Brasil.

Não coloco minha mão no fogo, mas também não vou me surpreender se este 'pequeno valente' brigar a cessna a atualizar o famoso Caravan, se quiser se manter na concorrência...

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Mensagem por avoador Qua 22 Fev 2012, 21:38

A "poderosa" IPE obrigar a Cessna atualizar o Caravan???desculpe,mas so dando risada...o Caravan vende no mundo todo e ate agora ninguem fez frente a ela, pode ter certeza,que nao vai ser a IPE que obrigara a Cessna mexer no Caravan...

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Mensagem por Jonathan_Bauru Qua 22 Fev 2012, 22:15

O problema desse avião sobre a concorrencia com o Caravan da Cessna é porque a Cessna està no mercado a muito tempo e ainda por cima se não me engano a TAM representa a Cessna no mercado brasileiro.

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Mensagem por SABACH Qua 22 Fev 2012, 22:34

Não estão fazendo um avião para conquistar o mercado internacional, isto é algo muito grande e nem para concorrer com o Caravan.
Acredito que este é um avião voltado para os empresários brasileiros assim como a aeronáutica tanto nossa como de países pequenos aqui mesmo da America do sul.
Acho válido o projeto, e será uma boa opção para o mercado si custar metade de um Caravan, agora se os preços forem próximos, gerando uma concorrência, ai sem chances, não vai vender.
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Mensagem por Winicius Qua 22 Fev 2012, 22:44

SABACH escreveu:Não estão fazendo um avião para conquistar o mercado internacional, isto é algo muito grande e nem para concorrer com o Caravan.
Acredito que este é um avião voltado para os empresários brasileiros assim como a aeronáutica tanto nossa como de países pequenos aqui mesmo da America do sul.
Acho válido o projeto, e será uma boa opção para o mercado si custar metade de um Caravan, agora se os preços forem próximos, gerando uma concorrência, ai sem chances, não vai vender.

Pelo que entendi a proposta é essa mesma: opção de baixo custo ao Caravan. Por exemplo: por que eu vou comprar um Porsche Carrera GT se um Fiat Uno faz tudo o que preciso?
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Mensagem por Guilherme Aufer Qua 22 Fev 2012, 23:00

[Brasil] Novo Bimotor brasileiro de transporte leve De-Havilland-DHC-6-200-Twin-Otter-Nickname-Twotter-N181CS


Tão parecedidos.

Cade os direitos autorais kkkkkkkkk lol



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Mensagem por sergiotucano Qua 22 Fev 2012, 23:35

Pensei a mesma coisa Barros...

Fora o Glass cockpit não vejo nenhum atrativo nesta aeronave. Sem falar que o texto contém muitas "falácias".
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Mensagem por Braconi Qua 22 Fev 2012, 23:46

Apesar de menor, o desenho lembra mesmo o DHC-6.

Torço para que os engenheiros acertem a mão e que os numeros atraiam os operadores, tornando o projeto bem sucedido.

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Mensagem por avoador Qui 23 Fev 2012, 00:02

Ta aqui o site deles....

http://www.ipeaeronaves.com.br/

Repito...nao acredito de maneira nenhuma nesse aviao...estou me baseando no aviao agricola que estao tentando homologar,e que acompanho de perto...

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Mensagem por Winicius Qui 23 Fev 2012, 00:11

Não são tão parecidos assim não. Se colocarem imagens dos dois lado a lado e compararem verão que têm muitas diferenças: Bico, trem, estabilizadores vertical e horizontal, pára brisas, etc.
A semelhança que fica é por causa de serem aeronaves de mesma categoria. É o mesmo que comparar um CRJ com um ERJ!!!

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Mensagem por SABACH Qui 23 Fev 2012, 00:13

lol eu tinha visto ele, e falei, nossa me lembra algo.. esta aí.. o DHC-6. Caramba, ta certo que todo avião tem asa na frente e atras, ou não... mas copiar até o corpo.
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Mensagem por hangar1 Sex 13 Abr 2012, 13:45

O Cessna Caravan começou a ser vendido nos inícios dos anos 80, a 600 mil dólares. Atualmente, o preço de um Gran Caravan está perto de 2,5 milhões de dólares.
A IPE pretende vender uma aeronave, de características e desempenho semelhantes ao C-208, por 2 milhões de dólares. Gerando empregos e desenvolvimento, contribuindo para a grandeza do Brasil.
O uso de motores convencionais sugere uma manutenção barata e prática, com dezenas de oficinas e mecânicos homologados.
A possibililidade do uso do álcool facilitará a vida de muitos operadores.
O Ipanema talvez seja substituído pelo novo produto da Embraer para uso agrícola, com motor mais potente e com capacidade de carga semelhante ao do Curiango.
Ao sr. cap. Avoador, eu só posso lamentar que tenhas tais pensamentos, o que sugere desconhecimento sobre o assunto. Sugiro que obtenha mais informações ou os guarde para si. O Quero-quero e Nhapecan, produtos da IPE, estão em uso até hoje, contribuindo para a formação e aprimoramento de muitos volovelistas e pilotos profissionais.

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Mensagem por cwbspotter Sex 13 Abr 2012, 14:13

hangar1 escreveu:O Cessna Caravan começou a ser vendido nos inícios dos anos 80, a 600 mil dólares. Atualmente, o preço de um Gran Caravan está perto de 2,5 milhões de dólares.
A IPE pretende vender uma aeronave, de características e desempenho semelhantes ao C-208, por 2 milhões de dólares. Gerando empregos e desenvolvimento, contribuindo para a grandeza do Brasil.
O uso de motores convencionais sugere uma manutenção barata e prática, com dezenas de oficinas e mecânicos homologados.
A possibililidade do uso do álcool facilitará a vida de muitos operadores.
O Ipanema talvez seja substituído pelo novo produto da Embraer para uso agrícola, com motor mais potente e com capacidade de carga semelhante ao do Curiango.
Ao sr. cap. Avoador, eu só posso lamentar que tenhas tais pensamentos, o que sugere desconhecimento sobre o assunto. Sugiro que obtenha mais informações ou os guarde para si. O Quero-quero e Nhapecan, produtos da IPE, estão em uso até hoje, contribuindo para a formação e aprimoramento de muitos volovelistas e pilotos profissionais.
Bem vindo ao fórum! Pisou com pé direito no texto eu diria aplauso . Estava lendo todo o tópico e ja iria fazer um quote ao colega avoador falando sobre o que falou que acompanha o projeto de perto. Eu não sei o quão perto é isso mais com certeza e mais distante do que a maioria das pessoas da aviação que conheço que só tem a falar bem da tal empresa aqui em Curitiba(por sinal perto de casa). E digo não gente de dentro da empresa e sim gente da aviação, incluindo oficinas e etc. Tem coisas avoador que por mais que seja sua idéia não é bom jogar a publico, ainda mais quando é uma crítica sem fundamento algum e acaba somente falando mal de uma empresa sem ter nenhum dado ou base para se apoiar. O mais lamentável é você ser do Estado da empresa e falar uma coisa dessas sem provavelmente nem conhecer a mesma que é o que aparenta pelos comentários, uma dica, telefone la e pede para fazer uma visita e conheça melhor o local e as idéias da empresa creio que seu pensamento irá mudar. Sobre a aeronave se não der certo uma pena, eu gostaria que desse(E sou dos que duvida que ele vem para subistituir outra aeronave)! E não, eu não trabalho la para estar defendendo. Tongue

Abraços thumbsup


Última edição por cwbspotter em Sex 13 Abr 2012, 14:15, editado 1 vez(es)

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Mensagem por avoador Sex 13 Abr 2012, 14:15

Eh so conversar com volovelistas experientes e perguntar o que acham dos QueroQuero e Nhapecan,comparados com outros planadores...
Quanto ao Curiango,eh uma piada...aviao agricola construido com material composto...fala serio meu amigo!!!
Se em uma suposta batida de asa,numa pista de fazenda( o que eh comum acontecer),quebrar a mesma,como fazer para consertar rapidamente???no Ipanema eh super facil e rapido...
Isso pra ficar so numa batida de asa...
Outra coisa...acompanho sempre os voos do Curiango desde o numero 1,que era excessivamente pesado...poxa,o aviao voa embarrigado mesmo vazio!!!aquele motor de 300 hp tinha que ter no minimo 350 hp pra arrastar o aviao meu amigo!!!nunca vai voar com a "suposta" capacidade de carga plena e motor 300 hp!!!
Ja que voces tinham comprado um Cessna AgTruck para "melhora-lo",talvez o melhor teria sido copiar de vez...pelo menos seria um aviao ja testado ha muitos anos...
Nao existe como comparar com o Ipanema...ainda mais com o novo que sera mais potente...voces estao no minimo,20 anos atrasados...
E aquele asa alta que era pra substituir os PA18???estava a venda na internet tempos atras...ou seja,um unico modelo foi feito e colocado a venda...e agora voces me vem com esse papo de bimotor??parem de sonhar senhores da IPE...

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Mensagem por Leber Sex 13 Abr 2012, 15:12

Mas que deixem o IPE-014 voar e mostrar serviço. Penso que toda concorrência é válida, de uma forma ou de outra algum benefício trará !

Se realmente a aeronave não apresentar um custo/benefício satisfatório, o próprio mercado vai se encarregar de "groundear" ele.

Particularmente, torço pra que ganhe os céus !

abçs

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