Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Navegação Real Gse_multipart13851

Navegação Real

+8
Fortunati
Cristovão
leandroLPPT
Fontenele
Frysis
Alexandre da Silva
sergiotucano
maiconcarlos
12 participantes

Ir para baixo

Navegação Real Empty Navegação Real

Mensagem por maiconcarlos Seg 01 Ago 2011, 13:33

Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

maiconcarlos
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 01/08/2011
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Seg 01 Ago 2011, 14:02

Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo... thumbsup

Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.

As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.

Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.

Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...

Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.

Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível ! Very Happy thumbsup
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Alexandre da Silva Seg 01 Ago 2011, 15:40

sergiotucano escreveu:Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo... thumbsup

Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.

As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.

Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.

Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...

Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.

Continue seus estudos, e siga em frente o mais real possível ! Very Happy thumbsup

Uma aula de navegação que o Sérgio te deu Maicon, realmente concordo com ele. O futuro tende a tirar esses sistemas mais é claro que atualmente estuda-se isso em salas de Piloto Comercial, em quando eles existirem não se pode despreza-los.

thumbsup

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Frysis Seg 01 Ago 2011, 15:53


_________________
Navegação Real Image
Frysis
Frysis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 05/07/2010
Mensagens : 897
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Spotter
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por maiconcarlos Seg 01 Ago 2011, 15:57

Obrigado pessoal, era isso mesmo que imaginava.

Agora sabem como é, quando alguém tem preguiça de aprender ficar querendo desfazer do que estamos aprendendo.

att

maiconcarlos
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 01/08/2011
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Fontenele Seg 01 Ago 2011, 16:00

maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

Eu tinha esta mesma dúvida e sempre fui fascinado por navegação através de VOR. São estruturas de nível mundial que não devem ser desprezadas. Agora, na real, em um voo de Fortaleza a Brasília, são usadas as aerovias guiadas por VOR ou por questões de custo, são feitos voos diretos guiados por GPS ou seu equivalente na navegação aérea?

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Seg 01 Ago 2011, 16:15

Fontenele, os voos todos são feitos seguindo uma aerovia.

Lembrando que as aerovias podem ser de mão única ou mão dupla.
Caso a aerovia seja de mão dupla deve-se seguir a regra semi-circular, ou seja, voos seguindo o rumo entre 0 a 179º FL Ímpar, 180-359 FL Par.

Isso em Voos IFR.

Já para os VFR é comum voar DCT (Direto). Por exemplo, um voo entre Guaratinguetá e SJ dos Campos, o plano de voo seria preenchido +/- dessa forma:

SBGW DCT SBSJ
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por leandroLPPT Seg 01 Ago 2011, 16:51

Cara, estude VOR/ADF... faça um voo com treino em QDR/QDM ... DME/... nossa... GPS é só mesmo para "localização" de área...

Bons Estudos!!

_________________
Leandro de Moraes

PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04  -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480  - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
leandroLPPT
leandroLPPT
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2010
Mensagens : 704
Reputação : 14
Idade : 40
Simulador preferido : FSX / FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistema I.T
Nacionalidade : Brasil

https://jetpropairtaxi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 11:56

As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 55
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 12:22

Cristovão escreveu:As aeronaves que dispõe de sistemas GPS, GNSS, não tenha dúvida que é esse que elas utilizam, até porque muitas rotas não são balizadas por VOR ou NDB, quando se fala em procedimentos de aproximação então, enquanto a aproximação por GPS pode se resumir a uma única curva e já esta na final, no VOR ou NDB o vôo pode durar até 10 minutos a mais com horbitas e afastamentos. Porém, no Brasil o GPS ainda não esta apto para ser o sistema exclusivo de navegação, principalmente para aproximações. Exemplo recente ocorreu em SBMG, onde o procedimento GPS foi suspenso por apresentar imprecisão, dai só restou o NDB, e se não fores capaz de voar NDB não voas instrumento para SBMG. Ja fiz uma aproximação GPS para um aerodromo ( no real) e ao atingir a MDA não avistamos a pista, ao olhar para esquerda o aerodromo estava a umas 3nm da posição, a Jeppsen confirmou o erro no banco de dados. Nos EUA aconteceu recentemente em um grande aeroporto com um 747, o Cmd fez duas aproximações e saia completamente fora.

Mas esse problema do GPS desalinhado é problema de quem realizou os voos testes para a certificação da rnav para o tal aerodromo, e falando da jeppesen, o erro foi deles e não do gps, correto?

sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 15:18

Seja de quem for a culpa, não muda o fato de que precisa-se dominar tanto um como o outro, seja GPS ou VOR e NDB, enquanto um otimiza muito a operação, os outros são recursos disponíveis onde o GPS, seja por que for, não podera ser utilizado. O que quis demonstrar é que não existe essa discussão de que só GPS ou só VOR/NDB, é preciso dominar todos os meios disponíveis de navegação, se não uma hora ou outra fica impossibilitado de operar. Pelo menos por enquanto!

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 55
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Fortunati Ter 02 Ago 2011, 15:42

Concordo em gênero, número e grau com que os amigos disseram. É simplesmente fantástico voarmos e poder utilizar os VOR`s e ADF`s existentes pelo percurso, que vai desde a decolagem até a aterrissagem. E quanto mais usamos, mais aprendemos com eles. É super gratificante
Um abraço.
João

_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 16:07

Com certeza Cristovão, um "aeronavegador" deve dominar todos os procedimentos de pouso , seja ele qual for !

Mas do modo que você escreveu me passou a impressão que estava colocando que os procedimentos RNAV eram imprecisos.

E como eu disse, na minha primeira postagem, VOR/ADF é o primordial e mais básico a ser aprendido ! Very Happy


---


Pior que é Fortunati ! Very Happy

Da um prazer enorme fazer procedimentos VOR/ADF corretamente !
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Cristovão Ter 02 Ago 2011, 18:17

Boa Sergio! Esse negócio de escrever muito sem ser escritor as vezes da nisso!! hehehe

Mas só pra tu ter uma idéia do que eu acho de VOR e NDB, a aeronave que eu mais vôo no FS é o DF722. Não preciso falar mais nada né! Ali ou tu usa o VOR e o NDB ou não voa. Apesar que to procurando um GNSS pra ele por causa de umas rotas preferenciais, POA/GIG e vice versa por exemplo.

Perdoe pela falta de clareza! Grande abraço!

Cristovão
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 32
Reputação : 3
Idade : 55
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Ter 02 Ago 2011, 19:07

Opa ! tenho voado bastante o 727 da DF também...

da uma olhada :
https://www.voovirtual.com/t10646-fs9-727-da-rio-cargo-chegando-no-gig

sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Airbus Driver Seg 15 Ago 2011, 13:23

maiconcarlos escreveu:Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

Tudo bom Maicon ?

Cara, quando o cmte 'recebe' uma aeronave para efetuar uma determinada etapa, ele irá receber de um funcionário da empresa a documentação pertinente a esse vôo. A documentação é composta de:

- Navegação
- Meteorologia (metar, taf, sigwx, wind aloft)
- Instrução de carregamento
- Notoc (Notification to Captain - é um documento que o cmte assina caso tenha alguém armado a bordo, etc)
- Take off data
- Fueling Order (instrução de abastecimento)


Como voce falou, as aeronaves mais modernas navegam por Inercial e GPS. Então a rota é inserida no FMC ou MCDU (airbus) normalmente via from/to ou coroute. Durante a rota o piloto que não estiver voando vai monitorando pela navegação impressa se os estimados, consumo de combustível (etc) estão aproximados com a rota que a aeronave está voando via inercial/gps.

Acho que foi isso que entendi da sua pergunta, um abraço.

_________________
MAN FLEX SRS RWY A/THR
Airbus Driver
Airbus Driver
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 15/08/2011
Mensagens : 5
Reputação : 1
Idade : 37
Emprego/lazer : Airline Pilot
Nacionalidade : Brasil

http://www.airbusdriver.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por cafejava Seg 15 Ago 2011, 13:34

O pessoal deu uma aula aí pra cima... excelente!

Vou falar por mim, mesmo voando LNAV, eu jamais deixo de fazer uma navegação secundária utilizando VORs e NDBs. Como na avião tudo deve ser redundante, acredito que com a navegação não deva ser diferente. Mesmo sabendo que o GNSS é redudante, ainda faço minha própria redundância, e estou sempre pronto para assumir o controle do avião. Além de tudo, isso torna o vôo menos monótono.

Um abraço.
cafejava
cafejava
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 41
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Abner Sáb 20 Ago 2011, 01:05

Maicon, eu comecei a entender VOR com esses vídeos:
VOR Parte 1

VOR Parte 2

VOR Parte 3

Use o Cessna Grand Caravan 208B do Fs9.
thumbsup
Abner
Abner
Coronel
Coronel

Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Julio Giunti Dom 04 Set 2011, 02:12

Meu primeiro post aqui também!

Hoje 99% da navegação aérea brasileira é realizada por aerovias balizadas em VOR e NDB. Já existem alguns novos procedimentos em uso chamados Rnav que são rotas, Sids e Star balizadas via GPS.

Hoje já é realidade a desativação progressiva de todos NDB's até 2015, e a substituião de todos VOR"s que agora são D-VOR'S que são VORS com sistema Doppler que dá uma maior acuracidade nas radiais.

Curiosidade: Guarulhos já recebeu seu ILS CAT III e aguarda apenas a homologação do mesmo pelo GEIV para operação.

Mas todo este sistema atual será substituido dentro em breve pelo sistema ADS-B e ADS-C (Automatic Dependent Surveilance Broadcast e Contract) que serao navegações realizadas por equipamentos satelitais e de solo, aonde não mais se dependerá dos radares para a cobertura do espaço aéreo brasileiro. A melhoria é que não se perderá o contato radar de aeronaves atrás de acidentes geográficos e nem se terão os tão discutíveis buracos negros radar e de comunicação que são realmente discutíveis pois o Brasil já tem 100% de cobertura de comunicações e quase isso tambem de radar.

Todo o controle da FIR Atlantico hoje já é realizada neste sistema depois do acidente do AFR447, aonde o VFH recebe e envia dados, comandos e reportes de posição via texto entre o controlador e o controlador. A comunicação de voz é apenas em caso de falha do sistema primário.

Dentro em breve com a implantação e homologação deste sistema, as aerovias deixarão de existir e serão possíveis rotas diretas entre dois pontos, apenas se respeitando os níveis pares e impares de acordo com o que é realizado hoje.

Portanto a navegação aérea vai mudar radicalmente daqui há alguns anos, mas todos pilotos devem e tem a obrigação de saber a navegação via NDB, VOR, fazer arco DME, QDM e QDR...

Eu como controlador por exemplo estou aprendendo no curso a controlar APP convencional com Flightstrip sem olhar radar. Isso quando não existe mais no Brasil, mas em caso de uma pane geral do sistema volta o velho convencional e fichinha pra anotar...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos