Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Navegação Real Gse_multipart13851

Navegação Real

+8
Fortunati
Cristovão
leandroLPPT
Fontenele
Frysis
Alexandre da Silva
sergiotucano
maiconcarlos
12 participantes

Ir para baixo

Navegação Real Empty Navegação Real

Mensagem por maiconcarlos Seg 01 Ago 2011, 13:33

Olá, é meu primeiro post, e vou postar uma dúvida sobre navegação.

Atualmente estou aprendendo VOR e já tenho feito vários voos curtos, por exemplo, Brasília a Goiana.

Falando com um amigo ele disse que é perca de tempo utilizar VOR e que todo mundo usa GPS, então, queria saber como as empresas reais fazem atualmente, elas utilizam GPS? Mas como fica as aerovidas que são balizadas por VOR?

Obrigado

maiconcarlos
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 01/08/2011
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 38
Nacionalidade : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Navegação Real Empty Re: Navegação Real

Mensagem por sergiotucano Seg 01 Ago 2011, 14:02

Maicon, seguinte! Perca de tempo é ouvir esse tipo de comentário do seu amigo... thumbsup

Navegação por VOR ou ADF é o princípio da navegação aérea, sem esses conhecimentos não podemos, nem devemos, fazer qualquer outro tipo de navegação.

As aeronaves mais novas utilizam um sistema de triangulação de posicionamento, um GPS ou mais especificamente um sistema GNSS.

Porém, este sistema PODE fazer a navegação autonoma mas para realizar certos procedimentos é necessário ter conhecimento da navegação VOR/ADF.

Por exemplo, voar o 727, o GNSS é limitado e alguns nem GNSS possuem, só mesmo o VOR e o ADF, então...

Sem falar nas aeronaves leves, claro, é possível acoplar um GPS nessas aeronaves, porém, o GPS só serve para orientação e não navegação.