Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Gse_multipart13851

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

5 participantes

Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por Amilckar Seg 20 Jun 2011, 22:58


Roberto Carlos em Ritmo de Aventura: o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro



Em 1967, o cantor Roberto Carlos e o movimento musical da Jovem Guarda faziam grande sucesso. O cineasta Roberto Farias, inspirado no sucesso dos filmes dos Beatles, produziu um filme estrelado pelo cantor, intitulado "Roberto Carlos em ritmo de aventura", em cuja trama ele era perseguido por uma quadrilha internacional, enquanto fazia um filme. O principal vilão era interpretado por José Lewgoy.

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+Filme+02
A história, um tanto ingênua, serviu como fundo para clipes de músicas de grande sucesso do cantor, à época, como "Quando", "Como é grande o meu amor por você", "Eu sou terrível" e outras. Na verdade, essa trilha sonora foi uma das melhores de todos os tempos, entre todas as trilhas produzidas para filmes, no Brasil.


Produzido há 44 anos, o filme é repleto de cenas extremamente nostálgicas de cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York e outras.

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+Filme+05
Cena de aventura do filme no Corcovado
Todavia, a mais famosa e memorável sequência, de aproximadamente seis minutos, produzida para o filme foi um sobrevoo da cidade do Rio de Janeiro, a bordo de um helicóptero, a baixa altura.


Executar tal sequência não foi uma tarefa fácil. O helicóptero foi contratado junto à VOTEC - Vôos Técnicos e Executivos S/A. Era um Hughes 300, matriculado PT-HAZ, pilotado pelo experiente e hábil comandante Antônio Carlos Nascimento.

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+filme+01
A entrada do Túnel do Pasmado, em Botafogo, em cena do filme
Era necessário obter autorização tanto da Aeronáutica quanto da Prefeitura do Rio de Janeiro, pois o helicóptero passaria por dentro do Túnel do Pasmado, que liga o bairro do Botafogo aos de Copacabana e Urca, pelas Avenidas das Nações Unidas e Lauro Sodré, exigindo então um bloqueio temporário do trânsito no local. A preparação para tal sequência levou um mês inteiro.


A prefeitura concedeu autorização, válida para uma única manhã de domingo. O DAC - Departamento de Aviação Civil pediu ao piloto que fizesse uma exposição de como iria fazer o voo dentro do túnel, pois havia a preocupação que vento produzido pelo rotor subisse pelas paredes do túnel e derrubasse a aeronave. O comandante respondeu todas as perguntas e, diante de sua confiança, o DAC autorizou o voo.


De posse das duas autorizações, o comandante Nascimento e a equipe de filmagem foram para o túnel, em uma manhã de domingo, mas o voo não pode ser feito. Havia um engarrafamento de trânsito no local, devido a um trabalho de repintura das ruas, que deveria ter sido feita no dia anterior, mas que acabou atrasando. Um funcionário da Prefeitura foi ao local e pediu, "pelo amor de Deus", para não fazerem a filmagem naquele dia, para não piorar as coisas.


Não restou outra opção, senão adiar a filmagem. A produção teve que conseguir todas as autorizações de novo, pois eram válidas apenas para aquele dia. Ainda por cima, agora teriam que enfrentar, além da burocracia, o medo dos funcionários, que temiam que alguma coisa não desse certo, e que atrapalhasse o serviço deles.


Depois de duas semanas, a equipe novamente se deslocou para o túnel, na entrada do lado do Botafogo. O piloto executou primeiro um voo de teste, o qual foi muito bem sucedido, apesar das dificuldades apresentadas: o túnel era baixo (6,3 metros de altura máxima), estreito (20 metros) e, embora não fosse muito longo (220 metros), tinha o Viaduto Pedro Álvares Cabral logo antes da entrada. Um único policial bloqueou o trânsito, pois as autoridades queriam o "menor escândalo possível".

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+filme+06
Sobrevoando o Rio, em meio aos prédios

O voo seguinte foi feito com o próprio diretor Roberto Farias, com a câmera, ao lado do piloto. O helicóptero passou acima do viaduto, desceu entre esse e a boca do túnel, passou o mesmo em voo rasante, sobrevoou o Morro da Babilônia, ainda sem a favela, e passou a sobrevoar Copacabana, depois o centro do Rio, a Baía da Guanabara, até finalmente pousar no heliponto do prédio do Banco do Estado da Guanabara (BEG), que depois viraria Banerj e hoje é o Banco Itaú.



As cenas gravadas a bordo são de tirar o fôlego: o helicóptero, conduzido com audácia e precisão, voou em meio aos prédios da cidade. Logo no início, nota-se a ausência do Shopping Rio-Sul e do Edifício Rio-Sul Center, construídos muito depois, no final dos anos 70. Em outra cena, aparece o Palácio Monroe, que foi sede do Senado Federal, quando o Rio era a Capital Federal, e que foi demolido, sem necessidade, para as obras do Metrô, em março de 1976.


Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+CArlos+-+Pal%25C3%25A1cio+Monroe
O Palácio Monroe
Pode-se ver, ainda, em Copacabana, a Avenida Atlântica, antes de ser duplicada, e sem o famoso calçadão.


O helicóptero sobrevoou, ainda, o saudoso transatlântico Eugênio C., que por mais de 20 anos ligou a Europa à América do Sul, e era assíduo frequentador do Porto do Rio de Janeiro. Pode-se ver, ainda, a Baía da Guanabara sem a Ponte Rio-Niterói.

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+Eugenio+C
O transatlântico italiano "Eugênio C"
Durante o voo, são executadas duas músicas, "Namoradinha de um amigo meu" e "Canzone per te". Roberto Carlos ganharia o Festival de San Remo no ano seguinte, com essa última música, de autoria de Sérgio Endrigo.


Depois do pouso, o helicóptero decolou e voltou para o túnel do Pasmado, repetindo a façanha da travessia, com Roberto Farias, agora sem a câmera, servindo de dublê para Roberto Carlos, para as tomadas externas.

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Roberto+Carlos+-+Filme+03
Roberto no terraço do Edifício Copan, em São Paulo, cantando "Quando", em outra sequência do filme
Ao todo, o filme "Roberto Carlos em ritmo de aventura" é uma obra interessante, e hoje, muito nostálgica. Todos os clipes foram muito bem feitos, embora as "aventuras" fossem, em grande parte, inverossímeis. Entre as cenas de ação, além da sequência do helicóptero, merecem destaque uma perseguição de carros em plena descida do Corcovado e um voo da Esquadrilha da Fumaça, ainda com os velhos North American T-6. Em suma, o filme é imperdível.



De qualquer forma, o sobrevoo do Rio de Janeiro de 1967, a bordo do pequeno Hughes, com ou sem Roberto Carlos, será sempre uma das mais marcantes cenas do cinema brasileiro.


Fonte: culturaaeronautica

_________________
Carlos Amilckar
Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por Augusto Sposito Seg 20 Jun 2011, 23:29

Good post

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por angelo marcelo Qua 22 Jun 2011, 00:21

apesar de ser novo,vivo indo a casa do meu pai e vendo esse filme la.
fica sempre comprando esses pacotes de filmes da tv a cabo e nunca deixa de pedir esse.
*digo a voces que ate hoje nao enjoei de ver tambem!!! Very Happy


Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Sig_1

_________________

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por mahmatias Sáb 02 Jul 2011, 14:46

Queria ver conseguir essas autorizações hoje em dia wink
mahmatias
mahmatias
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 01/05/2010
Mensagens : 470
Reputação : 12
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Fotógrafo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por Augusto Sposito Sáb 02 Jul 2011, 15:13

mahmatias escreveu:Queria ver conseguir essas autorizações hoje em dia wink

Brasil... com dinheiro, tudo se consegue... assobiar

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por jailton Sáb 02 Jul 2011, 20:49

Pois é Amilckar eu me lembro de uma reportagem acho que no fantástico dessa matéria acho que na comemoração do dia que foi gravado essa cena e a pergunta foi: isso seria possível hoje? Então localizaram o mesmo piloto da ocasião e pediram que fizessem de novo e não é que o cara fez, passou no túnel com o helicóptero, só não me lembro se com o mesmo.

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro    Empty Re: Hughes 300 - o helicóptero que passou dentro de um túnel no Rio de Janeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos