Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Gse_multipart13851

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

5 participantes

Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Amilckar Seg 13 Jun 2011, 10:26

O problema das cinzas vulcânicas


[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 05062011319

O jato Embraer 190 da Austral ficou coberto de cinza vulcânica no pátio do aeroporto em Bariloche, Argentina.

As cinzas provenientes do vulcão que está em erupção no Chile alcançaram Porto Alegre na noite de quinta-feira (9) e chegaram à região de Curitiba por volta do meio-dia desta sexta (10). Na capital gaúcha, houve restrição de altitude para operações aéreas ao longo da manhã e início da tarde de sexta.

Durante este período, as principais companhias nacionais e internacionais optaram por suspender preventivamente os voos que estavam marcados para Porto Alegre. Apenas empresas de táxi aéreo e aviões particulares operaram no aeroporto. Com a redução do tráfego, algumas aeronaves da polícia militar também aproveitaram para solicitar permissão do Controle Palegre para treinamentos de toque-e-arremetida na pista principal do Salgado Filho.[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 110187-chilean-volcano-sends-plumes-of-ash-across-south-america

As cinzas do vucão chileno foram jogadas por quase todo sul da América do Sul, afetando os voos na região. (Foto: Reuters)

Por volta das 16h, com a dissipação da nuvem chilena em direção ao litoral do Rio Grande do Sul, os voos foram gradativamente sendo retomados no aeroporto de Porto Alegre. Em Curitiba as operações não foram prejudicadas porque as cinzas chegaram sem força naquele espaço aéreo. Já em Buenos Aires, Argentina, a situação é mais crítica: os aeroportos Ezeiza e Aeroparque voltaram a fechar na tarde de quinta e todas as operações foram suspensas até domingo.
Para garantir a segurança das operações aéreas no sul do Brasil, a Força Aérea Brasileira mantém caças A-1 fazendo voos alternados de monitoramento das cinzas vulcânicas, a partir das bases aéreas de Canoas e Santa Maria, além dos levantamentos meteorológicos monitorados em solo pelo CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea).
[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 05062011315[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 05062011318

As cinzas vulcânicas se depositam sobre a fuselagem, motores e asas do jato na pista de Bariloche, Argentina.

Cinzas vulcânicas são sérias inimigas de aviões a jato. Elas são compostas por partículas de rochas e minerais que ficam suspensas numa nuvem formada por vapor d’água e inúmeros gases, como monóxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de enxofre, monóxido e dióxido de carbono, hidrogênio molecular (gás hidrogênio) e outros. A maioria desses gases é altamente tóxico. E quando misturados à água eles se tornam ácidos perigosos, com enorme potencial corrosivo.
Não bastasse isso, as cinzas vulcânicas sofrem processo de fusão quando são submetidas a temperaturas acima de 580ºC. Ou seja, elas derretem e voltam a um estado líquido espesso, similar ao da lava que as originou. Considerando que motores turbofan de aeronaves comerciais em velocidade de cruzeiro (800-900 km/h) operam na faixa dos 700ºC, poder-se-á deduzir o tamanho do problema…
Ao entrarem em contato com as partes internas de um motor, as cinzas se liquefazem e viram uma lava incandescente com alto poder incendiário e corrosivo. Os efeitos imediatos no motor são vários, a começar porque as partículas das cinzas são sugadas para dentro da câmara de combustão e acabam sujando ou limitando por entupimento a mistura de ar comprimido e combustível, o que provoca diversas anomalias na operação dos motores.
Sem dúvida o resultado mais característico deste evento é o stall de compressor, que ocorre quando há entrada de partículas estranhas na câmara de combustão ou quando há oscilações na injeção de ar durante o estágio de compressão.[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 05062011314

O jato Embraer 190 da Austral coberto de cinza vulcânica.

Ao não enviar oxigênio suficiente aos queimadores da câmara, a mistura ar-combustível recebe querosene de forma desproporcional. Esse enriquecimento inesperado na mistura gera línguas de fogo que são expelidas pelo escapamento do motor sob a forma de explosões (similar ao que acontecia em um Fusca com sujeira no carburador, porém proporcional ao tamanho e potência de um motor turbofan). Se isso em si não provocar o desligamento do motor por afogamento (flame-out involuntário), é muito provável que o próprio comandante do avião vai desligá-lo por precaução (flame-out voluntário).
Um dos agentes mais comuns do stall de compressor é a ingestão de pássaros (bird strike) nos motores. A questão é que isso é muito raro ocorrer simultaneamente nos dois motores de uma aeronave birreatora (ou em três/quatro motores simultâneos de aeronaves trirreatoras/quadrirreatoras). Um dos poucos casos conhecidos de bird strike simultâneo nos dois motores de uma aeronave birreatora, com perda de ambos, é o daquele Airbus A320 que teve que amerissar no Rio Hudson, em Nova Iorque, no início de 2009.
Já as cinzas vulcânicas têm grande probabilidade de atingir ao mesmo tempo todos os motores do avião que tiver a infelicidade de cruzar por elas, uma vez que o volume de cinzas presentes nas nuvens que as transportam é enorme – daí o porquê delas representarem tanto perigo à aviação.[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas 20110607164838avi

O cockpit do jato da Austral coberto de cinza vulcânica.

Outro detalhe relevante é que geralmente um motor danificado por pássaros é recuperável em manutenção, já um motor afetado por cinzas vulcânicas pode se tornar imprestável devido ao violento efeito corrosivo sobre partes essencias do conjunto. Um único motor CFM56-7B de Boeing 737-800 NG custa US$ 7 milhões. Como são dois numa aeronave deste modelo, só aí já são US$ 14 milhões expostos aos terríveis efeitos das cinzas. Fora a própria aeronave em si.
Deste modo, basicamente há 5 problemas decorrentes das cinzas vulcânicas em uma aeronave:
[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas ALeqM5hGgTI6XImKqMcKvJRx1nblHm9Ygw
1) lixamento do parabrisa devido à composição das partículas, podendo limitar a visão dos pilotos;
2) acúmulo de partículas nos atuadores de direção (ailerons, leme e estabilizadores verticais) e em componentes externos (flaps, slats, sondas pitot etc), podendo dificultar a operação dos mesmos ou resultar em leitura errada dos parâmetros de voo;
3) superaquecimento, stall de compressor, flame-out e comprometimento por corrosão de várias partes importantes dos motores;
4) contaminação do sistema de refrigeração, que é alimentado pelos motores e pode lançar gases tóxicos dentro da cabine de comando e da cabine de passageiros; e,
5) corrosão geral na fuselagem e nos conjuntos de trem de pouso (estes geralmente não têm um efeito crítico imediato).
Portanto se a sua companhia aérea cancelou um voo devido à presença de cinza vulcânica na atmosfera ou no aeródromo: agradeça.
Fonte: Revista Fórum – Marcelo Idiarte
Via: Cavok
Um último boletim emitido pela FAB, vindo do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (divulgado às 23h de 12/06 – horário de Brasília), mostra que a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue está longe, neste momento, de Buenos Aires, na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai. No entanto, existe a previsão de que a nuvem possa entrar no espaço aéreo das capitais argentina e uruguaia na madrugada de hoje. O instituto é responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação no Cone Sul. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) informa que está monitorando atentamente a evolução do quadro.


Última edição por Amilckar em Seg 13 Jun 2011, 23:24, editado 1 vez(es)

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Duley Seg 13 Jun 2011, 13:31

Gostei da figurinha que está escrito "Fonte: Boeing", mas a representação gráfica é de um A330.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Augusto Sposito Seg 13 Jun 2011, 14:27

Duley escreveu:Gostei da figurinha que está escrito "Fonte: Boeing", mas a representação gráfica é de um A330.

Mas não é um A330, nem aqui e nem na China!!
Está na cara que é um B767!!
Repare nas pontas das asas!!
E motores RR.

Abraços!!
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Alexandre da Silva Seg 13 Jun 2011, 17:18

Pelo esquema das portas, Winglets e motores é um A330.
Vai vê foi isso que derrubou o Airfrance !

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Augusto Sposito Seg 13 Jun 2011, 19:23

Alexandre da Silva escreveu:Pelo esquema das portas, Winglets e motores é um A330.
Vai vê foi isso que derrubou o Airfrance !

Winglets são do 767, e o 767 também usa motores Rolls Royce.
As winglets do A330 são mais discretas.
Vai saber se não é um 777 com Winglets?! shocked lol
Mas aposto que não é um A330! hmm

Abraços!! thumbsup innocent
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por sergiotucano Seg 13 Jun 2011, 20:31

Na verdade se trata de um Airboing ou um Boingbus...vai saber... Rulez
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Augusto Sposito Seg 13 Jun 2011, 20:57

sergiotucano escreveu:Na verdade se trata de um Airboing ou um Boingbus...vai saber... Rulez

lol lol lol lol

Fonte: Jornalistas Brasileiros assobiar
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Duley Ter 14 Jun 2011, 20:51

Augusto, o desenho não está lá essas coisas, mas é um A330 sim.
A cauda com as empenagens e o duto da APU entrega.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] O problema das cinzas vulcânicas Empty Re: [Internacional] O problema das cinzas vulcânicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos