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Luzes dos aeroportos no MSFS 2020 Gse_multipart13851

Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

3 participantes

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Dúvida Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

Mensagem por IGOR-AVIADOR Dom 16 Abr 2023, 00:43

Olá comandantes, estava fazendo alguns "voos testes" no MSFS  e escolhi em um determinado momento dois aeródromos, SBJD e SBMT, e notei que a pista deles não tinham nenhuma iluminação, confesso que não tenho certeza se esses aeródromos realizam voos noturnos, mas creio eu que sim, então a minha dúvida é, tem algum addon que melhore isso ou uma atualização que possa ser feita?

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Dúvida Re: Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

Mensagem por ruimiranda Dom 16 Abr 2023, 15:19

Amigo não tenho a certeza  se tem esses 2 aeródromos, mas vale apena ver  esse addon que o nosso amigo flávio do Perna do vento postou, para melhorar as melhorar as luzes dos Aeroportos no Flight Simulator 2020 aqui fica o link, abraço.https://www.youtube.com/watch?v=lWjjuOvbanc&t=7s
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Dúvida Re: Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

Mensagem por IGOR-AVIADOR Dom 16 Abr 2023, 21:18

ruimiranda escreveu:Amigo não tenho a certeza  se tem esses 2 aeródromos, mas vale apena ver  esse addon que o nosso amigo flávio do Perna do vento postou, para melhorar as melhorar as luzes dos Aeroportos no Flight Simulator 2020 aqui fica o link, abraço.https://www.youtube.com/watch?v=lWjjuOvbanc&t=7s


Opa amigo, valeu pela dica, vou fazer os testes aqui, qualquer coisa reporto aqui para todos,abraço

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Dúvida Re: Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

Mensagem por eduardoamll Dom 16 Abr 2023, 22:17

Em relação a informações dos aeroportos, pode-se conferir as informações sobre eles no https://aisweb.decea.mil.br/
No caso específico, os dois aeroportos citados possuem operação noturna. (by AISWEB)
Comandante Rolim Adolfo Amaro ( SBJD ) / JUNDIAÍ, SP
AD PUB VOA SÃO PAULO 8W UTC-3 VFR IFR L21, L26
18 - L9 [4] , L12 - ( 1400x30 ASPH 21/F/A/X/T L14 , L15 ) - L12 - 36

CAMPO DE MARTE ( SBMT ) / SÃO PAULO, SP
AD PUB/MIL INFRAERO 4NNE UTC-3 VFR L21, L23, L26
12 - L12 - ( 1600x45 ASPH 16/F/C/Y/U L14 , L15 ) - L9A [2] , L12 - 30

O significado desses códigos junto com as pistas, você encontra no ROTAER (segue uma versão antiga). Neste que estou mandando o link, está a partir da página 23 como um exemplo de como interpretar as informações.
https://aisweb.decea.mil.br/download/?public=30bdf88f-5f8d-429d-85c2cd81184459b3.pdf&p=ROTAER_Completo

Código:

Luzes. São representadas pela letra L, seguida de um número que indica o tipo de iluminação. As luzes de aeródromo são indicadas na segunda linha do bloco de informações; as de cabeceiras são indicadas ao lado dos números que as representam; as de pista são indicadas no interior dos parênteses onde estão representados dimensões, tipo de piso e resistência.
Tipo de luzes ou sistema de iluminação:
L1 – MALS (Sistema de luzes de aproximação de intensidade média, sem flash).
L2 – MALSF. (Sistema de Luzes para aproximação de intensidade média com flash).
L2A – MALSR (Sistema de luzes para aproximação de intensidade média com luzes
indicadoras de alinhamento de pista.
L3 – ALS (Sistema de luzes de aproximação sem flash).
L4 – ALSF-1 (ALS Categoria I, com flash).
L5 – ALSF-2 (ALS Categoria II, com flash).
L6 – VASIS (Sistema indicador de rampa de aproximação vusual) de 2 barras e rampa de
3°. Quando diferente de 3°, o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses, após a
indicação L6.
L7 – VASIS de 3 barras (duas rampas de aproximação). Os ângulos da 1ª e 2ª rampas
aparecerão entre parênteses, após a indicação L7.
L8 – AVASIS (VASIS de duas barras com n° reduzido de caixas). Quando diferente de 3°,
o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses, após a indicação L8.
L9 – PAPI – (Sistema Indicador de rampa de aproximação de precisão), com rampa
normal de 3°. Quando diferente de 3°, o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses,
após a indicação L9.
L9A – APAPI (Sistema indicador de rampa de aproximação de precisão simplificada)
L10 – REIL (Luzes indicadoras de cabeceira de pista).
L11 – Luzes de zona de contato.
L11A – Luzes de zona de contato de alta intensidade.
L12 – Luzes de cabeceira (verde no início e vermelha no fim da pista).
L12A – Luzes de cabeceira de alta intensidade (verde no início e vermelha no fim da
pista).
L13 – Luzes intermitentes de direção de pista.
L14 – Luzes ao longo das laterais da pista, de 60 em 60 metros.
L14A – Luzes ao longo das laterais da pista de alta intensidade, de 60 em 60 metros.
L15 – Luzes (azuis) de pista de táxi, indicando sua trajetória.
L16 – Refletores na cabeceira da pista, indicando sua localização.
L17 – Placas refletoras instaladas ao lado das luzes laterais e de fim-de-pista, que
refletem a luz dos faróis de pouso.
L18 – Balizamento de emergência (lampiões colocados ao longo das laterais da pista de
60 em 60 metros).
L19 – Luzes de eixo-de-pista.
L19A – Luzes de eixo de pista de alta intensidade.
L20 – Luzes de eixo-de-pista-de-táxi para saída à grande velocidade.
L20A – Luzes de eixo-de-pista-de-táxi para saída à grande velocidade, de alta
intensidade.
L21 – Farol rotativo de aeródromo.
L22 – Farol de identificação de aeródromo.
L23 – Luzes de obstáculo.
L24 – Farol de perigo.
L25 – Luzes de contorno de área de aeródromo.
L26 – Indicador de direção de vento iluminado.
L27 - Luzes de Barra de Parada
L30 – Luzes de limite de área de pouso de helipontos.
L31 – Sinal luminoso de identificação de heliponto.
L32 – Faróis de heliponto.
L33 – Luzes indicadoras de direção de aproximação de heliponto.
L34 – Luzes indicadoras de área de toque quadradas de heliponto.
L35 – Luzes indicadoras do ângulo de direção do heliponto.

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Dúvida Re: Luzes dos aeroportos no MSFS 2020

Mensagem por IGOR-AVIADOR Ter 18 Abr 2023, 22:39

eduardoamll escreveu:Em relação a informações dos aeroportos, pode-se conferir as informações sobre eles no https://aisweb.decea.mil.br/
No caso específico, os dois aeroportos citados possuem operação noturna. (by AISWEB)
Comandante Rolim Adolfo Amaro ( SBJD ) / JUNDIAÍ, SP
AD PUB VOA SÃO PAULO 8W UTC-3 VFR IFR L21, L26
18 - L9 [4] , L12 - ( 1400x30 ASPH 21/F/A/X/T L14 , L15 ) - L12 - 36

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12 - L12 - ( 1600x45 ASPH 16/F/C/Y/U L14 , L15 ) - L9A [2] , L12 - 30

O significado desses códigos junto com as pistas, você encontra no ROTAER (segue uma versão antiga). Neste que estou mandando o link, está a partir da página 23 como um exemplo de como interpretar as informações.
https://aisweb.decea.mil.br/download/?public=30bdf88f-5f8d-429d-85c2cd81184459b3.pdf&p=ROTAER_Completo

Código:

Luzes. São representadas pela letra L, seguida de um número que indica o tipo de iluminação. As luzes de aeródromo são indicadas na segunda linha do bloco de informações; as de cabeceiras são indicadas ao lado dos números que as representam; as de pista são indicadas no interior dos parênteses onde estão representados dimensões, tipo de piso e resistência.
Tipo de luzes ou sistema de iluminação:
L1 – MALS (Sistema de luzes de aproximação de intensidade média, sem flash).
L2 – MALSF. (Sistema de Luzes para aproximação de intensidade média com flash).
L2A – MALSR (Sistema de luzes para aproximação de intensidade média com luzes
indicadoras de alinhamento de pista.
L3 – ALS (Sistema de luzes de aproximação sem flash).
L4 – ALSF-1 (ALS Categoria I, com flash).
L5 – ALSF-2 (ALS Categoria II, com flash).
L6 – VASIS (Sistema indicador de rampa de aproximação vusual) de 2 barras e rampa de
3°. Quando diferente de 3°, o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses, após a
indicação L6.
L7 – VASIS de 3 barras (duas rampas de aproximação). Os ângulos da 1ª e 2ª rampas
aparecerão entre parênteses, após a indicação L7.
L8 – AVASIS (VASIS de duas barras com n° reduzido de caixas). Quando diferente de 3°,
o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses, após a indicação L8.
L9 – PAPI – (Sistema Indicador de rampa de aproximação de precisão), com rampa
normal de 3°. Quando diferente de 3°, o ângulo de rampa aparecerá entre parênteses,
após a indicação L9.
L9A – APAPI (Sistema indicador de rampa de aproximação de precisão simplificada)
L10 – REIL (Luzes indicadoras de cabeceira de pista).
L11 – Luzes de zona de contato.
L11A – Luzes de zona de contato de alta intensidade.
L12 – Luzes de cabeceira (verde no início e vermelha no fim da pista).
L12A – Luzes de cabeceira de alta intensidade (verde no início e vermelha no fim da
pista).
L13 – Luzes intermitentes de direção de pista.
L14 – Luzes ao longo das laterais da pista, de 60 em 60 metros.
L14A – Luzes ao longo das laterais da pista de alta intensidade, de 60 em 60 metros.
L15 – Luzes (azuis) de pista de táxi, indicando sua trajetória.
L16 – Refletores na cabeceira da pista, indicando sua localização.
L17 – Placas refletoras instaladas ao lado das luzes laterais e de fim-de-pista, que
refletem a luz dos faróis de pouso.
L18 – Balizamento de emergência (lampiões colocados ao longo das laterais da pista de
60 em 60 metros).
L19 – Luzes de eixo-de-pista.
L19A – Luzes de eixo de pista de alta intensidade.
L20 – Luzes de eixo-de-pista-de-táxi para saída à grande velocidade.
L20A – Luzes de eixo-de-pista-de-táxi para saída à grande velocidade, de alta
intensidade.
L21 – Farol rotativo de aeródromo.
L22 – Farol de identificação de aeródromo.
L23 – Luzes de obstáculo.
L24 – Farol de perigo.
L25 – Luzes de contorno de área de aeródromo.
L26 – Indicador de direção de vento iluminado.
L27 - Luzes de Barra de Parada
L30 – Luzes de limite de área de pouso de helipontos.
L31 – Sinal luminoso de identificação de heliponto.
L32 – Faróis de heliponto.
L33 – Luzes indicadoras de direção de aproximação de heliponto.
L34 – Luzes indicadoras de área de toque quadradas de heliponto.
L35 – Luzes indicadoras do ângulo de direção do heliponto.



Meu amigo vc é nota 100, muito obrigado

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