Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


MSFS e hardware Logitech/Saitek Gse_multipart13851

MSFS e hardware Logitech/Saitek

Ir em baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Louis_Bob em Ter 05 Jan 2021, 19:28

Pessoal,

Comprei o MSFS via Steam e estou experimentando o simulador desde a semana passada. Muito bom, uma evolução realmente. Tive FS 1995, depois o 1998, fiquei muito tempo sem usar o simulador, e depois fui ao FSX, FSX-Steam, e depois de muitos problemas com G3D.dll e crashes, experimentei o X-Plane 11 (que também está instalado aqui). Nesse tempo todo juntei um hardware da Saitek, Yoke Pro Fligth com Quadrant, Rudder Pedals Cesnna, dois FIPs, o Switch Panel e o Multi Panel. No FSX-Steam usava o SPAD.NEXT, e rodava tudo show. No X-PLANE nunca fiquei satisfeito. Vi um vídeo no You Tube que falava de uma atualização dos drivers da Logitech e fui lá conferir. Então me animei pelo MSFS. Tinha montado uma máquina nova, para separar o micro das "brincadeiras", do micro "sério", eu fui profissional de TI por mais de 30 anos.

O driver da Logitech fez algumas coisas funcionarem bem. No entanto, dentro do MSFS, na aba CONTROLS, os devices não aparecem todos, ou seja, o driver dá conta de repassar as informações ao simulador, mas não está integrado ao simulador. Acho uma mancada da MS, não abrir espaço para os fabricantes de hardware se integrarem ao sistema. Dentro do simulador o Yoke aparece como um item, e por conseguinte os eixos do Quadrant, e do Rudder Pedal também, apesar de que não aparecem como itens separados, nem seu esquema aparece na janela. Tem que se fazer as definições usando a ferramenta do simulador para atribuir as funções para as alavancas e os pedais. Funciona. Os botões do Quadrant seguem o mesmo esquema. Configurei ali o START, o PARKING, o PUSH. Estou vendo se acho configuração para o GENERATOR, o IGNITION. Eu adoro voar no CESNNA CARAVAN. É praticamente minha escolha DEFAULT. O Switch Panel funciona bem com as definições que vem no driver da Logitech. Algumas coisas não atuam, depende do avião que se voa. Por exemplo no CARAVAN o switch TAXI LIGTH não atua, e o avião tem essa opção no painel. O switch AVIONICS MASTER atua, mas liga as duas chaves ao mesmo tempo, que no CARAVAN são separadas. O MULTI PANEL funciona muito bem no piloto automático (que era minha grande crítica no X-PLANE), tendo particularidades em relação ao funcionamento anterior no FSX. Agora o ALT é somente a função HOLD. Então se que alterar a altitude de vôo por exemplo, no ALT se registra o novo nível, por exemplo 5000 FT, e depois se vai no VS e roda o botão para ativar a VS de subida/descida que se quer. O AUTOPILOT entra na função e volta ao HOLD (troca a luz do VS para o ALT) quando chega na altitude marcada, no caso os 5000 FT. A crítica fica na chave do FLAP, que quando acionada dá FULL FLAP ao invés de fazer por partes 10, 20, FULL, como o CARAVAN tem. E como o novo driver da Logitech é um .EXE que roda e acabou, não sei se tem alguma maneira de alterar essas definições default que ele cria para o equipamento. Se estivesse integrado ao simulador, a janela CONTROLS nos permitiria melhorar essas configurações e trabalhar com perfis diferentes por aeronave. Vamos ver se isso evolui.
Louis_Bob
Louis_Bob
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 03/01/2020
Mensagens : 6
Reputação : 1
Idade : 62
Simulador preferido : FSX-Steam indo
Emprego/lazer : Dinossauro informático aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por HighTechGG em Qua 06 Jan 2021, 20:34

Olá, agora que vi seu tópico, estou tendo problemas com um da  Logitech, tudo bem controle antigo mas deveria funcionar, nem vou tentar usar os Saitek que tenho, está tudo 100% funcionando no FSX e para mim está bom assim.

Vamos ver se melhoram a compatibilidade, quando o MSFS estiver melhor com tudo, invisto numa nova máquina para transferência dos controles, pois quero usar tudo, não investi tanto em controles para usar um ou outro.

Veja que não é só no MSFS, tenho o Ace Combat 7 que precisa fazer uma faculdade para configurar
o meu Joystick, desisti e uso o controle do Xbox mesmo.  Eles obrigam voce comprar um manche de quase 2 mil só para jogar o jogos deles devido parceria, mas acho injusto, mas vamos em frente.

_________________
FSX - FSX SE - FSW
AMD Phenom II X4 970 3.9GHz BE Over, - ASUS M4N98TD EVO
Sapphire HD 7970 OC 3GB - Seventeam 850W
Boot Triplo - 2 Win7 64Bits SP1 Ultimate + Win10 Pro 64Bits - 16GB Corsair1600 CL9
8 TB + SSD 500GB 970 EVO M.2
Backup=10 TB + 3 Gavetas Hot-Swap
3 Monitores LED 23 LG / Resolução 6048x1080 - + 1 LG 43 Pol.
2 Joystick Logitech Force 3D PRO - HT Philips 5.1 770W 3D HTS3564/78
Saitek Pro Flight Yoke System, 2 Throttle Quadrant, Switch Panel, Radio Panel
MCP 737 Virtual Avionics 2014 - TrackIR 5 -  Logitech Rudder Pedals
Acer Aspire VX-5 i5 7300HQ - 16GB Ram - 6 TB HDs + 2 SSD 1 TB Samsung M.2 e 1 Sata 860
HighTechGG
HighTechGG
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/07/2010
Mensagens : 779
Reputação : 62
Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Vendedor - Constr Civil
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Louis_Bob em Qua 13 Jan 2021, 12:17

Oi pessoal,
Resolvi colocar um capítulo 2 aqui. Agora posso dizer que está tudo 90% funcionando, ou seja, só as configurações especiais que não estão totalmente OK. Então ficaram funcionando direito, o Yoke, o Quadrant, o Switch Panel, o Multi Panel e dois FIPs. A solução foi usar mesmo o novo Plugin 64 bits da Logitech, combinado com os drivers respectivos para cada elemento. No caso dos FIPS isso é indispensável, colocar o driver da Logitech para eles serem reconhecidos pelo plugin. Os outros eu percebi que os drivers do Win já dão conta. Eles ficam "operacionais" dentro do Gerenciador de Dispositivos. Os "gauges" que ficam disponíveis para cada FIP são aqueles mesmos que tem o nome SAITEK para quem já usou o SPAD.NEXT, se não me engano são uns 12 "gauges" possíveis. Uso muito o VS, o HSI, e o VOR. Ficou show. As configurações "default", obtidas usando o plugin da Logitech, para o Switch e o Multi são boas, mas tem umas coisinhas estranhas, tipo o switch "Taxi Ligth" não atua, apesar de que o Grand Caravan tem o switch no painel. O resto da iluminação vai de boa. O Multi tá todo ok, só não testei ainda a alavanca do "Landing Gear", porque só voei de trem fixo. No Quadrant ficou tudo OK também, sendo que consegui configurar 3 chaves, toggle PUSH, toggle PARK, e toggle START (para usar em avião turbo prop onde o comando dos magnetos do Switch Panel não atua no start). Queria configurar um chave IGNITION, e outra GENERATOR, mas não achei ainda os respectivos comandos no FS2020. Mesma coisa para o INERTIAL SEPARATOR. Eu NUNCA havia obtido este resultado no X-PLANE, a maioria das coisas não funcionava lá. Então o FS2020 marcou um grande ponto comigo.
Louis_Bob
Louis_Bob
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 03/01/2020
Mensagens : 6
Reputação : 1
Idade : 62
Simulador preferido : FSX-Steam indo
Emprego/lazer : Dinossauro informático aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum