Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


MSFS e hardware Logitech/Saitek Gse_multipart13851

MSFS e hardware Logitech/Saitek

4 participantes

Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Louis_Bob Ter 05 Jan 2021, 19:28

Pessoal,

Comprei o MSFS via Steam e estou experimentando o simulador desde a semana passada. Muito bom, uma evolução realmente. Tive FS 1995, depois o 1998, fiquei muito tempo sem usar o simulador, e depois fui ao FSX, FSX-Steam, e depois de muitos problemas com G3D.dll e crashes, experimentei o X-Plane 11 (que também está instalado aqui). Nesse tempo todo juntei um hardware da Saitek, Yoke Pro Fligth com Quadrant, Rudder Pedals Cesnna, dois FIPs, o Switch Panel e o Multi Panel. No FSX-Steam usava o SPAD.NEXT, e rodava tudo show. No X-PLANE nunca fiquei satisfeito. Vi um vídeo no You Tube que falava de uma atualização dos drivers da Logitech e fui lá conferir. Então me animei pelo MSFS. Tinha montado uma máquina nova, para separar o micro das "brincadeiras", do micro "sério", eu fui profissional de TI por mais de 30 anos.

O driver da Logitech fez algumas coisas funcionarem bem. No entanto, dentro do MSFS, na aba CONTROLS, os devices não aparecem todos, ou seja, o driver dá conta de repassar as informações ao simulador, mas não está integrado ao simulador. Acho uma mancada da MS, não abrir espaço para os fabricantes de hardware se integrarem ao sistema. Dentro do simulador o Yoke aparece como um item, e por conseguinte os eixos do Quadrant, e do Rudder Pedal também, apesar de que não aparecem como itens separados, nem seu esquema aparece na janela. Tem que se fazer as definições usando a ferramenta do simulador para atribuir as funções para as alavancas e os pedais. Funciona. Os botões do Quadrant seguem o mesmo esquema. Configurei ali o START, o PARKING, o PUSH. Estou vendo se acho configuração para o GENERATOR, o IGNITION. Eu adoro voar no CESNNA CARAVAN. É praticamente minha escolha DEFAULT. O Switch Panel funciona bem com as definições que vem no driver da Logitech. Algumas coisas não atuam, depende do avião que se voa. Por exemplo no CARAVAN o switch TAXI LIGTH não atua, e o avião tem essa opção no painel. O switch AVIONICS MASTER atua, mas liga as duas chaves ao mesmo tempo, que no CARAVAN são separadas. O MULTI PANEL funciona muito bem no piloto automático (que era minha grande crítica no X-PLANE), tendo particularidades em relação ao funcionamento anterior no FSX. Agora o ALT é somente a função HOLD. Então se que alterar a altitude de vôo por exemplo, no ALT se registra o novo nível, por exemplo 5000 FT, e depois se vai no VS e roda o botão para ativar a VS de subida/descida que se quer. O AUTOPILOT entra na função e volta ao HOLD (troca a luz do VS para o ALT) quando chega na altitude marcada, no caso os 5000 FT. A crítica fica na chave do FLAP, que quando acionada dá FULL FLAP ao invés de fazer por partes 10, 20, FULL, como o CARAVAN tem. E como o novo driver da Logitech é um .EXE que roda e acabou, não sei se tem alguma maneira de alterar essas definições default que ele cria para o equipamento. Se estivesse integrado ao simulador, a janela CONTROLS nos permitiria melhorar essas configurações e trabalhar com perfis diferentes por aeronave. Vamos ver se isso evolui.
Louis_Bob
Louis_Bob
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/01/2020
Mensagens : 44
Reputação : 7
Idade : 66
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Dinossauro informático aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por HighTechGG Qua 06 Jan 2021, 20:34

Olá, agora que vi seu tópico, estou tendo problemas com um da  Logitech, tudo bem controle antigo mas deveria funcionar, nem vou tentar usar os Saitek que tenho, está tudo 100% funcionando no FSX e para mim está bom assim.

Vamos ver se melhoram a compatibilidade, quando o MSFS estiver melhor com tudo, invisto numa nova máquina para transferência dos controles, pois quero usar tudo, não investi tanto em controles para usar um ou outro.

Veja que não é só no MSFS, tenho o Ace Combat 7 que precisa fazer uma faculdade para configurar
o meu Joystick, desisti e uso o controle do Xbox mesmo.  Eles obrigam voce comprar um manche de quase 2 mil só para jogar o jogos deles devido parceria, mas acho injusto, mas vamos em frente.

_________________
AMD Ryzen 7 3700XT - ASUS X570 Plus - 32GB Fury Beast RGB 3200
AMD RX 6700 XT 12GB ASUS - XPG Extreme 850W Gold - WaterCooler Corsair H45
Boot Triplo - 3 Win10 Pro
SSD 4 TB 7200/MB M.2 +SSD 870 2 TB+ SSD WD750N 2 TB M.2 + 4 TB HDs
Backup + 10 TB
3 Monitores Acer 27 1MS/ Resolução 5760x1080 - + 1 LG 43 Pol.
2 Joystick Logitech Force 3D PRO - TrustMaster T 16000M - HT Philips 5.1 770W 3D HTS3564/78
Saitek Pro Flight Yoke System, 2 Throttle Quadrant, Switch Panel, Radio Panel
MCP 737 Virtual Avionics 2014 - TrackIR 5 -  Logitech Rudder Pedals- Saitek Trim
Acer Aspire VX-5 i5 7300HQ - 16GB Ram - 6 TB HDs + SSD EVO 1 TB M.2 + SSD Sata 3 TB
PC 2 desde 2010 - AMD 970 - 4 TB- 16GB - HD 7970 3GB 2011 -  em Coma 2020 - Ressuscitada  01/05/2022
PC 3 i7 4790K - AZUS Z97-K - 6 TB - 16GB Ram - RX580 8GB
Thrustmaster T.16000M
HighTechGG
HighTechGG
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 20/07/2010
Mensagens : 855
Reputação : 64
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Vendedor - Constr Civil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Louis_Bob Qua 13 Jan 2021, 12:17

Oi pessoal,
Resolvi colocar um capítulo 2 aqui. Agora posso dizer que está tudo 90% funcionando, ou seja, só as configurações especiais que não estão totalmente OK. Então ficaram funcionando direito, o Yoke, o Quadrant, o Switch Panel, o Multi Panel e dois FIPs. A solução foi usar mesmo o novo Plugin 64 bits da Logitech, combinado com os drivers respectivos para cada elemento. No caso dos FIPS isso é indispensável, colocar o driver da Logitech para eles serem reconhecidos pelo plugin. Os outros eu percebi que os drivers do Win já dão conta. Eles ficam "operacionais" dentro do Gerenciador de Dispositivos. Os "gauges" que ficam disponíveis para cada FIP são aqueles mesmos que tem o nome SAITEK para quem já usou o SPAD.NEXT, se não me engano são uns 12 "gauges" possíveis. Uso muito o VS, o HSI, e o VOR. Ficou show. As configurações "default", obtidas usando o plugin da Logitech, para o Switch e o Multi são boas, mas tem umas coisinhas estranhas, tipo o switch "Taxi Ligth" não atua, apesar de que o Grand Caravan tem o switch no painel. O resto da iluminação vai de boa. O Multi tá todo ok, só não testei ainda a alavanca do "Landing Gear", porque só voei de trem fixo. No Quadrant ficou tudo OK também, sendo que consegui configurar 3 chaves, toggle PUSH, toggle PARK, e toggle START (para usar em avião turbo prop onde o comando dos magnetos do Switch Panel não atua no start). Queria configurar um chave IGNITION, e outra GENERATOR, mas não achei ainda os respectivos comandos no FS2020. Mesma coisa para o INERTIAL SEPARATOR. Eu NUNCA havia obtido este resultado no X-PLANE, a maioria das coisas não funcionava lá. Então o FS2020 marcou um grande ponto comigo.
Louis_Bob
Louis_Bob
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/01/2020
Mensagens : 44
Reputação : 7
Idade : 66
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Dinossauro informático aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por lucascoxa Qui 18 Fev 2021, 18:53

Boa tarde Louis,

Estou tendo um problema com o multi panel, que está me incomodando um pouco e não acho em lugar nenhum uma resolução para o problema.

Ele começa funcionando normalmente e com todas as configurações normais.

Após decolar e depois de um tempo, ele dá uns "bugs" no meio do vôo. Acontece em subida, descida ou mesmo em altitude de cruzeiro.

O erro é o seguinte: A aeronave (testei com vários modelos e acontece o mesmo) está em piloto automático, tudo normal, acionado auto throttle, alt, nav, ias, etc. De repente, ele aparentemente "desconecta" e o mostrador do painel da aeronave fica louco, com o mostrador de velocidade subindo e descendo loucamente, mas mantendo a velocidade (é estranho até de explicar). Quando está em subida ou descida, ele para com a atitude e fica nivelado.

Enquanto está bugado, não adianta tirar do A/P, nem mexer no V/S ou IAS ou qualquer outra coisa, ele apenas obedece o GPS e continua.

Passa uns minutos e volta ao normal. Depois passa mais uns minutos e fica louco de novo. Muito estranho.

O painel é novo e não acontece esse erro nos outros simuladoores, nem no x-plane 11, nem no fsx.

No começo achei que eu estava fazendo algo errado na aeronave, que estava fazendo algum procedimento errado, mas depois vi que era o multi panel mesmo. Tentei instalar o SPAD.next, mas achei que piorou. Então desisntalei e voltei pro logitech microsoft flight simulator plugin.

Você saberia me dizer o que posso estar fazendo de errado?

Obrigado.

lucascoxa
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 08/10/2016
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Louis_Bob Sex 19 Fev 2021, 17:34

Fala lucascoxa,
Pela minha experiência, 99% das vezes esses problemas não são de configuração dos painéis. No fundo eles são uns hardwares muito simples, e se estão configurados e acionando os comandos é isso aí, são binários, ou é zero ou é um, on e off.... então vamos "as coisas" do simulador. Pelo que eu vi (falou em auto throttle), você voa com avião grande, que decididamente não é minha praia. Atualmente 90% do tempo eu estou voando com TBM 930, Caravan 208B, e o Cesnna 172. Só que tenho voado alto com o TBM, com ele dá para fazer IFR em vias de alta altitude, as mesmas dos airliners. E já me deparei com dois problemas. Pressurização e degelo. No TBM já congelou os pitots (ele tem dois, e no na direita também tá o sistema de aviso de STALL) e o que acontece é igualzinho ao que você narrou. Fica maluco. Com despressurização também podem acontecer coisas estranhas. No TBM tem o BLEED (sangria) do sistema, e um mostrador no glass que indica se a coisa tá indo. Já aconteceu de não ir, quando uma vez o ATC me mandou ir para 30.000 ft, que é em cima do limite do avião, e a coisa saiu da margem aceitável, sistema mandou que eu colocasse as máscaras para os passageiros..... !!! Checa esses itens no checklist do avião que vc voa....
Louis_Bob
Louis_Bob
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/01/2020
Mensagens : 44
Reputação : 7
Idade : 66
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Dinossauro informático aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por lucascoxa Sex 19 Fev 2021, 17:40

Fala Louis,

Então, da primeira vez que aconteceu, a primeira coisa que fiz foi acionar o degelo, mas aparentemente não funcionou. Pode ser que por conta de eu ter acionado após o problema, tenha bugado ou até mesmo eu não tenha esperado normalizar.
Ontem, depois que fiz a pergunta aqui, fiz uns testes e após dar o erro eu pedi pro ATC liberar manter em 20000 ft. Não deu mais erro. Porém, quando eu estava baixando para preparar o pouco, em cerca de 8000 ft, ficou louco de novo.

Enfim, vou tentar fazer mais uns vôos e tentar acionar o degelo desde o início. Fazer mais uns testes.

Mas obrigado pela resposta e pela ajuda. Já deu um norte aqui.

Um abraço.

lucascoxa
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 08/10/2016
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por lucascoxa Sáb 20 Fev 2021, 17:20

Boa tarde Louis,

Só pra finalizar. Realmente era o Anti-Ice desligado que estava causando o problema. Na realidade o congelamento estava acontecendo fora dos parâmetros reais, mas de qualquer forma, se voar com o anti-ice ligado, não dá mais problema.

Obrigado novamente.

lucascoxa
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 08/10/2016
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por rafaelfernandes Qui 25 Fev 2021, 22:02

Existe alguma forma de salvar os perfis criados fora do Simulator para Backup? No caso arquivos txt.
Se sim, qual o arquivo responsável?
rafaelfernandes
rafaelfernandes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/05/2013
Mensagens : 156
Reputação : 28
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Empresario
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

MSFS e hardware Logitech/Saitek Empty Re: MSFS e hardware Logitech/Saitek

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos