Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Projeto HC2020 Gse_multipart13851

Projeto HC2020

+2
Ricardo Gonçalves
Edenio Rodrigues
6 participantes

Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Qui 16 Jul 2020, 09:36

Falaa pessoal, tudo bem?
Sou um membro antigo do forum, mas completamente inativo em postagens. E vamos mudar isso rs.

Irei iniciar o projeto do meu proprio Home Cockpit. Meu plano é fazer as coisas por partes, quando tiver tempo sobrando, e com a maior economia financeira possivel, mas criando algo de qualidade e resistencia.
Meu projeto será baseado no Cessna 172/182, não precisando ser algo completamente perfeito e igual ao real, mas sim algo que possamos nos divertir na simulação.

A principio, minha idéia é fazer a criação na seguinte ordem:

1 - Pedais do Leme
2 - Painel Inferior
3 - Compensadores e seletora de combustivel

A partir dai, irei repensar melhor no escopo para consiga realizar ele por completo.

Irei atualizando conforme for progredindo ok. Caso tenham sugestões para me dar, conselhos, etc, ficarei muito feliz em recebe-los.


Última edição por vguelis em Qui 16 Jul 2020, 10:34, editado 1 vez(es)

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 16 Jul 2020, 10:00

Olá vguelis, bom dia amigo thumbsup
Parabéns pela feliz iniciativa aplauso

Como seu projeto é inspirado no Cessna 172, posso contribuir fornecendo as pedaleiras:
https://i.postimg.cc/VkKHBcqr/rudder2020platesq-C.jpg

Ou caso deseje, o Rudder pedal completo, incluindo a placa controladora Stargate NX com o cabo usb de 3 metros.

Vamos adiante. Smile ,  abraços

_________________
Projeto HC2020 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Qui 16 Jul 2020, 20:57

Boa noite Edenio. Maravilha. Li muitos posts teu buscando inspiração kkk.
Eu andei lendo sobre a stargate e vai ser o que vou usar. Logo logo já vou fazer o pedido dela.
Quanto ao pedal não penso em fazer tão fiel, mas ainda tudo está em análise.

Valeu pela força amigo. Abraço
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Sáb 18 Jul 2020, 13:15

Falaaa galera.
Vamos as atualizações rs.
Ainda sem produzir nada, mas definindo algumas coisas.

1 Pedais do Leme:

Irei me basear nesse projeto:
https://www.thingiverse.com/thing:3475445/files

A principio, não irei usar sensores magneticos e irei fazer algumas alterações nisso para que eu possa testar com um acelerometro/giroscópio e também com um potenciomentro, para vermos qual irei gostar mais.

A placa escolhida para os pedais será a Stargate-PRO. Precisarei pensar logo no inicio em forma de poder aproveitar ao maximo cada placa. Talvez deixando a placa instalada onde será feito o painel e fazendo uma ligação de uma forma que eu possa conectar e desconectar os pedais do painel principal. Mas isso é tranquilo que tem muito material e ideias geniais aqui no forum.

2 - Painel Inferior e Superior.

Como acho interessante o planejamento em seu total, antes do inicio do projeto, já tenho um layout do painel em mente.  Penso em fazer algo para que eu possa usar o GTN ao invés de gastar dinheiro e tempo fazendo todos os paineis de rádio, transponder, GPS, etc. Tendo tudo isso em uma tela touch, que seria bem bacana para a simulação.

Em relação ao painel inferior do layout, irei adicionar a manete de passo da hélice e o trem de pouso, pois mesmo que o 172/182 não tenham, talvez eu queria voar um 210 ou algum outro que tenha trem recolhivel/retrátil.
Dicas, opiniões, considerações, são muito bem vindas amigos.
Foto do Layout:
Projeto HC2020 Layout10
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Sex 28 Ago 2020, 13:25

Fala galera.
Atualizando o projeto.

Como o primeiro passo era confeccionar os pedais, estamos em fase final da primeira versão, protótipo 1 alpha "Maverick" kkkkk. Brincadeiras a parte, vamos lá.

As partes impressas em 3D, de acordo com o projeto no https://www.thingiverse.com/thing:3475445/files , chegaram, e ficaram otimas.

Por uma questão de logistica, não consegui a aquisição dos perfis de aluminio, pois só encontro pela internet e com os correios em greve, está complicado.
Para conseguir realizar esse prototipo inicial, então, usei algumas pedaços de MDF que encontrei.

No projeto inicial, tanto os freios como o leme em si, seriam com sensores hall, mas em conversa com o Edenio, entendi que seria melhor fazer com potenciometros, inclusive os freios, para tentar dar "pressão" neles.

Segue fotos abaixo do que está feito por enquanto.

Projeto HC2020 20200810
Projeto HC2020 20200811
Projeto HC2020 20200812

Preciso de uma ajuda dos senhores. Como houve a mudança da parte eletronica do projeto, alguem pode me dar uma luz de como eu posso colocar um potenciometro para eixo do leme? Alguma forma que eu consiga colocar ele sem mudar muito a aparencia.

Ainda falta:
- A parte do potenciomentro e as ligações.
- Ajeitar umas molas abaixo dos pedais para que eles fiquem "levantados" da forma correta.
- Pensar em como colocar os potenciomentros nos pedais para o freio.
- Arrumar um sistema de molas, para que fica centralizado e possa trabalhar.

Valeuu povo.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 29 Ago 2020, 11:01

Caro amigo Vinicius, lamento dizer, mas na minha opinião você escolheu um projeto muito complicado.
Aparentemente simples, no inicio da minha atividade construtiva, tentei sem sucesso construir esse Pedal.

Gostaria muito de poder ajuda-lo, mas não sei dizer como.
Espero que alguns dos nossos amigos o possa faze-lo. thumbsup

Desejo que de alguma forma, você seja bem sucedido. Smile ,  abraços

_________________
Projeto HC2020 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sáb 29 Ago 2020, 11:27

vguelis escreveu:...Preciso de uma ajuda dos senhores. Como houve a mudança da parte eletronica do projeto, alguem pode me dar uma luz de como eu posso colocar um potenciometro para eixo do leme? Alguma forma que eu consiga colocar ele sem mudar muito a aparencia.

Ainda falta:
- A parte do potenciomentro e as ligações.
- Ajeitar umas molas abaixo dos pedais para que eles fiquem "levantados" da forma correta.
- Pensar em como colocar os potenciomentros nos pedais para o freio.
- Arrumar um sistema de molas, para que fica centralizado e possa trabalhar.

Valeuu povo.

Amigo Vinicius, a um bom tempo atrás construí meu primeiro Rudder Pedal de madeira com potenciômetro e e botões para os freios, infelizmente não achei as fotos da fase de construção mas achei uma já em funcionamento. Ele era muito parecido com seu projeto.
Terá que colocar o potenciômetro entre os eixos e os botões sob os pedais. Utilizei uma borracha mais rígida para dar tensão aos pedais.
Em relação ao sistema de retorno dos eixos tentei algumas molas e acabei por optar por correias de látex, tipo garrote, que são um pouco mais resistentes.
O negócio é tentar e testar o melhor processo.
Projeto HC2020 2013-010

thumbsup

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Projeto HC2020 Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Dom 30 Ago 2020, 13:08

Edenio Rodrigues escreveu:Caro amigo Vinicius, lamento dizer, mas na minha opinião você escolheu um projeto muito complicado.
Aparentemente simples, no inicio da minha atividade construtiva, tentei sem sucesso construir esse Pedal.

Gostaria muito de poder ajuda-lo, mas não sei dizer como.
Espero que alguns dos nossos amigos o possa faze-lo. thumbsup

Desejo que de alguma forma, você seja bem sucedido. Smile ,  abraços

Grande Edenio.
Pois é cara, aparentemente simples, e havia gostado muito do visual. Vou repensar o pedal. Fazer um novo desenho e tentar aproveitar algumas coisas já feitas nesse.
Obrrigado meu caro.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Dom 30 Ago 2020, 13:10

Ricardo Gonçalves escreveu:
vguelis escreveu:...Preciso de uma ajuda dos senhores. Como houve a mudança da parte eletronica do projeto, alguem pode me dar uma luz de como eu posso colocar um potenciometro para eixo do leme? Alguma forma que eu consiga colocar ele sem mudar muito a aparencia.

Ainda falta:
- A parte do potenciomentro e as ligações.
- Ajeitar umas molas abaixo dos pedais para que eles fiquem "levantados" da forma correta.
- Pensar em como colocar os potenciomentros nos pedais para o freio.
- Arrumar um sistema de molas, para que fica centralizado e possa trabalhar.

Valeuu povo.

Amigo Vinicius, a um bom tempo atrás construí meu primeiro Rudder Pedal de madeira com potenciômetro e e botões para os freios, infelizmente não achei as fotos da fase de construção mas achei uma já em funcionamento. Ele era muito parecido com seu projeto.
Terá que colocar o potenciômetro entre os eixos e os botões sob os pedais. Utilizei uma borracha mais rígida para dar tensão aos pedais.
Em relação ao sistema de retorno dos eixos tentei algumas molas e acabei por optar por correias de látex, tipo garrote, que são um pouco mais resistentes.
O negócio é tentar e testar o melhor processo.
Projeto HC2020 2013-010

thumbsup

Falaa Ricardo.
Valeu pela dica, não tinha pensado em usar alguma borracha ou correia para fazer o retorno do eixo.
Irei redesenhar meu projeto.. Vou atualizando aqui.
Abraço e valeu pela dica.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Pitacos e questões

Mensagem por Marreta Sex 11 Set 2020, 13:27

Meu caro Vguelis, já construí algumas coisas para o FS9, FSX e X-Plane. Estava com um novo projeto para o XP, trabalhando nele há quase 2 anos. Muito tempo? Sim. É que além do projeto em si, um MD-82, tenho o plano B, que seria um Hawker XP 800. Além disso, estou construindo ferramentas para o projeto, incluindo um torno mecânico caseiro. Então surge esse tal MSFS, popular 2020. Parei tudo, fiquei no aguardo, aproveitando para avançar com o torninho. Chega o 2020 e até agora não vi possibilidades de adaptá-lo ao meu projeto, ou melhor, nenhum projeto que envolva gauges externas, visão apenas do cenário, instrumentos em outros monitores (há popout, mas quando usamos a segunda gauge, junta tudo), e outras cositas mas. Muito me interessa seu projeto, gostaria de saber o que o amigo pretende, em relação aos pontos que mencionei. Fiz um teste, avançando a câmera na longitudinal e consegui a tela cheia, mas isso é gambiarra. Há promessas do pessoal que desenvolve o Air Manager, que uso para fazer instrumentos, incluindo interação com o arduino, no sentido de uma versão para o 2020. Até lá, não vejo alternativas. Aproveito a ocasião para saudar o "inventor" e o Ricardo... já estive por aqui no passado, minha vida deu uma guinada, bati asas para outros cantos e agora retorno, vida nova, nome novo (apelido), 59 no lombo e cabeça mais "no lugar". Éramos algo como um "3 em 1" aqui no forum. O melhor de nós, faleceu. O segundo, que postava aqui, foi-se para o outro lado do mundo. Eu acompanhei, mas já cumpri a missão por lá. Então, sou o terceiro e último remanescente da turma do 1,99. Caso um de vocês tenha um palpite...
Vguelis, uso e recomendo as placas stargate, adquiridas via Edênio e filho. Tenho duas e estão comigo há quase uma década.
Em podendo ajudar, conte comigo.

Marreta
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 10/09/2020
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 62
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por MarcoAtSantiago Sáb 12 Set 2020, 19:41

Uma ideia para o acionamento do potenciômetro do pedal seria usar um pot deslizante, como mostrado nas imagens abaixo. Fiz uma montagem (canalha) com a sua foto + potenciometro, para dar uma ideia da conexão. Na imagem seguinte, é o método que uso até hoje no meu pedal. A linkagem entre pedal e potenciômetro pode ser feita por uma haste "Z" em um lado e um ball-link do outro. Essa ponta em "Z" e o  ball-link são conexões usadas em aeromodelos

Projeto HC2020 X490xnOl

Projeto HC2020 PfTONHIl

Opções de ball-link
Projeto HC2020 OIP.PKzhNG-m-SF-oEGOVc3GIgHaEH?w=324&h=180&c=7&o=5&pid=1

Projeto HC2020 OIP.jOOWvJ_pruI2vi3PdogBJAHaFh?w=242&h=180&c=7&o=5&pid=1

_________________
https://plus.google.com/+MarcoAntonioSantiago

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Mensagens : 553
Reputação : 63
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Dom 13 Set 2020, 21:59

Marreta escreveu:Meu caro Vguelis, já construí algumas coisas para o FS9, FSX e X-Plane. Estava com um novo projeto para o XP, trabalhando nele há quase 2 anos. Muito tempo? Sim. É que além do projeto em si, um MD-82, tenho o plano B, que seria um Hawker XP 800. Além disso, estou construindo ferramentas para o projeto, incluindo um torno mecânico caseiro. Então surge esse tal MSFS, popular 2020. Parei tudo, fiquei no aguardo, aproveitando para avançar com o torninho. Chega o 2020 e até agora não vi possibilidades de adaptá-lo ao meu projeto, ou melhor, nenhum projeto que envolva gauges externas, visão apenas do cenário, instrumentos em outros monitores (há popout, mas quando usamos a segunda gauge, junta tudo), e outras cositas mas. Muito me interessa seu projeto, gostaria de saber o que o amigo pretende, em relação aos pontos que mencionei. Fiz um teste, avançando a câmera na longitudinal e consegui a tela cheia, mas isso é gambiarra. Há promessas do pessoal que desenvolve o Air Manager, que uso para fazer instrumentos, incluindo interação com o arduino, no sentido de uma versão para o 2020. Até lá, não vejo alternativas. Aproveito a ocasião para saudar o "inventor" e o Ricardo... já estive por aqui no passado, minha vida deu uma guinada, bati asas para outros cantos e agora retorno, vida nova, nome novo (apelido), 59 no lombo e cabeça mais "no lugar". Éramos algo como um "3 em 1" aqui no forum. O melhor de nós, faleceu. O segundo, que postava aqui, foi-se para o outro lado do mundo. Eu acompanhei, mas já cumpri a missão por lá. Então, sou o terceiro e último remanescente da turma do 1,99. Caso um de vocês tenha um palpite...
Vguelis, uso e recomendo as placas stargate, adquiridas via Edênio e filho. Tenho duas e estão comigo há quase uma década.
Em podendo ajudar, conte comigo.

Grande Marreta, como vai?
Sobre o projeto, também dei uma segurada por conta do lançamento. Me dedicando aos poucos somente o rudder, pois ele irá funcionar no MSFS tranquilamente.
Eu penso que o MSFS é muito novo ainda. Creio eu que teremos sim ferramentas ao nosso dispor para seguirmos com esses projetos. Creio que caso essas soluções não existam, não sei se irá "pegar" no mercado por muito tempo, voltando a galera pro XP, Prepar3d, entre outros.
Acredito na evolução do sim, tanto nessas questões como nas questões de voo mesmo.

Hoje não trabalho na aviação, mas fiz todos os cursos, tenho carteira PC/IFR/INVA, pouco mais de 250 horas de voo na real. Não é nada, mas dá pra sabermos e entendermos o que acontece de bom ou ruim em um simulador de voo. Acredito que haverá uma grande evolução no MSFS nos proximos meses e essas questões serão todas resolvidas com o passar do tempo. Eu particularmente não me desanimei pois acredito nisso. Mas, se por ventura, isso não acontecer, temos o XP, temos uma previsão de lançamento do XP12, então continuaremos bem servidos em relação a simuladores.

Inclusive em relação ao projeto, até comecei a pensar e planejar para fazer um home cockpit com o G1000, caso tenhamos mais facilidade para fazer dessa forma amanhã ou depois.
Enfim, aguardemos os proximos updates, os proximos softwares e ferramentas para nosso novo sim.

Comprei recentemente 2 placas stargate tbm, gostei bastante. Seguirei com elas e caso necessário irei comprar mais.

Abraço meu caro.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Dom 13 Set 2020, 22:13

MarcoAtSantiago escreveu:Uma ideia para o acionamento do potenciômetro do pedal seria usar um pot deslizante, como mostrado nas imagens abaixo. Fiz uma montagem (canalha) com a sua foto + potenciometro, para dar uma ideia da conexão. Na imagem seguinte, é o método que uso até hoje no meu pedal. A linkagem entre pedal e potenciômetro pode ser feita por uma haste "Z" em um lado e um ball-link do outro. Essa ponta em "Z" e o  ball-link são conexões usadas em aeromodelos

Projeto HC2020 X490xnOl

Projeto HC2020 PfTONHIl

Opções de ball-link
Projeto HC2020 OIP.PKzhNG-m-SF-oEGOVc3GIgHaEH?w=324&h=180&c=7&o=5&pid=1

Projeto HC2020 OIP.jOOWvJ_pruI2vi3PdogBJAHaFh?w=242&h=180&c=7&o=5&pid=1

Fala Marco, tudo bem?
Então cara, recentemente olhado alguns projetos pensei no pot deslizante. Creio que será a solução.
Ainda não comecei a colocar em pratica, pois irei mudar algumas coisas. Vou tirar esses pedaços de mdf que usei apenas para "ilustrar de verdade" o que eu poderia fazer rs. Irei cortar uma barrra de ferro que comprei para substituir.

Como eu peguei um projeto meio pronto na internet, e decidi mudar ele no meio do caminho, já com as peças 3D impressas, terei que pensar em algumas novas soluções, como por exemplo os freios .
Mas isso é somente uma questão de parar para pensar e desenhar o que fazer. Problema é que ultimamente estou muito corrido no trabalho e com a vida em si, sobrando pouco tempo para verificar isso. Mas creio que essa semana já terei pelo menos as soluções desenhadas e alguma coisa já atualizada do Rudder.
Vou mostrando aqui.

Muitissimo obrigado pela dica. Irei seguir por esse caminho.
Abraço.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Marreta Seg 14 Set 2020, 10:08

Grande Marreta, como vai?
Sobre o projeto...

Pois é, meu caro. De certa forma, estamos na mesma situação, ou seja, modo standby quanto ao simulador. Meu porto seguro ainda é o XP, como no seu caso, e que venha a "12". Também sou do ramo, tenho 59, fui FAB, depois uma Cia e, por fim, voei fora do país na executiva. Hoje colaboro num aeroclube dando instrução, apenas para seguir voando. É trabalho voluntário pois eles estão "fracos das pernas", mais ainda por conta da pandemia. Perto dos 60, achei por bem aquietar o espírito e curtir meu prazo de validade, fazendo o que gosto. Não careço mais "correr atrás". Meu próximo projeto será, provavelmente, o último, e quero caprichar. Você juntou arrojo e improvisação (a querida e necessária gambi) no seu projeto do pedal. Fica difícil sugerir algo diferente agora pois você já avançou muito. A dica do colega Marco, sobre usar pushrod mais pot deslizante, me parece uma excelente saída para seu projeto. Além das placas do Edênio, que são excelentes, me envolvi com arduído, inicialmente achando que era bicho de 7 cabeças, mas me surpreendi. É muito fácil e muito útil. Consigo montar uma pilha completa de rádios, push's, dials e displays, com apenas uma plaquinha. Os instrumentos analógicos também, com servo ou motor de passo, um pouco de mão na massa e temos um "relojinho" metido a real. Caso um dia o amigo deseje algo específico, por ex. um pedal realístico, mesmo linkado, bem como manche e que tais, faça contato. Tenho alguns projetos aqui que surpreendem pela simplicidade e aparência final. Forte abraço.

Marreta
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 10/09/2020
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 62
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Seg 14 Set 2020, 20:23

Marreta escreveu:Grande Marreta, como vai?
Sobre o projeto...

Pois é, meu caro. De certa forma, estamos na mesma situação, ou seja, modo standby quanto ao simulador. Meu porto seguro ainda é o XP, como no seu caso, e que venha a "12". Também sou do ramo, tenho 59, fui FAB, depois uma Cia e, por fim, voei fora do país na executiva. Hoje colaboro num aeroclube dando instrução, apenas para seguir voando. É trabalho voluntário pois eles estão "fracos das pernas", mais ainda por conta da pandemia. Perto dos 60, achei por bem aquietar o espírito e curtir meu prazo de validade, fazendo o que gosto. Não careço mais "correr atrás". Meu próximo projeto será, provavelmente, o último, e quero caprichar. Você juntou arrojo e improvisação (a querida e necessária gambi) no seu projeto do pedal. Fica difícil sugerir algo diferente agora pois você já avançou muito. A dica do colega Marco, sobre usar pushrod mais pot deslizante, me parece uma excelente saída para seu projeto. Além das placas do Edênio, que são excelentes, me envolvi com arduído, inicialmente achando que era bicho de 7 cabeças, mas me surpreendi. É muito fácil e muito útil. Consigo montar uma pilha completa de rádios, push's, dials e displays, com apenas uma plaquinha. Os instrumentos analógicos também, com servo ou motor de passo, um pouco de mão na massa e temos um "relojinho" metido a real. Caso um dia o amigo deseje algo específico, por ex. um pedal realístico, mesmo linkado, bem como manche e que tais, faça contato. Tenho alguns projetos aqui que surpreendem pela simplicidade e aparência final. Forte abraço.

Boa noite amigo.
Pois é, estou me programando para usar a solução sugerida pelo Marco.
Tbm comecei mexer com o arduino faz algumas semanas, bem mais simples do que realmente parece rs..

Vamos pra cima Marreta, vamos trocando ideias, experiencias, e vamos montar esse projeto kkk.
Abraço.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Carlos Peroni Sex 02 Out 2020, 14:14

Muito bom seu projeto to assistindo aqui e já imaginando como vai ficar no final muito bom !!!!
Carlos Peroni
Carlos Peroni
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/05/2020
Mensagens : 19
Reputação : 3
Idade : 35
Simulador preferido : XPlane
Emprego/lazer : Analista de Redes e Segurança da Informação
Nacionalidade : Brasil

http://manutencaodeaeronaves2011-2013.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por vguelis Qui 05 Nov 2020, 15:22

Falaaaa pessoal, tudo certo?
Bom, vamos a algumas atualizações do nosso projeto.

Primeiro de Tudo: Nesse momento, esperando ver o que vai acontecer com o MSFS para que possa usar ele. Aguardando informações, aplicativos e atualizações para implementação de home cockipit.

Devido ao projeto do rudder ser realmente muito complexo, até pela mudança de eletronica que eu quero (no projeto original era baseado em sensores hall, mas quero que seja através de potenciometro), estou iniciando outra tentativa do rudder. Mais simples.

Analisei as dicas dos amigos mas mesmo assim prefiri iniciar uma coisa em mais uma tentativa.

Como no layout do painel principal, eu imagino ele "modular", irei recomeçar a questão do Rudder e já iniciar também as manetes de potencia e Flaps.

PS: Ainda penso em colocar também uma alavanca de trem de pouso, pois me daria a liberdade de voar aviões com trem retrátil.

Abaixo imagens do novo projeto do rudder e das manetes de potencia.

Pedais
Link e créditos: https://www.thingiverse.com/thing:4578174

Projeto HC2020 Img_4510
Projeto HC2020 Screen10
Projeto HC2020 Screen11

Manetes do Motor: (quando eu falo em ser "modular", ela será encaixada no painel principal.) Ainda irei alterar esses arquivos para adicionar a manete do passo da hélice (também para não ficar limitado a unico tipo de avião)
Link e créditos: https://www.thingiverse.com/thing:2918231/files

Projeto HC2020 3002be10
Projeto HC2020 48885210
Projeto HC2020 F042ec10

Dicas e Sugestões são bem vindas pessoal.

_________________
Vinicius Guelis
_______________
Specs: CPU: Intel Core i7 8700k | GPU: ASUS GeForce GTX 1070 Dual 8GB OC 256-bit | MoBo: Gigabit AORUS Gaming Z370M | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 16GB 2x8GB DDR4-2400MHz | SSD: 480GB Kingston SATA  | HD: 2x WD 1TB RAID 0 | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Sharkoon |
vguelis
vguelis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 14/05/2010
Mensagens : 22
Reputação : 0
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto HC2020 Empty Re: Projeto HC2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos