VFR para IFR
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VFR para IFR
Amigos, supondo que sou um fazendeiro brasileiro abastado, aeronave própria, checado IFR, e vou decolar da minha propriedade rural (imaginária hehehe), que obviamente não é controlada, em condições visuais com meu Cessna 182 Skylane e quero ir para um aeroporto controlado que no momento opera em condições IFR. Minhas dúvidas:
- Como abro o plano de vôo?
- Como é feita a fonia?
- Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
- O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.![Yesyes](/users/1814/15/40/02/smiles/991380.gif)
- Como abro o plano de vôo?
- Como é feita a fonia?
- Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
- O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.
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Brentano- Coronel
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Inscrito em : 28/10/2010
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Re: VFR para IFR
Brentano escreveu:Amigos, supondo que sou um fazendeiro brasileiro abastado, aeronave própria, checado IFR, e vou decolar da minha propriedade rural (imaginária hehehe), que obviamente não é controlada, em condições visuais com meu Cessna 182 Skylane e quero ir para um aeroporto controlado que no momento opera em condições IFR. Minhas dúvidas:
1) Como abro o plano de vôo?
2) Como é feita a fonia?
3) Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
4) O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.![]()
1)O plano é feito normalmente, as regras de voo são Z (vfr para ifr). Você deve especificar onde haverá a mudança de regras, ex:
DCT CGH/N0090F110 IFR UW24
Neste caso você voaria VFR até o VOR CGH e depois sobe ao 110, mantem 90kt e prossegue na UW24 até o destino.
2) Não sei dizer exatamente, provavelmente perto de nibga você solicitaria a mudança de regras conforme o plano.
3) Acredito que não.
4) Você preenche conforme pretende voar mas nada impede de depois de decolado pedir proa direta do destino, proa do VOR, etc.
Espero que tenha ajudado.
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Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: VFR para IFR
Grande Paulo, ajudou demais! Valeu!
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Brentano- Coronel
-
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Re: VFR para IFR
Brentano escreveu:Grande Paulo, ajudou demais! Valeu!
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Em teoria sim mas tem muito lugar que tem NOTAM ativo restringindo o plano AFIL então na vida real AFIL é meio que deixado de lado, pelo menos onde voei.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
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Re: VFR para IFR
Valeu Paulo!
Dei uma lida agora na ICA 100-11 e clareou as idéias hehehe.
Já estudei ela, mas como faz tempo que não vôo dentro das regras tinha esquecido de várias coisas básicas.
Dei uma lida agora na ICA 100-11 e clareou as idéias hehehe.
Já estudei ela, mas como faz tempo que não vôo dentro das regras tinha esquecido de várias coisas básicas.
Brentano- Coronel
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Inscrito em : 28/10/2010
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