Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Companhias não conseguem repassar aumento de custos ao consumidor no primeiro semestre Gse_multipart13851

[Brasil] Companhias não conseguem repassar aumento de custos ao consumidor no primeiro semestre

Ir para baixo

[Brasil] Companhias não conseguem repassar aumento de custos ao consumidor no primeiro semestre Empty [Brasil] Companhias não conseguem repassar aumento de custos ao consumidor no primeiro semestre

Mensagem por João Pedro Qua 10 Out 2012, 12:57

Ao contrário do que era previsto, as cias aéreas do país não têm conseguido repassar ao consumidor o processo de aumento de custos que o setor atravessa. Sob um risco de ver a ocupação dos voos cair, as empresas não puderam elevar muito o valor dos bilhetes, mesmo com um excesso na oferta de assentos do primeiro semestre desse ano.

Porém, a prova de que as passagens aéreas ainda não estão pesando no bolso do brasileiro ao menos esse ano é que o item acumula queda de 5,3%, até Setembro desse ano, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A inflação oficial possui uma alta de 3,77% ao ano. Além disso, os números do IBGE referem-se basicamente a passagens compradas para turismo e lazer. Mas onde o movimento de passageiros que voam a negócios é mais intenso, como na ponte aérea Rio-São Paulo, o consumidor se depara com bilhetes caros. O setor prevê que, se os preços subirem amplamente, a nova classe média, que puxou a explosão da demanda nos últimos anos, voltará a andar de ônibus.

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, afirmou: “Estamos num momento em que o passageiro incorporado com a última redução de preço está chegando no limite de sua capacidade. Se o preço subir, muita gente sai do avião e volta para o ônibus”. Um cálculo da entidade aponta que, para cada 1% de aumento de preço, a demanda por transporte aéreo cai 1,4%.

A Tam, maior companhia brasileria, confirma que não pôde realizar o repasse no primeiro semestre, mas vê espaço para as passagens subirem na segunda metade de 2012. A principal base para isso seria uma maior disciplina na oferta vista desde meados do ano. Até o fim do ano, a empresa deverá reduzir a oferta em 2%, e em cerca de 7% em 2013. Na Gol, vice-líder no mercado doméstico, a meta de redução é de entre 2% e 4,5%.

A Vermelhinha não divulgou suas projeções para 2013, mas prevê que o movimento no segundo semestre seja mais intenso. Cláudia Sender, vice-presidente da unidade de Negócios Domésticos da companhia, afirma: “Agora, sim, conseguiremos ver essa retomada no crescimento do preço das passagens. A partir de julho, já começamos a ver isso acontecer mais fortemente”.

A executiva diz que as passagens mais baratas não vão desaparecer do mercado, mas ressalta que o consumidor terá de planejar sua viagem com tempo para conseguir preços baixos: “Ainda existem disponíveis no mercado tarifas de lazer, mas vai ser cada vez mais importante o passageiro se programar com antecedência para comprar”, explica.

Do outro lado, a Gol diz que a combinação de demanda e preço no primeiro semestre ainda não foi o suficiente para fazer um resultado positivo. E a Azul também reconhece que o ano está sendo complicado, mas aposta no ganho de escala que a fusão com a Trip lhe dará para atravessar o período de turbulências.

Em uma avaliação da ABEAR, a saída para que as aéreas voltem a dar lucro está na redução de custos. Para isso, a entidade tem mantido conversas constantes com o governo. Entre os interlocutores estão pelo menos quatro ministros e a ANAC.

Sanovicz afirma que o próximo alvo para diminuir o preço é o QAV, que acumula alta de 18,9% este ano até 1.º de Outubro agora. Além de o querosene custar mais que em outros países, as aéreas reclamam da alta carga de ICMS sobre o insumo. As conversas devem começar nas próximas semanas.

via

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos