Para os conhecedores do Boeing 727...
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Leonardo.Moura
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Para os conhecedores do Boeing 727...
Prezados Amigos
Voar os Boeing 727 até que eu consigo, mas utilizar o autopilot da aeronave nem por reza brava. Sinceramente não sei usar o equipamento. Alguma alma bondosa pode me dar uma orientação à respeito, ou indicar-me algum site onde haja informações como utilizá-lo, preferencialmente de forma ilustrada? Meus agradecimentos antecipados.
Um abraço.
João
Voar os Boeing 727 até que eu consigo, mas utilizar o autopilot da aeronave nem por reza brava. Sinceramente não sei usar o equipamento. Alguma alma bondosa pode me dar uma orientação à respeito, ou indicar-me algum site onde haja informações como utilizá-lo, preferencialmente de forma ilustrada? Meus agradecimentos antecipados.
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João
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Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Faz um tempão que não vejo o painel do 727 mas basicamente é assim:
Ele tem o autopilot do elevator e do aileron. Acionando o do elevator, você controla o pitch através do botão correspondente, aumentando ou diminuindo o pitch para obter a razão que você quer.
Com o autopilot do aileron, você controla o mesmo através do switch rotatório com os vários modos. Ligando o HDG sel, ele voa a proa do HSI, ligando o NAV/LOC ele segue o curso do HSI e o que foi setado no NAV 1.
Ele não possui A/T então vai controlar manualmente os regimes de potência. Portanto pra subida vai colocar o motor no regime de CLB, vai acionar o AP do Elevator e vai controlando o pitch através do switch para obter a razão desejada. Na altitude de nivelamento você aperta o botão ALT HOLD, reduz o motor para manter a velocidade. Na descida é o processo inverso.
Em paralelo vai navegando com o que você precisar, HDG SEL ou NAV.
Ele tem o autopilot do elevator e do aileron. Acionando o do elevator, você controla o pitch através do botão correspondente, aumentando ou diminuindo o pitch para obter a razão que você quer.
Com o autopilot do aileron, você controla o mesmo através do switch rotatório com os vários modos. Ligando o HDG sel, ele voa a proa do HSI, ligando o NAV/LOC ele segue o curso do HSI e o que foi setado no NAV 1.
Ele não possui A/T então vai controlar manualmente os regimes de potência. Portanto pra subida vai colocar o motor no regime de CLB, vai acionar o AP do Elevator e vai controlando o pitch através do switch para obter a razão desejada. Na altitude de nivelamento você aperta o botão ALT HOLD, reduz o motor para manter a velocidade. Na descida é o processo inverso.
Em paralelo vai navegando com o que você precisar, HDG SEL ou NAV.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
creio eu que seja similar ao do b737-200, nossa apanhei muito dele.
o 727 e uma exelente aeronave, mais é como o paulo descreveu ai cima
e o minimo de automação. a carga de trabalho e muito grande.
o 727 e uma exelente aeronave, mais é como o paulo descreveu ai cima
e o minimo de automação. a carga de trabalho e muito grande.
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Barites- Capitão
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Realmente a carga de trabalho é enorme, eu voava de B727 pela rio virtual, e chegar na TMA de São Paulo em horário de pico é bem trabalhoso, temos que levar em conta que um B727 na real necessita de trés tripulantes no cockpit, no virtual é só a gente.
Peterson Lyra- Major
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
bem lembrado peterson, no virtual tem que assumir o trabalho de 3
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Barites- Capitão
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Prezados Amigos
Apesar da explicação do Paulo, ainda assim estou bastante confuso com relação ao funcionamento do autopilot. Porém, é quebrando a cabeça que se chega a uma solução. Agradeço pela ajuda, e vamos que vamos.
Um abraço.
João
Apesar da explicação do Paulo, ainda assim estou bastante confuso com relação ao funcionamento do autopilot. Porém, é quebrando a cabeça que se chega a uma solução. Agradeço pela ajuda, e vamos que vamos.
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João
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Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Eu nao consigo usar direito o altitude hold...

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Leonardo.Moura- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Fortunati escreveu:Prezados Amigos
Apesar da explicação do Paulo, ainda assim estou bastante confuso com relação ao funcionamento do autopilot. Porém, é quebrando a cabeça que se chega a uma solução. Agradeço pela ajuda, e vamos que vamos.
Um abraço.
João
Seja mais específico então, diga o que é que você não entendeu que nós resolvemos. O AP é muito simples, não tem que programar rota nenhuma, ele segue exatamente o que você coloca.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Prezado Paulo
A minha dúvida é a seguinte:
O equipamento que está no painel de instrumentos ( em vermelho ) é usado em conjunto com o autopilot ( em vermelho ), ou é usado apenas o A/P durante o vôo?
Um abraço.
João

A minha dúvida é a seguinte:
O equipamento que está no painel de instrumentos ( em vermelho ) é usado em conjunto com o autopilot ( em vermelho ), ou é usado apenas o A/P durante o vôo?
Um abraço.
João

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Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Fortunati escreveu:Prezado Paulo
A minha dúvida é a seguinte:
O equipamento que está no painel de instrumentos ( em vermelho ) é usado em conjunto com o autopilot ( em vermelho ), ou é usado apenas o A/P durante o vôo?
Um abraço.
João
Os dois fazem a mesma coisa ué. Você liga o AP nas duas alavancas e controla através de um dos paineis. Eu acredito que os dois são interligados nesse 727: Você girando a chave de cima para VOR/LOC, por exemplo, o debaixo deve girar para NAV/LOC também.
Se não girar é só ver qual dos dois que controla efetivamente o AP.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Fortunati.
Tambem não lembro direito, mas voei apenas umas 8500 hrs neles, e
é como o Paulo disse, Vôce, primeiro deixa centralizado, o Knob de Ail/pitch, para que quando vôce engajar, as 2 alavancas, o avião não sair pro lado comandado, mas os mais modernos, de 1970 e poucos, ja vinham, com efeito mola no Knob, tambem sempre engaje, com asas niveladas. O Alt hold, vôce liga nivelado, e ele desengaja, quando vc comanda, up/down, o Nav/Loc segue o VOR, Hdg segue a prôa que vc
seletar no bug do CDI (setinha que vc gira no CDI).
Demais, posso te falar que ele é um piloto automático, manualizado, vc tem que acertar potência, para manter o climb desejado,com a velocidade e ficar cutucando pitch de vez em quando, mas asas ele mantem bem.
Não se esqueça de manter as mãos no manche, sobre forte turbulencia, pois ele desengaja toda hora.
Tambem não lembro direito, mas voei apenas umas 8500 hrs neles, e
é como o Paulo disse, Vôce, primeiro deixa centralizado, o Knob de Ail/pitch, para que quando vôce engajar, as 2 alavancas, o avião não sair pro lado comandado, mas os mais modernos, de 1970 e poucos, ja vinham, com efeito mola no Knob, tambem sempre engaje, com asas niveladas. O Alt hold, vôce liga nivelado, e ele desengaja, quando vc comanda, up/down, o Nav/Loc segue o VOR, Hdg segue a prôa que vc
seletar no bug do CDI (setinha que vc gira no CDI).
Demais, posso te falar que ele é um piloto automático, manualizado, vc tem que acertar potência, para manter o climb desejado,com a velocidade e ficar cutucando pitch de vez em quando, mas asas ele mantem bem.
Não se esqueça de manter as mãos no manche, sobre forte turbulencia, pois ele desengaja toda hora.

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
O de cima é o Flight Director, você deve ajustar ele antes de utilizar o AP, que é o de baixo. Diferente das aeronave mais novas, o FD não é totalmente "automático", você apenas ajusta o modo para que ele se "aprume" no ADI e então utilize os comandos do AP para voar a aeronave na atitude selecionada no FD.
Grande dois setão! Hahaha...que saudades desse DF!
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Brentano- Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Prezados
Agradeço a cada um de vocês pelas explicações. Vou seguir os procedimentos e me habitar com o equipamento.
Um abraço à todos
João
Agradeço a cada um de vocês pelas explicações. Vou seguir os procedimentos e me habitar com o equipamento.
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Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Olá, Fortunati!
Vamos ver se dá pra tentar sanar sua dúvida:
De acordo com a foto que você postou, a parte de cima (o quadrado menor) é apenas o Flight Director, que controlará a seta amarela no meio do horizonte artificial.
Vamos tentar simular uma decolagem com o 727, supondo que ele está alinhado e pronto na pista.
De olho do painel do piloto automatico (quadrado maior), antes da decolagem, você deixa ele exatamente como está na foto! Tudo desligado.
Na bússola tem o BUG do Heading... lá, você pode rodar e deixar na proa que você quiser. Depois a gente fala dele de novo.
Potência de decolagem e vamos lá...
Saiu do chão? OK! Selecione a alavanca da DIREITA (agora vamos falar apenas do segundo quadrado vermelho) onde está escrito ELEV. O avião vai manter o ângulo de subida. Cuidado para não estolar. E se você quiser diminuir ao ângulo de subida? Fácil! Na segunda "rodinha" da esquerda para direita (Escrito TURN) você aperta a parte de cima dela várias vezes que o avião vai diminuindo o ângulo. Só cuidado para não apertar muito, para não começar a descer. Vá controlando a potência para manter a razão de subida desejada. Já estabilizando a subida, é hora de fazermos curvas. É só apertar o botão AIL (o botão da esquerda do ELEV). Ele vai manter o Heading que você setou no BUG. Se você quiser manter a proa, aperta o ultimo botão à direita (HDG HLD). Se quiser virar , vai lá no bug do Heading e escolhe outra proa. Ele vai obedecer. Ao chegar na altitude desejada, aperte o ALT HLD que ele irá manter a altitude. Nesta hora, reduza os motores senão dará Overspeed
Se quiser interceptar um VOR, é só mudar a primeira rodinha para a posição VOR/LOC. Vale lembrar que você precisa estar com uma frequencia válida no rádio para fazer a interceptação
O 727 não tem Auto Throttle. Por isso, você precisará controlar sempre os motores para não estolar ou dar overspeed.
Não sei se consegui ser claro, mas se tiver qualquer outra dúvida, é só dar um toque!
Abração
Vamos ver se dá pra tentar sanar sua dúvida:
De acordo com a foto que você postou, a parte de cima (o quadrado menor) é apenas o Flight Director, que controlará a seta amarela no meio do horizonte artificial.
Vamos tentar simular uma decolagem com o 727, supondo que ele está alinhado e pronto na pista.
De olho do painel do piloto automatico (quadrado maior), antes da decolagem, você deixa ele exatamente como está na foto! Tudo desligado.
Na bússola tem o BUG do Heading... lá, você pode rodar e deixar na proa que você quiser. Depois a gente fala dele de novo.
Potência de decolagem e vamos lá...
Saiu do chão? OK! Selecione a alavanca da DIREITA (agora vamos falar apenas do segundo quadrado vermelho) onde está escrito ELEV. O avião vai manter o ângulo de subida. Cuidado para não estolar. E se você quiser diminuir ao ângulo de subida? Fácil! Na segunda "rodinha" da esquerda para direita (Escrito TURN) você aperta a parte de cima dela várias vezes que o avião vai diminuindo o ângulo. Só cuidado para não apertar muito, para não começar a descer. Vá controlando a potência para manter a razão de subida desejada. Já estabilizando a subida, é hora de fazermos curvas. É só apertar o botão AIL (o botão da esquerda do ELEV). Ele vai manter o Heading que você setou no BUG. Se você quiser manter a proa, aperta o ultimo botão à direita (HDG HLD). Se quiser virar , vai lá no bug do Heading e escolhe outra proa. Ele vai obedecer. Ao chegar na altitude desejada, aperte o ALT HLD que ele irá manter a altitude. Nesta hora, reduza os motores senão dará Overspeed

Se quiser interceptar um VOR, é só mudar a primeira rodinha para a posição VOR/LOC. Vale lembrar que você precisa estar com uma frequencia válida no rádio para fazer a interceptação
O 727 não tem Auto Throttle. Por isso, você precisará controlar sempre os motores para não estolar ou dar overspeed.
Não sei se consegui ser claro, mas se tiver qualquer outra dúvida, é só dar um toque!
Abração
chico.nascimento- Capitão
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Prezado Chico
Agradeço pelas explicações. Vou realizar um vôo e seguir este roteiro.
Um abraço.
João
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Fortunati- Tenente-Coronel
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Re: Para os conhecedores do Boeing 727...
Colega,
Somente vôo o B727 da DreamFleet, no qual modifiquei alguns detalhes como o INS como sistema de navegação, original da época.
Não pode esquecer de colocar o YAW DAMPER em ON, caso contrario os sistemas como profundores, ailerons, etc não funcionarão com o AP ligado.
Bom vôo.
Marcio
Somente vôo o B727 da DreamFleet, no qual modifiquei alguns detalhes como o INS como sistema de navegação, original da época.
Não pode esquecer de colocar o YAW DAMPER em ON, caso contrario os sistemas como profundores, ailerons, etc não funcionarão com o AP ligado.
Bom vôo.
Marcio
Marcio Lagatta- Primeiro-Tenente
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