Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho  Gse_multipart13851

[Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho

Ir para baixo

[Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho  Empty [Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho

Mensagem por Amilckar Qui 26 Jul 2012, 10:00

Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho





O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, firmou nesta terça-feira termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e a empresa de táxi-aéreo Helisul que permite alterações em rotas de voos panorâmicos turísticos pela zona sul carioca.



[Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho  Exemplo-de-rota-modificada-em-vez-de-cruzar-os-bairros-da-urca-botafogo-_1
Exemplo de rota modificada: em vez de cruzar os bairros da Urca, Botafogo e Lagoa,
os helicópteros seguirão agora pela orla até os pontos turísticos
A medida visa reduzir o impacto sonoro produzido pelos helicópteros que circundam, durante o voo, os principais pontos turísticos da região, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Com o acordo, três rotas serão extintas, e outras seis, alteradas.


Quesitos como altitude, horário e raio de distância entre o helicóptero e o ponto turístico também sofrerão alterações. A partir de agora, a altitude para o sobrevoo, que antes era 500 pés, passa a ser 1 mil pés. O sobrevoo, que era feito em horário livre, terá que ser realizado de 9h até o pôr do sol. O raio de visualização do entorno do Cristo Redentor foi ampliado para 600 m, o que anteriormente era 100 m. A rota que circunda o Pão de Açúcar foi extinta.


De acordo com Minc, a expectativa da secretaria é que essas medidas possam diminuir em 60% o impacto sonoro causado pelos helicópteros. "Nós queremos preservar o turismo, o emprego, mas também preservar os tímpanos das pessoas, a saúde auditiva da população". Minc disse que o acordo também vai se estender para outras empresas de táxis-aéreos.


O acordo permite que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, realize medições durante dois meses nos bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico para estudar o percentual de impacto sonoro nessas regiões. "A gente vai calibrar esse entendimento, que pode ainda sofrer alguns ajustes, mas a base é essa", disse Minc.


O procurador-geral da Helisul, Luiz Carlos Munhoz da Rocha, explicou que a medida implementada no heliporto da Lagoa Rodrigo de Freitas agradou aos moradores da região. "Nós temos conversado com a população e todo mundo tem comentado da melhora muito grande no nível de ruídos por conta das modificações que estamos estendendo hoje para outros heliportos", disse.

Leia também: Inea restringe voos panorâmicos, mas regra só vale para uma operadora.


Fontes: Agência Brasil via Terra / Jornal do Brasil

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil]Rio: voos de helicóptero serão alterados para diminuir barulho  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos