Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
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Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Review do Captain Sim Boeing 737-200
SOBRE A BOEING

A empresa foi fundada em Julho de 1916, por William Edward Boeing. Em 1932, lançava o Boeing 247, a aeronave mais avançada feita na América. A primeira encomenda veio da United Airlines, sua cliente até hoje. Em 1937 veio o Boeing 307, primeiro avião norte-americano pressurizado. Com a Segunda Guerra Mundial, a Boeing começou a produzir cada vez mais aeronaves militares. Dai também vieram novas aeronaves comerciais, como o Boeing 377 "Stratocruiser". Com o fim da guerra, a Boeing teve acesso aos projetos alemães. Com a experiência, a Boeing pode desenvolver o modelo 367-80, também conhecido como Dash-80. O Dash-80 foi um dos primeiros aviões à jato e deu origem ao famoso Boeing 707. Com o Boeing 707, a Boeing saiu do "anonimato" para ser conhecida mundialmente como a maior fabricante de aviões comerciais do mundo.
Em 1997 a Boeing comprou a sua rival McDonnell Douglas e continuou o projeto do MD-95, rebatizado de Boeing 717. Mas na mesma década, a Boeing viu surgir uma rival à altura, a Airbus.
SOBRE A CAPTAIN SIM

A história desta empresa, que conta com quatros garotos russos chamados Alex, Eugene, Andrey and Sergey, todos com pais aviadores que ficaram apaixonados pela aviação obviamente devido a proximidade com que tinham por conta dos parentes.
O tempo foi passando e eles ingressaram no ramo aeronáutico como pilotos e mais ou menos em 1995 conheceram o Microsoft Flight Simulator e ficaram impressionados com o produto e suas perspectivas e resolveram torná-lo melhor.
Entre 1998 e 2000 , junto com um grupo de amigos resolveram lançar uma série de produtos freeware. Um painel para o Tupolev Tu-134 bem como painéis e aeronaves para o An-26 e o L-39 com alto nível de precisão e realismo.
Com o sucesso de seu trabalho resolveram entrar no ramo de negócios de simuladores de voo e em dezembro de 1999 a companhia foi fundada. A empresa conseguiu uma ótima reputação mundial.
Atualmente tem escritórios no Canadá, Rússia e Ucrânia com mais de dez pessoas responsáveis pela programação, arte digital, marketing e vendas. Todos os gerentes são ex-pilotos de jato. Para manter suas habilidades de piloto eles agarram qualquer chance de estar em contato com os jatos. Sergey atualmente é um capitão de Boeing 767 em uma grande empresa que faz voos transatlânticos.
SOBRE O BOEING 737-200
O 737-100 e 200 são os modelos da primeira geração de produção de família mais bem sucedido do mundo de aviões a jato, o twinjet Boeing 737.
O 737 foi concebido como um avião de pequena capacidade e alcance para completar a família Boeing de jato de passageiros abaixo da 727, 720 e 707.
Anunciada inicialmente em 1965 com uma capacidade de levar entre 60 a 85 passageiros, entretanto seguindo um conselho da Lufthansa esta capacidade foi aumentada para 100 passageiros. As características do produto incluíram duas turbofans embaixo das asas e 60% da estrutura análoga a do Boeing 727, inclusive com a mesma fuselagem transversal (o tornando mais largo que seu competidores DC-9 e BAC-111).
O Boeing 732-200 tem como diferença em relação a variante -100 uma fuselagem mais alongada em 1,93m tendo seu primeiro voo em 8 de agosto de 1967. Neste mesmo ano, em dezembro, os primeiros aparelhos foram entregues para a United Airlines.
Desenvolvimentos foram efetuados nesta variante incluindo a versão -200C, convertível e de mudança rápida (passageiros em voos diurnos e transporte de cargas a noite) e a empresa oferecia até um kit próprio para aeródromos despreparados. A versão definitiva foi a Advanced, em 1971, apresentando alguns refinamentos aerodinâmicos e outras melhorias.
As vendas do 737-200 excederam em muito as vendas da versão -100 e continuou em produção até 1988, que foi ficou para trás por conta da versão mais avançada do 737-300.
Uma peculiaridade aconteceu aqui no Brasil em relação a este avião. Esta versão ficou conhecida carinhosamente como Breguinha. Tudo isso por conta de uma novela da Rede Globo chamada Brega e Chique, onde o 737-200 era o Brega e o 737-300, mais novo e avançado era o Chique, sendo que esse apelido não foi popular que nem o do Breguinha.
ESPECIFICAÇÕES
TURBINA
737-200 - Duas 64.5kN (14,500lb) JT8D-9As, ou duas 68.9kN (15,500lb) JT8D-15s, ou duas 71.2kN (16,000lb) JT8D-17s, ou duas 77.4kN (17,400lb) JT8D-17Rs com reverso automático.
PERFORMANCE
737-200 - Velocidade máxima 943km/h (509kt), Velocidade máxima de cruzeiro 927km/h (500kt), Velocidade econômica de cruzeiro 796km/h (430kt). Alcance com 115 passageiros e reservas entre 3520km (1900nm) and 4260km (2300nm) dependendo das opções de peso e motores.
PESOS
737-200 - Operação vazia 27,448kg (60,600lb), máximo para decolagem 52,390kg (115,500lb) ou opcionalmente 58,740kg (129,500lb).
DIMENSÕES
737-200 - Envergadura 30.53m (100ft 2in), comprimento 28.67m (94ft 0in), altura 11.29m (37ft 0in). área da asa 91.1m2 (980sq ft).
CAPACIDADE
Tripulação - Dois.
737-200 - Classe única para 1165 passageiros, capacidade máxima de assentos de 130 passageiros com espaçamento de 74cm.
737-200C/QC carga útil de 15,545kg (34,270lb), consistindo de pallets ou containers.
SOBRE O BOEING 737-200 DA CAPTAIN SIM
A versão 1.0 foi lançada em 21 de abril de 2012 e este review foi feito utilizando o 737-200 basepack, que está custando 39,99 euros, tendo ainda a disposição para compra as expansões 737-200C/F custando 14,99 euros, 737-200ADV custando 9,99 euros e 737-100 custando também 9,99 euros. A loja aceita cartões de crédito internacionais e paypal.
INSTALAÇÃO

Após a compra do produto, você recebe um e-mail com o número do pedido e link para download do instalador. Após baixar o produto, inicia-se a instalação com um duplo clique no executável, seguindo avançando nas telas até o ponto onde é pedido o número do pedido e a ativação do produto pela Internet. Procedimento simples e padrão.
DOCUMENTAÇÃO
A documentação do produto está disponível para download na página de suporte do produto da Captain Sim. Os documentos são escritos na língua inglesa, consistindo de quatro arquivos pdf zipados abaixo listados:
Parte 1 - Manual do Usuário - Trata do produto em si, mostrando os pormenores da instalação, animações, do cockpit virtual, painel 2D, teclas de atalho, uso do ACE (Aircraft Configuration Editor) e informações de contato (39 páginas).
Parte 2 - Sistemas da Aeronave - Destaque para este documento, que é muito detalhado, apresentando todos os sistemas com bastante ilustrações e diagramas (139 páginas).
Parte 3 - Procedimento Padrão - Parâmetros para o uso da aeronave (40 páginas)
Parte 4 - Manual de Treinamento da Tripulação - Material com diversas orientações sobre o uso correto da aeronave em diversas fases com a pre-checagem de voo, decolagem, pouso e outros (92 páginas)
LIVERIES
O instalador tras liveries da American Airlines, Air France, British Airways, United Airlines, Canadian North e Lufthansa, além do que, no site da Captain Sim, tem mais de 80 a disposição para download.
ACE (AIRCRAFT CONFIGURATION EDITOR)

Trata-se de um utilitário que serve para as seguinte funcionalidades:
- Possui um instalador de texturas bem prático, onde se coloca a pasta texture do avião a ser adicionado na pasta variants e depois é só escolher para incluir nos liveries.
- Contém um configurador de payload na parte de pré voo onde se adiciona a quantidade de passageiros e a carga desejada
- E finalmente um utilitário que reúne informações do sistema para ser enviada para a Captain Sim para análise em caso de problemas.
IMAGENS
VÍDEO
ANÁLISE
Fiz um voo completo, de curta distância, de Recife (SBRF) a para Fortaleza (SBFZ) para ver na prática como se comporta o 737-200 da Captain Sim e achei o produto ótimo. O percurso foi balizado usando a navegação VOR, que acho fascinante, ao qual achei o avião bem acabado e detalhado, com sistemas funcionais, FPS na média de outros produtos payware. Achei a aeronave bem nervosa em relação a velocidade, você tem que estar monitorando sempre para não exceder os 250kt abaixo de 10.000 pés bem como a velocidade máxima por conta do overspeed. Destaque também pela documentação, que a exemplo do 727-100 e 200F que possuo, é recheada em detalhes. Conta com radar metereológico, semelhante ao do Captain Sim 727-100 e um piloto automático bem rústico, mas funcional.
Faço uma correção em relação ao modo Cold'n'Dark, está disponível sim nos voos gravados no FSX.
Um porém que achei foi que nas visões internas, os strobes vermelhos superiores e inferiores apareciam na parte destinada aos passageiros, como se atravessassem a fuselagem, um detalhe estético que não tira o brilho do produto. Vou pesquisar no fórum deles em busca de uma solução para isto. Também notei que, por exemplo, ao mudar a hora do voo(tipo day para night), ao retornar, o overhead não fixa diversos instrumentos (fuel pumps, seletores de força gen1 e gen2, window heat, pitot static).
De qualquer maneira, recomendo este produto aos participantes do fórum, sendo um enorme prazer de ter esta aeronave em meu hangar virtual, realmente um sonho de consumo para os amantes da aviação sem uso de FMS.
Gostaria de agradecer ao pessoal da Captain Sim e em especial a Tanya Kutcher que me cedeu este produto para análise e review. Sempre muito atenciosos e prestativos.
LINKS
http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=91
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_737#737-200
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_737-200_PP-SMA
Review de Marcelo Fontenele para o Voo Virtual
SOBRE A BOEING

A empresa foi fundada em Julho de 1916, por William Edward Boeing. Em 1932, lançava o Boeing 247, a aeronave mais avançada feita na América. A primeira encomenda veio da United Airlines, sua cliente até hoje. Em 1937 veio o Boeing 307, primeiro avião norte-americano pressurizado. Com a Segunda Guerra Mundial, a Boeing começou a produzir cada vez mais aeronaves militares. Dai também vieram novas aeronaves comerciais, como o Boeing 377 "Stratocruiser". Com o fim da guerra, a Boeing teve acesso aos projetos alemães. Com a experiência, a Boeing pode desenvolver o modelo 367-80, também conhecido como Dash-80. O Dash-80 foi um dos primeiros aviões à jato e deu origem ao famoso Boeing 707. Com o Boeing 707, a Boeing saiu do "anonimato" para ser conhecida mundialmente como a maior fabricante de aviões comerciais do mundo.
Em 1997 a Boeing comprou a sua rival McDonnell Douglas e continuou o projeto do MD-95, rebatizado de Boeing 717. Mas na mesma década, a Boeing viu surgir uma rival à altura, a Airbus.
SOBRE A CAPTAIN SIM

A história desta empresa, que conta com quatros garotos russos chamados Alex, Eugene, Andrey and Sergey, todos com pais aviadores que ficaram apaixonados pela aviação obviamente devido a proximidade com que tinham por conta dos parentes.
O tempo foi passando e eles ingressaram no ramo aeronáutico como pilotos e mais ou menos em 1995 conheceram o Microsoft Flight Simulator e ficaram impressionados com o produto e suas perspectivas e resolveram torná-lo melhor.
Entre 1998 e 2000 , junto com um grupo de amigos resolveram lançar uma série de produtos freeware. Um painel para o Tupolev Tu-134 bem como painéis e aeronaves para o An-26 e o L-39 com alto nível de precisão e realismo.
Com o sucesso de seu trabalho resolveram entrar no ramo de negócios de simuladores de voo e em dezembro de 1999 a companhia foi fundada. A empresa conseguiu uma ótima reputação mundial.
Atualmente tem escritórios no Canadá, Rússia e Ucrânia com mais de dez pessoas responsáveis pela programação, arte digital, marketing e vendas. Todos os gerentes são ex-pilotos de jato. Para manter suas habilidades de piloto eles agarram qualquer chance de estar em contato com os jatos. Sergey atualmente é um capitão de Boeing 767 em uma grande empresa que faz voos transatlânticos.
SOBRE O BOEING 737-200
O 737-100 e 200 são os modelos da primeira geração de produção de família mais bem sucedido do mundo de aviões a jato, o twinjet Boeing 737.
O 737 foi concebido como um avião de pequena capacidade e alcance para completar a família Boeing de jato de passageiros abaixo da 727, 720 e 707.
Anunciada inicialmente em 1965 com uma capacidade de levar entre 60 a 85 passageiros, entretanto seguindo um conselho da Lufthansa esta capacidade foi aumentada para 100 passageiros. As características do produto incluíram duas turbofans embaixo das asas e 60% da estrutura análoga a do Boeing 727, inclusive com a mesma fuselagem transversal (o tornando mais largo que seu competidores DC-9 e BAC-111).
O Boeing 732-200 tem como diferença em relação a variante -100 uma fuselagem mais alongada em 1,93m tendo seu primeiro voo em 8 de agosto de 1967. Neste mesmo ano, em dezembro, os primeiros aparelhos foram entregues para a United Airlines.
Desenvolvimentos foram efetuados nesta variante incluindo a versão -200C, convertível e de mudança rápida (passageiros em voos diurnos e transporte de cargas a noite) e a empresa oferecia até um kit próprio para aeródromos despreparados. A versão definitiva foi a Advanced, em 1971, apresentando alguns refinamentos aerodinâmicos e outras melhorias.
As vendas do 737-200 excederam em muito as vendas da versão -100 e continuou em produção até 1988, que foi ficou para trás por conta da versão mais avançada do 737-300.
Uma peculiaridade aconteceu aqui no Brasil em relação a este avião. Esta versão ficou conhecida carinhosamente como Breguinha. Tudo isso por conta de uma novela da Rede Globo chamada Brega e Chique, onde o 737-200 era o Brega e o 737-300, mais novo e avançado era o Chique, sendo que esse apelido não foi popular que nem o do Breguinha.
ESPECIFICAÇÕES
TURBINA
737-200 - Duas 64.5kN (14,500lb) JT8D-9As, ou duas 68.9kN (15,500lb) JT8D-15s, ou duas 71.2kN (16,000lb) JT8D-17s, ou duas 77.4kN (17,400lb) JT8D-17Rs com reverso automático.
PERFORMANCE
737-200 - Velocidade máxima 943km/h (509kt), Velocidade máxima de cruzeiro 927km/h (500kt), Velocidade econômica de cruzeiro 796km/h (430kt). Alcance com 115 passageiros e reservas entre 3520km (1900nm) and 4260km (2300nm) dependendo das opções de peso e motores.
PESOS
737-200 - Operação vazia 27,448kg (60,600lb), máximo para decolagem 52,390kg (115,500lb) ou opcionalmente 58,740kg (129,500lb).
DIMENSÕES
737-200 - Envergadura 30.53m (100ft 2in), comprimento 28.67m (94ft 0in), altura 11.29m (37ft 0in). área da asa 91.1m2 (980sq ft).
CAPACIDADE
Tripulação - Dois.
737-200 - Classe única para 1165 passageiros, capacidade máxima de assentos de 130 passageiros com espaçamento de 74cm.
737-200C/QC carga útil de 15,545kg (34,270lb), consistindo de pallets ou containers.
SOBRE O BOEING 737-200 DA CAPTAIN SIM
A versão 1.0 foi lançada em 21 de abril de 2012 e este review foi feito utilizando o 737-200 basepack, que está custando 39,99 euros, tendo ainda a disposição para compra as expansões 737-200C/F custando 14,99 euros, 737-200ADV custando 9,99 euros e 737-100 custando também 9,99 euros. A loja aceita cartões de crédito internacionais e paypal.
INSTALAÇÃO

Após a compra do produto, você recebe um e-mail com o número do pedido e link para download do instalador. Após baixar o produto, inicia-se a instalação com um duplo clique no executável, seguindo avançando nas telas até o ponto onde é pedido o número do pedido e a ativação do produto pela Internet. Procedimento simples e padrão.
DOCUMENTAÇÃO
A documentação do produto está disponível para download na página de suporte do produto da Captain Sim. Os documentos são escritos na língua inglesa, consistindo de quatro arquivos pdf zipados abaixo listados:
Parte 1 - Manual do Usuário - Trata do produto em si, mostrando os pormenores da instalação, animações, do cockpit virtual, painel 2D, teclas de atalho, uso do ACE (Aircraft Configuration Editor) e informações de contato (39 páginas).
Parte 2 - Sistemas da Aeronave - Destaque para este documento, que é muito detalhado, apresentando todos os sistemas com bastante ilustrações e diagramas (139 páginas).
Parte 3 - Procedimento Padrão - Parâmetros para o uso da aeronave (40 páginas)
Parte 4 - Manual de Treinamento da Tripulação - Material com diversas orientações sobre o uso correto da aeronave em diversas fases com a pre-checagem de voo, decolagem, pouso e outros (92 páginas)
LIVERIES

ACE (AIRCRAFT CONFIGURATION EDITOR)

Trata-se de um utilitário que serve para as seguinte funcionalidades:
- Possui um instalador de texturas bem prático, onde se coloca a pasta texture do avião a ser adicionado na pasta variants e depois é só escolher para incluir nos liveries.
- Contém um configurador de payload na parte de pré voo onde se adiciona a quantidade de passageiros e a carga desejada
- E finalmente um utilitário que reúne informações do sistema para ser enviada para a Captain Sim para análise em caso de problemas.
IMAGENS
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ANÁLISE
Fiz um voo completo, de curta distância, de Recife (SBRF) a para Fortaleza (SBFZ) para ver na prática como se comporta o 737-200 da Captain Sim e achei o produto ótimo. O percurso foi balizado usando a navegação VOR, que acho fascinante, ao qual achei o avião bem acabado e detalhado, com sistemas funcionais, FPS na média de outros produtos payware. Achei a aeronave bem nervosa em relação a velocidade, você tem que estar monitorando sempre para não exceder os 250kt abaixo de 10.000 pés bem como a velocidade máxima por conta do overspeed. Destaque também pela documentação, que a exemplo do 727-100 e 200F que possuo, é recheada em detalhes. Conta com radar metereológico, semelhante ao do Captain Sim 727-100 e um piloto automático bem rústico, mas funcional.
Faço uma correção em relação ao modo Cold'n'Dark, está disponível sim nos voos gravados no FSX.
Um porém que achei foi que nas visões internas, os strobes vermelhos superiores e inferiores apareciam na parte destinada aos passageiros, como se atravessassem a fuselagem, um detalhe estético que não tira o brilho do produto. Vou pesquisar no fórum deles em busca de uma solução para isto. Também notei que, por exemplo, ao mudar a hora do voo(tipo day para night), ao retornar, o overhead não fixa diversos instrumentos (fuel pumps, seletores de força gen1 e gen2, window heat, pitot static).
De qualquer maneira, recomendo este produto aos participantes do fórum, sendo um enorme prazer de ter esta aeronave em meu hangar virtual, realmente um sonho de consumo para os amantes da aviação sem uso de FMS.
Gostaria de agradecer ao pessoal da Captain Sim e em especial a Tanya Kutcher que me cedeu este produto para análise e review. Sempre muito atenciosos e prestativos.
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http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=91
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_737#737-200
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Review de Marcelo Fontenele para o Voo Virtual
Última edição por Alvega em Sáb 21 Jul 2012, 22:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualizar a análise a pedido do autor)
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Artur Santos
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Boa Fontenele! Belo trabalho!

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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Obrigado cwbspotter

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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Ótima análise Fontenele
Cada review melhor que outro
Este modelo 732 é o que eu acho o mais interessante!


Este modelo 732 é o que eu acho o mais interessante!
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Rodrigo Sotto-Maior- Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Obrigado por mais este review Fontenele.

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Paulo Ricardo

Paulo RKM- Major-Brigadeiro
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Obrigado por esta sua análise ao 737-200 da Captain Sim, Fontenele.

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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Belo trabalho, gostei da análise, Fontenele.
Abraços!

Abraços!
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andre_sp- Moderador
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Muito bok review, Fontenele! Conhecimento nunca é demais!
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Bela analise! tenho ele aqui e acho um dos melhores trabalhos da CS

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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
Concordo com os colegas, conhecimento nunca é demais !
Bom trabalho Fontenele
Bom trabalho Fontenele

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O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
É só pro FSX?
citan- Primeiro-Tenente
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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)



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Re: Captain Sim Boeing 737-200 (Review de Fontenele)
citan escreveu:É só pro FSX?
Sim citan, é para o FSX.
Obrigado ao Augusto e mais uma vez os que opinaram!
Abraços,
Fontenele
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