Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Projeto King Air 350 - Página 5 Gse_multipart13851

Projeto King Air 350

+30
borba342525
Charles Bengaly
Cmtemariano
andre_sp
Fernando Ventura
Ricardo Gonçalves
Gilber
aegoes
Alexandre da Silva
Henrique Coelho
Flavio Ribeiro
gef_leandro
Everaldo
rafaabsl
Osmar
Luftuga_Etzer
flypilot
Maurici Anesi
Márcio José Barbosa
zubaboy
RafaelGomes
Joz
Thiago
Leandro Souza
cwbspotter
Anderson/SBSP
Edenio Rodrigues
Alvega
Bruno Nascimento
Marco Antonio Ferrarini
34 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Ricardo Gonçalves Ter 10 Jul 2012, 23:20

Gostaria de parabenizar o amigo Marco pelo maravilhoso trabalho. Eu. como simples aprendiz que sou, estou maravilhado com o que vi até agora!
Lendo, absorvendo informações e me enriquecendo com tanto conhecimento aqui partilhado. thumbsup
Estou ansioso para ver os novos progressos. Parabéns.

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Projeto King Air 350 - Página 5 Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 11 Jul 2012, 17:20

Inventor escreveu:
Otima noticia, adiante amigo Yesyes , abraços

Sempre, meu caro Edenio.

Maurici Anesi escreveu:Boa noite pessoal

Para o grupo de desenvolvimento, pode contar comigo tambem.
Se reunirmos uma equipe, poderemos fazer um cockpit bem bacana e o pessoal do forum poderá construir tambem.

Valeu, bons voos a todos

Maurici

Valeu Maurici, então agora somos 3; o Joz com a parte técnica pricipalmente do x-plane, voce com a arte em 3d e eu nos rabiscos da "carpintaria"; vamos aguardar, quem sabe apareça mais uns dois malucos.

Ricardo Gonçalves escreveu:Gostaria de parabenizar o amigo Marco pelo maravilhoso trabalho. Eu. como simples aprendiz que sou, estou maravilhado com o que vi até agora!
Lendo, absorvendo informações e me enriquecendo com tanto conhecimento aqui partilhado. thumbsup
Estou ansioso para ver os novos progressos. Parabéns.

Fala Ricardo, muito obrigado por suas palavras de incentivo. Acho que todos nós temos coisas para ensinar e coisas ainda por aprender. E uma boa coisa de se aprender é esse espírito de humildade que voce demonstra.

E como de praxe, não vou perder a oportunidade de mostrar mais algumas fotos.
Bem, cheguei em casa há 2 dias, então só deu tempo de tirar a poeira da cabine e iniciar os ajustes da lateral interna esquerda. Eu já havia feito e fixado as bases de madeira, onde vou instalar caixa de fusiveis, seletora de combustível, saídas de fones, tomada de oxigenio de emergencia e afins. Isso porque farei estas partes em módulos, como no real. A lateral também já havia sido cortada, então só fixei para testar e corrigir os defeitos dos cortes.
Cabe um comentário: quando se faz uma cabine, pelo menos na minha maneira de pensar, voce bola o que vai fazer, pesquisa tudo que puder, faz desenhos, de preferência uma maquete em escala. Antes, já arrumou um espaço, convenceu/conquistou quem divide o ambiente com voce, pensou na sujeira, no arranjo dos fios e localização do PC, isolou o espaço para o seu gato não afiar as unhas na pintura ou o cachorro marcar território nela... beleza, mas quando parte para "bater laje" vai percebendo que um detalhe ou outro inevitavelmente escapa. Esteja sempre aberto a correções e se for preciso, desfaça e faça outra vez. Se a gente olhar os projetos por aí, existem verdadeiros primores de construção. Tem gente que publica filmes e fotos, nossa..., parece uma linha de montagem alemã, tudo brilha, tudo organizado.
Uma coisa posso afirmar: a realidade não é bem essa. É impossível evitar a bagunça assim como pequenos erros no projeto.
O macete é estabelecer estágios. Cumpriu tua meta daquele dia, limpa, organiza. Isso facilita teu trabalho de amanhã.
Na hora de mostrar, voce tira a foto, voce monta o ambiente.
Eu vejo e até conheço pessoalmente construtores que usam um ferramental de outro mundo, principalmente os americanos (aquele pessoal que vive num parque temático). Tudo em CAD, cortado a laser, contagem regressiva para acender o primeiro led... óculos de proteção até para se proteger de mau olhado. Manual até para executar o fs.
Não estou criticando, pelo contrário, tenho até aquela inveja positiva, porque eu queria ser assim, mas não sou. Gosto do improviso. Eu pensei nesse king Air e fui fazendo. Tem coisas que serão necessárias, as quais ainda nem pensei em como fazer, porque para cada avião é uma história diferente. Só sei que sempre consigo dar um jeito, então, bola prá frente. O legal para mim, é ir vencendo os obstáculos.
Por isso, não faço "produção" para tirar as fotos. Voces podem ver claramente os recortes e picotes mal feitos, tudo fruto de erros que precisam ser corrigidos. O importante é que a coisa fique firme, funcione, e que o acabamento final cubra as "burradas".
Na primeira foto, em detalhe, a ventarola. No king air é uma coisa complicada de fazer. Peguem uma foto de um modelo real e notem as curvas e torções na parte de baixo e no pilone do para-brisas. Para fazer isso em madeira, tem que rebolar.
Eu uso pedaços ou tiras de chapas de raio-x para fazer moldes, não economizo fita crepe e não me preocupo em aparafusar as partes, mesmo onde vai ser apenas colado, porque depois de ajustado, o acabamento vai tapar o furo.
O teto vai ser outro capítulo à parte, pois é côncavo, e ainda tem uma barra de metal por onde corre um quebra-sol, ou melhor, um de cada lado. Ainda estou pensando em como fazer esse danado! Só sei que vou fazer e "period".
Então, só posso dizer, escolha bem o material que vai usar, as ferramentas, tenha sempre um aspirador de pó por perto e pense muito no jeito melhor de fazer as coisas. E esse jeito eu posso afirmar: É sempre o jeito mais simples.
Grande abraço
Urubu




Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00622
Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00623
Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00624

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Thiago Qua 11 Jul 2012, 21:18

Só uma pergunta crucial para saber se o projeto realmente valerá o investimento (tempo)... a ventarola vai abrir pra poder correr uma brisa? rsrsrsrs grande abraço, não vejo a hora de comprar minha passagem, boa sorte e é assim mesmo como você descreveu..

_________________
Thiago Berto
Jacarepaguá | Rio de Janeiro

Projeto King Air 350 - Página 5 Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 1059
Reputação : 55
Idade : 40
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qui 12 Jul 2012, 22:45

Thiago escreveu:Só uma pergunta crucial para saber se o projeto realmente valerá o investimento (tempo)... a ventarola vai abrir pra poder correr uma brisa? rsrsrsrs grande abraço, não vejo a hora de comprar minha passagem, boa sorte e é assim mesmo como você descreveu..

Fala Thiago
Cara, voce me pegou nessa.
Quando eu estava projetando a cabine, depois de desenhar o básico, fui pensando nos detalhes.
Vai ter isso, aquilo, vou fazer assim e assado... e chegou na tal ventarola.
Botei o tico e o teco pra conversarem e os miseráveis decidiram que seria bobagem, porque não seria usada.
Hoje me arrependo de ter dado ouvidos aos dois, o tico e o teco.
Seria fácil de fazer, sem mistério, e ficaria mais realista, sei lá, tipo um charminho a mais.
Só que agora Ines é morta, não dá pra cortar sem desmanchar a shell.
Pelo menos vou simular a abertura e colocar aquele fecho de fusca, característico dos king air.
Acaba ficando como lição, se é que posso chamar assim, aos futuros construtores: Se tiver uma ideia, faça.
Num projeto grande, um dia a mais não faz diferença.
Depois fica como eu, com cara de quem perdeu o velório da sogra.
Grande abraço
Urubu


Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por flypilot Sex 13 Jul 2012, 07:55

Bom dia Grande Urubu!

Estou aqui em um pausa no D.O. de LAX da cia. Quero recepcionar o amigo na sua volta ao projeto. Mas me figa uma coisa, voltaste aos charters Europeu??

Um grande abraço ao amigo e estou acompanhando!!
flypilot
flypilot
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 20
Reputação : 1
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Comandante de Boeing 777-200
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Sex 13 Jul 2012, 10:56

flypilot escreveu:Bom dia Grande Urubu!

Estou aqui em um pausa no D.O. de LAX da cia. Quero recepcionar o amigo na sua volta ao projeto. Mas me figa uma coisa, voltaste aos charters Europeu??

Um grande abraço ao amigo e estou acompanhando!!

Grande Fly
LAX me faz lembrar minha primeira (e última) experiência em Venice Beach... foi daí que tirei a impressão e expressão que uso "essa terra é um parque temático".
Mas respondendo tua pergunta, só volto ano que vem... espero. Dei um pulo lá esses dias, mas foi para enterrar uma pessoa, sério, nossa "secretária" faleceu e foi preciso cumprir uns protocolos, além de prestar aquela solidariedade brasuca à irmã da mesma. A sorte é que por lá não há preocupação com antecedentes criminais da substituta.
Nessa aventura, pegamos 36C perto de Stuttgart. Hoje, aqui no Paraná, com sol, deve estar no máximo uns 10C... parece piada, mas não é.
Agora pense num chofer de TB850... que inveja do teu triplo 7.
Grande abraço tchê
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 21 Ago 2012, 17:20

O nosso Urubu-rei sumiu, será que bateu asas e foi para a Holanda ??? scratch , abraços

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qui 23 Ago 2012, 16:37

Inventor escreveu:O nosso Urubu-rei sumiu, será que bateu asas e foi para a Holanda ??? scratch , abraços

Fala Edenio
Acertou em cheio.
Até peço desculpas aos amigos do forum pois não dou "as caras" faz tempo.
Mas o projeto segue firme, apenas não pude mexer na parte física, obviamente pela distância.
Mas como disse, segue firme, no quesito instrumentos. Estou aproveitando "algum tempo desse tempo" para desenvolver a proline 21 em xml.
A parte de FMS, radios, moving map, traffic e weather radar já está devidamente compatibilizada e operacional.
Estou finalizando a parte superior do pfd, restando apenas a parte de motores na mfd, que é bem mais fácil.
Então, posso dizer aos amigos que vai sair um king air modernão, glass cockpit, quase um boeing ng...
Grande abraço e breve retornaremos à carpintaria.
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Thiago Sex 24 Ago 2012, 20:51

Poxa Marco, será que você vai disponibilizar essa suite de avionicos sua ae? Vender, sei lá... fiquei interessado, um Proline 21 com database atualizável, vai ser digno de ser pay.. grande abraço, aguardamos novidades.. thumbs3

_________________
Thiago Berto
Jacarepaguá | Rio de Janeiro

Projeto King Air 350 - Página 5 Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 1059
Reputação : 55
Idade : 40
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por zubaboy Sex 24 Ago 2012, 20:56

O Urubu voltou!!! O Urubu voltou !!! O Urubu voltou !!!
Estava chateado pensando que o nosso Urubu tinha voado para terras distantes e que não voltaria mais.
Vamos continuar curtindo o seu excepcional trabalho. Que legal !!
zubaboy
zubaboy
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/12/2009
Mensagens : 145
Reputação : 21
Idade : 76
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : aposentado/simulação, plastimodelismo, historia militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Sáb 25 Ago 2012, 21:08

Thiago escreveu:Poxa Marco, será que você vai disponibilizar essa suite de avionicos sua ae? Vender, sei lá... fiquei interessado, um Proline 21 com database atualizável, vai ser digno de ser pay.. grande abraço, aguardamos novidades.. thumbs3

Fala Thiagão
Pois era para ser um painel analógico mas quando a gente pesquisa, inevitavelmente acaba se deparando com as variáveis.
Passei a olhar o proline 21 mais de perto, achei os manuais, 194 mb em PDF, são vários documentos, só um deles tem 632 páginas, enfim, deu trabalho, mas só estudei as partes que se aplicavam ao projeto.
Pensei em várias possibilidades para montar a suite, cogitei entre várias linguagens mas optei por XML pois já sabia alguma coisa. As outras eu teria que aprender. Pensei até em mudar para o x-plane 10, mas quando descobri a mão de obra que é mexer com os tais instrumentos genéricos, desisti. Consegui até rodar o xp10 multimonitor, com 5 telas, com apenas uma vga. Mas quando tentei o projetor, as coisas complicaram.
Foquei então no fsx, mas tive que adaptar o painel do ejet 175 da wilco no beech 1900 da pmdg.
Depois que compatibilizei ambos, passei o modelo para um king air normal. Tentei usar o da carenado mas não consegui adaptar.
Contei esta história para explicar que, não será uma suite pronta para consumo. Se voce ou algum outro colega se interessar e tiver esses software que mencionei, passo os instrumentos que estou fazendo e o procedimento para o merge, sem problemas.
Dinheiro... pela minha parte, não cobrarei. O interessado teria que pagar pelo ejet e pelo pmdg.
Sem falsa modéstia, até agora o trabalho está ficando muito bacana, bem realista.
As partes que usei do painel da wilco foram weather radar, moving map, traffic e fms; do pmdg foi o modelo.
O resto, vai ser tudo made by urubu. Muito "zorder" e "draw gauges".
Logo retornarei e retomarei a parte física do projeto, já estou com saudade.
No mais, grande abraço e matenha contato.


zubaboy escreveu:O Urubu voltou!!! O Urubu voltou !!! O Urubu voltou !!!
Estava chateado pensando que o nosso Urubu tinha voado para terras distantes e que não voltaria mais.
Vamos continuar curtindo o seu excepcional trabalho. Que legal !!

Grande Zuba, valeu a força, como sempre. Fico feliz que o amigo sinta falta desse humilde carpinteiro.
Breve postarei algumas fotos dos instrumentos, talvez um vídeo, para que os amigos opinem.
Forte abraço e continue ajudando com seu caloroso incentivo.
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Projeto dentro de projeto

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Dom 02 Set 2012, 15:58

Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00639

Olá aos amigos.
De volta em casa, por assim dizer, gauges do king air em adiantado estado de confecção.
Minha ideia é pegar no batente e botar logo essa coisa para voar.
Mas, e sempre tem um "mas", um colega me pediu para construir um cessna, para antes do natal.
Eu pergunto... é mole? e tem que ser um pressurized skymaster.
O pior é que o culpado sou eu mesmo, porque em conversa anterior, eu havia sugerido a ele esse avião, pelo tamanho, ideal para apartamento, e porque particularmente acho um modelo bacana e bem ousado na engenharia. Só não imaginei que viesse essa proposta.
Além da amizade e, como o urubu não vive de brisa, e como a proposta veio bem recheada...
Resumindo... os amigos vão ter que aturar o urubu fazendo dois cockpits.
Segue o king air, na parte de software e o que der pra fazer na parte física, entra o 337 com tudo, em rítimo acelerado para voar no natal... eu espero.
Bom, comecei ontem a finalizar as pesquisas de medidas e hoje cortei a base do mip.
Tirei essa foto para mostrar a diferença de tamanho.
A parte cortada vai aumentar 6mm na largura por causa da cobertura externa mas, como podem ver, cabe dentro do king. Esse avião tem 1,51 m de altura. O king tem 1,45 m de altura interna, então quase caberia inteiro dentro dele.
Bom, é isso por hoje. Espero que alguém aproveite esse projeto pois é ideal para quem tem pouco espaço.
E conto com o apoio dos amigos. Vou abrir outro tópico, quando estiver mais adiantado.
Grande abraço.
Urubu


Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Ricardo Gonçalves Seg 03 Set 2012, 15:24

Grande amigo Urubu...com mais novidades por aí thumbsup
E deve ser aquela novidade! Nos mantenha informado, estou interessado neste novo projeto.aplauso

Grande abraço.

_________________
Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Projeto King Air 350 - Página 5 Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1673
Reputação : 247
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 03 Set 2012, 20:44

Tenho em mente construir meu (sonhado) cockpit, trata-se apenas do painel de instrumentos, quadrante, switches, pedais. Usando bancos de automóveis. Eu particularmente não gosto do desenho externo do 337 pressurized skymaster, mas como pretendo montar um painel genérico, ficarei de olho nas suas medidas.

Um abraço!

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 04 Set 2012, 13:37

Ricardo Gonçalves escreveu:Grande amigo Urubu...com mais novidades por aí thumbsup
E deve ser aquela novidade! Nos mantenha informado, estou interessado neste novo projeto.aplauso

Grande abraço.

Fala Ricardo
É isso meu amigo, vamos ver se dou conta do recado.
Não tenho muito mais tempo por aqui, fico até março de 2013, no máximo.
Me comprometi a construir o cessna e como envolve dinheiro tenho que cumprir. O king air é como se fosse um capricho, mas quero finalizar ou pelo menos passar ele bem adiantado. Vamos ver no que dá.
Certamente continuarei postando os avanços e contando com o incentivo do pessoal.
Forte abraço.
Urubu

Flavio Ribeiro escreveu:Tenho em mente construir meu (sonhado) cockpit, trata-se apenas do painel de instrumentos, quadrante, switches, pedais. Usando bancos de automóveis. Eu particularmente não gosto do desenho externo do 337 pressurized skymaster, mas como pretendo montar um painel genérico, ficarei de olho nas suas medidas.

Um abraço!

Fala Flavio, pois é, realmente o skymaster (os dois modelos), é meio polêmico. Tem gente que adora, como o amigo que me pediu para construir, outros acham-no extremamente feio. Eu admiro a ousadia da engenharia no projeto dele.
Mas se voce quer construir só o painel, manche, pedais e manetes, caso precise das medidas, eu te passo sem problema. O skymaster é um pouco diferente dos cessna 172 e 182.
Vamos falar do 172 que é mais tranquilo:
Largura do painel, onde termina a parede lateral e começa o para-brisa: 103mm exatos.
Altura do piso até o ponto mais alto da cobertura do painel: 93 cm.
Comprimento do glareshield, do para brisa até a borda: 29,5 cm.
Distancia do manche para o painel, todo picado: 17 cm; todo cabrado: 34 cm.
Do piso até a base do painel: 48 cm.
Manete de potencia, totalmente recuada, em marcha lenta: 14 cm.
Essas são algumas principais, já dá para voce começar.
Um detalhe, se quiser fazer bem realista, precisa de um monitor wide, com pouca altura, para o piloto e outro 15" ou 17" para a pilha de radios.
Lembrando, os instrumentos tipo velocimetro, altimetro, rpm, vor's, etc., têm todos 78 mm de diâmetro, contando aquela borrachinha preta que veda o vidro por baixo.
Outra coisa, mas isso é opinião particular minha. Instrumentos podem ser os do FS, facilmente melhorados com qualquer programa tipo gimp, psp, ou outro qualquer.
Pagar por isso eu acho um absurdo, mas tem gente vendendo.
Um painel desses, feito em casa, sai por menos de R$ 500,00, e se alguem duvidar, eu provo.
Mas quem não tem nenhuma habilidade manual mas tem dinheiro sobrando... tem por aí por vários milhares de reais. Cá entre nós... vale a pena tentar fazer em casa.
Não é crítica a ninguém, por favor, só um comentário bem intencionado.
Grande abraço
Urubu
Urubu



Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Flavio Ribeiro Ter 04 Set 2012, 15:44

Urubu, valeu pelas valiosas informações. Eu sei que fica mais realista e bonito o monitor coberto por uma tampo onde possamos ver apenas os gauges por orifícios nesse tampo... coisa e tal...

mas pretendo usar meu futuro cockpit para simular diferentes aviões, principalmente mono e bi-motores. Por isso a ideia é usar monitores para os gauges.

Ainda tô desenhando e redesenhando... espero que em dois meses eu desenrole alguma coisa. Por isso visito o fórum todos os dias para estudar as soluções dos companheiros e ver as que se adequam a meus planos e à minha realidade.

Um abraço!

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Qua 05 Set 2012, 12:04

Flavio Ribeiro escreveu:Urubu, valeu pelas valiosas informações. Eu sei que fica mais realista e bonito o monitor coberto por uma tampo onde possamos ver apenas os gauges por orifícios nesse tampo... coisa e tal...

mas pretendo usar meu futuro cockpit para simular diferentes aviões, principalmente mono e bi-motores. Por isso a ideia é usar monitores para os gauges.

Ainda tô desenhando e redesenhando... espero que em dois meses eu desenrole alguma coisa. Por isso visito o fórum todos os dias para estudar as soluções dos companheiros e ver as que se adequam a meus planos e à minha realidade.

Um abraço!

Fala Flavio
Rapaz, relendo teu outro comentário, vi que acabei colocando a corroça na frente dos bois.
Acho que estou tão envolvido nessa coisa de construção e gauges e tal, que interpretei errado tua intenção.
Não sei de onde tirei que voce queria montar um cessna... o urubu está ficando velho.
Mas, em todo caso, vai fundo no teu projeto porque um genérico também é muito bacana.
Se precisar de alguma informação, pode contar comigo no que estiver ao meu alcance.
Inclusive, só a título de sugestão, mesmo num cockpit genérico, voce pode usar, por exemplo, placas de eucatex diferentes, vazadas cada qual para uma determinada disposição de instrumentos.
Cada vez que for voar um modelo, coloca o painel adequado na frente dos monitores.
Uma outra dica, vai do teu gosto, eu já usei aquelas caixas de cd/dvd (a parte de acrílico transparente que geralmente é bem fina) como vidro para os instrumentos. É só riscar bem com estilete, apoiar perto do risco e forçar que ela quebra bem reta e voce dimensiona de acordo com o mostrador. Depois é só colar por trás do eucatex ou fazer a caixa do instrumento ressaltada e colar por dentro. Dá um efeito bem legal.
No mais, grande abraço e "senta a pua" no projeto.

E como de costume, vou aproveitar essa resposta para mostrar a voce e aos outros amigos, os progressos que consegui nos instrumentos do king air.
Desculpem a qualidade da imagem, eu faço print screen no fs, depois uso o pré-histórico psp 7 para reduzir a imagem, então fica essa... vamos dizer... porcaria.
Ainda falta ajustar algumas posições, fontes e cores, mas ao menos está tudo funcionando.
A parte do moving map não é igual à proline 21, mas parece, ou engana. O restante procurei fazer bem fiel.

É isso, grande abraço a todos.
Urubu

Projeto King Air 350 - Página 5 Fsx_teste

Editando: A parte do moving map, dentro da rosa-dos-ventos, é do ejet 175 da wilco, o resto eu fiz em xml.
Essa tela é o pfd do piloto, setada na opção que mostra dados de voo, navegação e instrumentos do motor.
Ela tem o modo normal, sem as indicações de motor, e o moving map pode ser revertido para mostrar ils ou o flight plan. Isso me custou uns 3 fios a mais de cabelo branco. Valeu, abraços.

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Flavio Ribeiro Qua 05 Set 2012, 13:44

Marco Antonio Ferrarini
Mas, em todo caso, vai fundo no teu projeto porque um genérico também é muito bacana.
Se precisar de alguma informação, pode contar comigo no que estiver ao meu alcance.
Inclusive, só a título de sugestão, mesmo num cockpit genérico, voce pode usar, por exemplo, placas de eucatex diferentes, vazadas cada qual para uma determinada disposição de instrumentos.

Grande Ideia ter um tampo vazado para os gauges de cada avião, em placas de eucatex. Talvez encontre pra comprar pela internet vou fazer uma busca.

Sobre o acrílico reaproveitado de caixas de CD, acredito que o vidro não seja difícil de conseguir e mais transparente. Aí o que pode pegar é a espessura. na hora a gente vê.

E como de costume, vou aproveitar essa resposta para mostrar a voce e aos outros amigos, os progressos que consegui nos instrumentos do king air.

Cara tu fez progressos!

Parabéns!

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Sáb 29 Set 2012, 20:32

Caros amigos...
Ando meio sumido porque a coisa por aqui não está moleza.
Até essa casa aqui da praia já está vendida e como toda casa de praia, foi com tudo, menos meus 6 gatos.
Poderei utilizá-la até março do ano que vem, mas a gente se sente meio esquisito porque agora, até a mobília não me pertence mais...
O lado bom é que o novo proprietário é um velho e querido amigo, desde os tempos de FAB.
É um camarada que não gosta muito de aparecer mas gosta de construir cockpits e o faz com maestria.
Aprendi muita coisa com ele e até já trabalhamos juntos em outro projeto.
Provavelmente deixarei o king air com ele e vou tentar convencê-lo a se cadastrar na Voo Virtual para mostrar a continuação dos trabalhos.
Por enquanto o king air está na garagem (literalmente) coberto com uma capa para automóveis.
Como disse anteriormente, aceitei uma proposta para construir um cockpit do cessna 337.
Tenho um prazo para terminá-lo, até meados de dezembro, mas sinceramente, não acredito que irei conseguir cumprir, porque a pressa é mesmo inimiga da perfeição.
Caso eu tenha que desfazer o negócio com a pessoa que encomendou, vou tentar deixá-lo pronto até março e disponibilizá-lo para venda, através desse amigo que adquiriu minha casa.
O cockpit é desmontável, sendo que cada parte passa por uma porta de 80 cm. Ele tem 1,30 m de comprimento, 1,22 m de largura e 1,43 m de altura, sem a base móvel que deve dar mais uns 10 cm.
Vai com os 2 monitores dos instrumentos, mais a eletronica (placas, chaves, luzes, etc), manches e pedais, duplo comando, as seis manetes, bancos, pintura, acabamento caprichadinho, enfim, completinho. E poderá ser adaptado para FS9, FSX ou X-plane.
O valor tratado foi R$ 7.000,00 e será mantido para qualquer outro interessado, caso não concretize com a pessoa que encomendou. A questão do transporte fica por conta da "vítima", mas ele desmontado, acho que cabe até numa kombi.
Segue uma foto do estágio atual com parte da estrutura e a base da portinhola inferior já montadas.
Caso alguém tenha interesse, me envie uma MP ou email para combinarmos uma possível reserva.
Abraços a todos.
Urubu

Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00676

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Seg 01 Out 2012, 16:46

Projeto King Air 350 - Página 5 Dsc00678

Teste da estrutura da porta, cessna 337.
A parte superior está com 180 graus para cima mas, na verdade, vai abrir até aproximadamente 90, como no real, mantida por um pistão.
Valeu.
Urubu

Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Thiago Seg 01 Out 2012, 20:50

Me entristece ver mais um projeto inacabado seu grande mestre urubu... os instrumentos do post anterior ficaram lindos. Desejo-lhe sucesso na nova empreitada com o 337, mas ainda preferiria ver o kingão voando.. No

_________________
Thiago Berto
Jacarepaguá | Rio de Janeiro

Projeto King Air 350 - Página 5 Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 1059
Reputação : 55
Idade : 40
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 01 Out 2012, 21:41

Thiago escreveu:Me entristece ver mais um projeto inacabado seu grande mestre urubu... os instrumentos do post anterior ficaram lindos. Desejo-lhe sucesso na nova empreitada com o 337, mas ainda preferiria ver o kingão voando.. No

2

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 01 Out 2012, 23:03

Flavio Ribeiro escreveu:
Thiago escreveu:Me entristece ver mais um projeto inacabado seu grande mestre urubu... os instrumentos do post anterior ficaram lindos. Desejo-lhe sucesso na nova empreitada com o 337, mas ainda preferiria ver o kingão voando.. No

2
É triste mesmo, ele começa os projetos com tanto entusiasmo, construindo com tanto esmero, com tanta riqueza de detalhes.
De repente alguma coisa acontece e ele se vê impossibilitado de seguir até o final. scratch
Só nos resta desejar exito no novo desafio. thumbsup
Estaremos sempre torçendo por um final feliz.
Avante amigo Yesyes , abraços

_________________
Projeto King Air 350 - Página 5 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Show de bola!

Mensagem por Fernando Ventura Ter 02 Out 2012, 00:25

Olá Marco,

Parabéns pelo belo projeto. Acho que o pior de tudo é conciliar tempo de montagem e a ansiedade de ver a "máquina voando".

Abs,

Fernando Ventura

Fernando Ventura
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2012
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 59
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Marco Antonio Ferrarini Ter 02 Out 2012, 15:41

Thiago escreveu:Me entristece ver mais um projeto inacabado seu grande mestre urubu... os instrumentos do post anterior ficaram lindos. Desejo-lhe sucesso na nova empreitada com o 337, mas ainda preferiria ver o kingão voando.. No

Flavio Ribeiro escreveu:
Thiago escreveu:Me entristece ver mais um projeto inacabado seu grande mestre urubu... os instrumentos do post anterior ficaram lindos. Desejo-lhe sucesso na nova empreitada com o 337, mas ainda preferiria ver o kingão voando.. No

2

Inventor escreveu:
Flavio Ribeiro escreveu:

2
É triste mesmo, ele começa os projetos com tanto entusiasmo, construindo com tanto esmero, com tanta riqueza de detalhes.
De repente alguma coisa acontece e ele se vê impossibilitado de seguir até o final. scratch
Só nos resta desejar exito no novo desafio. thumbsup
Estaremos sempre torçendo por um final feliz.
Avante amigo Yesyes , abraços

Fernando Ventura escreveu: Olá Marco,

Parabéns pelo belo projeto. Acho que o pior de tudo é conciliar tempo de montagem e a ansiedade de ver a "máquina voando".

Abs,

Fernando Ventura


Amigos
Pois é.
Mais uma vez, com sua sagacidade, o Thiago, o Edenio e o Flavio me dão oportunidade de prestar esclarecimentos.
Nem preciso dizer o quanto os considero, então pensem...
se um cara gasta um tempão, queima a cuca um monte, trabalha prá caramba, tanto física quanto mentalmente para desenvolver um projeto, mesmo tratando-se de apenas um "home cockpit", e de repente interrompe o trabalho para se dedicar a outro, ora bolas, ou é um maluco ou algum motivo muito sério essa pessoa deve ter. Garanto que ainda não fiquei maluco... eu acho.
Voces me conhecem lá do outro forum, dos tempos do Legacy... me digam, teve ou não teve bastante gente que se inspirou naquele humilde trabalho para fazer o próprio, teve ou não teve muita gente que aprendeu alguns simples truques de 1,99 com o amigo Urubu.
Sei que voces se lembram, eu dei de presente um projetinho, para quem quisesse, fazer um FMS usando apenas uma plaquinha de teclado.
Ou ter mais de 300 chaves e botões para o FS, nesse mesmo projeto.
Ganhei o que com isso? Um xarope, pegando no meu pé e dizendo que o projeto era copiado, ou coisa assim...
Nunca quis ganhar nada, mas se algum colega aproveitasse o projeto e dissesse obrigado, nossa, para mim já seria o máximo.
Esse King Air, relendo os posts ontem, quantos amigos disseram ter se inspirado e partido para a construção ou melhoria do seu próprio projeto. Está aí minha recompensa.
O Legacy eu passei para outra pessoa naquela época porque fui voar TBM 850 na europa, o sonho de um monte de gente, que esse pobre aqui conseguiu na pura sorte, pois no Brasil, sou considerado aleijado porque quebrei o pé num acidente de moto.
Lá, ajudei num Lear 45 que ficou lindão. Não mostro as fotos porque não tenho autorização dos donos.
Fiz meu MD 82 e não vou mostrá-lo porque não quero, é um capricho meu. O Urubu é especialista em 1,99 e o maddog ficou um pouco acima desse valor. Talvez algum dia eu volte aqui e mostre as fotos, sei lá, se eu mudar minha maneira de pensar, não sou preso a nada.
Falei do Skymaster, mostrei algumas fotos, ok. Estou fazendo, não para mim, é para vender.
Vou ser muito franco, falei o valor e ficarei muito feliz se ele ficar com alguém que eu conheça.
Se alguém acha que estou pensando no dinheiro, errou pois não dou a mínima; preciso, como todo mundo, mas não abro mão das coisas simples da vida por causa de grana. Nem vou falar para onde vão os 7.000,00 porque iria parecer auto-promoção.
O King Air está bem adiantado e já foi doado para meu amigo Américo, que vai terminá-lo e talvez mostrá-lo aqui, e pelo que conheço dele, vai ficar melhor do que eu faria.
O Cessna, vou terminar e mostrar aqui porque essa "fama" de trabalho inacabado me magoa.
Embora que para mim, não importa o resultado final, o legal é o processo, onde a gente aprende com os proprios erros e pode passar alguma coisa para outras pessoas.
Nesse momento, a pessoa de minha família que estava para morrer, morreu.
Só não volto para minha nova casa agora porque ainda tenho muita coisa para resolver aqui e meu trabalho está previsto para reiniciar só no ano que vem, então, segue o skymaster para me esfriar a cuca.
No momento, o que eu gostaria de receber, seria o incentivo dos muitos amigos que fiz por aqui, mesmo que virtuais, nesse outro projeto.
E vocês serão os próximos a me dar esse apoio, estou certo disso.
O primeiro foi o amigo Fernando Ventura.
Sabe o Luizinho, aquele, voces conhecem, o Camões... ele escreveu "por grandes obras que vão realizando, se vão da lei da morte libertando".
Já eu, simples e mortal, me conformo com pequenas obras, que da lei do esquecimento, talvez me libertem por algum tempo.
Abraço a todos.

Urubu


Marco Antonio Ferrarini
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/05/2012
Mensagens : 86
Reputação : 10
Idade : 62
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto King Air 350 - Página 5 Empty Re: Projeto King Air 350

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos