Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Nuvens e Clima Gse_multipart13851

Nuvens e Clima

4 participantes

Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Nuvens e Clima

Mensagem por edersonbilck Sáb 13 Ago 2011, 17:27

Nuvens e Clima Nu

Classificando as Nuvens, 1 – Quanto a altura de sua Base, Nuvens Baixas – Até 2 KM acima da superfície , todas podem produzir precipitações e são de estrutura LIQUIDA, Nuvens Médias - Até 2 a 4 KM (nos pólos) , de 2 a 7 KM (nas regiões temperadas) e de 2 a 8 KM (nas regiões tropicais e equatoriais). São de Estrutura mista (água e cristais de gelo), Nuvens Altas - Todas as nuvens que se encontram acima das médias . São sempre de estrutura SÓLIDA (cristais de gelo) e não produzem precipitações, 2 – Quanto ao Gênero São Nuvens Cumuliformes – Todas aquelas que possuem a palavra CUMULUS associada ao seu nome (Cc , Ac , Cu , Cb ) Formam se em equilíbrio instável , sendo portanto turbulentas tanto dentro quando fora delas, São Nuvens Estratiformes – Todas aquelas que possuem a palavra ESTRATUS associada ao seu nome (Cs , As , Ns , St ) . Formam – se em equilíbrio estável , portanto não são turbulentas.

O gradiente adiabático é nada mais do que a diferença de temperatura entre a superfície e a tropopausa dividida pela altitude. AStratus St Nuvem escura de aspecto ameaçador , sem contudo ser turbulenta no seu interior , pode produzir chuva de moderada a forte e até neve. Pode haver formação de gelo tipo Escarcha quando se voa dentro desta nuvem,
Stratocumulus Sc É uma nuvem que tem uma característica especial : Ela tem 2 equilibrios estabilidade e instabilidade . Só é turbulenta no seu interior e é a única que se forma em equilíbrio condicional. Pode produzir chuva fraca e neve,
Cumulus Cu Pode ser encontrado na forma de Cumulus Humílis ou Cumulus de bom tempo , não produz nenhum tipo de precipitação , sua estrutura é líquida e são de pequeno desenvolvimento

razão para esta diferença de temperatura é que a absorção de radiação solar ocorre na superfície, aquecendo as porções mais baixas da troposfera, mas a perda de radiação pela Terra ocorre no topo da atmosfera terrestre. Este processo mantém o balanço geral térmico da Terra.

Cumulonimbus Cb É a nuvem de maior desenvolvimento . Tem em média 8 KM de espessura , e se forma normalmente entre 700 a 1.500 m . É a nuvem da trovoada , por isso é a mais perigosa , quando se vê esta nuvem pode se esperar um fenômeno denominado WINDSHEAR , no qual é extremamente prejudicial a qualquer aeronave , ela pode também gerar queda de granizo.

Altostratus As Véu Espesso e uniforme que encobre total ou parcialmente o céu , podendo produzir chuva leve , normalmente contínua e até neve. Não provoca o HALO , se voar dentro deste tipo de nuvem pode estar sujeito a formação do Gelo tipo ESCARCHA, Nimbostratus Ns Nuvem escura de aspecto ameaçador , sem contudo ser turbulenta no seu interior , pode produzir chuva de moderada até forte e inclusive neve . Também esta sujeito a formação de gelo ESCARCHA quando se voa dentro desta formaçã.




MAIS EXEMPLOS DE NUVENS,Variedades Especiais de Nuvens : 1)Lenticulares – Adquirem uma forma de lente , formam – se na presença de ondas orográficas , a sotavento no TOPO destas ondas, - Stratocumulus Lenticularis (Ate 2 KM), - Altocumulus Lenticularis (Níveis Médios), - Cirrostratus Lenticularis (Níveis Altos), 2) Mamatus – Indicam Agitação extrema e grande turbulência dentro da nuvem . Surgem com formas arredondadas na base da nuvem , exatamente lembrando um seio feminino.

Nuvens e Clima Nu2

Nuvens e Clima Nu3

Mais exemplos de nuvens, NESTE CASO ESTA EM FT, PARA NOS PILOTOS ESTA DENTRO DO PADRAO PARA CALCULOS E PARA MINHA DIVISAO TAMBEM

As massas de ar na atmosfera sobem e descem, e também sofrem mudanças de temperatura. A taxa de mudança da temperatura em uma determinada massa de ar pode ser maior ou menor do que o gradiente adiabático. Quando uma massa de ar sobe, esta se expande, porque a pressão atmosférica é menor nas altitudes mais altas. Assim que a massa de ar se expande, desloca o ar ao seu redor, fazendo trabalho. Entretanto, a massa de ar não ganha calor do ambiente em seu torno porque a condutividade térmica é baixa e é por isso que tal processo é denominado adiabático não há compartilhamento de calor Já que a massa de ar exerce trabalho e não ganha calor, perde, então, energia, e então a temperatura dessa massa de ar diminui. O processo inverso também ocorre

Cirros, São as mais altas e apresentam aspecto de plumas. Na verdade, como a temperatura da atmosfera nessa altura é muito baixa, os cirros muitas vezes são formados por cristais de gelo, Estratos, Têm a forma de camadas horizontais, Cúmulos, Semelhantes a flocos de algodão, os cúmulos são nuvens bonitas e divertidas; são as que geralmente aparecem nos desenhos infantis! Mas, quando associadas a nimbos, podem provocar temporais e chuvas de granizo Nimbos, Nuvens mais baixas, geralmente muito densas, que dificultam a passagem da luz do sol, o que torna sua coloração escura! Provocam fortes chuvas.



Nuvens e Clima Nu4



_________________
Meu Blog Projeto 737ng
edersonbilck
edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 412
Reputação : 47
Idade : 46
Simulador preferido : PREPAR 3D
Emprego/lazer : Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade : Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Re: Nuvens e Clima

Mensagem por hellmike Sáb 13 Ago 2011, 18:08

boooaa..
uma verdadeira aula Yesyes

nao tem esse material em pdf?
merece ficar guardado

_________________
Asus P8Z68 Deluxe, Core I7 2600k, CORSAIR Vengeance 8GB DDR3 1866, EVGA GTX 580 3GB, XFX 850W Core Edition, 2x Seagate Barracuda 1TB 32mb 7200rpm, W7 x64 Ultimate

hellmike
Banido

Masculino
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputação : 11
Idade : 41
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Re: Nuvens e Clima

Mensagem por Jacsantana Sáb 13 Ago 2011, 18:13

Good post

_________________
Nuvens e Clima MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Re: Nuvens e Clima

Mensagem por Netinho Sáb 13 Ago 2011, 21:30

Pow muito show,disponibiliza essas aulas em pdf,para gente,todas merecem ser guardadas thumbsup

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Re: Nuvens e Clima

Mensagem por edersonbilck Sáb 13 Ago 2011, 21:40

Blz vou transformar o arquivo para pdf e posto o link para os amigos, alias o material é mais abrangente

_________________
Meu Blog Projeto 737ng
edersonbilck
edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 412
Reputação : 47
Idade : 46
Simulador preferido : PREPAR 3D
Emprego/lazer : Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade : Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Nuvens e Clima Empty Re: Nuvens e Clima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos