Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação  Gse_multipart13851

[Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação

Ir para baixo

[Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação  Empty [Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação

Mensagem por Amilckar Qua 08 Jun 2011, 14:54

CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação

[Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação  213_187-bal%C3%B5es%20no%20aeroporto
Foto Ilustrativa
Uma brincadeira inconsequente, que cresce no mês de junho, pode gerar acidentes de grandes proporções. A soltura de balões, além de um crime ambiental, se transforma em um real perigo para a aviação. De acordo com o gerente do Programa de Perigo Baloeiro do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Tenente Coronel Aviador Carlos Antônio Motta de Souza, apesar de ocorrências com balões serem registradas durante o ano inteiro, observa-se um aumento significativo particularmente nos meses de maio, junho e julho, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, as campeãs neste tipo de registro.
As consequências de uma colisão entre um balão e uma aeronave podem ser drásticas. Conforme explica o Tenente Coronel Motta de Souza, dependendo da velocidade do avião e da massa do balão, o choque pode ocasionar até mesmo a queda do avião.
“Vamos supor que um balão de cerca de 15 kg, que é um balão pequeno, colida com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h. O impacto vai ser da ordem de 3 toneladas e meia”, explica. “Ma se esse balão tiver um peso de 50 kg e a colisão ocorrer com um avião a 400 ou 450 km/h, o impacto já sobe para cerca de 100 toneladas. É um impacto muito grande que com certeza vai derrubar essa aeronave e causar um acidente de grande proporções”, compara o Tenente Coronel Motta de Souza.
Para ter uma dimensão da preocupação com os riscos da soltura de balões, o Tenente Coronel Motta de Souza afirma que até mesmo pilotos de outros países são alertados quanto a esse tipo de ocorrência quando viajam para o Brasil. “Publicações norte-americanas destinadas a tripulação reforçam sobre os riscos de balões juninos nas terminais de São Paulo e Rio de Janeiro entre os meses de maio a julho”, afirma o gerente do Programa de Perigo Baloeiro do CENIPA.
De acordo com dados da Infraero, entre os anos de 1993 a 2004, foram registradas 8 colisões entre aeronaves e balões. “O papel do CENIPA é fazer um trabalho de prevenção com dados colhidos com outros órgãos ligados ao voo para que possamos mensurar o problema e atuar junto com as administrações aeroportuárias, conscientizando a sociedade sobre o risco que isso representa para a aviação”, ressalta o Tenente Coronel Motta de Souza, gerente do Programa Perigo Baloeiro do CENIPA.
Fonte: Agência da Força Aérea
Via: Hangar 20

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] CENIPA alerta sobre o risco de balões para a aviação  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos