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Velocidade Aproximação

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Mensagem por rupple Qua 05 Ago 2015, 14:20

Boa tarde...amigos estou fazendo um voo de SBGR a SBGL com 737-800ngx Pmdg ILS 15 é o seguinte faço a curva intercepto UTBOM, ligo de volta VNAV e LNAV, logo altitude 1700, ligo APP ele alinha com a pista e na altitude certa, porem a velocidade não diminui ela fica em 201 e vai aumentando ate 300 oque estou fazendo errado???


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Mensagem por japa_lock Qui 06 Ago 2015, 05:24

Muito simples... antes de iniciar a descida vc tem q configurar o aviao pra pouso por q por mais inteligente q ele seja ainda nao sabe fazer certas coisas sozinho!!...

Antes da descida vc ta preenchendo a pagina (Init Ref) no FMC??.. la vc coloca a sua VAPP e VREF e flaps ai ele vai diminuir a velocidade pra vc fazer um ILS. mas um conselho q te dou nunca confiei 100% no FMC por q ele tb faz cagada. a velocidade e sempre bom vc ajustar manualmente no No MCP. e depois q vc ligar o APP e ele entrar no Glide slop nao precisa mais de LNAV/VNAV o ILS vai fazer td pra vc!!..

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Mensagem por rupple Qui 06 Ago 2015, 09:35

Bom Dia...veja na imagem acredito que esteja correto, oque pode derrepente estar acontecendo é que estou muito perto do aeroporto numa altitude alta (6300) veja no FMC que ele ta acusando Drag required sera que tem algo a ver?

complemento: Então fiz isso coloquei os flaps 40/160 no FMC..

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Mensagem por Duley Qui 06 Ago 2015, 16:32

Rupple, desde que você começou postando suas primeiras dúvidas aqui no fórum, deu pra perceber que você está querendo aprender a operar o NGX na tentativa e erro.

Se você quer fazer o "certinho" tem que estudar, ler, fazer tutoriais. Tem uma enxurrada de vídeo no youtube que certamente conseguirão te ajudar mais do que algumas linhas de explicação aqui no VV.

É dificil te indicar os passos sobre o que fazer sem saber o que causou sua aproximação ser rápida, mas vamos lá...
Quando o FMC acusa "Drag Required", você deve estender o Speed Brake. O FMC pede essa ação justamente porque ele já calculou que você está rápido, o perfil de descida não vai conseguir fazer o avião perder essa energia e então é necessária uma ação do piloto. Diferente do que o colega japa_lock disse, se o FMC estiver bem configurado, ele é seu melhor aliado em todas fases de voo. Ele vai fazer "cagada" se você não alimentá-lo com as informações corretamente.

Pra você conseguir aproximar na velocidade correta é importante seguir o perfil de descida sem deixar este perfil escapar, usar speed brake, "sujar" a aeronave com flap e trem de pouso, claro, sempre respeitando as limitações. Monte a rota corretamente. Se o FMC dizer que o perfil de descida é muito inclinado, tenha em mente que ou você terá que antecipar a descida ou então lá na frente terá que descer com maior razão e consequentemente perder controle sobre a velocidade. Último detalhe é que o Speed Brake pode não te salvar dependendo da razão de descida.

Boa sorte.

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Mensagem por rupple Qui 06 Ago 2015, 17:31

Ok entendi...desculpe-me por postar muitas perguntas aqui neste fórum...é que como sou iniciante surgem muitas perguntas, vi videos no youtube, ensinam que tem que ser feito tal coisa, mas não o falam por que, ficando duvidas...percebi, que esse forum não é para iniciante e sim para quem ja é experiente, irei estudar, ver tutoriais como você falou, obrigado pela ajuda e aos que me ajudaram...abraços fui

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Mensagem por Duley Qui 06 Ago 2015, 21:09

Não afirme o que você sabe que não é verdade.
Você tem postado bastante, mas praticamente em todas suas dúvidas, teve suas respostas e soluções. Aqui tem de tudo, de veteranos a inciantes. Tem espaço pra todo mundo.

Apenas disse que você deveria buscar entender um pouco mais, pois sua pergunta é muito abrangente e pode levar a vários caminhos. Citei isso no meu post.

Quer outra dica? Abra o PMDG Operations Center, no drop down menu no canto superior esquerdo escolha o PMDG 737NGX, clique em Documentation, e abra o PDF PMDG 737NGX Tutorial #1. Ele é longo, se tiver paciência, passe o olho por ele todo. Ou então vá pra página 74, onde começa a falar da descida. Leia (pelo menos a partir daí) e vai vendo o que você faz, deixa de fazer e o que faz errado. Depois de dar uma olhada geral, faça esse voo tutorial. Ele é bastante auto didata. Certamente você terá a explicação do que fazer e porque fazer.

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Mensagem por rupple Qui 06 Ago 2015, 22:27

Duley acabei me expressando errado, vi que as perguntas aqui no fórum são mais simples e técnicas (veteranos)como você falou, tenho muita duvida básicas que falta um pouco mais de estudo, depois que saber fazer o básico no FSX com aeronaves da PMDG volto para postar perguntas objetivas e menos abrangentes.

Obrigado pelas dicas irei ler todo esse tutorial da PMDG. abraços e foi um prazer

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Mensagem por rupple Ter 11 Ago 2015, 18:46

BOa tarde... fiz alguns voo de "exemplo" de aproximação do próprio PMDG e acabei por entender oque o Duley falou, seguir a risca tudo oque o FMC mostra é essencial...nesse exemplo aconteceu o "drag required", e o FMC acusou também "Descent path unachievable" oque fiz, antecipei a descida e desativei o RNAV e controlei a velocidade conforme o FMC pelo painel, não sei se fiz certo, oque percebi é que quando antecipei a descida e deixai o RNAV ligado a aeronave não baixava a velocidade, então entrava muito rápido em todos os outros pontos...consegui pousar 4 veses de 6 tentativas, pergunto se posso fazer esse tipo de procedimento que citei, é valido?

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Mensagem por Duley Qua 12 Ago 2015, 12:38

Rupple, é totalmente válido. Se você seguiu a rota traçada e conseguiu manter o envelope da aeronave, não importa se você levou totalmente automático ou na mão.

O que você pode fazer quando se deparar com a mensagem "Descent Path Unacheivable" é editar as restrições de altitude manualmente no FMC (seguindo os limites da carta - por exemplo, chegar no FL100 onde a restrição é FL080 or above) pra tentar conseguir um perfil que a aeronave conseguirá seguir. Ou ainda criar um Hold, que enquanto você a faz, você continua descendo pra atingir o perfil. Essas duas dicas pra você fazer a descida com LNAV e VNAV ligados, mas caso prefira, ainda pode desligar o VNAV e controlar manualmente ou usando LVL CHG.

Na aviação real e em terminais menos congestionadas, pilotos optam por descer com VNAV desligado e controlando a razão de descida de acordo com os cálculos dos próprios pilotos. Fazem isso pra evitar que os motores acelerem demais principalmente abaixo do FL200, onde o consumo de combustível é muito maior. Pra fazer isso, descem antes do TOC e usam razões de descidas menores. Um amigo piloto bastante experiente fazia uma conta bem boba. Pegue sua altitude e divida por 3. O resultado deve ser a sua distância pro pouso.
Ou seja, se você está no FL340 (340/3 = 113) você deve iniciar sua descida a 113NM do pouso. E a medida que for descendo, continue fazendo esta conta pra saber se ainda está próximo do resultado. Já desci assim no FSX e funcinou muito bem, sem acelerar em níveis mais baixos e aproximação com velocidade perfeita.

Continue treinando que você conseguirá sucesso em todas tentativas!
Fico feliz por ter te ajudado!
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Mensagem por rupple Qua 12 Ago 2015, 19:56

Boa noite...Pois é eu tava querendo colocar a "carroça na frente dos bois" seguindo as suas dicas não tem erro, próximo passo sera oque você me indicou, agradeço pela ajuda e paciência...treinarei surgindo duvidas postarei....abraços

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