Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Motorização nos 737NG da Gol Gse_multipart13851

Motorização nos 737NG da Gol

4 participantes

Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por MarcusJr Ter 27 Jan 2015, 01:03

Galera, seguinte: estou com uma insanável dúvida à respeito da motorização desses 737. A maioria dos 737-800 da Gol atualmente são SFP, sei disto. Minha única dúvida é se estes, os SFP, são equipados com motores CFM56-7B27, ou seja, produzindo diretos 27k de empuxo, ou com motores CFM56-7B26, que produzem 26k. O que mais me deixa em dúvida é que mesmo que um motor seja CFM56-7B26 (26k), no fmc tem como configurar um bump para que o mesmo produza 27k, ou seja, para que serve o motor com 27k se o 26k pode fazer o bump e funcionar com 27k? Creio que isto não tenha ficado confuso. Sei que os outros 737-800 que a Gol possui que não são SFP mas que continuam ativos (pr-gop, pr-giv, pr-git, por exemplo), possuem motores CFM56-7B24, com 24k de empuxo, e todos os 737-700 com motores CFM56-7B22, com 22k. Fico agradecido se alguém puder tirar essa dúvida, qual a real motorização dos SFP
MarcusJr
MarcusJr
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Paulo Stavis Ter 27 Jan 2015, 05:31

MarcusJr escreveu:Galera, seguinte: estou com uma insanável dúvida à respeito da motorização desses 737. A maioria dos 737-800 da Gol atualmente são SFP, sei disto. Minha única dúvida é se estes, os SFP, são equipados com motores CFM56-7B27, ou seja, produzindo diretos 27k de empuxo, ou com motores CFM56-7B26, que produzem 26k. O que mais me deixa em dúvida é que mesmo que um motor seja CFM56-7B26 (26k), no fmc tem como configurar um bump para que o mesmo produza 27k, ou seja, para que serve o motor com 27k se o 26k pode fazer o bump e funcionar com 27k? Creio que isto não tenha ficado confuso. Sei que os outros 737-800 que a Gol possui que não são SFP mas que continuam ativos (pr-gop, pr-giv, pr-git, por exemplo), possuem motores CFM56-7B24, com 24k de empuxo, e todos os 737-700 com motores CFM56-7B22, com 22k. Fico agradecido se alguém puder tirar essa dúvida, qual a real motorização dos SFP

Até onde eu sei:

Os SFP são todos 27k, o FMC apresenta somente 27k e para decolar com pot. reduzida só se pode usar temperatura assumida (nao há aqueles derates). O PMDG não simula isso corretamente pois ele apresenta somente motor 26k com bump para 27k.
Entretanto o pacote SFP que pode-se selecionar no FMC tem os outros itens simulados corretamente. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Braconi Ter 27 Jan 2015, 07:40

Paulo Stavis escreveu:Até onde eu sei:

Os SFP são todos 27k, o FMC apresenta somente 27k e para decolar com pot. reduzida só se pode usar temperatura assumida (nao há aqueles derates). O PMDG não simula isso corretamente pois ele apresenta somente motor 26k com bump para 27k.
Entretanto o pacote SFP que pode-se selecionar no FMC tem os outros itens simulados corretamente.  thumbsup

Não existe ajuste no thrust rating dos SFP? Interessante.

Por um lado faz sentido seus motores serem ajustados com 27.3K permanente, uma vez que o SFP foi projetado para condições mais criticas de performance, reduzir o rating de seus motores penalizaria sua principal característica em pistas curtas.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por MarcusJr Ter 27 Jan 2015, 21:11

Valeu Paulo e Braconi pelas respostas. Atualmente estou simulando com iFly, tem como ativar o pacote SFP pros 737-800 juntamente com os motores 27k, apesar de no FMC ainda ser possível fazer os derates. Mas interessante mesmo, saber que os motores 27k não fazem derate. Obrigado! thumbsup
MarcusJr
MarcusJr
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Braconi Qua 28 Jan 2015, 19:53

MarcusJr escreveu: Mas interessante mesmo, saber que os motores 27k não fazem derate. Obrigado! thumbsup

Então Marcus,

Não duvidando das informações do Stavis, eu fiquei curioso a respeito deste detalhe dos SFP e estou pesquisando na web maiores detalhes a este respeito.

Qualquer novidade eu compartilho aqui.

thumbsup
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Inner marker Qua 28 Jan 2015, 21:55

SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.

_________________
Forever new frontiers
Inner marker
Inner marker
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Paulo Stavis Qui 29 Jan 2015, 05:05

Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.

thumbsup Obrigado pela correção!

Braconi escreveu:Então Marcus,

Não duvidando das informações do Stavis, eu fiquei curioso a respeito deste detalhe dos SFP e estou pesquisando na web maiores detalhes a este respeito.

Qualquer novidade eu compartilho aqui.

thumbsup

Eu estava certo, só que a informação era desatualizada haha Very Happy
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Braconi Qui 29 Jan 2015, 09:26

Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.

Estes 738SFP rendem muitas perguntas principalmente em meio aos entusiastas.

Na concepção original embora não previsto o uso, o software permitia além de full rated  os ajustes de 26K e 24K? ou este recurso do derate veio com o tempo sendo disponibilizado em software e englobado ao SOP só depois?

Paulo Stavis escreveu:Eu estava certo, só que a informação era desatualizada haha Very Happy

thumbsup4thumbsup4thumbsup4
Tranquilo Stavis, você é referência aqui para o VV.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Inner marker Qui 29 Jan 2015, 12:06

Braconi escreveu:
Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.

Estes 738SFP rendem muitas perguntas principalmente em meio aos entusiastas.

Na concepção original embora não previsto o uso, o software permitia além de full rated  os ajustes de 26K e 24K? ou este recurso do derate veio com o tempo sendo disponibilizado em software e englobado ao SOP só depois?

Só aparecia 27K, depois veio um "aparato" chamado LDDB, loadable defaults database, que é o tal software que liberou 26K e 24K na página N1 LIMIT e que seleciona automaticamente o rating do motor de acordo com o aeroporto de origem inserido no FMC. Não sei a origem nem os pormenores, mas esse LDDB provavelmente são variadas opções de navegação, performance e etc que podem ser escolhidas pelo operador e carregadas no FMS.

_________________
Forever new frontiers
Inner marker
Inner marker
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Braconi Qui 29 Jan 2015, 16:57

Inner marker escreveu:Só aparecia 27K, depois veio um "aparato" chamado LDDB, loadable defaults database, que é o tal software que liberou 26K e 24K na página N1 LIMIT e que seleciona automaticamente o rating do motor de acordo com o aeroporto de origem inserido no FMC. Não sei a origem nem os pormenores, mas esse LDDB provavelmente são variadas opções de navegação, performance e etc que podem ser escolhidas pelo operador e carregadas no FMS.

Interessante estes detalhes thumbsup
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por MarcusJr Sáb 31 Jan 2015, 01:56

Inner marker escreveu:SFP na GOL pode operar 27K, 26K e 24K, depende do aeroporto/análise de pista. Era limitado a 27K somente quando foi introduzido na frota, depois veio um software que liberou 26K e uns 2 anos atrás, quando desengessaram a operação do 800, liberando Flap 30 para pouso, autobrake 2, idle reverse e etc, introduziram 24K também. Lembrando que o derate só vale para a potência de decolagem, nas outras fases (CLB, CRZ, CON e G/A), o motor opera na potência nominal, no caso do SFP, 27K.
Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvida mad
MarcusJr
MarcusJr
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Braconi Sáb 31 Jan 2015, 05:45

MarcusJr escreveu:Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvida mad

Embora direcionada ao IM, vou responder thumbsup

Nos 800SFP a motorização é o -7B27 por padrão.

Como o SFP foi uma proposta de B738 com performance otimizada, não só os aspectos aerodinâmicos foram melhorados, mas o principal deles foi a motorização que foi regulada para fornecer o tração máxima 27K além de responder mais rapidamente quando chamada à tona. Pela razão da performance, não existe nenhum SFP com motorização -7B24 ou -B26 pois com estes traços não seriam atingidas a performance máxima obtível com a motorização CFM56-7B (que chega ao máx de 27.3K) ideal para pistas curtas e elevado TOW, referência:SDU.

Quando um 737-800 SFP opera com tração reduzida por derate 26 ou 24K, toda a referência de limitantes e pesos de decolagem caem proporcionalmente ao ajuste reduzido, razão esta que só se atinge a performance do SFP com o traço 7B27 e necessariamente com os motores full rated, ou seja, ajustados para entregar o máx dos 27K.


Os demais detalhes nosso colega IM passará, pois já vimos que ele é bem inteirado sobre o tema. thumbsup
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por MarcusJr Sáb 31 Jan 2015, 21:41

Braconi escreveu:
MarcusJr escreveu:Mas esse derate só no FMC né? Porque a minha dúvida realmente era só essa, qual o modelo do motor que é usado no SFP, que no caso é o CFM56-7B27 e que agora pode ser feito o derate via configuração. Ou existe algum SFP com motor CFM56-7B26 ou -7B24 por exemplo? Essa que é minha dúvida mad

Embora direcionada ao IM, vou responder thumbsup

Nos 800SFP a motorização é o -7B27 por padrão.

Como o SFP foi uma proposta de B738 com performance otimizada, não só os aspectos aerodinâmicos foram melhorados, mas o principal deles foi a motorização que foi regulada para fornecer o tração máxima 27K além de responder mais rapidamente quando chamada à tona. Pela razão da performance, não existe nenhum SFP com motorização -7B24 ou -B26 pois com estes traços não seriam atingidas a performance máxima obtível com a motorização CFM56-7B (que chega ao máx de 27.3K) ideal para pistas curtas e elevado TOW, referência:SDU.

Quando um 737-800 SFP opera com tração reduzida por derate 26 ou 24K, toda a referência de limitantes e pesos de decolagem caem proporcionalmente ao ajuste reduzido, razão esta que só se atinge a performance do SFP com o traço 7B27 e necessariamente com os motores full rated, ou seja, ajustados para entregar o máx dos 27K.


Os demais detalhes nosso colega IM passará, pois já vimos que ele é bem inteirado sobre o tema. thumbsup
Valeu Braconi, realmente isso é algo interessante. Não faz sentido mesmo uma aeronave ser classificada como SFP e ter um engine rating abaixo de 27K. thumbsup
MarcusJr
MarcusJr
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 06/07/2013
Mensagens : 44
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorização nos 737NG da Gol Empty Re: Motorização nos 737NG da Gol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos