Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Alvega em Qua 24 Set 2014, 02:12

Review Payware: Alabeo Cruz PiperSport




      Introdução:


   Em janeiro de 2010, a Piper Aircraft Inc. entrou no mercado da categoria light sport aircraft, em parceria com a Czech Sport Aircraft com uma bela aeronave de asa baixa, construída em alumínio com um motor de 100HP Rotax ou 120 HP Jabiru e um sistema de pára-quedas balístico opcional. Nesta parceria, o avião era fabricado na República Tcheca e embarcado para os EUA, com uma versão em kit também disponível.
   Em Janeiro de 2011 a Piper desfez a parceria, mas a aeronave ainda é produzida e é importada e vendida como U.S Sport Aircraft.

     O Desenvolvedor:

   A Alabeo já é reconhecida por excelência em design gráfico para simuladores domésticos, logo vou dispensar a apresentação.

     O modelo:

   O modelo representado é o Cruz PiperSport equipado com o Rotax de 100 HP e GPS Garmin 530 sem piloto automático.

     Plataforma utilizada:

    Prepar 3D V2.3

     Instalação e documentação:

   O objeto deste review nos foi gentilmente cedido pelo Fernando Herrera, da Carenado, empresa irmã da Alabeo, mas o procedimento ao fazer a compra é o mesmo.Após finalizada a compra, você receberá o link de download e o serial em uma nova página, sendo também enviado por e-mail.
   O instalador automatizado requer apenas que você selecione a plataforma, FSX ou P3D e não apresenta qualquer dificuldade.Conta ainda um configurador para integração com o GNS530 da Reality XP, só disponível para o P3D na licença comercial, até aonde pude saber.



   A documentação é simples, mas a aeronave também é e possui todas as informações necessárias para o voo, constando de:

- Alabeo Copyrights
- Alabeo GNS530 users guide
- PiperSport Emergency procedures
- PiperSport Normal procedures
- PiperSport Performance tables
- PiperSport Reference

   Modelo externo:

  Se tivesse que descrever em uma só palavra, irretocável me viria à mente logo de cara. O nível de detalhe nas curvas, rebites e antenas é comparável ou superior a modelos pagos de maior valor, como se pode notar nas imagens abaixo





  Detalhe do trem de pouso


  Landing lights e strobes que iluminam o solo


  O pacote vem com cinco texturas de alta qualidade mais uma em branco, para repintores.

   O interior

  Tão bem cuidado quanto o modelo externo, o cockpit é muito bem modelado, com instrumentos em 3D e reflexivos, bem posicionados e de fácil leitura, nítidos mesmo com um zoom maior.


  Mesmo em perspectiva, o bom aspecto se mantem


   Tem um README para usuários do P3D alertanto que, em caso de click spots não funcionais no VC, a reflexão dos instrumentos deve ser desativada, mas no meu sistema não tive qualquer problema e o desempenho em relação ao frame rate é muito bom, garantindo um voo bem fluído.
  A iluminação é muito boa, com um switch separado dos instrumentos para a luz do cockpit





  Reflexos e arranhões no canopy aumentam a imersão...



  Mas neste ponto temos pequenas inconsistências;
  As luzes dos instrumentos se acendem mesmo com a bateria desligada (informado à Alabeo e retornaram que será solucionado).
  Os sons dos switches e parking brake não funcionam no P3D, estando perfeitos no FSX (parece ser relacionado a versão 2.3 do P3D, aguardando update da LM).
  Existem switches separados para luzes dos instrumentos do piloto e dos instrumentos do motor, mas ambos ligam todos eles. O desenvolvedor informou que isso é proposital, para manter o projeto simples.
  O indicador de deflexão dos flaps tem indicações de 0, 10, 20 e 30 graus mas só vai a 50% e full flap. Na aeronave real, pode-se colocar o flap em qualquer posição entre zero e totalmente baixado e como, segundo o desenvolvedor, não é possível replicar isso no FSX, optaram por duas posições.
  O som, no corte de motor tem um leve atraso, com a hélice parando antes do som de parada (está sendo verificado após reporte).

    Voando no Cruz Sport

  Abastecido com 25% de combustível, aeronave parqueada no pátio de SBJR, com boa visibilidade e ventos calmos, fornecidos pelo ASN, procedi ao acionamento e táxi.
  A primeira coisa que se nota é o característico som do motor Rotax (muito bom por sinal), diferente do Lycoming que mais me acompanha e só de olhar para o tacômetro com faixa vermelha em 5.800 RPM, você sabe que ele gira alto e de fato é necessário pouco mais de 3000 RPM para iniciar o taxi e logo após reduzir para cerca de 2200 para uma rolagem tranquila.O controle de mistura é automático e vem só com um afogador, que não precisei usar.
  A corrida de decolagem é curta e a correção com o rudder necessária mas leve, condizendo com um avião deste peso e potência, e vamos para um climb tranquilo até 4000 ft, realizado dentro das tabelas fornecidas pela Alabeo. Uma vez nivelado, fiz as manobras básicas para as quais ele é aprovado, Chandelles, S sobre a rodovia ou lazy eight e estol.
  As duas primeiras realizadas diversas vezes com perfeição. Já o estol, bem, nunca voei um Cruz Sport real mas voando nivelado, se cortar o acelerador e tentar manter o nível, você sente o buffet de estol, mas o nariz não cai nem nenhuma das asas, ele simplesmente perde altitude em uma razão de 400/500 ft/min., o que achei estranho, mas de modo geral se comporta bem e é fácil de pilotar, só não toque no acionamento do pára-quedas balístico a menos que queira resetar o voo.
  Realizados ainda alguns voos curtos para a verificação de consumo e desempenho a diferentes altitudes, a aeronave se comportou dentro das tabelas de performance, garantindo um voo agradável.
O GPS apresenta a funcionalidade do default mais uma barra com waypoints, distância e direção até eles. O transponder só tem a função ALT e o cronômetro de voo, útil, já que você tem que alternar os tanques durante o percurso.



   Conclusão
  Visualmente impecável, muito agradável de pilotar e ao preço de US$ 22,95 é uma verdadeira pechincha, altamente recomendado para amantes do VFR, que apreciam as qualidades descritas.
  Se gostaria de algo mais nele? Só um integrador de GPS paro o Garmin da Mindstar, talvez, mas para o tipo de utilização o equipamento que vem com ele já é muito bom.

    Equipamento utilizado:
   Intel I5 4670K @4.0 GHz, 8 GB de RAM GSkill DDR3 1600, MSI GTX 780 Lightning
   Microsoft Sidewinder Force Feedback 2, CH Products Pro Pedals
   
   Addons usados:
   FTX Global e Vector, A2A AccuFeel Mega Rio do Paulo e FSGlobal 2010
   
   Tempo de voo:
   Oito horas


   Review realizado por Claudio Carvalho, para o Voo Virtual


Última edição por Alvega em Qui 25 Set 2014, 01:50, editado 1 vez(es)

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14450
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por andre_sp em Qua 24 Set 2014, 09:42

Achei um pouco estranha a explicação da posição dos flaps, pelo desenvolvedor. scratch

Parece um excelente produto. Gostei! thumbsup

Excelente trabalho, Carvalho! reverencia

ps: escreva algo para poder pontuar.


_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
avatar
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11256
Reputação : 1005
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior em Qua 24 Set 2014, 17:33

Muito bom, Carvalho! Deu até saudade de fazer um review hehe. Esse modelo realmente ficou espetacular, comprei o PiperSport no dia seguinte do lançamento e se não for o melhor modelo que tenho da Alabeo, está entre os melhores (como o Stagger).

thumbsup

_________________
'Be Like Water.'

avatar
Rodrigo Sotto-Maior
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots

Masculino
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 3110
Reputação : 252
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Alvega em Qui 25 Set 2014, 01:53

Obrigado pelo review Carvalho. Também gostei bastante do avião. thumbsup

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14450
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Carvalho em Qui 25 Set 2014, 02:58

Obrigado a todos, gostei bastante de fazer o review e do avião.

_________________
Si vis pacem, para bellum
avatar
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5590
Reputação : 375
Idade : 58
Simulador preferido : FSX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Claudio94 em Sex 10 Out 2014, 12:21

Amor
avatar
Claudio94
Banido

Masculino
Inscrito em : 28/08/2012
Mensagens : 335
Reputação : -19
Idade : 22
Simulador preferido : Sim. de Avião o
Nacionalidade : Brasil

http://www.ig.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por JLuis em Sex 10 Out 2014, 16:00

thumbsup thumbsup thumbsup

_________________
Jose Luis - X Plane 11
__________________________________________________________________________________________________________
"It's not the sim, the aircraft, the PC, or the hardware. Its just....the FEELING. That joy of flight. The moment. The view. The moment make believe becomes real. Maybe it's nothing. Maybe it's something. Its everything. Its FLIGHT. And why we love it!!!" by Jon_aus

Ask me about (my current hangar): A2A (Cherokee 180, Comanche 250, Cessna 172 and 182), Majestic Q400 Pro, PMDG (777-200/300 & NGX), Flysimware (C441, MU 2B-60 and Learjet 35A), Milviz (B55, C310R, B407 and B737-200c), Captain Sim (B727 and L1011) and Flight Labs A320-X
Future planned: PMDG 744 v3, Aerosoft Bombardier CRJ 700, Realair Legacy v2, Milviz King Air 350i. 
avatar
JLuis
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/08/2013
Mensagens : 224
Reputação : 26
Idade : 33
Simulador preferido : P3D v2.5, XP-10
Emprego/lazer : Engenheiro Mecânico
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)

Mensagem por Ghost em Sex 24 Out 2014, 13:47

Comprei a aeronave e gostei, me deu um ânimo pra fazer uns voos no FSX pelos cenários da orbx. De crítica só não gostei muito do comportamento do som do motor, você reduz de potencia máxima até uns 5000 rpm o som quase não muda, isso tira um pouco o feeling do voo.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 43
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum