Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Gse_multipart13851

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

5 participantes

Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 19 Jan 2014, 12:05

Olá Pessoal.

Tenho 22 anos e consegui passar no vestibular da Una em BH para Graduação Tecnologica em Mecanica de Aeronaves e amo aviação, porém estou em dúvida se devo mesmo ser mecanico de aeronaves ou piloto de avião.

O Curso da Una de mecanico é bem mais barato que o curso de CA (Ciencias aeronauticas) vou pagar 783 por mes contra 1200 reais mensais da Fumec em CA.

Sinto me feliz por ter passado na Una mas sinto que gostaria mesmo é fazer ciências aeronauticas isso pq adoro a ideia de estar na cabine de um avião.

Mas pra vcs o que é melhor ser mecanico ou piloto de aviões? Será que se eu fazer o curso da UNA isso pode ajudar a ser piloto um dia?

* A graduação tecnologica em Mecanica de Aeronaves e uma boa qualificação me colocaria em pé de igualdade com quem tem graduação em Ciências Aeronauticas?

Como esta o mercado pra ambos?

Obrigado.
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Paulo Stavis Dom 19 Jan 2014, 12:31

Rafael hoje (19/01/2014) ter um curso superior é o que basta, seja na área da aviação ou em zootecnia. Acredito que se isso mudar eles começarão a dar preferência pra faculdade na área de aviação, só isso.

Quanto a escolher um ou outro ai você tem que ver o que deseja. Eu nunca tive essa dúvida então não posso opinar na escolha. Porém o que você deve parar pra pensar é nas peculiaridades de cada área.
O piloto voa, fica fora de casa, começa ganhando mal, paga várias horas pra se formar. Já o mecânico fica no chão, não ganha muito bem também, vive enfiado no meio dos motores e aviônicos e só precisa fazer estágio pra se formar.

Pra se decidir talvez só quando você começar a faculdade, conheço muitos que começaram mecanica e foram pra pilotagem assim como começaram na pilotagem e foram pra mecanica.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 19 Jan 2014, 12:37

Pois é cara.

Essa é minha dúvida vejo que a demanda por mecanicos é bem alta, porém sempre sonhei em ser piloto porém não é so o preço do curso que me assusta mas tambem o fato de que é bem dificil ser piloto pq infelismente é uma área quem tem muito QI.

Vou cursar mecanica de aeronaves e vou ver como é se não gostar p jeito é partir pra CA.

É facil encontrar emprego como mecanico de aeronaves? O mercado esta aquecido?
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Totti Dom 19 Jan 2014, 12:51

Se o seu sonho é ser piloto, vá em frente ! Não deixe qualquer barreira te impedir disso, é difícil é, é cansativo é. Mas o fato de acordar cedo, sabendo que vai chegar no aeroporto, sentir aquele cheirinho de gasolina, e saber que você vai decolar, e ver aquela linda paisagem que te espera, já é compensativo !!!

Totti
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 28/07/2013
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 24
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Paulo Stavis Dom 19 Jan 2014, 12:55

Rafael Gomes escreveu:Pois é cara.

Essa é minha dúvida vejo que a demanda por mecanicos é bem alta, porém sempre sonhei em ser piloto porém não é so o preço do curso que me assusta mas tambem o fato de que é bem dificil ser piloto pq infelismente é uma área  quem tem muito QI.

Vou cursar mecanica de aeronaves e vou ver como é se não gostar p jeito é partir pra CA.

É facil encontrar emprego como mecanico de aeronaves? O mercado esta aquecido?

E que profissão que é facil hoje em dia? Nenhuma! Todas são concorridas...

Não conheço muito de mecânica mas não é tão dificil, o maior problema é o início, você não tem carteira nenhuma e precisa estagiar 3 anos pra consegui-las.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 19 Jan 2014, 13:01

Totti escreveu:Se o seu sonho é ser piloto, vá em frente ! Não deixe qualquer barreira te impedir disso, é difícil é, é cansativo é. Mas o fato de acordar cedo, sabendo que vai chegar no aeroporto, sentir aquele cheirinho de gasolina, e saber que  você vai decolar, e ver aquela linda paisagem que te espera, já é compensativo !!!

Pois é cara adoro isso, mas mas querer não é poder rsrs
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 19 Jan 2014, 13:04

Paulo Stavis escreveu:
Rafael Gomes escreveu:Pois é cara.

Essa é minha dúvida vejo que a demanda por mecanicos é bem alta, porém sempre sonhei em ser piloto porém não é so o preço do curso que me assusta mas tambem o fato de que é bem dificil ser piloto pq infelismente é uma área  quem tem muito QI.

Vou cursar mecanica de aeronaves e vou ver como é se não gostar p jeito é partir pra CA.

É facil encontrar emprego como mecanico de aeronaves? O mercado esta aquecido?

E que profissão que é facil hoje em dia? Nenhuma! Todas são concorridas...

Não conheço muito de mecânica mas não é tão dificil, o maior problema é o início, você não tem carteira nenhuma e precisa estagiar 3 anos pra consegui-las.

Pois é, se a vida fosse facil ninguem nascia pelado e sem dente kkkk, estou concursado e pretendo fazer outros que pagam salarios de 4 mil reais ai sim daria pra pagar o curso de piloto.

Se eu fizer a faculdade de Mecanica de aeronaves tenho que fazer provas da Anac ? E como vou tirar o CHT?
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Paulo Stavis Dom 19 Jan 2014, 13:17

Rafael Gomes escreveu:Pois é, se a vida fosse facil ninguem nascia pelado e sem dente kkkk, estou concursado e pretendo fazer outros que pagam salarios de 4 mil reais ai sim daria pra pagar o curso de piloto.

Se eu fizer a faculdade de Mecanica de aeronaves tenho que fazer provas da Anac ? E como vou tirar o CHT?

Ninguém nasce sabendo mas pra quem tá prestes a ingressar na faculdade você tá bem mal informado...

Como ja falei, não é minha área de conhecimento, mas funciona mais ou menos assim:
Durante a faculdade você terá os módulos (avionica, celula, gmp, etc) e os complementos. Provavelmente depois de cada modulo você faz uma banca na ANAC e tendo a aprovação pode estagiar na área. Depois de 3 anos de estágio você pode pedir o "check", que nada mais é do que um cara ir onde você trabalha e ficar perguntando sobre as coisas. Obtida a carteira você pode assinar os papeis, ou seja, até ter carteira você pode ajudar a fazer mas não se responsabiliza sobre.
Esse estágio tem que ser comprovado com a carteira de trabalho então se trabalhar sem registro, não vale.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 19 Jan 2014, 13:25

Paulo Stavis escreveu:
Rafael Gomes escreveu:Pois é, se a vida fosse facil ninguem nascia pelado e sem dente kkkk, estou concursado e pretendo fazer outros que pagam salarios de 4 mil reais ai sim daria pra pagar o curso de piloto.

Se eu fizer a faculdade de Mecanica de aeronaves tenho que fazer provas da Anac ? E como vou tirar o CHT?

Ninguém nasce sabendo mas pra quem tá prestes a ingressar na faculdade você tá bem mal informado...

Como ja falei, não é minha área de conhecimento, mas funciona mais ou menos assim:
Durante a faculdade você terá os módulos (avionica, celula, gmp, etc) e os complementos. Provavelmente depois de cada modulo você faz uma banca na ANAC e tendo a aprovação pode estagiar na área. Depois de 3 anos de estágio você pode pedir o "check", que nada mais é do que um cara ir onde você trabalha e ficar perguntando sobre as coisas. Obtida a carteira você pode assinar os papeis, ou seja, até ter carteira você pode ajudar a fazer mas não se responsabiliza sobre.
Esse estágio tem que ser comprovado com a carteira de trabalho então se trabalhar sem registro, não vale.

Realmente é muita coisa mas ja sei o que é preciso pra se formar e se Deus quiser vou conquistar meu sonh de trabalhar na aviação !!!
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Braconi Seg 20 Jan 2014, 21:51

Existe estágio na formação de técnico em manu?
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Paulo Stavis Seg 20 Jan 2014, 21:57

Braconi escreveu:Existe estágio na formação de técnico em manu?

Técnico em manutenção eu já não sei mas pra conseguir a CHT de mecânico são 3 anos.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Duley Seg 20 Jan 2014, 23:05

Sim, existe estágio para manutenção sim. Ou pode trabalhar como auxiliar, que também não exige nenhuma carteira, basta estar no curso técnico.

Rafael, vou dar minha opinião. Eu fiz CA na FUMEC e não me arrependo de nada. Foi um curso excelente e aprendi demais. Porém proximo ao fim do curso decidi que não queria ser piloto mais, mas mesmo assim levei adiante.
Na mesma época que passei pra CA, fiz vestibular pra Engenharia Mecanica na UFMG, cheguei a passar na primeira fase, mas como já havia passado na CA também, nem fui pra 2a fase... burrice total, mas só enxergo isso hoje.
Bom, hoje minha área de atuação na Azul é voltado pra área técnica. Estou nessa área há cerca de 3 anos e vejo que hoje, profissionais da área de manutenção que correm atrás, são estudiosos e interessados, naturalmente ocupam bons cargos, consequentemente bem pagos e (pra quem gosta) com atuação numa área muito interessante. Ao contrário do que se imagina, inspetores de qualidade, supervisor de hangar e etc, são muito bem pagos. E hora extra come solto pra esse povo.
Acho a carreira mais promissora para manutenção RBHA 145 (manutenção de hangar, heavy check e etc) do que manutenção RBHA 121 (manutenção de linha).
Alem destes pontos citados, você não vai deixar nunca de estar perto dos aviões. Dependendo do seu comprometimento e sua pro-atividade, pode até se lançar para fazer curso operacional da aeronave, exigido para realizar run-up, taxi e etc.

Enfim, meu ponto de vista.
Boa sorte.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Braconi Ter 21 Jan 2014, 13:22

Paulo Stavis escreveu:Técnico em manutenção eu já não sei mas pra conseguir a CHT de mecânico são 3 anos.

Exato, para solicitar o check precisa comprovar que trabalhou com o grupo especifico da licença requerida no minimo por 3 anos.

Eu não especifiquei na pergunta, mas me referia ao curso superior quanto a exigência de estágio obrigatório para emissão de certificado o qual creio não ser diferente dos cursos ministrados em escolas que não exigem estágio obrigatório.

O bom do curso de manutenção é o fato de poder realizar estágio opcional, que além de obrigatoriamente remunerado, já serve para ir agregando experiência.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves? Empty Re: Vale mais a pena cursar Ciências Aeronauticas ou Mecanica de Aeronaves?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos