Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Marcação Magnética Gse_multipart13851

Marcação Magnética

3 participantes

Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qua 03 Jul 2013, 19:52

O professor de navegação do meu curso durante as horas de intervalo costuma tirar dúvidas de qualquer assunto referente a navegação.

Hoje os caras estavam perguntando a respeito de navegação de área e ele ao dar os exemplos terminou citando uma brincadeira que ele faz com os alunos de PC. Ele pede aos alunos para escolher uma área qualquer no mapa e com isto ele pede que puxemos 2 marcações de radio e não divulguemos o nome do lugar. Então ele troca os papeis e cada um que recebe tem que na próxima aula informar o endereço que cada um codificou e que só ele sabe pois destaca esta parte e guarda com ele.

Como quase todo mundo topou levar na sexta feira um endereço, eu tb aceitei.... Embora ele explicou no intervalo..... Eu não entendi 100% e não faço idéia como fazer isto....



Alguém pode me ajudar????????????

Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 04 Jul 2013, 00:00

Pimentel escreveu:O professor de navegação do meu curso durante as horas de intervalo costuma tirar dúvidas de qualquer assunto referente a navegação.

Hoje os caras estavam perguntando a respeito de navegação de área e ele ao dar os exemplos terminou citando uma brincadeira que ele faz com os alunos de PC.  Ele pede aos alunos para escolher uma área qualquer no mapa e com isto ele pede que puxemos 2 marcações de radio e não divulguemos o nome do lugar. Então ele troca os papeis e cada um que recebe tem que na próxima aula informar o endereço que cada um codificou e que só ele sabe pois destaca esta parte e guarda com ele.

Como quase todo mundo topou levar na sexta feira um endereço, eu tb aceitei.... Embora ele explicou no intervalo..... Eu não entendi 100% e não faço idéia como fazer isto....



Alguém pode me ajudar????????????


Tá, acho que entendi...

1) Ele dá um "mapa", entendo que seja uma WAC, ERC, ou alguma carta.
2) Você escolhe um ponto no "mapa" e precisa obter a marcação pra este ponto referente a dois auxílios.
3) De posse das marcações, anota e marca o lugar também.
4) Seu amigo precisa descobrir qual é o local.

Pra você fazer a sua é facil, pega a carta que ele pretende usar ou escolhe uma WAC, sei lá, e acha um ponto (uma cidade, por ex.) encontra duas marcações que passem sobre a cidade (escolha os auxílios próximos e trace as marcações, uma de cada). Anote tudo e leve.

Quando você receber, veja quais marcações o colega selecionou. Plote essas marcações em todos os auxílios e veja qual encontro (os) dá em uma cidade ou ponto de interesse. Eu faria assim...

A brincadeira ficou meio aberta na verdade, dá pra você plotar um ponto no meio do nada e acabar que as duas marcações se encontram em mais de um ponto e você teria duas opções sem saber qual seria a correta.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 04 Jul 2013, 10:21

Paulo Stavis escreveu:
Tá, acho que entendi...

1) Ele dá um "mapa", entendo que seja uma WAC, ERC, ou alguma carta.
2) Você escolhe um ponto no "mapa" e precisa obter a marcação pra este ponto referente a dois auxílios.
3) De posse das marcações, anota e marca o lugar também.
4) Seu amigo precisa descobrir qual é o local.

Pra você fazer a sua é facil, pega a carta que ele pretende usar ou escolhe uma WAC, sei lá, e acha um ponto (uma cidade, por ex.) encontra duas marcações que passem sobre a cidade (escolha os auxílios próximos e trace as marcações, uma de cada). Anote tudo e leve.

Quando você receber, veja quais marcações o colega selecionou. Plote essas marcações em todos os auxílios e veja qual encontro (os) dá em uma cidade ou ponto de interesse. Eu faria assim...

A brincadeira ficou meio aberta na verdade, dá pra você plotar um ponto no meio do nada e acabar que as duas marcações se encontram em mais de um ponto e você teria duas opções sem saber qual seria a correta.

Só que ele quer em indiquemos uma localidade em terra tipo uma endereço de um Shopping, igreja praça etc.

Não pode ser fixo, nem aeroporto nem nada...é ai que mora o desafio..


Como eu sei que tem uns caras do curso que acompanham o fórum....eu te mando o nome do lugar via MP... e dai vc me ajuda nessa brincadeira.
desse jeito por mais que você explique o nome do local exato fica em sigilo...e ninguem me sabota lá!lol! 
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Braconi Qui 04 Jul 2013, 22:28

IFR em curso de PP???
thinking 

Mapear um logradouro, estabelecimento comercial com marcação magnética?

shocked 
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Sex 05 Jul 2013, 18:18

Usando o planodevoo.net cheguei a algumas marcações para o ponto que o Pimentel sugeriu. Entre elas a radial 035 do VOR CGO e a magnética 116 do NDB MADA (IS).

Pra achar qual o ponto exato que ele escolheu só usando uma ferramenta que tenha essa possibilidade (plotar marcações sobre uma visão de satélite). Quem quiser tentar, boa sorte.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Braconi Sex 05 Jul 2013, 19:24

Com uma referencia apenas de cada um da para chegar ao local desde que apontemos a distancia. Partindo dos auxílios dados Mada zona oeste LPM 116º 4.3NM / e em CGO na sul RDL 036° 4.8NM. a intersecção ocorreu na praça da sé/ marco zero / catedral da sé.

Traduzindo: CGO036005 ou IS116004
OBS: Para fins de navegação não daria para usar mada por se tratar de um transmissor de baixa potencia designado para balizamento de marcador externo, mas para mero referencial do local citado " lógico" sem problemas.



Só um recado ao Pimentel.

Se seu professor pediu Marcação Magnética.... no caso de referência de NDB... use ao invés de 116º ,você terá que indicar 296° ...só não pode colocar da forma descrita acima...use apenas "QDM296° sem a distancia e dê o radial de CGO sem a distancia tb...caso contrário quando você facilita demais para quem pegar sua posição.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 10:20

Valeu Paulo e Braconi! vcs 2 são XPTO!

mandei esta da praça da sé o cara bateu cabeça, dai me deram um do Cristo Redentor, ai eu seguia a idéia do Stavis e vi no planodevoo.net....matei fácil!

OBS:: Estou com dúvidas em navegação livro do Titus!!!

Alguém pode me ajudar???????
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 11 Jul 2013, 10:35

Pimentel escreveu:Valeu Paulo e Braconi! vcs 2 são XPTO!

mandei esta da praça da sé o cara bateu cabeça, dai me deram um do Cristo Redentor, ai eu seguia a idéia do Stavis e vi no planodevoo.net....matei fácil!

OBS:: Estou com dúvidas em navegação livro do Titus!!!

Alguém pode me ajudar???????

Hahahaha sem usar o planodevoo ou uma ferramenta assim ia ser bem difícil. Tá certo que o cara te deu uma mais fácil de ser notada.

Que tipo de dúvidas? Posta ai.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 10:46

Você tem o livro do titus?????

É aprimeira navegaçao da pagina 95. Voo de Pirambu para Castelo do Piaui com sobrevoo em Santa Quiteria.

Só vou ter navegação na quarta agora...não quero reter a duvida até lá.
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 11 Jul 2013, 14:49

Pimentel escreveu:Você tem o livro do titus?????

É aprimeira navegaçao da pagina 95. Voo de Pirambu para Castelo do Piaui com sobrevoo em Santa Quiteria.

Só vou ter navegação na quarta agora...não quero reter a duvida até lá.

Tenho sim.

Só aviso que pelo menos no livro de PC/IFR tinha vááárias navegas com furo, não dava o resultado do gabarito. É isso que está acontecendo ai?
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 15:00

Paulo Stavis escreveu:
Pimentel escreveu:Você tem o livro do titus?????

É aprimeira navegaçao da pagina 95. Voo de Pirambu para Castelo do Piaui com sobrevoo em Santa Quiteria.

Só vou ter navegação na quarta agora...não quero reter a duvida até lá.

Tenho sim.

Só aviso que pelo menos no livro de PC/IFR tinha vááárias navegas com furo, não dava o resultado do gabarito. É isso que está acontecendo ai?


Na verdadwe não estou entendendo uma coisa.... até a pergunra 12 está ok....mas na 13. eu perco a orientação... na pergunta ele afirma que naveguei em um rumo diferente e percebi isto em um ponto X, mas se eu estava navegando antes em outro rumo e percebo no ponto X que realmente o rumo era outro, como é que acertei as questões até chegar esta?
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 11 Jul 2013, 16:44

Pimentel escreveu:Na verdadwe não estou entendendo uma coisa.... até a pergunra 12 está ok....mas na 13. eu perco a orientação... na pergunta ele afirma que naveguei em um rumo diferente e percebi isto em um ponto X, mas se eu estava navegando antes em outro rumo e percebo no ponto X que realmente o rumo era outro, como é que acertei as questões até chegar esta?

Isso é normal nas bancas. Eles te fazem "voar" até certo ponto e lá falam que tudo mudou. Funciona assim:

Você calcula onde a aeronave atinge o FL065, que vai ser 5' após o TOD segundo meus cálculos (você precisa então encontrar a VA média da descida para ter a GS da descida e saber efetivamente em qual ponto atingiu o 065). Você plota este ponto na carta e descobre qual o horário que você atingiu o FL065, que vai ser 5' após sobrevoar sta. quitéria.

De posse destes dados passamos para a questão 13 em si. Nela é informado que o rumo que você voou te levou para Nova Russas e cruzou o AD às 1057z. Você deve portanto obter através da carta qual o rumo entre o ponto que você atinge o 065 e Novas Russas. Verifique se esse rumo encontrado é verdadeiro ou magnético e se necessário converta para verdadeiro, aí está a resposta da 13.

A pergunta 14 você precisa obter a VS deste trecho. De posse do horário que você nivelou no 065 e do horário de cruzamento do AD de Novas Russas (1057z) você usa a regra de três e encontra a GS do trecho.

Na pergunta 15 você, de posse da VA no 065, a GS encontrada na nº 14, o rumo encontrado na questão 13 e a proa que você mantinha (obtida através de cálculos anteriores) você usa o computador de voo para obter o vento.
Uma "artimanha" que você pode utilizar pra ter uma noção é ver se a VA é maior ou menor que a GS (e determinar se o vento foi predominantemente de cauda ou proa) e ver qual a deriva do trecho (e saber se o vento foi de direita ou esquerda). Em alguns casos fazendo essa artimanha você mata a questão (em alguns exercícios há somente um vento de direita e proa, direita e cauda, esquerda e proa e esquerda e cauda) porém pode ser que o exercício traga dois ventos de direita e de proa, com diferente intensidade e direção fazendo que você tenha que calcular.

thumbsup 
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 17:39

Então ao atingir o FL 65 eu estava seguindo o rumo DCT para castelo do piaui, após este ponto eu
traço um novo rumo sobre nova russas e de lá até o destino??????????
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 11 Jul 2013, 18:13

Pimentel escreveu:Então ao atingir o FL 65 eu estava seguindo o rumo DCT para castelo do piaui, após este ponto eu
traço um novo rumo sobre nova russas e de lá até o destino??????????

O voo é DCT Sta Quitéria DCT Castelo do Piaui. Sobre Sta quitéria você desceu ao 065 aproando Castelo (assumindo que seja uma curva imediata a descida também, ou seja, sobre Sta Quitéria virou e começou a descer instantâneo). Quando você atingiu o 065 começou a derivar e passou sobre Nova Russas.

O novo rumo é do nivelamento no 065 até Nova Russas.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 18:37

Ficara assim?
Marcação Magnética Zzfd
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Qui 11 Jul 2013, 19:01

Exato! Porisso antes de planejar a navega inteira e não usar tudo dê uma lida nas questões pra já ir prestando atenção no que você precisa anotar do lado (ex. se pergunta horário, já vai anotando e somando os estimados).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 19:07

Paulo Stavis escreveu:Exato! Porisso antes de planejar a navega inteira e não usar tudo dê uma lida nas questões pra já ir prestando atenção no que você precisa anotar do lado (ex. se pergunta horário, já vai anotando e somando os estimados).


Blz!!

Meio confuso esta questão 13, ela deu a entender que eu estava navegando errado a partir de Sta quiteria....dai o babacão aqui refez o trecho de santa quiteria até o fl065 no rumo de nova russas!!! Vou fazer como vc instruiu!!!

Vou recomeçar do zero....dai qualquer duvida te sinalizo aqui!

VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraço!
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Qui 11 Jul 2013, 22:27

Paulo Stavis escreveu:Exato! Porisso antes de planejar a navega inteira e não usar tudo dê uma lida nas questões pra já ir prestando atenção no que você precisa anotar do lado (ex. se pergunta horário, já vai anotando e somando os estimados).


Começou a não bater a partir da 14, fora a 12 que tb não bateu....


Complicada essas navegações scratch 
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Paulo Stavis Sex 12 Jul 2013, 11:03

Pimentel escreveu:Começou a não bater a partir da 14, fora a 12 que tb não bateu....


Complicada essas navegações scratch 

A questão 12 provavelmente você precisa usar o rumo pretendido no trecho Sta. Quitéria - Castelo, a VA no 065 e o vento no 065 também.

Na 14 você precisa encontrar a hora que você nivelou e a distância. Segundo o gabarito a anv nivela 1042z e a distância entre o nivelamento e Nova Russas é de 15'. É só montar a regra de três:
26nm - 15'
 X    - 60'

R: 104kt.

Na 15 será necessária a proa mantida, obtida na questão 12, que deve ser 254º magnéticos, a VA no 065, que deve ser 114kt e o rumo magnético voado, 245º, e a VS calculada na 14 de 104kt. Converta os "ângulos" para verdadeiro, obtendo proa 234 e rumo 225. Isso você joga no computador de voo.
Analisando "friamente", vemos que o vento jogou pra esquerda (vindo de direita portanto) e diminuiu a velocidade (proa). As opções a) e b) podem ser descartadas (a letra b) é quase totalmente de proa e daria diferença de 20kt entre VA e VS, mas a diferença é só de 10kt portanto podemos descartar). Ficaríamos entre a c) e a d).

Na 16 temos que traçar de Nova Russas pro destino. Usando a VA do 065 (114kt), o rumo entre os locais (239º verdadeiros segundo o gabarito) e o vento encontrado na 15. A PV encontrada deve ser 247 (segundo o gab), contando o desvio bússola de 5ºE, temos 262º como resposta.

A questão 17 vai ser um planejamento de descida normal. Pegamos as altitudes, encontramos a alt. média de descida, calculamos a temp. média, a VA média. Com a qtde. de descida e a razão encontramos o tempo de descida. Calculamos a V/S e a PV e encontramos a distância.

Passamos pra 18 onde devemos plotar o ponto e encontrar as coordenadas. Essa não deve trazer muitos problemas.

Na 19 precisaremos verificar a distância entre Nova Russas e o TOD. Usando a VS encontrada ao calcular o trecho pedido na questão 16 é só encontrar o tempo de voo e adicionar à hora de cruzamento de Nova Russas (1057z).

Não esqueça de sempre marcar se a os ângulos usados são verdadeiros ou magnéticos. Cálculo de vento somente com proa/rumo verdadeiro.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Pimentel Sex 12 Jul 2013, 15:01

Bom eu refiz tudo aqui e bateu +/-.

Entendi +/- o esquema....mas o combustível no final não bateu.

Chatinha essa navegação...hmmm 
Pimentel
Pimentel
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 30/03/2013
Mensagens : 129
Reputação : 6
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Marcação Magnética Empty Re: Marcação Magnética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos