Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Rio de Janeiro terá demonstração real de aviões de caça no dia 22

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Rio de Janeiro terá demonstração real de aviões de caça no dia 22

Mensagem por Amilckar em Seg 22 Abr 2013, 09:15

Rio de Janeiro terá demonstração real de aviões de caça no dia 22



Nesta segunda-feira (22), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Caças Mirage F-2000, F-5 Tiger, A-1 AMX e A-29 Super Tucano, além do helicóptero de ataque AH-2 Sabre, estarão presentes neste que é um dos eventos mais tradicionais da FAB. A programação inclui homenagens aos veteranos da Segunda Guerra Mundial e demonstração das aeronaves, que vão destruir alvos no solo.

“O dia 22 de abril de 1945 é lembrado como a data em que os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) realizaram o maior número de missões na Segunda Guerra Mundial. Ao celebrar esta data, nós preservamos a memória daqueles que representaram o país há 68 anos nos céus da Itália”, explica o Brigadeiro Fernando de Aguiar, Comandante da Terceira Força Aérea, organização responsável pelas unidades de caça e reconhecimento da FAB.

No dia da Aviação de Caça estão programadas demonstrações operacionais com as aeronaves F-5EM, A-1 e A-29 Super Tucano, exposições de aeronaves no Hangar do Zeppelin, homenagem aos veteranos de guerra no monumento memorial ao 1º GAVCA, além da entrega da medalha Brigadeiro Nero Moura aos pilotos mais antigos e de troféus para os destaques da nova geração de caçadores. O evento é restrito à imprensa, convidados civis e militares.

O Dia da Aviação de Caça
A data homenageia o dia 22 de abril de 1945, quando o 1° GAVCA realizou 44 missões de combate contra as posições alemãs na Itália. Naquela data, alguns pilotos brasileiros chegaram a fazer três voos nos caças P-47, com motor de 18 cilindros e armados com oito metralhadoras calibre 12,7mm, bombas e foguetes.

A Base Aérea de Santa Cruz
Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o 1° GAVCA foi transferido para a Base no Rio de Janeiro, onde hoje opera jatos supersônicos F-5EM. Também opera no local o 1°/16° GAV, equipado com jatos A-1, de fabricação nacional. A Base Aérea de Santa Cruz se destaca ainda pelo seu imenso hangar, inaugurado em 1936 para apoiar os voos do dirigível Zeppelin.

Fonte: R3
Via: NOTIMP

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum