Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Obra de ampliação de Viracopos é retomada após morte de operário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Brasil] Obra de ampliação de Viracopos é retomada após morte de operário

Mensagem por Amilckar em Qua 27 Mar 2013, 21:48

Obra de ampliação de Viracopos é retomada após morte de operário

Depois de 5 dias paradas, atividades reiniciaram parcialmente nesta quarta.


Áreas de trabalho em altura, içamentos e escavação seguem embargadas.


As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foram parcialmente retomadas na manhã desta quarta-feira (27) após cinco dias suspensas. Os trabalhos foram totalmente interrompidos por decisão do consórcio construtor do novo terminal depois da morte de um operário soterrado na sexta-feira (22). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargou 50% das atividades do canteiro, em pontos de trabalho em altura, içamentos e escavação após fiscalização por causa do acidente.


A assessoria de imprensa da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, e do consórcio construtor afirma que a área onde as obras foram retomadas refere-se a serviços de superfícies, como terraplanagem, montagem do canteiro de obras e de alojamento, além de instalação de vigas. Os pontos embargados pelo MTE ainda passam por adequações, de acordo com o consórcio construtor.


O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Sebastião Jesus da Silva, explicou que as atividades estão autorizadas a serem retomadas contanto que os locais de embargo sejam respeitados. O MTE aguarda o envio do projeto completo das obras de ampliação para agendar uma nova inspeção e definir se as outras áreas do canteiro serão liberadas.



Obra de ampliação de Viracopos é retomada de forma parcial
Foto: Reprodução/Câmera Aeroportos Brasil


O terreno onde ocorreu o soterramento irá abrigar o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos com capacidade para receber 14 milhões de pessoas por ano. A previsão é que as obras sejam concluídas em maio de 2014, segundo a concessionária.


O novo prédio terá 28 pontes de embarque, um edifício-garagem com 4 mil vagas, novas pistas de taxiamento e um novo pátio para aeronaves. Segundo o presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, serão investidos R$ 2,06 bilhões nas obras.


Investigação


A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar os crimes de homicídio culposo (sem intenção de matar) e lesão corporal após o acidente. O Ministério Público do Trabalho (MPT) já possui uma investigação aberta sobre irregularidades trabalhistas nas obras do aeroporto e informou que vai inserir o caso fatal desta sexta-feira no inquérito.



Área do canteiro de obras do Aeroporto de Viracopos
onde houve o soterramento - Foto: Reprodução/EPTV


Fonte: G1 Campinas e Região
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 10849
Reputação : 494
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum