Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Gse_multipart13851

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Empty [Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

Mensagem por Amilckar Qua 13 Mar 2013, 08:28

Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Aeroporto_congonhas10

Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura
Brasília


A presidente Dilma Rousseff não se sensibilizou com a chiadeira das companhias aéreas, que não se conformam com a decisão do governo de rever a distribuição de autorizações para pousos e decolagens (slots) em Congonhas. O governo está decidido a aumentar a participação das demais empresas no aeroporto da capital paulista, segundo fontes no governo. TAM e Gol detêm cerca de 95% das operações.
O Palácio do Planalto quer abrir espaço para outras companhias, principalmente a Azul, que voa com aviões fabricados pela Embraer. Para ampliar essa participação, o governo quer tirar slots da TAM e da Gol. A proposta da Secretaria de Aviação Civil (SAC) é redistribuir os horários com base em critérios como participação de mercado e realização de voos regionais.
As empresas dizem concordar com a ampliação do espaço das demais, mas não aceitam perder slots. Querem que o governo aumente o número de pousos e decolagens em Congonhas por hora, hoje limitado a 34, sob a alegação de que o aeroporto já teve uma capacidade de 54 slots por hora. O Planalto descarta esta hipótese.

Sem espaço.

As companhias argumentaram que, na prática, a movimentação de Congonhas já ocorre acima de 34 slots por hora. A aviação executiva, que detém 4 dessas autorizações para pouso ou decolagem por hora, realiza entrego e 160 operações diárias em Congonhas, ao se encaixar nos chamados "slots de oportunidade".
As queixas foram levadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e pelos presidentes das companhias à presidente Dilma Rousseff, durante audiência ontem no Planalto.
Das 3.252 operações semanais em Congonhas, a Azul tem direito a apenas dois slots, usados para um voo de ida e volta do Rio, o que o Planalto considera inaceitável. O governo quer aumentar a concorrência no aeroporto mais cobiçado do País e viabilizar a entrada da Azul, que é dona de 15% dos voos domésticos.
TAM e Gol, no entanto, não aceitam perder slots por imposição de novas regras pelo governo e podem até ir à Justiça caso percam espaço em Congonhas. A visão das empresas é de que a mudança proposta pela SAC fere o ambiente regulatório.
A TAM/Pantanal lidera atualmente o número de slots, com 48% do total, seguida pela Gol (46%) e Avianca (5%). A perda de slots em Congonhas deve representar para a Gol e a TAM a necessidade de revisão de toda a sua malha nacional.

Propostas.

O governo colocou em consulta pública, no mês passado, duas propostas diferentes para alterar as regras para a distribuição dos slots. A da SAC vale exclusivamente para Congonhas. Já a da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu parâmetros para outros aeroportos que operam no limite de sua capacidade. A SAC propôs a re-distribuição dos slots anualmente. A Anac quer fazê-lo em duas temporadas por ano.
Os critérios para redistribuição também são diferentes. A regra proposta pela Anac leva em consideração a regularidade e a pontualidade das operações. Empresas que descumprirem metas nesses quesitos perderão slots e serão punidas com multas que podem chegar a R$ 100 mil. Já os critérios propostos pela SAC para Congonhas incorporam outros ingredientes: a aviação regional e a participação de mercado. A secretaria propõe um sistema de pontuação que também leva em conta a regularidade e a pontualidade, mas dá incentivos maiores para as empresas que não estão só nas rotas principais.
Os empresários não concordam com a posição defendida pela SAC. As companhias aéreas não comentam essa questão isoladamente, mas, por meio da Abear, têm defendido a abertura de Congonhas por meio de mudanças na regra de distribuição de slots propostas pela Anac.
"O que colocamos é que um dos conceitos explicitados na proposta da SAC precisa ser revisto. Achamos que a proposta da Anac é mais adequada e explicamos tudo isso à presidente. Ela ouviu com bastante atenção e disse que vai debater internamente", afirmou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. / Colaborou Marina Gazzoni

Fonte: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Empty Re: [Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

Mensagem por Duley Qua 13 Mar 2013, 09:11

Quem tá dentro, não quer sair, quem tá fora, quer entrar.
É bem óbvia essa indignação da GOL e da TAM. Mas pra quebrar o duopólio, acho que esse é um passo importante. Em compensação, se as condições financeiras das duas maiores já não é boa hoje, a coisa pode piorar se perder espaço em Congonhas.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Empty Re: [Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

Mensagem por G.Friedrich Qua 13 Mar 2013, 14:25

Mas Gol e Tam não haviam reduzido a oferta de voos?
Eu acho que tem que abrir sim mais espaço em CGH, a Azul aumentará a concorrencia, porem por outro lado pode ser prejudicial realmente para a saúde já ruim da Gol e Tam.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas Empty Re: [Brasil] Governo está decidido a abrir espaço para a Azul no aeroporto de Congonhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos