Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Gse_multipart13851

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

+5
maykokmc
Bayma
Ewerton H
Comandante Edgar
nascoli
9 participantes

Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por nascoli Sex 01 Fev 2013, 10:47

Olá Cmtes,

Eu gostaria de saber se há como, no FSX, sintonizarmos a Torre do aeródromo de destino bem antes de chegarmos. É que eu gostaria de saber qual a pista Ativa para landing. Eu sei que há como descobrir a pista ativa realizando alguns cálculos, e existem sites que podemos fazer isso, porém, minha ideia seria não ter que sair do FSX, dessa forma, um vôo de SBGL para SBSP, e em solo no Galeão, ou mesmo na metade do caminho, poder sintonizar a torre em Congonhas para programar o FMC certinho. Isso claro, usando o ATC do próprio FSX. Tentei fazer isso, mas, não consegui. Alguém já fez isso?
Um abraço e muito obrigado.

_________________
Ton Nascoli (Brasília - DF)
Microsoft Windows 10 Professional 64-bit (Build 15063)
Placa Mãe ASUS P8H61-M LE/BR, Intel Core i7-3770 CPU @ 3.40GHz, NVIDIDA Geforce GTX 1050 TI 4GB GDDR5, Memoria Ram 8GB - Montior LED LG 21"
Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. 522062

nascoli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/08/2011
Mensagens : 114
Reputação : 3
Idade : 51
Simulador preferido : Prepar3D e X-Pl
Emprego/lazer : Empresário/Simulação e Música
Nacionalidade : Brasil

http://[img]http://status.ivao.aero/522062.png[/img]

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Comandante Edgar Sex 01 Fev 2013, 12:15

Ola, nao tem como nao cara, a frequencia da torre nao tem um alcance muito grande. Da pra olhar o METAR ou ainda sintonizar o ATIS, mas nao sei se o ATIS nao eh o mesmo alcance da torre...

Comandante Edgar
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 83
Reputação : 11
Idade : 29
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Ewerton H Sex 01 Fev 2013, 12:31

Quando eu faço voo assim,eu vou no FMC preparo a saída e vou colocando os fixos ou waypont(esqueci) até um perto do aeroporto,ai quando a torre me fala qual pista é a do aeroporto,eu vou no FMC e coloco a chegada!Eu acho muito mais fácil fazer isso,basta você olhar as cartas que você ira precisar e anotar os nomes dela em um papel,e quando o controlador mandar você descer,você coloca a chegada no FMC! thumbsup
Ewerton H
Ewerton H
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 29/03/2012
Mensagens : 213
Reputação : 4
Idade : 26
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/103330744@N05/

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Bayma Sex 01 Fev 2013, 12:42

No FS, pela minha experiência com o 9, obtenho a informação da pista em uso com o recurso de "plano de voo IFR". A Aproximação informa a STAR e a pista em uso e dá para seguir quando o ATC não te manda uma proa nada a ver com a STAR ou fazer uma descida esdrúxula.

Como não simulo online uso AIRACs antigos cujos fixos coincidem bastante com os do FS9, daí quando o ATC informa uma Chegada cuja STAR esteja em meu AIRAC, não só consigo saber antecipadamente qual a pista em uso como faço todo o procedimento pelo CDU. Mas claro, tem vezes em que dá tudo errado!

thumbsup

_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por maykokmc Sex 01 Fev 2013, 14:30

Comandante Edgar escreveu:Ola, nao tem como nao cara, a frequencia da torre nao tem um alcance muito grande. Da pra olhar o METAR ou ainda sintonizar o ATIS, mas nao sei se o ATIS nao eh o mesmo alcance da torre...

Boa tarde, ontem mesmo eu fiz um vôo de SBRJ a SBGR e na metade do caminho próximo a Ubatuba sintonizei o ATIS de Guarulhos que informou não só a pista ativa de SBGR como também a de SBSP, a partir daí programei o FMC com as informações passadas pela ATIS e pousei em segurança e na pista correta.

_________________
Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. 1309
maykokmc
maykokmc
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/01/2010
Mensagens : 795
Reputação : 46
Idade : 43
Simulador preferido : FS 2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por nascoli Sex 01 Fev 2013, 16:48

Amigos, muito obrigado pelas dicas. Vou tentar hoje a noite colocá-las em prática para ver o que acontece e reporto aqui, quem sabe ajuda outras pessoas com a mesma dúvida.
Valeu! thumbsup

_________________
Ton Nascoli (Brasília - DF)
Microsoft Windows 10 Professional 64-bit (Build 15063)
Placa Mãe ASUS P8H61-M LE/BR, Intel Core i7-3770 CPU @ 3.40GHz, NVIDIDA Geforce GTX 1050 TI 4GB GDDR5, Memoria Ram 8GB - Montior LED LG 21"
Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. 522062

nascoli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/08/2011
Mensagens : 114
Reputação : 3
Idade : 51
Simulador preferido : Prepar3D e X-Pl
Emprego/lazer : Empresário/Simulação e Música
Nacionalidade : Brasil

http://[img]http://status.ivao.aero/522062.png[/img]

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por henriquesteppan Sex 01 Fev 2013, 17:47

Eu sempre vejo pelo programa de weather, pesquiso a metar do aeroporto de destino e ponho no FMC. Raramente muda.
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Mauro Gerardo Sex 01 Fev 2013, 18:06

Geralmente essa função é do controle de aproximação do referido destino, umas 100 milhas antes é informada qual a aproximação a ser realizada, a torre só é sintonizada geralmente na perna final da pista escolhida.
Alguem me corrija se estiver errado.

Um abraço thumbsup

Mauro Gerardo
Mauro Gerardo
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/10/2011
Mensagens : 79
Reputação : 2
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Tulio Siqueira Sex 01 Fev 2013, 18:19

Eu também tenho esta mesma dúvida. Eu geralmente não coloco a aproximação em meu plano de vôo. Quando o controle me informa a pista em uso, então programo a aproximação.
Eu as vezes coloco a frequência do ATIS do destino no radio e quando a mesma é sintonizada, pego as informações.

_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira
Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 45
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Gabriel Moradillo Sex 01 Fev 2013, 23:11

Pelo SOP da Azul Virtual, nos programamos a chegada a 100 NM do TOD. Mas se o voo tiver uma duração menor que 1:00 Hora nó podemos colocar a STAR no solo do aeródromo de partida.

Quanto a pista em uso, este tópico pode te ajudar. Ai quando se sabe a pista em uso só é olhar as cartas para saber qual o melhor procedimento que se encaixa na tua rota.

Espero ter ajudado thumbsup

*Caso tenha alguma informação errada só falar wink

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada. Empty Re: Sintonizando Torre do aeródromo de Destino antes da chegada.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos