Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Gse_multipart13851

[AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

+3
João Pedro
Alna
HelderTLC
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Alna Qua 29 Ago 2012, 17:14

Paulo Stavis escreveu:Helder, sugiro que você comece nas aeronaves pequenas primeiro.

É um conselho que dou há uns 4 anos pra galera que tá começando no FS, 30% escutam, o resto parte pra um PMDG da vida. O que acontece? Logo que você compra ele e começa a voar, pipoca tópico seu com dúvida sobre a parte do voo básico e sobre o FMC. Se pra alguém que já tem uma bagagem de voo já não é fácil pegar o PMDG, imagina quem tá começando igual a você?

Eu indico o Cessna 172 default para você treinar o voo VFR e praticar o voo IFR. O Voo IFR não se resume a ILS somente, há os procedimentos VOR e NDB que estão caindo em desuso mas em muitos aeroportos são os únicos que existem. Tutoriais para o IFR fora o ILS são poucos, mas os da IVAO são bem completos.

Portanto fuja do PMDG, porinquanto, leia os tutoriais sobre IFR, e não só sobre ILS, e tire as dúvidas que lhe vierem a cabeça. Assim a "brincadeira" fica muito mais legal.

Nem meu pai que era coronel era tão bravo como você....mas me diga o que vem a ser pmdg?
Alna
Alna
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/08/2012
Mensagens : 215
Reputação : 12
Idade : 59
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : professor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 29 Ago 2012, 17:30

Alna escreveu:Nem meu pai que era coronel era tão bravo como você....mas me diga o que vem a ser pmdg?

Não é ser bravo Alna, é experiência de quem já esteve dos dois lados: Aprendendo e controlando (na IVAO) e de quem já tem uns 5 anos de fórum de aviação virtual/real.
O pessoal novato é muito fascinado pelo ILS, assiste os tais vídeos do Youtube pra pouso automático, programar FMC e tal mas é tipo robozinho: Faz exatamente o que o vídeo manda mas não tem idéia do que está fazendo.
Aí quando o AIRAC dá uma mudadinha, o cara se perde todo. Não sabe achar a rota, não sabe de onde vem aquele UW24 que ele coloca no FMC, não sabe nada.

Aí o cidadão resolve que vai voar online, chega na IVAO e não sabe nada do básico. Decolou, 50' acima da pista é AP on, LNAV e VNAV ligados e boa. Vai assim até o pouso que, obviamente, é automatico. Mas quando o controlador pede qualquer coisa diferente ele já não sabe. Se a SID não está no FMC ele pede outra, se o procedimento não está no FMC, pede outro, se a cabeceira não tem ILS, pede outra.

Porisso que eu já digo que não tenho nada contra ninguém, é experiência de como as coisas andam. Não tem problema algum perguntar, só não gosto dos folgados (não estou falando isso de ninguém daqui do tópico) que tem preguiça de ler um tutorial e quer tudo mastigadinho. De perguntinha em perguntinha o cara consegue um tutorial particular.

PS: PMDG é a empresa que desenvolve os melhores addons para o FS, como o 737NGX.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Alna Qua 29 Ago 2012, 17:46

Paulo Stavis escreveu:
Alna escreveu:Nem meu pai que era coronel era tão bravo como você....mas me diga o que vem a ser pmdg?

Não é ser bravo Alna, é experiência de quem já esteve dos dois lados: Aprendendo e controlando (na IVAO) e de quem já tem uns 5 anos de fórum de aviação virtual/real.
O pessoal novato é muito fascinado pelo ILS, assiste os tais vídeos do Youtube pra pouso automático, programar FMC e tal mas é tipo robozinho: Faz exatamente o que o vídeo manda mas não tem idéia do que está fazendo.
Aí quando o AIRAC dá uma mudadinha, o cara se perde todo. Não sabe achar a rota, não sabe de onde vem aquele UW24 que ele coloca no FMC, não sabe nada.

Aí o cidadão resolve que vai voar online, chega na IVAO e não sabe nada do básico. Decolou, 50' acima da pista é AP on, LNAV e VNAV ligados e boa. Vai assim até o pouso que, obviamente, é automatico. Mas quando o controlador pede qualquer coisa diferente ele já não sabe. Se a SID não está no FMC ele pede outra, se o procedimento não está no FMC, pede outro, se a cabeceira não tem ILS, pede outra.

Porisso que eu já digo que não tenho nada contra ninguém, é experiência de como as coisas andam. Não tem problema algum perguntar, só não gosto dos folgados (não estou falando isso de ninguém daqui do tópico) que tem preguiça de ler um tutorial e quer tudo mastigadinho. De perguntinha em perguntinha o cara consegue um tutorial particular.

PS: PMDG é a empresa que desenvolve os melhores addons para o FS, como o 737NGX.

Sim, sim...estava brincando..mas para nós novatos é muito difícil mensurar o coeficiênte de descida, por exemplo, se estão em altura orientada para começar a realizar a rampa, qqual é a proporção de fps que devo usar, ando estudando e percebo que pelas cartas de navegação isso é possível....mas apenas desconfio, portanto, creio que é só apanhando é que se aprende.
Alna
Alna
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/08/2012
Mensagens : 215
Reputação : 12
Idade : 59
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : professor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 29 Ago 2012, 17:57

Alna escreveu:Sim, sim...estava brincando..mas para nós novatos é muito difícil mensurar o coeficiênte de descida, por exemplo, se estão em altura orientada para começar a realizar a rampa, qqual é a proporção de fps que devo usar, ando estudando e percebo que pelas cartas de navegação isso é possível....mas apenas desconfio, portanto, creio que é só apanhando é que se aprende.

Nas cartas IAC para ILS consta a rampa ideal. Normalmente é 3º de descida, e lá é mostrado que para 140kt, por exemplo, a descida é com 750 ft/min (não sei se é exatamente isso, só chutei). Mas no caso das cartas que não sejam para procedimento de precisão, ou seja, aquelas para VOR, NDB e RNAV consta a descida do procedimento para que você chegue na MDA e no MAPT, que é a altitude mínima que você pode descer sem avistar a pista e o ponto onde você inicia a aproximação perdida, com altitude para possibilitar o pouso.

Nem sempre essa altitude é a ideal, porisso as cias. aéreas adotam o conceito de VDP (Visual Descent Point). Explico:
Pega-se a altitude da MDA, que no nosso exemplo vai ser 500', multiplica por 3 e divide por 1000. Fazendo essa conta obtemos 1.5. Esse 1.5 é 1.5nm, distância da pista na qual você deve avistar a mesma ou iniciar a arremetida. Porque dessa forma, é um número mágico? Não, com essa conta você vai obter o ponto no qual você interceptaria uma rampa de 3º para pousar.

Isso evita do piloto chegar estar na MDA, avistar no MAPT e tentar pousar. Em teoria deveria dar certo mas normalmente se o piloto faz isso a descida é muito acentuada.

Extendi esse assunto além do que deveria que acabou virando um offtopic. Mas qualquer dúvida é só abrir um tópico que eu apareço pra ajudar thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Alna Qua 29 Ago 2012, 18:07

perfeito, vou estudar isso

_________________
intel core i7 3770 cpu@ 3.50 Ghz 3.50 Ghz sistema operacional 64 bits - placa mãe: ASUS P8H77-M PRO- placa de vídeo: handeon HD 6850
Alna
Alna
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/08/2012
Mensagens : 215
Reputação : 12
Idade : 59
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : professor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

POUSO - [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos - Página 2 Empty Re: [AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos