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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 16:56

[AJUDA] Pouso Visual e Por Instrumentos.

Olá amigos como podem ver sou novo aqui no fórum porém já tinha simulado muito no FSX há alguns anos, parei pois estava sem um maquina para jogar tal jogos, ano passado adquirir uma maquina muito boa é hoje resolvi voltar a simular no FSX, até tentei lembrar e conseguir fazer uns pousos ILS e visual, entretanto estou precisando de ajuda para poder voltar a velha forma gostaria de algumas dicas sobre tais pousos Visual e Por Instrumentos, Ex: qual a melhor maneira de alinha visualmente, como configurar os instrumentos para um pouso ILS legal...

Qualquer ajuda será bem vinda, abraço a todos!


Última edição por HelderTLC em Ter 28 Ago 2012, 22:46, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Alna Ter 28 Ago 2012, 17:15

Em caso de você estar off-line procure realizar os vôos por IRF, eu particulamente faço isso, uso o GPS como referência visual( não sincronizo no avião), para lovalizar o vetor e a final da pista

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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 17:15

Vamos lá. Para fazer um pouso ILS nas aeronaves default, você necessita setar as frequências do ILS nos rádio NAV 1 e NAV 2, e setar o curso presente na carta na janela COURSE do MCP. Já nas aeronaves pagas, você deve configurar o FMC e tudo mais.
Já para efetuar o circuito de tráfego padrão, é totalmente importante ter o visual a todo instante. Recomendo assistir esse vídeo totalmente didático, produzido pelo Felipe Faria da VATSIM: https://www.youtube.com/watch?v=wsKYX6EtPcM&list=UUN0og3oPKw2qcqE9w8AMhRg&index=12&feature=plcp

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Mensagem por Barites Ter 28 Ago 2012, 17:36

Aproximação e Pouso ILS

Seu uso restringe-se à aproximação para o pouso. Com ele as aeronaves podem aterrissar em virtualmente qualquer tempo.

Podemos dizer que o ILS divide-se, basicamente, nos seguintes componentes:

Localizer:

O localizer (LOC) é um transmissor que geralmente está localizado na cabeceira oposta à do pouso. Sua função é nos fornecer informação do posicionamento em relação ao eixo da pista.

Se o marcador estiver alinhado, a aeronave está no curso do Localizer. Se a aproximação estiver desestabilizada não hesite, ARREMETA! É extremamente difícil, principalmente nos jatos de grande porte consertar uma aproximação mal estabilizada, especialmente se estivermos próximos da cabeceira.

Glideslope:

O Glideslope (GS) nos fornece indicações de uma rampa de planeio até a cabeceira da pista. A antena do GS geralmente localiza-se geralmente à esquerda do eixo da pista, na altura do ponto de toque, a cerca de 300 metros da cabeceira da pista de pouso. Mantendo-se rigorosamente no GS a aeronave cruzará a cabeceira a um a altura entre 50 e 60 pés acima da pista.

Se a barra estiver deflexionada para cima significa que estamos ABAIXO da trajetória de planeio. Caso ela esteja deflexionada para baixo, estaremos ACIMA da trajetória de planeio.

Para mantermos o Glideslope, deveremos manter uma razão de descida constante ao longo da trajetória. Uma regra prática, é multiplicar a sua velocidade indicada em Knots por 5, que dará a razão de descida aproximada para manter o GS. Caso, por exemplo, estejamos nos aproximando a 140 Kts, a nossa razão de descida deverá ser de 140 X 5 = 700 fpm. Caso a aproximação não esteja estabilizada, principalmente se estiver abaixo do GS à baixa altura ARREMETA IMEDIATAMENTE!

Com as informações do LOC e do GS combinadas podemos saber exatamente a nossa posição em relação à trajetória ideal para a pista.

Vamos agora TREINAR uma aproximação ILS com piloto automático ativado.

Como exemplo, execute o FlightGear utilizando o Boeing 737-300, no Aeroporto Intl. do Galeão (SBGL), na pista 10.

Você terá que saber a frequência ILS da pista 10, no caso 109.3. Para descobrir a frequência de outras pistas e aeroportos, utilize o programa ATLAS ou o Kelpie Flight Planner.

1) Vá no menu Equipment > Radio Settings. Em NAV1, digite a frequência 109.3 e clique em Ok. No painel, em VOR1 deve aparecer a indicação 109.3, com o código ITB abaixo.

2) Ative o piloto automático para aproximação. Vá até o menu Autopilot > Autopilot Settings. Marque as opções nesta ordem: NAV1 CDI Course, Heading Control, NAV1 Glideslope, Pitch/Altitude Control. (Podem ser usados também os atalhos Ctrl+N e Ctrl+G para ativar a aproximação).

3) Agora vamos posicionar o avião na rampa de aproximação. Vá no menu Location > Position Aircraft (in air). Em Distance, coloque 10. Em Altitude, digite 3250. Em Airspeed, informe 160. Clique em Ok.

O avião será posicionado a 3250 pés de altura, a uma distância de 10 milhas da cabeceira da pista, numa velocidade de 160 nós.

Veja uma imagem do painel do Boeing 737-300, com as indicações do Glideslope e do Localizer:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=13492255482848859452&pid=7

O piloto automático se encarregará de controlar a posição do avião em relação a pista, e a altura de aproximação.

No entanto, vc deverá controlar a velocidade. Mantenha o avião entre 130 e 140 nós, diminuindo ou aumentando a potência, se necessário. Utilize os flaps (Teclas ] e [ ), a medida que for se aproximando da pista.

Se tudo der certo, vc conseguirá um pouso perfeito!

Se não der certo, não desista, tente dinovo, seguindo a partir do passo Nº 3.

Algo mais…
Esses procedimentos funcionam para a maioria dos aviões.

Todas essas informações eu consegui pesquisando no Google, e com muito tentativa e erro… e paciência!. Dessa forma, deve haver alguns erros ou inconsistências.

Assim, se houver alguma correção, fiquem a vontade para fazê-la.

Um abraço a todos!

Ah, mais um detalhe, quanto estiverem se aproximando da pista, quase no ponto de toque, desativem o controle automático do Glideslope, com Ctrl+G e controlem o avião no manche mesmo… Senão o avião fica descontrolado

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 17:46

Outra duvida no cado das aeronaves turbo-hélice como o KingAir 350 ele tem controle de velocidade automática ?

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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 17:51

Negativo. O controle é feito manualmente.

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 18:16

Olha amigos, quando eu voo para um aeroporto onde não há ILS ou alinho com a pista utilizando o GPS e aproximo manualmente, tem como aproxima de outro modo ?

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Mensagem por Jacsantana Ter 28 Ago 2012, 18:45

Helder,

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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 19:52

Tem sim Helder. Você pode utilizar o circuito de tráfego padrão. Veja mais detalhes no vídeo que eu deixei logo ali em cima: https://www.youtube.com/watch?v=wsKYX6EtPcM&list=UUN0og3oPKw2qcqE9w8AMhRg&index=12&feature=plcp

Ele é totalmente didático. Claro, existem outros procedimentos. Porém para mim o mais simples logo após o ILS é o circuito. Então se vem IFR, cancele o plano, e voe visualmente.

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 20:15

Amigos navegando no google observei que as aeronaves pagas, Wilco, PMDG, Ifly... Usam FMC, alguém poderia me recomendar um bom tutorial de preferencia vídeo para que eu possa usar como sabe, tudo bem explicado, configuração, decolagem e pouso.

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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 20:21

Bem aí depende da aeronave que vai querer voar. Cada aeronave possui uma configuração no FMC específica. Para o PMDG, o 737NGX (o mais usado aqui no fórum) veja esse tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=ThidplCZA74
Claro, existem vários outros. Cite a aeronave que pretende voar que lhe darei um help aí.

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 20:34

Amigo, gostaria da opinião de vocês qual a melhor aeronave ? Tipo todas as PMDG configura do mesmo jeito ?

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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 20:59

Não. Nem todas as da PMDG. Porque ela produz várias aeronaves e a maioria tem configurações no FMC diferente. Recomendo a PMDG, pela realidade proposta por eles. São mais caros.

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 21:15

Mais aquele tutorial que você me passou está em Inglês não teria nenhum em português não ? Tipo é muito difícil a pessoa aprender a configurar vários FMC ?

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 Ago 2012, 21:19

Helder, sugiro que você comece nas aeronaves pequenas primeiro.

É um conselho que dou há uns 4 anos pra galera que tá começando no FS, 30% escutam, o resto parte pra um PMDG da vida. O que acontece? Logo que você compra ele e começa a voar, pipoca tópico seu com dúvida sobre a parte do voo básico e sobre o FMC. Se pra alguém que já tem uma bagagem de voo já não é fácil pegar o PMDG, imagina quem tá começando igual a você?

Eu indico o Cessna 172 default para você treinar o voo VFR e praticar o voo IFR. O Voo IFR não se resume a ILS somente, há os procedimentos VOR e NDB que estão caindo em desuso mas em muitos aeroportos são os únicos que existem. Tutoriais para o IFR fora o ILS são poucos, mas os da IVAO são bem completos.

Portanto fuja do PMDG, porinquanto, leia os tutoriais sobre IFR, e não só sobre ILS, e tire as dúvidas que lhe vierem a cabeça. Assim a "brincadeira" fica muito mais legal.
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Mensagem por João Pedro Ter 28 Ago 2012, 21:25

Exatamente. Bela colocação Paulo. Pontinho pra você

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 21:28

Amigo eu já simulei muito no FSX já fiz quase todos os procedimentos de pouso, porém fiquei parado durante muito tempo e agora estou retornando querendo aprender uma coisa que eu nunca aprendi o FMC, me diga alguns aeroportos que pode pousar por VOR e NDB e alguns tutoriais se tiver vídeo aula melhor ainda.

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 Ago 2012, 21:51

HelderTLC escreveu:Amigo eu já simulei muito no FSX já fiz quase todos os procedimentos de pouso, porém fiquei parado durante muito tempo e agora estou retornando querendo aprender uma coisa que eu nunca aprendi o FMC, me diga alguns aeroportos que pode pousar por VOR e NDB e alguns tutoriais se tiver vídeo aula melhor ainda.

Aposto que NDB e VOR você também não aprendeu. Um deles é Joinville (SBJV), Navegantes (SBNF), Londrina (SBLO), Santos Dummont (SBRJ) e tantos outros que não possuem ILS. Ou é VOR/NDB ou é RNAV.

Sobre os tutoriais: VOR; NDB

thumbsup

PS: Aproveite para estudar um pouco sobre o IFR em si. Você vai descobrir que você não pousa por VOR nem NDB, só aproxima wink
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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 22:12

Eu estava agorinha vendo como procede a aproximação por VOR e porém fiquei a com duvida onde eu posso achar as cartas aéreas e encontrar as radiais, frequência e tudo mais.

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 Ago 2012, 22:13

HelderTLC escreveu:Eu estava agorinha vendo como procede a aproximação por VOR e porém fiquei a com duvida onde eu posso achar as cartas aéreas e encontrar as radiais, frequência e tudo mais.

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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 22:33

Eu preciso atualizar as aerovias ? Tipo quando eu for cria o plano de voo eu coloco IFR e depois VOR para VOR ? Ai eu preciso das frequências e das radiais ?

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 28 Ago 2012, 23:07

HelderTLC escreveu:Eu preciso atualizar as aerovias ? Tipo quando eu for cria o plano de voo eu coloco IFR e depois VOR para VOR ? Ai eu preciso das frequências e das radiais ?

Esqueça o plano IFR do FSX. Decole por conta, voe por conta.
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Mensagem por HelderTLC Ter 28 Ago 2012, 23:21

Mais como eu saber quais aerovias seguir e suas frequências ?

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 29 Ago 2012, 09:47

HelderTLC escreveu:Mais como eu saber quais aerovias seguir e suas frequências ?

Interpretação de cartas

Manual voo VFR

Manual voo IFR

PS: Entenda: Não tenho nada contra você mas é exatamente por esse tipo de pergunta que eu indico que os iniciantes comecem nas aeronaves pequenas e progridam para as maiores. Os manuais são da IVAO, rede de voo online. Recomendo que deixe o voo online de lado porinquanto até que você saiba voar IFR legal para poder se aventurar na IVAO.
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Mensagem por Leonardo.Moura Qua 29 Ago 2012, 10:02

O que o Paulo está falando é o correto. Aeronaves grandes são muito mais complexas, ainda mais as pagas... wink
Voce pode voar pelas aerovias, mas pra isso terá que entender bem o funcionamento do ADF, VOR, o que é QDM, QDR, etc...
Apesar de voar ha muito tempo, vira e mexe eu faço voos pra aeroportos com menos infraestrutura justamente pra treinar essas aproximações de não precisão. thumbsup

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