Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuda com manetes de potência Gse_multipart13851

Ajuda com manetes de potência

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Ajuda com manetes de potência

Mensagem por flavioSSA Seg 27 Ago 2012, 09:20

Pessoal,
Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vocês tem como ajudar. Coloquei aqui e não na área de hardware, pois acredito que o problema seja mais referente a configuração de controles do fsx e não sobre o funcionamento do joystick em si. Meu joystick é um Saitek Fly 5. Ele é muito bom e possui 2 manetes de potência como visto abaixo:

Ajuda com manetes de potência Fly5description

Eu estou tentando descobrir a melhor forma de configurar os manetes de potência, para que fique uma configuração padrão para aeronaves mono/bi,tri e quadrimotores. E qual seria o problema? Bem ... o problema é que para um joystick com 2 manetes de potência fica dificil configurar para um padrão diferente de 2 motores. Vejam o desenho abaixo:

Ajuda com manetes de potência 891mapeamento

Pensei em fazer da seguinte forma:

Manete 1
- Monomotor: aciona a ou b
- Bimotor: aciona a
- Trimotor: aciona a e c
- Quadrimotor: aciona a e c

Manete 2
- Monomotor: aciona a ou b
- Bimotor: aciona b
- Trimotor: aciona b
- Quadrimotor: aciona b e d

Como podem ver, até aeronaves bimotoras, é facil informar quais manetes devem assumir. Fica dificil a partir de aeronaves tri-motores e o problema é que pelo gerenciamento de controles interno do FSX é impossivel colocar o mesmo controle para duas ações. Ou seja, é impossível colocar o Manete 1 para acionar os motores a e c por exemplo. Então gostaria de saber se vocês tem sugestões para obter o melhor resultado, sem ter que ficar toda hora alterando o gerenciamento de teclas. Existe alguma forma de alterar diretamente em algum arquivo .cfg o mapeamento, permitindo que eu possa dizer que o manete 1 gerencie dois motores? Pelo FSX é impossível fazer isso, pelo que eu saiba.

Por favor, ajudem!

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por Brentano Seg 27 Ago 2012, 09:45

FSUIPC e seja feliz.

Edit: Tem que ser a versão paga dele. É salgado, mas para quem tem vários botões e eixos vale cada centavo. No começo é complicado para configurar, pois a interface não é das mais amigáveis, mas depois que você pega o jeito percebe que é desses softwares indispensáveis na vida de um simuleiro. Se precisar de ajuda é so postar aqui, mas não deixe de ler o manual, pois tem muita informação valiosa.


Última edição por Preto em Seg 27 Ago 2012, 10:00, editado 1 vez(es)

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por Hermes Seg 27 Ago 2012, 09:59

Offtopic:

Eu seria tão feliz se fizessem um controle como esse com o throttle para mão direita.

Como piloto Bus na maioria dos meus voos, gosto do sidestick na mão esquerda, e o throttle na direita.

Vocês que conhecem melhor hardware que eu, por acaso existe isso? Ou o jeito é comprar o throttle separado mesmo?
Hermes
Hermes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/01/2012
Mensagens : 224
Reputação : 20
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por Paulo Stavis Seg 27 Ago 2012, 10:00

FSUIPC e seja feliz. (2)

Nas últimas versões do FSUIPC você pode criar profiles para cada aeronave. Eu criei os seguintes profiles (depois de cada um coloquei a configuração que eu recomendaria para você):

1) Single Engine without propeller -> Aqui a manete 1 vai pro motor 1, a manete 2 para a mistura.

2) Single Engine w/ propeller -> Manete 1 para o motor e a 2 para a hélice.

3) Twin Eng w/ prop -> Manete 1 e 2 para os motores. Eu criei esse porque tenho uma manete com 3 eixos, aí o 3º vai pro propeller.

4) Twin Eng Jet -> Manete 1 e 2 para os motores. Tenho esse pra diferenciar do nº 3, pois nesse não há hélice.

5) Tri Eng -> Quando eu tinha manete dupla, usava o motor 1 e 2 na manete 1 e o 3 na manete 2. Outra opção é programar o motor 1 e 2 na manete 1 e programa o motor 2 e 3 na manete 2. Assim o 2 fica ligado nas duas manetes pra dar potência diferencial.

6) Four Engine -> Motor 1 e 2 na manete 1 e motor 2 e 3 na manete 2.

7) Helicopter -> Aqui é parecido com o nº 1 mas deixo específico para os helis.

Daqui pra frente fica a seu critério os profiles pra aeronaves especiais, por exemplo:
Nas aeronaves da A2A, eu não programo nenhum botão do joystick no FSUIPC mas programo eles pela LINDA, que é um "addon" ao FSUIPC que aceita vários scripts que comandam botões em addons mais complexos que não constam na lista do FSUIPC.

Por fim, o que eu faço é criar o primeiro profile, programo todos os botões e tal e depois vou duplicando esse dentro do próprio FSUIPC e alterando de acordo com as configurações que eu postei.
Quando vou voar com uma aeronave que não esteja configurada, é só marcar o profile que eu desejo pra aeronave e o FSUIPC salva a configuração e cada vez que eu preciso ele carrega sozinho.

Depois de programada essa parte básica eu faço um backup do fsuipc4.ini. Assim quando formato é só jogar o .ini na pasta modules novamente e as configurações estão todas lá.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por flavioSSA Seg 27 Ago 2012, 10:03

Humm... valeu Preto e Paulo! As vezes pensamos em soluções mirabolantes e esquecemos do obvio. Vou testar sua sugestão, mas eu me lembro que tive problemas uma vez usando o fsuipc para isso. Algumas aeronaves mais sofisticadas ficaram com o controle de potência erráticos. Mas como faz tempo que eu fiz isso, vou testar de novo para ver. thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por Brentano Seg 27 Ago 2012, 10:14

A primeira dica que eu posso te dar é deletar todos os comandos/botões/eixos atribuídos no menu do FS. Ou seja, tire tudo do FS e pense apenas no FSUIPC daqui pra frente. Você verá que mesmo usando o FSUIPC, ainda poderá atribuir um eixo via FS (dentro do FSUIPC). Então se algum add-on não funcionar direito calibrado diretamente pelo FSUIPC, você ainda pode definir que ele funcione como se estivesse configurado pelo menu do FS.
Se não me engano o Level-D me dava problema e eu tinha que fazer isso, mas como faz muito tempo que não vôo ele não tenho certeza.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com manetes de potência Empty Re: Ajuda com manetes de potência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos