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Ajuda com a leitura das manetes

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Ajuda com a leitura das manetes Empty Ajuda com a leitura das manetes

Mensagem por caique-est Qui 02 Jun 2016, 10:36

Bom dia.

Estou criando meu próprio simulador de voo e gostaria de saber qual sensor é utilizado para a leitura do manetes, se é utilizado potenciômetro deslizante ou outro tipo de sensor linear. Vale lembrar que a precisão e alcance são as minhas prioridades.

Aguardo uma resposta, obrigado.

caique-est
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Ajuda com a leitura das manetes Empty Re: Ajuda com a leitura das manetes

Mensagem por igorjoaquim Qui 02 Jun 2016, 14:31

Olá caique-est,

Acho que podemos te ajudar quanto a isso. Ahh... Bem vindo!  thumbsup
Os sensores que deseja provavelmente é para captar os movimentos correto. Seriam eles as translações e rotações do yoke e os movimentos lineares da manete de flaps e speedbrake.

Então, conheço e posso te auxiliar quanto a 3 possibilidade:

A primeira, é o uso do comum e tradicional potenciômetro linear (tanto deslizante quanto rotativo). Este apresenta um custo baixo na ordem de R$1,50 à R$3,00. É muito fácil de encontrar e possui uma durabilidade considerável. Utilizando placas controladoras como Stargate fica fácil fazer a configuração. Quanto a precisão não é das melhores mas pode ajustar isso no software.

A segunda, se trata de sensores por efeito de campo magnético (transdutor de efeito HALL). Este sensor se torna bem mais interessante por apresentar melhor precisão durante a manipulação dos sinais elétricos e pelo seu funcionamento interno ser baseado em campo magnético o que, por não ter contato físico, impede interferências causadas pela fricção e desgastes. https://www.voovirtual.com/t39925-home-cockpit-do-embraer-195 -> Neste tópico eu e o Inventor estávamos conversando a respeito disso. Excelente escolha! Eu inclusive importei alguns para utilizar em meus projetos. Posso dizer que só vai possuir um custo mais elevado do que o potenciômetro. Talvez encontre na faixa dos R$15,00. (De acordo com o Inventor este sensor tem funcionado muito bem com as controladoras Stargate. Quaisquer dúvida é só informá-lo. No tópico que postei acima ele colocou até um modelo que ele utiliza.)

Em terceiro, e um pouco mais complicado, temos o acelerômetro... igual aquele que tem no celular, que detecta os movimentos tanto translação, quanto rotação. Neste caso é uma excelente escolha tbm. Porém a implementação dele no projeto requer um nível maior de programação e bom conhecimento em eletrônica. Ou detalhe é que não sei se há compatibilidade deste tipo de sensor com as placas controladoras tradicionais... O Custo é mais elevado, em torno de R$ 60,00 / módulo. Considero de todos o que possui melhor precisão. Pode ajustar ângulos na faixa de décimos de graus.

Espero ter ajudado... Quaisquer dúvida estamos aí...

https://www.voovirtual.com/t39925-home-cockpit-do-embraer-195
Aqui tem algum conteúdo informativo que pode ser útil.


Abraços.
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Ajuda com a leitura das manetes Empty Re: Ajuda com a leitura das manetes

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 02 Jun 2016, 18:47

Olá Caique, boa noite amigo  thumbsup

Apenas complementando as preciosas informações do nosso Igor;
A ultima novidade em placa controladora, é o recente lançamento da placa Stargate SG 32.
http://usbi.com.br/sg-32.html

Já fizemos vários testes com ela e todos com excelentes resultados. A precisão dos eixos é sensacional.
https://www.voovirtual.com/t40853-nova-placa-controladora-stargate-sg-32

Testamos também os eixos com o sensor de efeito Hall, com absoluto sucesso.
https://www.voovirtual.com/t34266p150-side-stick-airbus

Se precisar de mais informações, é só dizer  Smile  ,  abraços

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Ajuda com a leitura das manetes Empty Re: Ajuda com a leitura das manetes

Mensagem por caique-est Sex 03 Jun 2016, 08:25

Obrigado pelas informações.

Bom, de início eu pretendo utilizar nos manetes (potência, mistura, reverso e embandeiramento de hélice) o potenciômetro deslizante mesmo. Porém li a respeito sobre esse sensor e existe algo que pode influenciar um pouco é o backslash, uma "zona morta" cada vez que inverte o sentido de movimento. Acredito que em nenhum seja o suficiente pra ser perceptível pelo piloto... vocês entendem algo sobre isso?

Obrigado desde já

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 03 Jun 2016, 09:48

caique-est escreveu:Obrigado pelas informações.

Bom, de início eu pretendo utilizar nos manetes (potência, mistura, reverso e embandeiramento de hélice) o potenciômetro deslizante mesmo. Porém li a respeito sobre esse sensor e existe algo que pode influenciar um pouco é o backslash, uma "zona morta" cada vez que inverte o sentido de movimento. Acredito que em nenhum seja o suficiente pra ser perceptível pelo piloto... vocês entendem algo sobre isso?

Obrigado desde já
Olá Caique, bom dia amigo thumbsup

Acho que você está se referindo ao sensor de efeito Hall. scratch
Sendo assim, abaixo do ponto neutro, inicia outra variação invertida em relação a polarização dos imãs.
No caso das controladoras Stargate, o aproveitamento dessas variações dependem da calibração do eixo.  A exemplo do volante de F1, mostrado no tópico do Igor.

Mas se for para implementar o "reverso" pelas manetes de potencia abaixo do idle,  então vai precisar utilizar a programação pelo FSUIPC.
Ou adicionar uma chave/botão no final do curso da manete, mapeado pelo FS.  thumbsup

Se persistir mais duvidas, é só dizer Smile  ,  abraços

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Mensagem por igorjoaquim Sex 03 Jun 2016, 12:28

Caique,

Presumo que dentro das possibilidades funcionais o Inventor já esclareceu sua dúvida.
Os sensores Hall no geral possui histerese ajustada para evitar flutuações durante o seu chaveamento.
Existe uma janela (intensidade do campo) na ordem de mT (militesla) entre o chaveamento do sensor. Outra é que ele leva um tempo para fazer esse chaveamento tanto de LOW to HIGH quanto de HIGH to LOW. Isso totalizaria duas unidades de 0.25us para um e para outro... acumulando 0.5us... é tão pouco que poderíamos desprezar de acordo com a aplicação prática descrita.

Os sensores hall normalmente já são modulados, ou seja, já possuem internamente circuitos para estabilizar, filtrar e ajustar o funcionamento do mesmo.

Não sei se ajudei ou compliquei... estamos aí!!  thumbsup  scratch

Abraços.
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Mensagem por caique-est Seg 06 Jun 2016, 09:37

Bom dia amigos, obrigado por todas as dicas e informações.

Para fazer a escolha do potenciômetro deslizante é necessário saber o curso total do manete?

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Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 06 Jun 2016, 10:22

caique-est escreveu:Bom dia amigos, obrigado por todas as dicas e informações.

Para fazer a escolha do potenciômetro deslizante é necessário saber o curso total do manete?
Olá Caique, bom dia amigo thumbsup

De certo modo, sim.
Entretanto pode-se ajustar o curso total da manete com o curso total do potenciômetro.
Isso vai depender do ponto escolhido do link (arame) na articulação.

Quanto maior for o comprimento do potenciômetro, mas detalhada será a sua leitura.
Tenho utilizado potenciômetros de 4,5cm a 6cm - 10Kohms linear, com ótimos resultados.

No momento da compra confira se são do tipo B "lineares".
Se tiver mais duvidas, conte conosco Smile ,  abraços

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Mensagem por Cmte_Eduardo Seg 06 Jun 2016, 13:54

Muito bom Igor, vou começar hoje a estudar sobre esse sensor, minha manete no Airbus está quase pronta, mas ainda não pude concluir devido à interferência e diferença linear de movimento, entre os potenciômetros da manete esquerda com a da direita, que são exatamente do mesmo modelo, mas com enorme diferença entre si. Pensei que fosse defeito e comprei outros potenciômetros, mas o problema persiste, apenas diminuiu, mas persiste. Se puder me tire uma dúvida preliminar aos estudos sobre o assunto, o ímã deve encostar no sensor em algum momento ou existe uma distância mínima de separação entre eles (sensor - ímã)??

Obrigado pelos esclarecimentos anteriores! reverencia

igorjoaquim escreveu:Olá caique-est,

Acho que podemos te ajudar quanto a isso. Ahh... Bem vindo!  thumbsup
Os sensores que deseja provavelmente é para captar os movimentos correto. Seriam eles as translações e rotações do yoke e os movimentos lineares da manete de flaps e speedbrake.

Então, conheço e posso te auxiliar quanto a 3 possibilidade:

A primeira, é o uso do comum e tradicional potenciômetro linear (tanto deslizante quanto rotativo). Este apresenta um custo baixo na ordem de R$1,50 à R$3,00. É muito fácil de encontrar e possui uma durabilidade considerável. Utilizando placas controladoras como Stargate fica fácil fazer a configuração. Quanto a precisão não é das melhores mas pode ajustar isso no software.

A segunda, se trata de sensores por efeito de campo magnético (transdutor de efeito HALL). Este sensor se torna bem mais interessante por apresentar melhor precisão durante a manipulação dos sinais elétricos e pelo seu funcionamento interno ser baseado em campo magnético o que, por não ter contato físico, impede interferências causadas pela fricção e desgastes. https://www.voovirtual.com/t39925-home-cockpit-do-embraer-195 -> Neste tópico eu e o Inventor estávamos conversando a respeito disso. Excelente escolha! Eu inclusive importei alguns para utilizar em meus projetos. Posso dizer que só vai possuir um custo mais elevado do que o potenciômetro. Talvez encontre na faixa dos R$15,00. (De acordo com o Inventor este sensor tem funcionado muito bem com as controladoras Stargate. Quaisquer dúvida é só informá-lo. No tópico que postei acima ele colocou até um modelo que ele utiliza.)

Em terceiro, e um pouco mais complicado, temos o acelerômetro... igual aquele que tem no celular, que detecta os movimentos tanto translação, quanto rotação. Neste caso é uma excelente escolha tbm. Porém a implementação dele no projeto requer um nível maior de programação e bom conhecimento em eletrônica. Ou detalhe é que não sei se há compatibilidade deste tipo de sensor com as placas controladoras tradicionais... O Custo é mais elevado, em torno de R$ 60,00 / módulo. Considero de todos o que possui melhor precisão. Pode ajustar ângulos na faixa de décimos de graus.

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Mensagem por Flavio Ribeiro Seg 06 Jun 2016, 19:31

Recomendo a leitura de tópicos a respeitos da construção de cockpits (nacionais e gringos) em especial aqueles que tratam do uso de potenciômetros para leitura das manetes.

Aí ficará mais fácil inclusive para formular possíveis questões a fim de sanar quais quer dúvidas remanescentes.

Um abraço!

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Mensagem por igorjoaquim Seg 06 Jun 2016, 21:50

Cmte_Eduardo escreveu:Se puder me tire uma dúvida preliminar aos estudos sobre o assunto, o ímã deve encostar no sensor em algum momento ou existe uma distância mínima de separação entre eles (sensor - ímã)??

Obrigado pelos esclarecimentos anteriores! reverencia

Tranquilo amigo... estamos aqui para compartilhar e aprender!
https://www.voovirtual.com/t39415-projeto-volante-para-euro-truck-1-080 -> Neste belo trabalho iniciado pelo Inventor, você poderá constatar a utilização do Sensor Hall e terá uma referência sobre as distância. Tem também o trabalho do Side-Stick do Airbus, em link citado acima. Lá também nossos amigo usaram o Sensor e obtiveram excelentes resultados.

Mas na teoria funciona assim: rsrsrsrs!

Dependendo do material que você utilizar(imã) ele vai ter um valor específico de densidade de fluxo magnético expressada em gauss. O sensor capta justamente essa 'força'. Basicamente essa intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sensor e o imã. Ou seja, ele vai operar bem em curtas distâncias. Mas não precisa encostar.

Outra coisa interessante é que a melhor prática de uso do sensor é com o imã no modo 'head-on', que nada mais é do que a face do mesmo(polo S ou N) paralela com o sensor, assim quanto mais próximos, mais forte é o fluxo magnético e quanto mais distantes menos intenso é o fluxo magnético no sensor. (movimentos perpendiculares à face do sensor, aproximando e se afastando).

Mas também é possível utilizar o imã na configuração slide-by, onde o imã se movimenta paralelamente à face do sensor (indo para esquerda ou direita). Mas nesse modo você não terá uma variação unilateral (baixo e alto) somente. Terá valores de fluxo baixo para um lado, outro valor baixo para o outro lado e um valor de pico no centro (quando o imã estiver alinhado paralelamente com o sensor).

Ah... ainda tem o uso do imã bipolar...

Qualquer coisa estamos aí... desculpem se não fui claro o suficiente... Para entender mesmo é bom fazer uns teste de bancada... A prática ajuda muitooo!


Abração...





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Mensagem por Cmte_Eduardo Ter 07 Jun 2016, 01:05

Olá Igor,

Foi muito claro e agradeço imensamente pelas orientações, conheço bem as ótimas criações do Sr. Inventor mas eu precisava dessa base teórica para entender melhor a aplicação ao meu throttle, mais uma vez obrigado e vamos em frente! reverencia

igorjoaquim escreveu:
Cmte_Eduardo escreveu:Se puder me tire uma dúvida preliminar aos estudos sobre o assunto, o ímã deve encostar no sensor em algum momento ou existe uma distância mínima de separação entre eles (sensor - ímã)??

Obrigado pelos esclarecimentos anteriores!  reverencia

Tranquilo amigo... estamos aqui para compartilhar e aprender!
https://www.voovirtual.com/t39415-projeto-volante-para-euro-truck-1-080 -> Neste belo trabalho iniciado pelo Inventor, você poderá constatar a utilização do Sensor Hall e terá uma referência sobre as distância. Tem também o trabalho do Side-Stick do Airbus, em link citado acima. Lá também nossos amigo usaram o Sensor e obtiveram excelentes resultados.

Mas na teoria funciona assim:  rsrsrsrs!

Dependendo do material que você utilizar(imã) ele vai ter um valor específico de densidade de fluxo magnético expressada em gauss. O sensor capta justamente essa 'força'. Basicamente essa intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sensor e o imã. Ou seja, ele vai operar bem em curtas distâncias. Mas não precisa encostar.

Outra coisa interessante é que a melhor prática de uso do sensor é com o imã no modo 'head-on', que nada mais é do que a face do mesmo(polo S ou N) paralela com o sensor, assim quanto mais próximos, mais forte é o fluxo magnético e quanto mais distantes menos intenso é o fluxo magnético no sensor. (movimentos perpendiculares à face do sensor, aproximando e se afastando).

Mas também é possível utilizar o imã na configuração slide-by, onde o imã se movimenta paralelamente à face do sensor (indo para esquerda ou direita). Mas nesse modo você não terá uma variação unilateral (baixo e alto) somente. Terá valores de fluxo baixo para um lado, outro valor baixo para o outro lado e um valor de pico no centro (quando o imã estiver alinhado paralelamente com o sensor).

Ah... ainda tem o uso do imã bipolar...

Qualquer coisa estamos aí... desculpem se não fui claro o suficiente... Para entender mesmo é bom fazer uns teste de bancada... A prática ajuda muitooo!


Abração...






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