Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia Gse_multipart13851

[Brasil] ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia

Ir para baixo

[Brasil] ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia Empty [Brasil] ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia

Mensagem por cwbspotter Ter 26 Jun 2012, 14:12

INOVAÇÃO - ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia




A equipe técnica do projeto “Aeronave Não Tripulada Autônoma para Inspeção de Linhas de Transmissão” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou na semana passada do evento Rio+20 no stand da Eletrobrás. Em 2009, o ITA e a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) firmaram acordo de parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), para projetar um VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado para inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica.
O Sistema VANT, proposto para essa aplicação, inclui uma aeronave não tripulada especialmente projetada para operar em ambiente sujeito a fortes rajadas de vento e dotada de sistemas aviônicos capazes de controlar a aeronave de modo a fazê-la seguir uma trajetória pré-programada no plano de vôo do piloto automático, a cerca de 50 m da linha de transmissão, com o objetivo de captar imagens que permitam a visualização dos elementos constituintes da linha, como: cabos, emendas, isoladores e espaçadores, por exemplo.
Além disso, o sistema deve ser capaz de se comunicar com uma estação em solo instrumentada na forma de um cockpit virtual através da qual, o piloto humano possa acompanhar o voo através da imagem de uma câmera de pilotagem e, se necessário, realizar ações corretivas na rota do VANT.
Participaram da A Rio+20,  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais de 190 países  para discutir como o mundo poderá crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente.
 

Fonte: Divisão de Engenharia / ITA / Fotos

_________________
Rafael
[Brasil] ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos