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Caminho a seguir para ser Piloto de Linha aérea

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Mensagem por D-FDB Qua 07 Dez 2011, 21:45

Olá a todos,
Tenho 16 anos e frequento o 11º ano de ciências e tecnologias. Tenho um "big" sonho que é ser piloto. Bem, por esta altura já devem estar a achar, "o puto é que sonha, isto não lhe passa de um devaneio". Mas não. É mesmo aquilo que mais desejo. Sei que para ser piloto em PT, só na FAP (gostava, mas as lentes de contacto estragam tudo e pelo que parece são muito rigorosos no que toca à saude Crying or Very sad ) ou então numa escola de aviação civil, Gestair, Nortavia etc. Ainda sou novo, e acho que nos dias de hoje um curso é sp uma mais valia. Será que o curso de ciencias aeronauticas - ramo piloto de linha aérea, onde também se tira o dito curso de piloto (penso que em conjunto com uma escola de aviação), é uma mais valia na hora de ter emprego no fim de se ter o curso de PLA ? Vale a pena arriscar e investir tanto dinheiro, mesmo sendo este um sonho daqueles q nunca sairá da cabeça ? Gostaria de ouvir a opinião , se fosse possível, de pessoas que estejam ligados ao ramo em si e que me possam de certo modo aconselhar.
thanks e parabéns pelo fórum!
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Mensagem por Icem@n Qui 15 Dez 2011, 15:25

Pôxa, ninguém?
Olha, se é seu sonho, batalhe por ele.Pode demorar mas se queres realmente vais conseguir. Te digo que vão aparecer vários querendo atrapalhar ou te botar para baixo, mas não ligue. Com o seu emprego depois de formado podes pagar teu curso de piloto, se não tiveres "PAItrocínio". Os cursos de ciências aeronáuticas muitas vezes tem uma estreita ligação com as empresas aéreas.
Tenho vários amigos que começaram assim, com dificuldades. Tenho um que começou pilotando ultraleves, depois fez PP, etc, etc. Hoje é copiloto da TAM. Outro é piloto de um dos maiores helicópteros em operação no Brasil, outro foi ser meteorologista e com o trabalho pagou o curso de PPH e pilota na amazônia também. Se você não arriscar, nunca vais saber se poderia ter conseguido ou não.
Fácil pode não ser mas impossível jamais.
Desistir nunca, render-se jamais.!
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Mensagem por D-FDB Qui 15 Dez 2011, 18:28

olá! antes de mais obrigado por me responder. Pode ter a certeza que este é o meu verdadeiro sonho. As suas palavras foram realmente motivadoras, e de vez em quando sabe bem ouvir alguém que nos diz para continuarmos mesmo quando a maioria acha que não conseguimos. O que disse é bem verdade, muitos acham que não conseguimos, mas temos de ser fortes, daqui a uns anos mostro-lhes quem realmente consegue pôr em prática tudo aquilo que ambicionou durante anos.
No entanto, gostava de saber o que acham deste curso em Portugal, e se traz vantagens no futuro, se tirado em conjunto com a licença de piloto de linha aérea. Dou o exemplo da Universidade Lusófona do Porto, que tem esse curso, em conjunto com a Nortávia.
Mais uma vez obrigado Icem@n, um abraço
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Mensagem por Fmpm Qui 15 Dez 2011, 21:24

Boas
Falaste em lentes de contacto, problemas de visão são um grande problema nas linhas comerciais.
Para a TAP posso informar que não aceitam pilotos que tenham feito cirurgia a laser, no entanto curiosamente aceitam com óculos mas depende do problema de visão.
Muitos dos pilotos da TAP optaram por tirar o curso por exemplo nos EUA,, que é muito mais barato, fazer lá as horas necessárias e depois virem para cá e candidatarem-se já com todas as horas de voo necessárias.
Em PT curso deve rondar os 80 a 100 mil euros e é melhor contar com mais pois sempre se pode chumbar e ter de repetir algumas certificações, e se não estou em erro deve rondar uns 4 ou 5 anos.
O inicial (PPA) deve rondar os 15/20 mil euros, por isso é de pensar muito bem se se tem condições fisicas, psicologicas e monetárias para isso.
Uma coisa é querer, outra é fazer, mas certamente que há alguns que lá chegam, mas á meta só uma pequena minoria.
Apesar de tudo existem muitas opções noutras companhias.

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Mensagem por Duley Sex 16 Dez 2011, 00:07


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Mensagem por D-FDB Sex 16 Dez 2011, 17:39

Mas nos EUA eles seguem as normas da JAA ? Também já ouvi dizer que no Brasil era mais barato, mas como depois é preciso converter a licença para as normas europeias, é capaz de ficar igual ou até mais caro. Mas isto é o que ouço dizer, não posso dar certezas.
O meu sonho é ser piloto, não é ser piloto da TAP. É certo que preferia essa companhia, mas não é uma obsessão.
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 16 Dez 2011, 19:57

Caro nmccsa, quando tinha sua idade tambem sonhava em poder pilotar e ainda sonho.
Mas pilotar para uma grande companhia, com todas as obrigações e dificuldades impostas, não acho uma boa escolha.
Existem muita outras maneiras de se realizar na vida.
Desejo que voce prospere, adquira sua propria aeronave e voe por prazer thumbsup , abraços

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Mensagem por D-FDB Sex 16 Dez 2011, 20:09

Inventor, com todo o respeito que merece, mas acredite que quero muito fazer disto vida. E mesmo que não chegue a conseguir, farei tudo o que puder para que tal se torne uma realidade. Embora possa vir a acontecer, não seria de todo o que quero, trabalhar sem fazer aquilo que tanto anseio fazer.
ainda sonha em pilotar ? sempre ouvi dizer que nunca é tarde para realizar um sonho. yes
abraço
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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 16 Dez 2011, 22:20

nmccsa escreveu:Inventor, com todo o respeito que merece, mas acredite que quero muito fazer disto vida. E mesmo que não chegue a conseguir, farei tudo o que puder para que tal se torne uma realidade. Embora possa vir a acontecer, não seria de todo o que quero, trabalhar sem fazer aquilo que tanto anseio fazer.
ainda sonha em pilotar ? sempre ouvi dizer que nunca é tarde para realizar um sonho. yes
abraço

Tambem dizem que "querer é poder", mas somos limitados. Podemos vencer alguns dos nossos limites, não todos.
Devemos ter sabedoria para discernir entre o possivel e o impossivel. O ideal é aquilo que foi realizado e não o que poderia ser.
Estaremos sempre torcendo por voce, que Deus lhe ajude a ser feliz Yesyes , abraços

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Mensagem por LucasFS Sáb 17 Dez 2011, 01:25

Amigo, estou na mesma situação que você (como você deve ter percebido no tópico que o Duley mandou) e te digo que se realmente quer seguir essa carreira vai em frente, obstáculos são muitos, dinheiro, saúde, formação, primeiro emprego e acumular horas, mas hoje não existe vida fácil nem vida mansa pra quem não ganhou na loteria. Muitos falam de qualidade de vida, que é uma vida muito corrida e te digo que todas as carreiras tem sua correria. Enfim, vida só é fácil pra quem nasceu em trono de ouro, grandes partes dos pilotos que cresceram no ramo vieram de família pobre e muitos trabalhavam quase em tempo integral para pagar suas horas de voo.

Se esse é o seu sonho, corra atrás, infelizmente eu não poderei realizar o meu por enquanto por questões financeiras mas fico na torcida para você e que Deus ilumine seu caminho!

Grande Abraço thumbsup
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Mensagem por D-FDB Sáb 17 Dez 2011, 14:08

Inventor escreveu:
nmccsa escreveu:Inventor, com todo o respeito que merece, mas acredite que quero muito fazer disto vida. E mesmo que não chegue a conseguir, farei tudo o que puder para que tal se torne uma realidade. Embora possa vir a acontecer, não seria de todo o que quero, trabalhar sem fazer aquilo que tanto anseio fazer.
ainda sonha em pilotar ? sempre ouvi dizer que nunca é tarde para realizar um sonho. yes
abraço

Tambem dizem que "querer é poder", mas somos limitados. Podemos vencer alguns dos nossos limites, não todos.
Devemos ter sabedoria para discernir entre o possivel e o impossivel. O ideal é aquilo que foi realizado e não o que poderia ser.
Estaremos sempre torcendo por voce, que Deus lhe ajude a ser feliz Yesyes , abraços

Tem toda a razão. Mas prefiro continuar a acreditar que vou realizar o meu grande sonho, e fazer tudo o que esteja ao meu alcance para o realizar thumbsup obrigado pelas palavras de apoio happy
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Mensagem por D-FDB Sáb 17 Dez 2011, 14:37

LucasFS escreveu:Amigo, estou na mesma situação que você (como você deve ter percebido no tópico que o Duley mandou) e te digo que se realmente quer seguir essa carreira vai em frente, obstáculos são muitos, dinheiro, saúde, formação, primeiro emprego e acumular horas, mas hoje não existe vida fácil nem vida mansa pra quem não ganhou na loteria. Muitos falam de qualidade de vida, que é uma vida muito corrida e te digo que todas as carreiras tem sua correria. Enfim, vida só é fácil pra quem nasceu em trono de ouro, grandes partes dos pilotos que cresceram no ramo vieram de família pobre e muitos trabalhavam quase em tempo integral para pagar suas horas de voo.

Se esse é o seu sonho, corra atrás, infelizmente eu não poderei realizar o meu por enquanto por questões financeiras mas fico na torcida para você e que Deus ilumine seu caminho!

Grande Abraço thumbsup
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Exatamente, tens toda a razão. Nada é facil, por isso há que lutar até conseguir.
Como está a tua situação atual ?

Grande abraço thumbsup
nmccsa
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Mensagem por LucasFS Sáb 17 Dez 2011, 18:51

nmccsa escreveu:
LucasFS escreveu:Amigo, estou na mesma situação que você (como você deve ter percebido no tópico que o Duley mandou) e te digo que se realmente quer seguir essa carreira vai em frente, obstáculos são muitos, dinheiro, saúde, formação, primeiro emprego e acumular horas, mas hoje não existe vida fácil nem vida mansa pra quem não ganhou na loteria. Muitos falam de qualidade de vida, que é uma vida muito corrida e te digo que todas as carreiras tem sua correria. Enfim, vida só é fácil pra quem nasceu em trono de ouro, grandes partes dos pilotos que cresceram no ramo vieram de família pobre e muitos trabalhavam quase em tempo integral para pagar suas horas de voo.

Se esse é o seu sonho, corra atrás, infelizmente eu não poderei realizar o meu por enquanto por questões financeiras mas fico na torcida para você e que Deus ilumine seu caminho!

Grande Abraço thumbsup
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Exatamente, tens toda a razão. Nada é facil, por isso há que lutar até conseguir.
Como está a tua situação atual ?

Grande abraço thumbsup
nmccsa

Como disse, o meu problema está sendo a necessidade de uma alta quantia em um tempo muito curto, já que para entrar no mercado de trabalho aqui no Brasil como Piloto Comercial o investimento gira em torno dos R$ 70 mil. O preço do curso de Piloto Privado é quase o valor do carro do meu pai, então são diversos fatores que estão me freiando. Creio eu que assim que realizar faculdade em alguma área e arrumar um emprego eu possa concretizar esse desejo meu.

PS: Cuidado com o flood, parece que você não pode ter dois post seguidos no mesmo tópico em um tempo menor que 24 horas.

Grande Abraço
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Mensagem por D-FDB Sáb 17 Dez 2011, 22:37

Fazes bem. Não desistas nunca!
Eu se não conseguir financiamento, também vou ter de esperar por arranjar um emprego depois de estar formado. Mas o ideal era entrar em Ciencias Aeronauticas e tirar o curso de piloto comercial ao mesmo tempo. Vamos ver como corre. É realmente um grande desejo.

PS: Não sabia. Obrigado por me informares. Peço desculpa por estar a infringir as regras.

Abraço
nmccsa thumbsup
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Mensagem por biazi Sáb 17 Dez 2011, 23:11

LucasFS escreveu:

Como disse, o meu problema está sendo a necessidade de uma alta quantia em um tempo muito curto, já que para entrar no mercado de trabalho aqui no Brasil como Piloto Comercial o investimento gira em torno dos R$ 70 mil. O preço do curso de Piloto Privado é quase o valor do carro do meu pai, então são diversos fatores que estão me freiando. Creio eu que assim que realizar faculdade em alguma área e arrumar um emprego eu possa concretizar esse desejo meu.

PS: Cuidado com o flood, parece que você não pode ter dois post seguidos no mesmo tópico em um tempo menor que 24 horas.

Grande Abraço
Lucas thumbsup

Quanto que custa o curso na sua cidade? espanto confused
Aqui paguei R$ 1000,00 e pouco o curso teórico...
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Mensagem por LucasFS Sáb 17 Dez 2011, 23:15

Errei na hora de me expressar, corrigindo: O Valor Total das aulas práticas de piloto privado é mais caro que o carro do meu pai.
O Curso teórico aqui ta girando em torno de 2500 reais, o que eu acho um roubo.

Grande Abraço
Lucas!

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Mensagem por Tavares Dom 18 Dez 2011, 13:31

Inventor escreveu:
Tambem dizem que "querer é poder", mas somos limitados. Podemos vencer alguns dos nossos limites, não todos.
Devemos ter sabedoria para discernir entre o possivel e o impossivel. O ideal é aquilo que foi realizado e não o que poderia ser.
Estaremos sempre torcendo por voce, que Deus lhe ajude a ser feliz Yesyes , abraços

Aproveitando as sábias palavras do meu amigo Inventor, ontem fui na casa do meu sobrinho comemorar sua conquista:

O sem vergonha passou para a Epcar e para a Naval.
Preferiu a Naval ( Embora queira pilotar helis).
Como conseguiu? Estudou muito.

Para quem tem a idade e sem grana para a aviação, é a melhor maneira de conseguir.
Com o tempo, já piloto militar, poderá decidir se vai para uma Cia. ou continua onde está.
Mesmo não ganhando muito, um "emprego" seguro pra toda vida.

Espero que esse exemplo ajude a vocês "jovens".
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Um abraço, Tavares.
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Mensagem por D-FDB Dom 18 Dez 2011, 20:05

@LucasFS
Mesmo assim parece-me que, em comparação com Portugal, é mais barato tirar aí o curso de piloto.

@Tavares
Mesmo com muito boas notas pode ser complicado. Mas sim, é importante estudar nesta altura.


Abraço
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