Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA Gse_multipart13851

[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA

Ir para baixo

[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA Empty [Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA

Mensagem por Amilckar Qui 25 Ago 2011, 10:46

Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA

[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA PAK-FA-up-MAKS
Uma bela visão de cima do caça stealth russo PAK FA durante apresentação no MAKS 2011. (Foto: Denis Lyaskovskiy)

O chefe da Força Aérea da Rússia anunciou na semana do MAKS 2011 que o PAK FA, caça furtivo de quinta geração da Rússia, vai entrar em serviço em 2015. Isso seria perto do momento em que duas variantes do caça de quinta geração F-35 Joint Strike Fighters do EUA, o modelo F-35A para USAF e o F-35C para U.S. Navy, devem atingir a capacidade operacional inicial, em 2016. Este cenário indica que os EUA devem manter seu programa do Joint Strike Fighter dentro do cronograma para o início da produção.

A primeira demonstração pública do protótipo do caça russo Sukhoi T-50 PAK FA, realizada no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2011, é uma demonstração do empenho da indústria de defesa da Rússia para desenvolver esta aeronave para uso próprio e para vendê-la ao redor do mundo.

Autoridades russas declararam que pretendem adquirir 60 aeronaves PAK FA até 2020. O objetivo declarado da Rússia é a aquisição de 250 aeronaves de quinta geração, mas um número adicional ainda é possível. A Índia irá adquirir, pelo menos 250 unidades e até 300 de sua versão FGFA, a aeronave de caça de quinta geração.

Com o encerramento da linha de produção do caça stealth F-22 nos EUA em 187 aeronaves, a resposta e principal arma stealth dos EUA e para seus aliados contra o PAK FA tornou-se o F-35, um caça multimissão. Embora seja muito cedo para saber, o F-35 pode vir a ter especificações inferiores aos dos caças russos em termos de velocidade, manobrabilidade, alcance, carga de armas e, possivelmente, até mesmo invisibilidade. A este respeito, os russos têm descrito o futuro PAK FA como um caça operacional, cujo “uso de materiais compósitos e com tecnologias avançadas … minimiza a sua visibilidade aos radares, ópticos e infravermelhos.”
[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA PAK-FA_Sukhois
O caça russo PAK FA voa em formação do o Sukhoi Su-35 e o Su-34 durante o MAKS 2011. (Foto: Ivan Kirilov / RussiaPlanes)

Pode ser que quando se referiam a uma reduzida “visibilidade … óptica,” os russos estavam se referindo ao uso, provavelmente em versões posteriores do PAK FA, de metamateriais e “camuflagem eletrônica”, ou “e-camuflagem.” Com esta tecnologia, micro-câmeras que cobrem a superfície da aeronave iriam capturar imagens em tempo real do ambiente do caça. Através de computadores avançados e com o uso de metamateriais, as câmeras então projetariam essas imagens na superfície do avião para torná-lo parecido com o céu ou o terreno à sua volta. Isto significaria invisibilidade virtual para o PAK FA. Esta processo de “e-camuflagem” é uma tecnologia que aparece no filme de James Bond, “Die Another Day”, no qual o carro Aston Martin de 007 fica invisível a olho nu.

Como o PAK FA é um caça multimissão, poderia então voar em missões de ataque ao solo durante a plena luz do dia, não teria necessidade de voar à noite como alguns bombardeiros dos EUA, e agora o já aposentado F-117 e, possivelmente, o F-35. A invisibilidade pode dar ao PAK FA uma vantagem em um dogfight se o piloto inimigo não puder ver a atual aeronave. No entanto, o F-35 é equipado com o sistema de sensores eletro-ópticos altamente sensíveis, que podem permitir que seu piloto, usando um display montado no capacete, possa ver o calor emitido por um PAK FA.

Se o PAK FA terá essa teconologia para se “e-camuflar” ou não, é importante que os EUA implante uma força robusta de caças de quinta geração capazes de atender os desafios potênciais como o PAK FA ou o chinês J-20. Os EUA teriam que possuir um número suficiente destes caças de quinta geração para repor as perdas potenciais de combate e ter uma superioridade numérica numa guerra com um maior poderio aéreo.
[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA 128127_1
O caça PAK FA sendo rebocado em Zhukovsky durante o MAKS 2011, com uma lona cobrindo parte da aeronave.

O Congresso dos EUA deve considerar as implicações da Rússia ao exportar este caça stealth para outras nações. Além da Índia, a Rússia poderia vender o PAK FA para o Irã, se o embargo de armas da ONU for removido, ou para os países árabes, se os EUA se recusa a vendê-los o F-35, bem como para a Venezuela, Vietnã, Indonésia, Malásia e talvez até mesmo a China, já que o PAK FA parece ter uma capacidade interna para bombas maior que a do J-20.

Os avisos estão sendo enviados. Cabe aos líderes dos EUA ler os aviso e agir em conformidade, antes que seja tarde demais.

Fonte: The]The Heritage Foundation / Mackenzie Eaglen e Lajos F. Szaszdi
Via: Cavok

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Rússia apresenta seu caça stealth — com implicações para os EUA Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos