Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Gse_multipart13851

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

+8
leandroLPPT
Rostand Medeiros
Amilckar
Alvega
andre_sp
Paulo RKM
Edenio Rodrigues
Fontenele
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Fontenele Dom 07 Ago 2011, 10:45

ACONTECIMENTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NA CAPITAL CEARENSE

Ninguém discute a importância de Natal no contexto da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A existência do intenso tráfego aéreo de aviões de transporte e de bombardeiros aliados, entre a capital potiguar e as bases aéreas na ilha de Ascenção, no meio do Oceano Atlântico, e principalmente nas cidades de Dacar e Acra, na África, foi um fator de grande importância para a vitória aliada neste conflito. Não se pode esquecer que de Natal partiam aeronaves que patrulhavam a costa brasileira e que foram destruídos alguns submarinos.

Mas não foi apenas Natal que participou deste esforço. Várias outras capitais e cidades brasileiras, mesmo limitadamente, também possuíam bases aéreas e “entraram na guerra”. Fortaleza, capital do estado do Ceará, foi uma delas.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 01
A cidade de Fortaleza em 1937.


As Primeiras Bases Aéreas

Nesta cidade o primeiro campo de pouso foi o do Alto da Balança, que se transformou em um ponto de apoio dos aviões do mítico Correio Aéreo Nacional (CAN). O local era mantido por uma unidade do Exército Brasileiro desde 21 de setembro de 1936 e servia igualmente de apoio as empresas aéreas estrangeiras e brasileiras. Na história do Campo do Alto da Balança, assim como no Campo de Parnamirim em Natal, foi ponto de parada de vários aviadores estrangeiros que realizaram os chamados “raids” aéreos. Um destes foi a famosa aviadora estadunidense Amelia Mary Earhart, que pousou na capital alencarina no dia 4 de junho de 1937.

E os Americanos Chegaram

Segundo Augusto Oliveira e Ivonildo Lavor, autores do livro “A história da aviação no Ceará”, quando os norte americanos estavam implantando suas bases no Nordeste do Brasil, antes mesmo da declaração de guerra brasileira contra a Alemanha e a Itália, estes decidiram que em Fortaleza a base aérea local seria construída no antigo “Sítio Pecy”, que passou a ser conhecido como Pici Field (Campo do Pici) e sua construção teve início ainda em julho de 1941.

Quando a pista ainda estava em sua fase final de construção, ela foi prematuramente inaugurada quando um bombardeiro B-17 pousou por se encontrar perdida em relação a sua rota original. Segundo os dois autores de “A história da aviação no Ceará”, o sobrevoou deste grande quadrimotor causou certo pânico em Fortaleza.

Ainda segundo Augusto Oliveira e Ivonildo Lavor, com o crescimento do tráfego aéreo para Natal, além do fato da pista do Pici ter sido concluída com um tamanho limitado, fez com que o comando da USAAF na região resolvesse construir uma segunda pista em Fortaleza. O Campo do Pici ficou então sob a responsabilidade da U.S. Navy (Marinha dos Estados Unidos) e ao novo local foi dada a denominação de Adejacento Field (Campo Adjacente), por está próximo ao Campo do Pici.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 02
Armamento sendo transportado para aviões Lockheed PV-1 Ventura da U. S. Navy, em Pici Field


Com uma denominação esdrúxula como essa, aparentemente pautada na falta de criatividade, os cearenses da capital passaram logo a chamar o lugar de “Base do Cocorote”.

Inaugurado em 10 de dezembro de 1943, Adjacento Field serviu a praticamente um grande propósito; durante cinco meses, até 14 de maio de 1944, com o intuito de desafogar o tráfego aéreo em Parnamirim Field, o local foi o ponto de partida de grandes quadrimotores, a maioria deles pertencentes a 15ª Força Aérea da USAFF, que tinham bases no sul da Itália e seguiam sem escalas diretamente para Dacar.

O destacamento americano que operava a base era conhecido como 1155th AAFBU Army Air Force Base Unit – Fortaleza, que era parte do South Atlantic Division (Divisão do Atlântico Sul), todos subordinados ao ATC – Air Transport Command (Comando de Transporte Aéreo).

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 03
Fortaleza antes da Segunda Guerra Mundial. Fonte – Livro “Ah Fortaleza!”, Gilmar Chaves, Patrícia Veloso, Peregrina Capelo, organizadores. Fortaleza: Terra da luz Editoria, 2006, pág. 49.

Durante este período a utilização de Adjacento Field foi muito intensa, onde foram realizadas 1.778 travessias. A partir de 15 de maio de 1944 esta base deixou de realizar este tipo de operação, passando a receber apenas aviões de linha ou alguma aeronave que apresentava alguma emergência.

Aproveitando a Terra do Sol

Mas apesar desta aparente utilização limitada, entre 1942 e 1945, sempre havia militares norte americanos na cidade de Fortaleza. Existia até mesmo uma sede local da USO.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 04
A sede da USO em Fortaleza, o conhecido “Estoril” dea Praia de Iracema. Fonte – Livro “Ah Fortaleza!”, Gilmar Chaves, Patrícia Veloso, Peregrina Capelo, organizadores. Fortaleza: Terra da luz Editoria, 2006, pág. 62.

A USO (United States Organization) foi fundada em 1941, sendo uma organização privada, criada em resposta a um pedido direto do então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. Ele desejava que pessoas e organizações diversas se unissem sob uma única sigla para fornecer serviços recreativos que ajudassem na elevação do moral das tropas americanas nas áreas de conflito durante a Segunda Guerra Mundial. A USO teve uma atuação muito intensa neste período e com enorme sucesso.

Na capital alencarina a sua sede era em uma suntuosa residência a beira-mar da Praia de Iracema. A antiga Praia dos Peixes era então um local ainda pouco utilizado pela população local, onde existiam apenas algumas casas de veraneio. A residência utilizada pelos americanos, um verdadeiro palacete, havia sido construída em 1920 pelo rico coronel pernambucano José Magalhães Porto, que morava na cidade e a denominou inicialmente de “Vila Morena” .

Amigos que tenho em Fortaleza me comentaram que as informações dos seus avós e pais, que viveram aqueles dias da presença norte americana na cidade, era que estes militares estrangeiros achavam a sede da USO um lugar agradável, com uma brisa convidativa, onde dava para tomar um ótimo banho de mar, em uma água deliciosamente quente, sob um sol escaldante. Para depois apreciar uma deliciosa e diferente água de coco.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 05
Militares americanos em momento de descontração

Além de aproveitarem a natureza praiana, os militares dos Estados Unidos aproveitavam outras coisas boas do Ceará. Eles mantinham relações cordiais com as moças da cidade. Estas eram de famílias tradicionais, normalmente muito bonitas, elegantes, educadas e que não estavam nem aí para as críticas da sociedade local. Logo estas jovens foram apelidadas pejorativamente de “Coca-Colas”. Comenta-se que a denominação depreciativa surgiu por elas terem o privilégio de tomar o famoso refrigerante americano que, na ocasião, somente era visto nas telas do cinema. Provavelmente elas bebiam Coca-Cola da fábrica da “The Coca-Cola Company” em Natal.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 06
Um dos vários B-24 que passaram por Fortaleza. Esta é a B24H, nº 41-28750, batizada como "The Thunder Mug", pertencente a Esquadrilha 789, do 467 Grupo de Bombardeiro, comandada pelo Tenente Charles Kagy, em rota transatlântica pela América do Sul. Ao fundo a torre de controle da base de Adjacento Field Fonte - http://moraisvinna.blogspot.com

Não podemos esquecer que em Natal havia situação semelhante. Os norte americanos promoviam festas na base de Parnamirim Field, as famosas festas “For All” (Para todos) e faziam questão de ter, com toda fidalguia e respeito, a presença das moças potiguares nos eventos. Devido a distância da base e o centro de Natal, elegantemente os promotores das festas disponibilizavam gratuitamente um ônibus para buscar as jovens na cidade. De maneira prá lá de depreciativa, os marmanjos locais passaram a denominar este ônibus como “marmita”, pois transportava “a comida dos americanos”.

Memórias

Apesar deste clima positivo, a passagem de aviões pela região Nordeste do Brasil em direção a África, não era isenta de problemas. Não se pode esquecer que atravessar o Oceano Atlântico era bem mais arriscado do que agora, a aviação ainda não tinha os modernos recursos e se vivia uma guerra.

Em arquivos localizados nos Estados Unidos estão guardados microfilmes com inúmeros relatórios da antiga Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (United States Army Air Force – USAAF).

Entre estes documentos estão os denominados MACR, que é uma sigla para Missing Air Crew Report (Informe de Tripulação Aérea Desaparecida), onde era detalhado os acidentes de aeronaves norte americanas em todas as partes do mundo durante este conflito. Abrangiam casos que iam desde a derrubada de uma aeronave em território inimigo, ou como era mais comum no caso das aeronaves que passavam pelo Brasil, o desaparecimento na selva, ou no mar. Eram preenchidos dois dias depois que uma aeronave não retornava de uma missão.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 08
A mítica B-24

Existem três informes inéditos de acidentes com aviões B-24, que tem Fortaleza como ponto de partida ou de chegada.

Fabricado pela empresa Consolidated Aircraft, a mítica B-24, conhecida como “Liberator”, era um bombardeiro estratégico, quadrimotor, armado com dez metralhadoras de defesa calibre 12,7 m.m., modelo Browning M2. Tinha peso total de 29.500 kg, podia levar quase seis toneladas de bombas de alto poder explosivo, a uma velocidade máxima de 470 km/h, a uma altitude máxima de 8.500 metros, com um alcance de 6.000 quilômetros. Para levar este monstro alado para a luta sua tripulação normalmente era composta de 10 militares. Este foi o modelo de avião mais visto em Fortaleza durante o pico do movimento de aeronaves em direção a África.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 07
Grupo de bombardeiros B-24 antes da decolagem no Pacífico

Os Problemas Com as B-24

O primeiro deles ocorreu no dia 22 de janeiro de 1944, quando o B-24 registrado com o numeral 42-100307, comandado pelo segundo tenente Henry A. Daum, por volta de uma hora da tarde, em meio a muita chuva, se chocou com uma montanha a “25 miles” (25 milhas) a sudoeste de Fortaleza. Todos os seis ocupantes da aeronave faleceram.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 09
Detalhe do documento informativo da queda B-24 nº 42-100307, comandado pelo segundo tenente Henry A. Daum em choque contra uma montanha no Ceará - Fonte – National Archivies, Washington, D. C., Estados Unidos.

Limitado de informações e pouco detalhista, o relatório da destruição da B-24 do segundo tenente Henry mostra que provavelmente o sinistro ocorreu nas serras existentes entre as cidades de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, facilmente visíveis para quem se desloca de carro pela BR-222, em direção a bela cidade de Sobral.

O segundo sinistro ocorreu na madrugada de 8 de fevereiro de 1944, quando o B-24H, de numeral 41-29293, pertencente a Esquadrilha 758, do 459 Grupo de Bombardeiros, sob o comandado do segundo tenente Daniel B. MacMillin, natural da cidade de Stephenville, no estado do Texas, partiu em direção a Dacar, capital do atual Senegal.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 10
Detalhe do relatório sobre o desaparecimento da B-24H, nº 41-29293 - Fonte – National Archivies, Washington, D. C., Estados Unidos.

Naquela época, segundo a documentação, cada avião que decolava de Fortaleza era obrigado a enviar uma mensagem em código, em períodos de tempo pré-determinado, para que soubessem que estavam voando e qual era a sua posição. Nas três primeiras horas a mensagem chegou, depois nada mais. O B-24 e seus dez tripulantes desapareceram. Os documentos apontam que durante dez dias foram realizadas missões de busca visual, mas nunca mais se soube o que ocorreu com esta aeronave, com o tenente Daum e sua tripulação.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 11
Grupo de B-24 sobre o mar. Fonte Arquivo Revista Life

Mas o caso melhor documentado foi a queda de um bombardeiro B-24 em Fortaleza.

A Tragédia da B-24 do Tenente Brock

Por volta da meia noite e cinquenta do dia 28 de fevereiro de 1944, a B-24H, numeral 42-52645, comandado pelo segundo tenente Willian M. Brock Jr., decolou em direção a Dacar, mas devido a problemas em um dos motores, fez uma volta para aterrissar e caiu.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 12
Parte do relatório do major Ernest E. Dryer, classificado como "SECRETO" - Fonte – National Archivies, Washington, D. C., Estados Unidos.

O oficial de operações de Adjacento Field, major Ernest E. Dryer elaborou um relato sucinto sobre o trágico fato. O major foi chamado pouco depois da uma da manhã, onde foi informado pelo oficial de dia da 1155th AAFBU que havia um incêndio de grandes proporções a sudoeste do Campo Adjacento e que um “native” tinha dito que um avião havia caído.

Para o major o fogo parecia estar muito grande para ser apenas em uma habitação de algum morador local, e que um dos aviões da base (provavelmente um modelo menor) decolou para sobrevoar o local. Mas o incêndio atingia uma área tão grande, que o oficial de operações e um grupo de homens nem esperaram o retorno deste avião e saíram em viaturas para investigar.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 13
Bombardeiros B-24 da 15th Air Force, atacando a refinaria de Ploesti, na Romênia. A B-24 comandado pelo segundo tenente Willian M. Brock Jr.. não chegou a combater

Ao chegar ao local do incêndio, o major Dryer verificou que realmente era um avião, modelo B-24, com a numeração 42-52645. No local já se encontravam viaturas e membros do departamento de bombeiros da cidade de Fortaleza para manter o fogo sob controle.

O oficial de operações assumiu o comando e enviou um mensageiro de volta à base para informar ao oficial médico que enviasse ambulâncias, a polícia militar e que fosse iniciado o trabalho de relatar os detalhes do acidente imediatamente. Logo descobriram que todos os dez tripulantes pereceram.

Peças de avião, corpos despedaçados e pertences pessoais foram espalhados por uma distância de 1000 pés (300 metros). O corpo de um dos membros da tripulação estava pendurado em uma árvore. Guardas norte americanos foram colocados guarnecendo os destroços e aguardando até que o oficial médico da base assumisse o trabalho de perícia.

Verificado o número do avião com o registro de partida, foi descoberto que aquele B-24 foi o último a sair da base naquela noite e caiu três minutos após a decolagem.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 14
B-24 em chamas

O avião estava tão danificado que uma verificação dos controles não foi possível.

Notou-se que a asa direita tinha batido em uma árvore e quebrou. Por esta razão o caminho que o avião fazia rente ao solo tinha mudado aproximadamente 90 graus para a direita. Em seguida bateu no chão, foi se arrastando em linha reta por cerca de 1000 pés e se desintegrando ao longo do caminho.

Finalmente o B-24 atingiu uma árvore, parou em uma vala e explodiu, jogando detritos em uma larga área. Na queda a aeronave destruiu um barraco vazio e um tanque de óleo foi jogado através do telhado de outro casebre, mas ninguém em terra morreu.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 16
Destaque do depoimento da brasileira Laura sobre a queda da B-24

A documentação trás destacadamente, como principal testemunha, a brasileira Laura Ramos Barreto. Esta é apontada pelos americanos como “Native woman” (Mulher nativa) e informa que morava a cerca de um quilômetro e meio da base, no que hoje provavelmente é o bairro de Montese.

No seu relato prestado nas dependências da 1155th AAFBU, Laura afirmou que sempre a noite escutava os aviões decolando de Adjacento Field e que nesta ocasião ouviu uma aeronave cujos motores pararam repentinamente sobre sua residência. Ela estranho e, ao procurar olhar o avião da janela de sua casa, Laura presenciou três explosões no solo, seguido do forte incêndio.

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 15
Um acidente inusitado de uma B-24

Para o major Ernest E. Dryer, o exame das hélices mostrou que pelo menos três dos motores tinha capacidade operativa, mas que não pôde ser dada uma opinião conclusiva em relação ao quarto, devido à extensão dos danos.

As investigações apontaram que a causa do acidente foi uma falha em um dos motores, certamente o que estava mais destruído, imediatamente após a decolagem. Provavelmente o piloto retraiu os flaps em uma altitude muito baixa, fazendo assim com que o B-24 voasse muito próximo ao solo, batendo em uma árvore, rasgando a asa direita do avião e provocando a explosão.

Os corpos foram enterrados em Fortaleza e transladados pra os Estados Unidos ao final do conflito.

Faziam parte da tripulação da B-24H, numeral 42-52645 os seguintes militares;

Segundo tenente William M. Brock Jr., piloto

Segundo tenente Robert D. Wear, co-piloto

Segundo tenente James H. Beatty, navegador

Segundo tenente Willian D. Davies, bombardeiro

Sargento Kelley L. Epley, engenheiro de voo

Sargento Homer E. Hill, operador de rádio

Sargento Willian C. Ship, atirador de metralhadora

Sargento Thomas M. Bassett, atirador de metralhadora

Sargento Leo P. Desjardins, atirador de metralhadora

Sargento Jack Z. Roby, atirador de metralhadora

Como a participação das bases aéreas em território brasileiro não se restringiu apenas a Natal, estes relatos mostram que certamente existem muitas histórias para serem contadas.

P.S. – GOSTARIA DE AGRADECER A COLABORAÇÃO DO PESQUISADOR CEARENSE ÂNGELO OSMIRO PELO APOIO NESTE TRABALHO
Rostand Medeiros

Fonte: Tok de história

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 07 Ago 2011, 12:58

Muito bem Fontenele, não conhecia essa parte da historia, obrigado, thumbsup , abraços

_________________
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Paulo RKM Dom 07 Ago 2011, 15:10

Excelente tópico, muito bem montado.
Sou um leitor fanático pelos relatos dos ocorridos na 2ª WW.

Mais um ponto na reputação Fontenele. thumbsup

Obs.: As legendas das duas ultimas imagens estão trocadas.

_________________
Paulo Ricardo
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE P-51
Paulo RKM
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por andre_sp Dom 07 Ago 2011, 15:16

Excelente tópico, Fontenele 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 280859



1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 946594 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 946594 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 946594

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Alvega Dom 07 Ago 2011, 15:56

Show de bola esse tópico, Fontenele.
Muita novidade para mim aí e gostei de ver as fotos antigas de Fortaleza também.

Good post

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Fontenele Dom 07 Ago 2011, 21:31

Obrigado a todos!

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Amilckar Seg 08 Ago 2011, 12:03

Belo Tópico, conhecimento nunca é demais!!! 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 690911

Fontenele mais +

_________________
Carlos Amilckar
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Obrigado

Mensagem por Rostand Medeiros Ter 23 Ago 2011, 12:30

Amigo Fontenele,

Muito obrigado pela publicação do nosso artigo.
Aqui no Voo Virtual o material ficou com uma visualização muito melhor que em outros locais.
Mais uma vez obrigado.

Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 23 Ago 2011, 12:40

Seja bem vindo Rostand, parabens pelo excelente trabalho, abraços

_________________
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Fontenele Ter 23 Ago 2011, 13:32

Ronstand, um prazer imenso tê-lo aqui presente no fórum do Voo Virtual. Parabéns pelo artigo e pelo seu site e vai ganhar um ponto positivo de reputação merecido, acredito que o seu primeiro aqui no fórum

Abraços

Fontenele

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Rostand Medeiros Ter 23 Ago 2011, 13:57

Mais uma vez obrigado Fontenele e o amigo Inventor.
Realmente estou recebendo meu primeiro ponto positivo.
Achei muito positivo o fórum, é bem gerenciado, de fácil utilização, muitas participações dos membros de maneira extremamente positiva, ótimo material de qualidade apresentado.
Eu não conhecia o fórum, mas foi uma ótima surpresa.
Mais uma vez obrigado
Rostand
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por leandroLPPT Ter 23 Ago 2011, 14:03

thumbsup

_________________
Leandro de Moraes

PT-MPN - Piloto Privado
PT-OQY - Piloto Privado
CS-DIZ - Piloto Privado
CONI617 - Constellation
VAT617 -Viação Aérea Tupiniquim
TB-04  -Esquadrão Touro Bravo
MLA2480  - Mercosul Linhas Aéreas
--------------------------------------------------------------------------------------
Ryzen 7 3700X 3.6GHZ /64GB DDR4 3200Mhz/ 2x Kingston NV1 M.2 1TB/MB ASUS ROG STRIX B450F/ ASUS NVidia RTX3060 12GB OC TUF-3 DDR6 SUPER/ ATX GIGABYTE 650W 80Plus + Bronze / Saitek Flight System Yoke/ Saitek Switch Panel / Saitek Radio Panel / Saitek Multi-Panel /CH-Pedals
leandroLPPT
leandroLPPT
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2010
Mensagens : 704
Reputação : 14
Idade : 40
Simulador preferido : FSX / FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistema I.T
Nacionalidade : Brasil

https://jetpropairtaxi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Amilckar Ter 23 Ago 2011, 14:20

Seja 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 56330 Rostand, pelo visto com muita história para nos contar!!!

Merece mais um1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE 811598

_________________
Carlos Amilckar
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Alvega Ter 23 Ago 2011, 16:41

Seja bem-vindo, Rostand, e parabéns pelo excelente trabalho.
Mais um pontinho meu. yes

Abraços.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Fontenele Ter 23 Ago 2011, 16:44

Rostand, se me permite matar a curiosidade, como ficou sabendo do Fórum?

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Alvega Ter 23 Ago 2011, 16:50

Fontenele escreveu:Rostand, se me permite matar a curiosidade, como ficou sabendo do Fórum?

Com certeza através dos cliques que o pessoal deu no link do blog dele que você colocou no post inicial. Deve ter Google Analytics ou outro do género, que mostra de onde vêm os visitantes.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Paulo RKM Ter 23 Ago 2011, 17:30

Seja Bem vindo Rostand e parabéns pelo excelente site. thumbsup

_________________
Paulo Ricardo
1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE P-51
Paulo RKM
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Rostand Medeiros Ter 23 Ago 2011, 17:56

O Alvega está correto.
Confesso que fiquei surpreso com o que encontrei.
Obrigado amigos pela receptividade tão positiva e tranquila. É uma coisa difícil de se encontrar em outros fóruns na internet.
Sou coautor de um livro chamado “Cavaleiros dos céus – A Saga do voo de Ferrarin e Del Prete”, lançado em 2009, sendo este o primeiro voo sem escalas entre a Europa e América do Sul e gosto bastante dos temas históricos relacionados a aviação, apesar de não ser uma pessoa que trabalha em alguma empresa ligada ao setor aeronáutico e nem me considerar um “escritor de aviação”.
O meu interesse surge principalmente pela ligação de trabalhar com pesquisa histórica, ser natalense e saber através da análise do material histórico existente, a importância de Natal no contexto da aviação mundial entre as décadas de 1920 e 1940.
Mais uma vez agradeço a atenção de todos.

Rostand
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Alvega Ter 23 Ago 2011, 18:04

Rostand, vi este tópico no seu blog (excelente leitura) que fala sobre o livro, mas não consegui encontrar onde comprar nem qual é o preço.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por leonardo Ter 23 Ago 2011, 18:13

Texto muito interessante, gostei de lê-lo muito curiosa a história...

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Rostand Medeiros Ter 23 Ago 2011, 18:30

Obrigado Leonardo,
Agradeço a sua atenção.
Rostand
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Rostand Medeiros Ter 23 Ago 2011, 18:37

Amigo Alvega,
Infelizmente o livro está esgotado, sua tiragem foi pequena, mas quero trazer para cá muita coisa que descobri sobre este caso.
Rostand
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Alvega Ter 23 Ago 2011, 18:47

Rostand Medeiros escreveu:Amigo Alvega,
Infelizmente o livro está esgotado, sua tiragem foi pequena, mas quero trazer para cá muita coisa que descobri sobre este caso.
Rostand

Ok, obrigado pela resposta. thumbsup

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Winicius Qua 24 Ago 2011, 15:39

Só uma curiosidade: suspeita-se que a origem do forró (tradicional ritmo musical brasileiro) esteja nessas festanças que os militares norte americanos faziam pra descontrair e chamavam de "for all". Diz-se que os brasileiros não entendiam bem a pronúncia a acabavam repetindo como "forró"! Ou seja, pode ser que um dos ritmos musicais mais brasileiros não seja exatamente uma invenção brasileira.

_________________
Winicius
Winicius
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Rostand Medeiros Qua 24 Ago 2011, 17:31

Amigo,

Essa não é minha área.
De forró eu só sei dançar e, graças a Deus, bem.
Por que se não ficava difícil conseguir conquistar alguma mulher por aqui.
Já esta questão do nome é controversa e não acredito que tenha haver com a questão dos americanos aqui, do que mostra o filme "For All". Lhe digo isso porque moro em Natal, já conversei com várias pessoas que conviveram naquela base com os americanos e cheguei a conclusão que o nome forró pode ter tomado mais vulto com esta questão do "For All", ou está muito marcada por isso, mas acredito que surgiu antes.

Sobre isso eu peguei o seguinte :

(A origem da palavra forró é controversa. Há a versão mais popular de sua origem, a de que o nome viria dos dizeres "For All" (em inglês “para todos”). Com a inauguração da primeira estrada de ferro no interior de Pernambuco pela companhia inglesa Great Western, foi feito um baile (ao som da sanfona e zabumba) para comemoração do acontecimento, promovido pela própria empresa, que convidava todos através dos dizeres afixados na entrada: "for all" (para todos). A partir daí então, passariam a chamar os seus bailes populares de Forró. Esta versão foi reforçada quando o cantor e compositor Geraldo Azevedo fez a canção "For all para todos" em 1983 e quando foi lançado o filme “For All- O trampolim da vitória” em 1998.

A segunda versão é dada pelo historiador e pesquisador da cultura popular Luís da Câmara Cascudo, que diz que a origem é o termo africano "forrobodó", que significaria festa, bagunça. Assim então eram chamados os bailes comuns frequentados pelo povo e, com o tempo, por ser mais fácil pronunciar, acabou se tornando, simplesmente, “forró”. A razão de os historiadores, em sua maioria, confirmarem esta versão é o fato de que desde o século 17 já se falava em forrobodó, bem antes dos ingleses construírem suas malhas ferroviárias. Porém, como o poder de persuasão do rádio e da televisão são bem maiores que o dos livros, as pessoas tendem a acreditar na primeira versão.

O que mais constatou-se durante a pesquisa sobre a etimologia da palavra Forró, é que as pessoas conhecem Forró, como a palavra vinda mesmo de ‘for all’. Isso mais uma vez reforça a influência que os meios de comunicação de massa tem sobre as pessoas de um modo geral.)
http://www.mvirtual.com.br

Agora amigo Winicius, gostaria de comentar que a verdade é que as relações entre os norte americanos e os potiguares e pessoas de outros estados brasileiros que estavam em Natal e Parnamirim Field na época, foram mais complexas, dinâmicas, intensas e acentuadas do que você pode imaginar.
Infelizmente são poucos os trabalhos sérios sobre esta situação e ele é muito rico.
Aí sobra espaço para muita besteira.
Tenho uma foto que mostra uma destas festas e é muito interessante.
Gostaria de saber como poderia publicar uma foto aqui, se alguns dos amigos tem um "passo a passo" para colocar fotos.
Desculpem a minha ignorância nesta questão.

Inclusive gostaria de colocar a disposição de vocês o link de uma interessante matéria feita aqui em Natal, que passou na BAND a nível nacional, sobre o fim da II Guerra.

https://www.youtube.com/watch?v=tg69Vl8O5hc

Um abraço a todos
Rostand Medeiros
Rostand Medeiros
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/08/2011
Mensagens : 20
Reputação : 10
Idade : 56
Emprego/lazer : Consultor Área de História
Nacionalidade : Brasil

http://tokdehistoria.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE Empty Re: 1944 – A tragédia da B-24 em Fortaleza - CE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos