Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Aerospatiale Concorde Gse_multipart13851

Aerospatiale Concorde

+8
Alef Schtmidt
Frysis
Speed Racer
Edenio Rodrigues
BlueConcorde
el_lopes
Nilo
vic1510tor
12 participantes

Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Aerospatiale Concorde

Mensagem por vic1510tor Dom 15 maio 2011, 13:25

O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.
No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.

No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc.

A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro voo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro voo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 60 aeronaves.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído (sonic boom) e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.
Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5.335 horas de voo com os três modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em voo supersônico. Estes números são quatro vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Bridgetown (Barbados), Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France (Voo Air France 4590) acidentou-se (com perda total) por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro do mesmo ano.

O último voo oficial do Concorde foi dado a cabo por um British Airways Concorde, em 26 de novembro de 2003 para a sua casa natal (Filton/Inglaterra), em que foram realizadas homenagens ao Concorde, como o movimento do "Bico" (Levantamento e Baixamento), logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.
Apenas 16 Concordes foram vendidos e todos eles à British Airways e à Air France. Mais nenhuma empresa de aviação se interessou em adquiri-los, devido aos seus altos custos operacionais.
O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.
Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747. Nele voavam apenas pessoas das classes mais ricas.
Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 e à queda de um Concorde da Air France, os voos tornaram-se economicamente inviáveis.
O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.
Existe uma nova tese sobre o acidente do Concorde, feita por ex-pilotos que apontam um conjunto de falhas:

O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.
Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600 kg.
O vento estava a favor do lado que a aeronave iriá decolar e isso aumenta o arrasto no avião.
O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.
O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.
Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.
O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.
E por fim o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos. Com isso o avião perdeu o controle e tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto.

Existe no Rio de Janeiro uma banda de Rock independente com o nome Concorde,a homenagem é para fazer alusão da potência do som com letras fortes e sócio politicas, assim como o avião Concorde trazia temor para quem o assistia. ( decolagem/aterrissagem ) Fazem um trocadilho com o verbo Concordar, " Concorde ou não Concorde, Concorde sempre".
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas
Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg
Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora
Aerospatiale Concorde 9k=Aerospatiale Concorde Images?q=tbn:ANd9GcT8vBvpQuk164-j2mMJgpfY9D6BR24WN-AyGNZQKG0nlCF_so1-Aerospatiale Concorde Images?q=tbn:ANd9GcSC9CNZ1ePjy3M-x9Uuiiav6cydHwczapxt1gzo-iLRgNdAO8AGDQAerospatiale Concorde Images?q=tbn:ANd9GcSunK8UFdAqh5_ftlIIhuLYqsteSIhdCqKR4IAujy8q-lkg8aQ-hAAerospatiale Concorde Images?q=tbn:ANd9GcQKQRL1fRvgd2WtSzegEFFrP5MT7k5zLSKXGdpUesqeshENB4ZB
Grato!
Victor thumbsup

_________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar ."
Santos Dumot

vic1510tor
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 12/01/2011
Mensagens : 365
Reputação : 10
Idade : 25
Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Nilo Dom 15 maio 2011, 13:32

Belo Relato thumbsup

_________________
Aerospatiale Concorde Nilo4%252FVV139
Nilo
Nilo
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 54
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por el_lopes Dom 15 maio 2011, 13:58

Good post
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por BlueConcorde Seg 16 maio 2011, 08:35

Quase visitou a Antártica a fim de quebrar um recorde de volta ao mundo!

O valores de consumo na decolagem estão errados.
Potência máxima seca: 11 ton/hr/motor
Potência máxima com pós-combustor: 20 ton/hr/motor

BlueConcorde
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 132
Reputação : 16
Idade : 40
Simulador preferido : FSX:SE
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 16 maio 2011, 09:43

Obrigado Victor, tive a rara oportunidade de ver o Concorde no pateo do Galeão, a visão era surreal, creio que jamais esquecerei, abraços

_________________
Aerospatiale Concorde Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Speed Racer Qui 28 Jul 2011, 10:42

Nunca existiu aeronave mais bela! reverencia
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Frysis Qui 28 Jul 2011, 12:35

Noutro dia vi no Discovery Turbo aqui em Portugal uma reportagem sobre o ultimo voo do concorde, fiquei triste mesmo por te acabado hmmm Aviões assim deviam continuar Smile


Nunca existiu aeronave mais bela!
Nunca existiu aeronave mais bela!

Você disse tudo! thumbsup
Frysis
Frysis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 05/07/2010
Mensagens : 897
Reputação : 20
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Spotter
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Alef Schtmidt Dom 14 Ago 2011, 14:21

ompensa muito voçes asistirem o filme Concorde around the word no qual ele faz uma volta ao mundo em 1999 eu tenho o filme é mostra todas as partes do voo desde pushback até o pouso, manutenção passagem pelos niveis Fl600..
é lindo demais!
Alef Schtmidt
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 29
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Luiz Alberto Seg 15 Ago 2011, 14:28

Interessante, pena que se foi...
Luiz Alberto
Luiz Alberto
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 16/03/2011
Mensagens : 123
Reputação : 4
Idade : 80
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : Engenheiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Gabriel Seabra Seg 15 Ago 2011, 15:09

alguém sabe qualque é a do concorde pepse ? é só uma propaganda ou algo sei lá não tem nem o que falar , mas sei lá algo do tipo

todo dia quando chego da aula eu rodo os site dos programas de documentário como natgeo history e discovery pra ver se passa algo do tipo mas só vi o do desastre queria ver algo do tipo assim da construção e etc mas ainda não tive sorte hmmm

_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 27
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Alef Schtmidt Seg 15 Ago 2011, 20:34

Gabriel Seabra escreveu:alguém sabe qualque é a do concorde pepse ? é só uma propaganda ou algo sei lá não tem nem o que falar , mas sei lá algo do tipo

todo dia quando chego da aula eu rodo os site dos programas de documentário como natgeo history e discovery pra ver se passa algo do tipo mas só vi o do desastre queria ver algo do tipo assim da construção e etc mas ainda não tive sorte


Foi o F-btsd da air france que ficou pintado nessas cores da pepsi por 2 semanas! no caso de um filme assista concorde around the word.
Alef Schtmidt
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 29
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por BlueConcorde Ter 16 Ago 2011, 23:30

O F-BTSD foi pintado para o lançamento da nova marca da Pepsi 1996, fez alguns voos pela Europa e Oriente Médio e retornou a Paris para ser repintado nas cores da AF.

Devido à fuselagem azul e não branca, ele não podia ficar muito tempo em Mach 2.

BlueConcorde
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 132
Reputação : 16
Idade : 40
Simulador preferido : FSX:SE
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Alvega Qua 17 Ago 2011, 01:16

BlueConcorde escreveu:Devido à fuselagem azul e não branca, ele não podia ficar muito tempo em Mach 2.

Interessante. thumbsup4

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 17 Ago 2011, 11:05

Acabei de assistir: Aeroporto, O Concorde 1980, filme antigo um tanto mal feito, mas vale apena assistir thumbsup , abraços

_________________
Aerospatiale Concorde Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Abner Sex 19 Ago 2011, 02:27

Já procurei muito por um vídeo do F-BTSD nas cores Pepsi 1996.
Mas ficou pintado apenas 2 semanas?! Muito pouco.
Impossível encontrar um vídeo dele nas cores Pepsi.
Abner
Abner
Coronel
Coronel

Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90

Ir para o topo Ir para baixo

Aerospatiale Concorde Empty Re: Aerospatiale Concorde

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos