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[Brasil] Com aquisição da Trip pela TAM, destino da Pantanal é incerto  Gse_multipart13851

[Brasil] Com aquisição da Trip pela TAM, destino da Pantanal é incerto

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vic1510tor
Vitor SBNF
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Mensagem por Amilckar Seg 04 Abr 2011, 13:04

Com aquisição da Trip pela TAM, destino da Pantanal é incerto



[Brasil] Com aquisição da Trip pela TAM, destino da Pantanal é incerto  Img-694-ampliacao-da-malha
A intenção da TAM em comprar a Trip coloca em xeque a existência de outra empresa recém adquirida pela TAM, a Pantanal. A companhia operava rotas regionais a partir do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, quando foi vendida para a TAM, em dezembro de 2009. A TAM afirma que a aquisição da Trip não impactará na sua estratégia para a Pantanal, já que são empresas independentes. Mas, especialistas dizem que esperam que a TAM incorpore os voos da Pantanal às suas rotas e acabe com a marca.


A TAM deve apostar na Trip e não na Pantanal como seu braço de aviação regional, afirmam Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, e Respicio do Espírito Santo, professor de transporte aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A razão disso é que a aquisição da Trip se deve ao interesse da TAM no segmento regional, mas, no caso da Pantanal, sua posição no aeroporto de Congonhas foi o que pesou mais para a compra.


“A compra da Pantanal foi uma defesa, para evitar que concorrentes ganhassem espaço em Congonhas”, diz Espírito Santo. “A TAM está apenas fazendo cerimônia com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas uma hora vai acabar com a Pantanal”, acrescenta Sampaio. A TAM, no entanto, nega que os planos de expansão para a Pantanal serão alterados. “A Pantanal permanece como a companhia que conecta cidades de média densidade aos grandes centros urbanos”, disse a empresa, em nota.


A aquisição da Pantanal foi negociada em meio ao processo de recuperação judicial da companhia. A empresa chegou a perder 355 slots (horários de pousos e decolagens) no aeroporto de Congonhas por descumprir recomendações da Anac sobre cancelamentos de voos. Se falisse, os outros 133 slots da companhia, a maioria deles em horário nobre, seriam distribuídos entre as empresas aéreas. Depois de TAM e Gol, a Pantanal é a companhia com mais posições no aeroporto de Congonhas, o mais rentável do Brasil.


A TAM comprou a companhia por R$ 13 milhões e assumiu uma dívida R$ 73 milhões. Logo que assumiu a gestão, reformulou a malha da Pantanal. Apenas um dos seis destinos regionais continuou a ser operado de Congonhas e todos os outros foram transferidos para o aeroporto de Guarulhos. A TAM incorporou aeronaves da Airbus para voar pela Pantanal a partir de Congonhas para capitais como Rio, Curitiba e Brasília. O processo de reformulação da Pantanal anunciado pela TAM inclui a aquisição de jatos com capacidade para acomodar entre 100 e 150 passageiros.


Até o momento, a TAM não definiu que aeronaves vão compor a nova frota da Pantanal e as encomendas dos jatos não foram feitas. Em comunicado, a empresa disse que continua a avaliar a aquisição de aeronaves para a empresa e que a compra da Trip não influenciará no negócio.


Fonte: Portal iG
Via: diretodapista

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Mensagem por Vitor SBNF Seg 04 Abr 2011, 13:47

Nessa história da TAM comprar a TRIP (ou ter uma parcela importante dela) surgem algumas dúvidas:
- Será que os E-Jets serão substituídos por A319 no médio prazo?
- A Azul vai contra-atacar entrando no jogo "das grandes" e trazendo aviões maiores? (A320).
- A Gol vai assistir de camarote sem esboçar reação?
- É um negócio interessante para a Trip? Porque a Trip não busca um acordo com a Azul?

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Mensagem por vic1510tor Seg 04 Abr 2011, 13:54

Vitor SBNF escreveu:Nessa história da TAM comprar a TRIP (ou ter uma parcela importante dela) surgem algumas dúvidas:
- Será que os E-Jets serão substituídos por A319 no médio prazo?
- A Azul vai contra-atacar entrando no jogo "das grandes" e trazendo aviões maiores? (A320).
- A Gol vai assistir de camarote sem esboçar reação?
- É um negócio interessante para a Trip? Porque a Trip não busca um acordo com a Azul?
Prece fim de novela,fazendo este suspense damn

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Mensagem por Duley Seg 04 Abr 2011, 16:19

Trabalhando na TRIP o que eu sei provavelmente é o mesmo tanto que vocês. Vamos lá:

P: Será que os E-Jets serão substituídos por A319 no médio prazo?
R: NÃO. A possível compra de parte da TRIP pela TAM (algo entre 20 e 31%) é justamente pra entrar num mercado que a TAM não domina: voos regionais. Para operar em aeroportos menores, tem que ser ATR. Os E-jets vão permanecer.

P: A Azul vai contra-atacar entrando no jogo "das grandes" e trazendo aviões maiores? (A320).
R: Muito pelo contrário. A Azul deve continuar investindo nos aviões para voos regionais tentando abocanhar parte do mercado da TRIP.

P: A Gol vai assistir de camarote sem esboçar reação?
R: Não é sempre que você pode acompanhar a concorrência. A GOL adquiriu uma gigante quebrada e precisou de bastante tempo pra ajustar a casa. Tá começando a colher os frutos só agora. Passou a TAM no market share alias.

P: É um negócio interessante para a Trip? Porque a Trip não busca um acordo com a Azul?
R: Hoje se você quer crescer rapidamente, você precisa de capital. Pra conseguir capital ou você faz um empréstimo ou consegue sócio. Eu não sei quem foi atrás de quem nessa negociação, mas o importante é que vai entrar bastante capital na TRIP que poderá ser usado para crescer mais rápido ainda. Se não é com a Azul, com a GOL, com a Webjet... bom, essa resposta só os acionistas tem.

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Mensagem por Augusto Sposito Seg 04 Abr 2011, 20:03

unsure Essa ilustração da Pantanal...

Me deu até medo!! Ficou bonita, mas não combinou...

Parece que a Pantanal comprou aviões da TAM e não teve dinheiro pra pagar uma pintura completa...

Abraços!! thumbsup

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Mensagem por Nilo Seg 04 Abr 2011, 20:29

augusto.sposito escreveu: unsure Essa ilustração da Pantanal...

Me deu até medo!! Ficou bonita, mas não combinou...

Parece que a Pantanal comprou aviões da TAM e não teve dinheiro pra pagar uma pintura completa...

Abraços!! thumbsup

Exatamente Augusto, estou com você thumbsup

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Mensagem por sergiotucano Seg 04 Abr 2011, 21:13

- Antes da morte do Cmdt Rolim a TAM assinou uma carta de opções para compra de alguns E-jets para tentar entrar no mercado regional, a negociação não foi fechada, a TAM quer uma participação grande neste mercado oque não consegue/conseguiu com a Pantanal e acha que vai conseguir com a TRIP, nem a TRIP vai perder ATRs ou E-jets e nem a TAM passará algum Airbus para TRIP.

- Azul e TRIP são concorrentes diretas, sem chance de um acordo ai ....

- A Gol tem acordo com a Passaredo, inclusive clientes da passaredo podem comprar bilhetes no site da Gol.

- A TRIP, ao meu ver, esta fazendo um negócio de risco, a LATAN ainda é algo incerto a TRIP pode se dar muito bem na jogada ou se dar muito mal, é esperar para ver, mesmo porque a TAM por enquanto não tem a maioria dos papeis da empresa TRIP.
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Mensagem por Vitor SBNF Seg 04 Abr 2011, 21:20

Quando falei em acordo Trip/Azul na verdade usei o termo incorreto. O que eu imaginava era que a Azul absorvesse a Trip na verdade.

E concordo que a Trip está fazendo um negócio arriscado. Mas certamente quem toma essas decisões sabe muito mais coisas do que eu, então só resta observar.

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Mensagem por Duley Seg 04 Abr 2011, 22:21

Discordo que seja um negócio de risco.
A negociação é entre a TAM e não a LATAM.
Se o governo chileno aprovar ou não a fusão entre LAN e TAM, nada vai afetar nas negociações com a TRIP.
O Grupo Águia Branca é bastante sólido com acionistas de muita experiência e bom senso. Não combina com eles assumir negócios que representem riscos.

Voltando ao assunto do tópico, a Pantanal ao meu ver realmente deve ser extinta. É pequena, não tem tanto nome quanto a TRIP e possui uma frota de ATRs antigos. A própria TRIP está se esforçando bastante para substituir aos poucos os ATR42 antigos por modelos mais novos.

Uma grande vantagem que pode surgir é a TRIP conseguir slots em Congonhas. Álias, foram justamente esses slots que fez a TAM comprar a Pantanal.

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