Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês Gse_multipart13851

[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês

2 participantes

Ir para baixo

[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês Empty [Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês

Mensagem por Amilckar Ter 29 Mar 2011, 08:06

Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês



[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês La-mission-de-ravitaillement-en-vol-2

Um caça Dassault Rafale, da Força Aérea Francesa, durante procedimento de reabastecimento em voo com um C-135 sobre o Mediterrâneo. (Foto: Armée de L'Air)

A intervenção militar aérea lançada sábado, na Líbia, por uma coalizão internacional oferece uma grande oportunidade de mostrar em ação o caça francês Rafale, que Paris e o fabricante Dassault tentaram vender, até agora sem sucesso, a vários países, entre eles o Brasil.

No começo da operação, oito Rafale sobrevoaram o céu líbio para estabelecer uma zona de exclusão aérea em cumprimento a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para proteger a população civil da ofensiva militar do dirigente líbio Muamar Kadhafi.
Todos realizaram missões de reconhecimento e/ou de ataque. Outros oito aparelhos estão a bordo do porta-aviões nuclear francês Charles de Gaulle que está na Líbia.
“Talvez seja uma forma de fazer publicidade do Rafale graças à experiência em combate”, resumiu nesta segunda-feira Jean Pierre Maulny, subdiretor do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS) encarregado de assuntos de defesa e segurança.
“Embora o Rafale já seja empregado no Afeganistão, esse conflito não é popular. E por isso, os industriais precisam informar sobre o material” deslocado para determinados cenários bélicos, explicou.[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês 20110321_32_rafale_libia

Os caças Rafale da França têm sido os mais utilizados até o momento na campanha militar do ocidente na Líbia. (Foto: Armée de L'Air)

Considerado um êxito da tecnologia francesa, o Rafale representa, no entanto um fracasso comercial uma vez que a França nunca conseguiu exportá-lo.
No começo de fevereiro, o diretor geral da Dassault Aviation, Charles Edelstenne, afirmava que o Rafale tinha possibilidade de ser vendido a oito países.
O Rafale faz parte, desde 2009, no Brasil, de um contrato multimilionário, a ser aberto, para a compra de 36 aviões de combate. Concorre com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG do construtor sueco Saab.
Dado como “certo” pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, em setembro de 2009 – apesar de nunca ter sido assinado nenhum documento -, o Brasil anunciou há algumas semanas que adiava a decisão, devido a um corte de gastos.
Desde 2008 a França negocia a venda de 60 aparelhos com os Emirados Árabes Unidos.[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês 20110321_33_rafale_libia

Os caças Rafale da França já destruiram cerca de 8 aeronaves durante os ataques na Líbia. (Foto: Armée de L'Air)

O Rafale, um caça bombardeiro com dois tuborreatores, concebido nos anos 80, é capaz de missões de ataque ar-terra e ar-mar e de reconhecimento ou ataque nuclear. Seu preço é 50 milhões de euros (70 milhões de dólares), e também já foi proposto à Índia, além de Kuwait, Suíça, Grécia, e inclusive…à Líbia.
A Líbia “nos ajudará a vendê-lo”, estimou um dirigente francês que pediu para não ter o nome divulgado.
“Um conflito permite demonstrar verdadeiramente a capacidade de um aparelho. Neste ponto de vista, a Líbia representa uma vitrine tecnológica”, comentou Christophe Menard, analista da Kepler Capital Markets.
Esta prova real “permitirá somar louros ao quadro de honra do avião”, opinou.
Como os franceses acompanham os aviões de Qatar que participam da coalizão, será más fácil convencer os potenciais compradores, acrescentam os técnicos.
“Um avião de combate será vendido se for considerado apto”, explicou uma fonte da Dassault Aviation citando o exemplo do Mirage III, usado por Israel durante a guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.
Nessa ocasião, “demonstrou tal capacidade (de ação) que se tornou best-seller mundial”, recordou a fonte.
O porta-voz da Dassault Aviation, Stephane Fort, insistiu na “polivalência” do Rafale, que o diferencia, por esemplo, do F-18 da Boeing, que o presidente americano, Barack Obama, defendeu neste final de semana no Brasil, e que só pode ser configurado para uma missão por vez e isso antes de decolar, recordaram.
Fonte: AFP – Delphine Touitou
Via: Cavok.com.br

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês Empty Re: [Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês

Mensagem por José Augusto Lima Ter 29 Mar 2011, 09:02

Interessante, se ninguem quis comprar o Rafale,e só a França tem,
Alguma coisa errada tem com esse avião, e os Franceses querem
empurrar o custo do desenvolvimento do Projeto para os Brasileiros
pagarem, à 70 milhões de Dolares à Unidade...
Fica de olho Dilma... [Internacional] Líbia, uma tábua de salvação comercial para o Rafale francês 982252
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos