Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador Gse_multipart13851

SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador

2 participantes

Ir para baixo

SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador Empty SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador

Mensagem por localizer Dom 26 Fev 2023, 09:29

Minha dúvida foi colocada acima. Não é mais permitido pouso por instrumentos no Santos Dumont via NDB/LOC ?
O Localizador foi desativado, fisicamente, ou ainda opera na freq 111.10 ?

localizer
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 26/02/2023
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 79
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador Empty Re: SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador

Mensagem por Vini Nascimento Seg 27 Fev 2023, 00:36

Até onde eu sei, SBRJ nunca teve localizador, e os procedimentos NDB foram extintos há um tempo já. Atualmente, os procedimentos de pouso para a pista 20L são RNP, RNP-AR e aproximação visual.

_________________
SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador G3-2417
Vini Nascimento
Vini Nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/06/2013
Mensagens : 165
Reputação : 33
Idade : 24
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador Empty Re: SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador

Mensagem por localizer Seg 27 Fev 2023, 06:55

Vini Nascimento escreveu:Até onde eu sei, SBRJ nunca teve localizador, e os procedimentos NDB foram extintos há um tempo já. Atualmente, os procedimentos de pouso para a pista 20L são RNP, RNP-AR e aproximação visual.

Olá, Vini
Obrigado por responder. Acredito mesmo que, na sua idade, você desconheça a existencia do Localizador em SBRJ. Afinal, foi de uma outra era da aviação, onde a navegação era feita por NDB's, VOR's e até, pelas estrelas. Mas, como o procedimento pelo Localizador não existe mais nas cartas, fiquei curioso em saber se ele ainda existia, físicamente, e se está operativo. Os pousos por instrumentos na 20L eram feitos pela dupla PAIOL e LOC. O NDB PAIOL, este ainda existe nas cartas atuais.
Fico imaginando um piloto de A319 ou 737, habituado a pousar via RNP na 02R, como se sentiria hoje para pousar um Electra II, que não dispunha desses equipamentos. Não vai aí nenhum demérito para esses heróis da aviação. O pouso em SBRJ é um dos mais perigosos do mundo, principalmente pela 02.

localizer
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 26/02/2023
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 79
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador Empty Re: SBRJ aproximação pouso 20L pelo Localizador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos