Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Abelha impede decolagem Gse_multipart13851

[Internacional] Abelha impede decolagem

2 participantes

Ir para baixo

[Internacional] Abelha impede decolagem Empty [Internacional] Abelha impede decolagem

Mensagem por andre_sp Seg 14 Fev 2022, 10:02

Abelha causa rejeição de decolagem de um Boeing 737 a quase 150 km/h

Os pilotos de um voo comercial precisaram rejeitar a decolagem quando a aeronave atingia quase 150 km/h devido a uma curiosa situação – um problema causado por uma abelha.

Segundo as informações relatas pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Boeing 737-700 da companhia aérea TAAG Angola Airlines registrado sob a matrícula D2-TBJ.

O jato estava partindo na última quarta-feira, 9 de fevereiro, no voo DT-582 de Maputo, em Moçambique, para Luanda, em Angola, acelerando pela pista 05 do aeroporto de origem, quando os pilotos rejeitaram a decolagem a cerca de 80 nós (148 km/h) de velocidade indicada (velocidade aerodinâmica).

O motivo da decisão de abortar o procedimento foi uma discordância entre a velocidade aerodinâmica mostrada nos instrumentos do comandante e nos do primeiro oficial. A aeronave diminuiu a velocidade com segurança e retornou ao pátio.

Vale sempre destacar que, por padrão, os pilotos apenas abortam a corrida de decolagem se a aeronave ainda não atingiu o valor da velocidade de decisão entre continuar ou não. Abaixo desta velocidade, que varia de acordo com diversos parâmetros, como modelo do avião, peso, temperatura, etc, ainda há distância de pista suficiente para a parada completa.

Os passageiros desembarcaram e foram levados para um hotel. A aeronave foi colocada em manutenção e voltou ao serviço no dia seguinte, após cerca de 28 horas no solo.

Apesar do relato de rejeição de decolagem a 80 nós, dados das plataformas de rastreamento online de voos, conforme visto na imagem ao início desta matéria, mostram o 737-700 indo duas vezes à pista e acelerando até 130 nós (240 km/h) e até 92 nós (170 km/h) em cada uma das vezes, com um intervalo de pouco mais de 3 horas entre elas. Não há informações que indiquem o porquê desta diferença, podendo se tratar de testes da equipe de manutenção.

Após a ocorrência, a companhia aérea informou que uma abelha foi encontrada em um dos tubos de pitot – equipamentos que ficam no exterior da fuselagem e são parte do sistema de aferição de velocidade e altitude das aeronaves a partir da pressão do ar.

Fonte: Aeroin

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Abelha impede decolagem Empty Re: [Internacional] Abelha impede decolagem

Mensagem por marcos1sp Seg 14 Fev 2022, 17:34

Caçapava, Parabéns aos pilotos pela experiência. Detalhes que fazem a diferença. thumbsup thumbsup


_________________
Marcos Montanheiro
[Internacional] Abelha impede decolagem Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos