Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvida sobre voo VFR Gse_multipart13851

Dúvida sobre voo VFR

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre voo VFR Empty Dúvida sobre voo VFR

Mensagem por palestrino87 Qua 09 Fev 2022, 19:46

Olá a todos, me chamo Cleisson sou de Ouro Preto-MG e entusiasta da aviação real quanto virtual. Pesquisando sobre voos VFR gostaria de tirar uma dúvida com vocês:

Digamos que eu deseje sobrevoar minha cidade e região num voo proveniente de Belo Horizonte. No que pesquisei eu deveria decolar de um dos aeródromos e percorrer os corredores adequados até aqui. Pois bem, a região sobre a qual desejo voar está dentro da TMA porém fora dos corredores. Nesse caso, eu teria autorização para sobrevoá-la livremente de acordo com as regras de voo VFR? Na figura abaixo está a região.

https://i.servimg.com/u/f60/20/40/57/92/tma_bh11.jpg

palestrino87
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/01/2022
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre voo VFR Empty Re: Dúvida sobre voo VFR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 10 Fev 2022, 16:06

palestrino87 escreveu:Olá a todos, me chamo Cleisson sou de Ouro Preto-MG e entusiasta da aviação real quanto virtual. Pesquisando sobre voos VFR gostaria de tirar uma dúvida com vocês:

Digamos que eu deseje sobrevoar minha cidade e região num voo proveniente de Belo Horizonte. No que pesquisei eu deveria decolar de um dos aeródromos e percorrer os corredores adequados até aqui. Pois bem, a região sobre a qual desejo voar está dentro da TMA porém fora dos corredores. Nesse caso, eu teria autorização para sobrevoá-la livremente de acordo com as regras de voo VFR? Na figura abaixo está a região.

https://i.servimg.com/u/f60/20/40/57/92/tma_bh11.jpg

Welcome

Sim, positivo. Poderia sobrevoar a região porém deve coordenar com o APP da área. Provavelmente você voaria pela REA até a posição ITABIRITO e dai faria o sobrevoo.
As REAs são rotas digamos que "recomendadas", não que seja obrigatório voar somente nos corredores. São mais para organização do fluxo e não por outras restrições em si.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre voo VFR Empty Re: Dúvida sobre voo VFR

Mensagem por palestrino87 Qui 10 Fev 2022, 16:16

Muito obrigado pela explicação

palestrino87
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/01/2022
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre voo VFR Empty Re: Dúvida sobre voo VFR

Mensagem por Bonotto Sáb 12 Fev 2022, 19:34

Um exemplo real desta situação:
Durante meu curso de PC, estava voltando de uma navegação para Curitiba com pln para pouso no SBBI pegando a REA de entrada pelo setor que vinha voando. Entrei na REA, sempre em contato com o APP, e pedi para o controle se seria possível o sobrevoo do bairro Ahu e depois um TGL em SBCT. Quase impossível, mas o não nós já temos rsrsrsrs
O APP me passou aguarde.
Um minuto ou menos negou o sobrevoo do Ahu pois havia tráfego de rotativos na região, mas me liberou um TGL no SBCT, após o TGL me colocou na proa da R595 e corredor ATUBA.
Sempre tem que coordenar com o ATC, as vezes dá certo outras não.
Abraços !

_________________
Educação não muda o mundo, educação muda as pessoas, pessoas mudam o mundo. (Paulo Freire )
Bonotto
Bonotto
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 08/09/2011
Mensagens : 162
Reputação : 14
Idade : 58
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.voelatina.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre voo VFR Empty Re: Dúvida sobre voo VFR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos