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FSX SE - Cenarios SBCT e SBCF Zanolli usando muita memoria

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Mensagem por Valdir Ávila Qua 04 Out 2017, 22:12

Srs..

Estou tendo serios problemas nos cenarios de SBCT e SBCF do nosso nobre Zanolli.
SBCT na aproximação final da erro de memoria e o simulador trava.
A mesma coisa esta acontecendo em CNF, porem em CNF nao trava.. mas o Windows fica dando alertas de memoria cheia..
e as vezes começa a bugar ate o avião por falta de memoria.
Não lembro de ter problemas com cenarios do Zanolli antes.

Outros cenarios como SBGR da TropicalSim sem problemas algum... assim como os demais cenarios.. somente estes dois.

Em SBCT uso o photoreal do Paulo Ricardo, ja falei com ele que me deu a dica de reinstalar... fiz.. mas continua.
Em SBCF retirei ate o photoreal para ver se era este o problema... e nada... ta dando 90% de uso de memoria com a ultraleve.. imagine com o NGX.

Fortes suspeitas vem do Open LC south america da ORBX mas nao sei se isto ocupa memoria... ocupa?
Tenho aqui: FtxGlobal +Vector + LC shouth america da orbx.

Se alguem puder me ajudar agradeço.


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Mensagem por etops Qui 05 Out 2017, 07:15

Valdir Ávila escreveu:Srs..

Estou tendo serios problemas nos cenarios de SBCT e SBCF do nosso nobre Zanolli.
SBCT na aproximação final da erro de memoria e o simulador trava.
A mesma coisa esta acontecendo em CNF, porem em CNF nao trava.. mas o Windows fica dando alertas de memoria cheia..
e as vezes começa a bugar ate o avião por falta de memoria.
Não lembro de ter problemas com cenarios do Zanolli antes.

Outros cenarios como SBGR da TropicalSim sem problemas algum... assim como os demais cenarios.. somente estes dois.

Em SBCT uso o photoreal do Paulo Ricardo, ja falei com ele que me deu a dica de reinstalar... fiz.. mas continua.
Em SBCF retirei ate o photoreal para ver se era este o problema... e nada... ta dando 90% de uso de memoria com a ultraleve.. imagine com o NGX.

Fortes suspeitas vem do Open LC south america da ORBX mas nao sei se isto ocupa memoria... ocupa?
Tenho aqui: FtxGlobal +Vector + LC shouth america da orbx.

Se alguem puder me ajudar agradeço.


Aqui eu comecei a ter isso depois de colocar a integração com o SODE. Antes rodava tranquilo na memória..

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Mensagem por Fabiano.S Qui 05 Out 2017, 12:40

O problema está sendo no Orbx. Desativa eles. Tudo que for Orbx, porque força muito a memória e acaba dando OOM. É a mesma coisa de usar Vector + Global + LC Europe lá na Europa. Que com certeza na APP de algum aeroporto bem pesado por exemplo EDDF V2 da Aerosoft vai dar OOM ou vai chegar muito perto. Por causa do dos produtos da Orbx ativados.
Geralmente o FSX é bom rodar só com cenários que você realmente vai usar e com mesh que não vai puxar tanto a memória. Por exemplo combo Mega Rio e SP e por ai vai eles não forçam ai pode usar sem problemas. Agora ativar os produtos com cenários que podem forçar bastante a memória pode dar ruim no voo como está acontecendo contigo.
Faça esse teste e depois comenta aqui.

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Mensagem por Valdir Ávila Qui 05 Out 2017, 15:38

Vou Desativar o Open LC South America pra ver.. e manter somente o Vector e o FTX. Nunca tive problemas com estes antes.

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Mensagem por HighTechGG Seg 09 Out 2017, 13:15

Boa tarde
Não precisa desativar o Open LC South America , já tinha postado algo parecido, faça conforme abaixo para tentar minimizar seu problema.

- Desativar a pasta OLC_SA_LIGHTS do - Open LC South America
- Desativar as luzes das taxiways , na pasta Scenery de SBCF.

Sobre o OOM, não procede a culpa dos cenários, pois tenho bastante ativados e não tenho OOM, todos os meus equipamentos ligados nas USBs e mesmo com uma resolução 6080x1080 , que é o triplo da Full HD. Acredito que o OOM, possa ser o seu Windows ou o seu FSX que não está bem configurado.

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Mensagem por Valdir Ávila Seg 09 Out 2017, 14:59

HighTechGG escreveu:Boa tarde
Não precisa desativar o Open LC South America , já tinha postado algo parecido, faça conforme abaixo para tentar minimizar seu problema.

- Desativar a pasta OLC_SA_LIGHTS do - Open LC South America
- Desativar as luzes das taxiways , na pasta Scenery de SBCF.

Sobre o OOM, não procede a culpa dos cenários, pois tenho bastante ativados e não tenho OOM, todos os meus equipamentos ligados nas USBs e mesmo com uma resolução 6080x1080 , que é o triplo da Full HD. Acredito que o OOM, possa ser o seu Windows ou o seu FSX que não está bem configurado.

Obrigado pelas dicas... Vou instalar o Open LC novamente e fazer este procedimento.
Quando desistalei o Open LC melhorou as coisas por aqui.

Noto tambem, que com os cenarios photoreal do Paulo Ricardo ficam borrados... mas os ORBX não.. (com o OpenLC ativo)
Minhas configuraçõe no FSX estão conforme recomendados pela ORBX ..

reportarei o resultado.

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Mensagem por Cmte_Azevedo Seg 09 Out 2017, 16:20

Tive problemas de alto consumo de VAS nos cenários do Zanolli depois da integração com os novos fingers, voltei para o original e estabilizou.

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Mensagem por Valdir Ávila Seg 09 Out 2017, 18:03

Cmte_Azevedo escreveu:Tive problemas de alto consumo de VAS nos cenários do Zanolli depois da integração com os novos fingers, voltei para o original e estabilizou.
Po mas se for itso é uma pena... as integraçoes com o SODE que dão uma realidade a mais no FS

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Mensagem por Cmte_Azevedo Seg 09 Out 2017, 19:20

Valdir Ávila escreveu:
Cmte_Azevedo escreveu:Tive problemas de alto consumo de VAS nos cenários do Zanolli depois da integração com os novos fingers, voltei para o original e estabilizou.
Po mas se for itso é uma pena... as integraçoes com o SODE que dão uma realidade a mais no FS
Mas não sei se tem a ver com essas integrações em específico porque eu tenho o SODE ativado no SBGR da TS e não tenho aumento no consumo da VAS.

Faz um teste e veja se acontece a queda no consumo da VAS com vc.

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Mensagem por fcbensiman Seg 09 Out 2017, 21:51

É como no cenário do SBRF do Vevetos, ao inves de construir todo o solo em photo e desenhos em GMAX, infelizmente por limitação, acaba uma sobrepondo o outro e todos sendo lidos pelo FSX, imagine como um bolo de casamento com várias camadas! A solução para o meu, foi tirar o photo do Rio_Curitiba do Paulo da Pasta, criar uma pasta so com eles em um layer abaixo. chega no limite do VAS com o NGX, mas chega isso com trafego!

Abs!

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Mensagem por Valdir Ávila Seg 09 Out 2017, 22:20

E acabei de fazer os testes aqui... e realmente melhorou os fps desabilitando esta pasta da Orbx que o HighTechGG recomendou.
Mas ainda tenho problemas de texturas borradas nos photoreal do Paulo.. ficam so as casas aparecendo no solo borrado.. e fps na casa dos 50.
Proximo teste é colocar o tweack FIBER_FRAME_TIME_FRACTION=0.30 na seção Main do fsx.cfg
Se alguem tiver mais alguma ideia de como resolver... pls.

tenho 8Gb de memória.. sera que se eu colocar mais um pente de 8Gb resolve isto?

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Mensagem por HighTechGG Ter 10 Out 2017, 12:00

Valdir, que bom que deu certo, ja informei aqui que estas novas luzes estão com algum defeito, aquele antigo, lembra? que tínhamos que ativar dois arquivos, para desligar as luzes que mesmo de dia consumiam recursos e depois corrigiram isso, mas parece que voltou.
Ainda não reportei a ORBX, pois estou apurando provas concretas.

Lógico que quem tiver uma máquina bem TOP mesmo, não vai perceber a diferença.

Sobre as texturas borradas, testar o FIBER_FRAME, se não funcionar, tentar mover os cenários para outro HD exclusivo, e se mesmo assim não der certo, aí somente SSD.

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Mensagem por Valdir Ávila Ter 10 Out 2017, 17:17

HighTechGG escreveu:Valdir, que bom que deu certo, ja informei aqui que estas novas luzes estão com algum defeito, aquele antigo, lembra? que tínhamos que ativar dois arquivos, para desligar as luzes que mesmo de dia consumiam recursos e depois corrigiram isso, mas parece que voltou.
Ainda não reportei a ORBX, pois estou apurando provas concretas.

Lógico que quem tiver uma máquina bem TOP mesmo, não vai perceber a diferença.

Sobre as texturas borradas, testar o FIBER_FRAME, se não funcionar, tentar mover os cenários para outro HD exclusivo, e se mesmo assim não der certo, aí somente SSD.

Entao das texturas borradas não deve ser falta de memoria? e Sim HD ou configurações?
Vou fazer uns testes aqui então. Valew a dica.
Este FIBER_FRAME acertar o valor dele é igual acertar na Quina.. kkkkk

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Mensagem por HighTechGG Qua 11 Out 2017, 13:30

KKK tem razão, Sobre a memória CPU, 8Gb está bom, quanto a memória GPU, seria bom 3GB, pois quem processa as texturas é a placa de vídeo. mas entre uma GPU nova e as dicas, melhor testar as dicas, ou se voce tiver um amigo que tenha SSD, testar com ele.

Outra observação, Photoreais não declinam os FPS, aliás, até melhoram, o que declina os FPS são os objetos dos cenários, onde ser tiver algum problemático, gera um efeito dominó em todo o cenário e para achar o causador(uma agulha num palheiro), é complicado e demorado, mas tem um jeito que desenvolvi e foi assim que achei o arquivo da taxiway ruim, mas é difícil explicar via texto, vou tentar achar um jeito de explicar melhor num vídeo.

O cenário do Paulo de joinville é enorme mas com FPS altos, nota 10 mesmo, mas tem cenários de 10 MB de outros desenvolvedores que declinam os FPS de uma forma absurda, por isso que depende de quem faz.

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Mensagem por Valdir Ávila Qua 11 Out 2017, 17:25

HighTechGG escreveu:KKK tem razão, Sobre a memória CPU, 8Gb está bom, quanto a memória GPU, seria bom 3GB, pois quem processa as texturas é a placa de vídeo. mas entre uma GPU nova e as dicas, melhor testar as dicas, ou se voce tiver um amigo que tenha SSD, testar com ele.

Outra observação, Photoreais não declinam os FPS, aliás, até melhoram, o que declina os FPS são os objetos dos cenários, onde ser tiver algum problemático, gera um efeito dominó em todo o cenário e para achar o causador(uma agulha num palheiro), é complicado e demorado, mas tem um jeito que desenvolvi e foi assim que achei o arquivo da taxiway ruim, mas é difícil explicar via texto, vou tentar achar um jeito de explicar melhor num vídeo.

O cenário do Paulo de joinville é enorme mas com FPS altos, nota 10 mesmo, mas tem cenários de 10 MB de outros desenvolvedores que declinam os FPS de uma forma absurda, por isso que depende de quem faz.

Excelente explicação.
Pois é... eu noto que as texturas estão borradas.. porem os fps estão altos... em torno de 40..50 fps.
Sempre usei os Photoreal do Paulo Ricardo e nunca tive problemas. Porem agora.. acontecendo isto....de borrar todos..
Vou fazer os testes neste feriado e digo como foi.
Valew...
(este video ae seria uma preciosidade para nossa comunidade amigo.... aguardando)

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Mensagem por Valdir Ávila Sex 13 Out 2017, 20:51

Valdir Ávila escreveu:
HighTechGG escreveu:KKK tem razão, Sobre a memória CPU, 8Gb está bom, quanto a memória GPU, seria bom 3GB, pois quem processa as texturas é a placa de vídeo. mas entre uma GPU nova e as dicas, melhor testar as dicas, ou se voce tiver um amigo que tenha SSD, testar com ele.

Outra observação, Photoreais não declinam os FPS, aliás, até melhoram, o que declina os FPS são os objetos dos cenários, onde ser tiver algum problemático, gera um efeito dominó em todo o cenário e para achar o causador(uma agulha num palheiro), é complicado e demorado, mas tem um jeito que desenvolvi e foi assim que achei o arquivo da taxiway ruim, mas é difícil explicar via texto, vou tentar achar um jeito de explicar melhor num vídeo.

O cenário do Paulo de joinville é enorme mas com FPS altos, nota 10 mesmo, mas tem cenários de 10 MB de outros desenvolvedores que declinam os FPS de uma forma absurda, por isso que depende de quem faz.

Excelente explicação.
Pois é... eu noto que as texturas estão borradas.. porem os fps estão altos... em torno de 40..50 fps.
Sempre usei os Photoreal do Paulo Ricardo e nunca tive problemas. Porem agora.. acontecendo isto....de borrar todos..
Vou fazer os testes neste feriado e digo como foi.
Valew...
(este video ae seria uma preciosidade para nossa comunidade amigo.... aguardando)
Fiz conforme voce sugeriu HighTechGG, mudei todos os cenarios para o outro HD.. e tive uma boa melhora em performance.
O cenario de Curitiba estava dando erro, falei com o Paulo.. ele me sugeriu remover um arquivo especifico e nao tive mais problema de OOM na final.

Agora preciso detectar qual o parametro que devo informar para que as texturas de solo carreguem mais rapido... com os ORB.. sem problema.. mas com os photoreal.. ae complica.
Mudando os cenarios para outro Hd, senti uma melhora muito significativa nos aeroportos... ficou bem melhor.
O problema esta agora nas aproximações finais... que demora para caregar o solo..e carrega so proximo da aeronave.. la na frente ...borradaço.

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Mensagem por fcampos Sex 13 Out 2017, 23:29

amigo Valdir vou tentar ajudar:
no fsx config. (se não tiver estas linhas acrescente)

[Display]
TextureMaxLoad=9

[TERRAIN]
LOD_RADIUS=5.500000
SWAP_WAIT_TIMEOUT=60

se já tiver feito estas alterações então ignore

espero ter ajudado




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Mensagem por HighTechGG Sex 20 Out 2017, 13:25

Que bom Valdir, na minha máquina tem 4 HDs, cuidar deles dá trabalho, mas a organização, performance e segurança fica bem melhor e pra mim não tem preço.
Semana passada tive um problema com as configurações das 4 manetes, fiquei 2 dias para tentar resolver, sem sucesso, peguei o último backup, em 2 horas, resolvido, nada de reinstalação de Windows, FSX, formatação etc.., aliás, esta palavras, "reinstalação e formatação" nem existem mais no meu dicionário, foram substituídas para sempre por "Restauração".

Tente a dica do Fcampos também.

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FSX SE - Cenarios SBCT e SBCF Zanolli usando muita memoria Empty Re: FSX SE - Cenarios SBCT e SBCF Zanolli usando muita memoria

Mensagem por Valdir Ávila Sex 27 Out 2017, 20:51

fcampos escreveu:amigo Valdir vou tentar ajudar:
no fsx config. (se não tiver estas linhas acrescente)

[Display]
TextureMaxLoad=9

[TERRAIN]
LOD_RADIUS=5.500000
SWAP_WAIT_TIMEOUT=60

se já tiver feito estas alterações então ignore

espero ter ajudado




Amigo... preciso informar de que fiz estas alterações que você mencionou e senti uma melhora muito boa nas texturas borradas.. Ainda tem .. acho que da para melhorar mais ainda.. porem nao sei onde mecher.
O Fiber_frame_fraction eu retirei ... nao sei se devo manter este tweack ou não. hmmm

Acho incrivel somente os cenarios photoreal ficarem borrados... São Paulo mesmo... apesar da melhorara.. ainda esta muito borrado..carrega os predios normal.. mas a textura do solo fica borrada.thumbsdown

Deve ter algum lugar que precisa ser mechido para melhorar isto... mas onde? scratch

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FSX SE - Cenarios SBCT e SBCF Zanolli usando muita memoria Empty Re: FSX SE - Cenarios SBCT e SBCF Zanolli usando muita memoria

Mensagem por Cmte_Azevedo Sex 27 Out 2017, 20:57

Valdir Ávila escreveu:
fcampos escreveu:amigo Valdir vou tentar ajudar:
no fsx config. (se não tiver estas linhas acrescente)

[Display]
TextureMaxLoad=9

[TERRAIN]
LOD_RADIUS=5.500000
SWAP_WAIT_TIMEOUT=60

se já tiver feito estas alterações então ignore

espero ter ajudado




Amigo... preciso informar de que fiz estas alterações que você mencionou e senti uma melhora muito boa nas texturas borradas.. Ainda tem .. acho que da para melhorar mais ainda.. porem nao sei onde mecher.
O Fiber_frame_fraction eu retirei ... nao sei se devo manter este tweack ou não. hmmm

Acho incrivel somente os cenarios photoreal ficarem borrados... São Paulo mesmo... apesar da melhorara.. ainda esta muito borrado..carrega os predios normal.. mas a textura do solo fica borrada.thumbsdown

Deve ter algum lugar que precisa ser mechido para melhorar isto... mas onde? scratch

Tenta em 0.22 Fiber_frame_time_fraction=0.22

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Mensagem por fcampos Sex 27 Out 2017, 23:02

amigo Vladir que bom para você que melhorou,mas no entanto acrescente mais esta linha:

[Display]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=220

se já tiver esta linha e com este valor então ingnore.

espero ter ajudado

fcampos
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Mensagem por Valdir Ávila Sab 28 Out 2017, 20:11

fcampos escreveu:amigo Vladir que bom para você que melhorou,mas no entanto acrescente mais esta linha:

[Display]
TEXTURE_BANDWIDTH_MULT=220

se já tiver esta linha e com este valor então ingnore.

espero ter ajudado

Obrigado Fcampos

Esta linha eu ja tinha no meu FSX, porem estava com valor de 160. Mudei para 220 e parece que ficou mais borrado..(pode ser somente impressão)
Voltei para 160. Adicionei o FFFT em 0.20 .. parece que nao muda nada tambem... então removi o FFTF.

Fps continuam altos... predios OK ... porem a textura do solo especificamente borrada.. veja a imagem saindo de Sao paulo.


E noto que acontece em todos os cenarios photoreal em cidade somente... montanhas por exemplo, fica OK... mas chega na cidade..borra tudo.
Não sei mais o que fazer para pelo menos melhorar isto.

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Mensagem por Guilhermedt Sab 28 Out 2017, 21:31

Percebi que começou este problema aqui no meu FSX após a instalação do FTX OPENLC América do Sul. Não compreendo o motivo mas aqui é fato.

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Mensagem por Valdir Ávila Dom 29 Out 2017, 14:47

Guilhermedt escreveu:Percebi que começou este problema aqui no meu FSX após a instalação do FTX OPENLC América do Sul. Não compreendo o motivo mas aqui é fato.
Aqui tambem percebi isto depois do OPEN LC South America.
Estranho que os Orbx estão normais... só os photo reais que estão assim.

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Mensagem por Marcos744_C Dom 05 Abr 2020, 07:36

REATIVANDO O TÓPICO

Bom dia pessoal. Estou procurando uma solução para conseguir operar no SBCT do Zanolli com o Airbus X e alguns outros AddOns como ASNext, Toposim South America, REX textures. Apenas consigo carregar o cenario mas ao iniciar a configuração do Airbus, vejo que a memoria virtual começa a subir e eventualmente recebo o OOM.

Não sou nada experiente nas modificações do fsx.cfg mas vou tentar muitas das dicas postadas aqui em conjunto com as recomendações do tópico oficial sobre fsx.cfg, no entanto, passados mais de 2 anos desde as últimas mensagens e considerando novas tecnologias disponíveis, me pergunto se há algo mais a ser considerado nesse meu troubleshooting adicionalmente ao que ja foi discutido aqui?

No momento tenho essas specs:
Asus Q551LN
Intel Core i7-4510U CPU @ 2.00GHz
NVIDIA GeForce 840M (2GB)
8GB RAM
HDD 1TB

FSX:SE

Meu objetivo no momento é simular a nova rota SBCT / SCEL pela LATAM, que a propósito nem sei se já foi inaugurada por causa do covid pinch .

Obrigado,
Abs.

Marcos744_C
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