Cartas de aproxima��o e procedimentos
P�gina 1 de 1 • Compartilhe •
Cartas de aproxima��o e procedimentos
Ol� pessoal.
Tenho uma d�vida sobre as cartas de Aproxima��o e as letras que acompanham cada uma (x,y,z etc.).
Pelo que li essas letras s�o para direcionar qual vers�o � a mais nova altera��o.
Primeiro queria entender se � isso mesmo.
E queria entender se a defini��o no v�o (e no nosso caso no v�o online) ficar� com o ATC dispon�vel ou se � � escolha do piloto.
Quais as raz�es por uma ou outra escolha?(feita pelo piloto ou ATC)
E no caso de s� termos a unicom? Ai o piloto define e segue pelo que estiver mais pr�ximo para ele?
�ltima duvida � sobre procedimentos ils ou rnav para pouso.
Apesar de j� estar voando rnav online, ainda nao fiz nenhum pouso que nao fosse ils ou vor.
Peguei um piloto no ATC live de congonhas informando que nao recebia sinal de glide, s� de localizer, ent�o pedia a troca para pouso rnav.
A duvida ai �: no caso rnav o controle de descida e calculo ter� que ser feito pela tripula��o sem guia vertical, certo?
Eu estou voando com atr72 da flight one. O fmc dele faz o calculo progressivo de vs. Nas outras aeronaves comerciais tamb�m � assim ou como funciona?
No caso desse piloto que alertou nao receber sinal de glide, s� de localizer. Nao daria mais ou menos na mesma que um pouso rnav, j� que ele j� estava na final? Por que mudar para rnav, se o localizer pelo menos dava indica��o lateral?
Obrigado pessoal, abra�os!
Tenho uma d�vida sobre as cartas de Aproxima��o e as letras que acompanham cada uma (x,y,z etc.).
Pelo que li essas letras s�o para direcionar qual vers�o � a mais nova altera��o.
E queria entender se a defini��o no v�o (e no nosso caso no v�o online) ficar� com o ATC dispon�vel ou se � � escolha do piloto.
E no caso de s� termos a unicom? Ai o piloto define e segue pelo que estiver mais pr�ximo para ele?
�ltima duvida � sobre procedimentos ils ou rnav para pouso.
Apesar de j� estar voando rnav online, ainda nao fiz nenhum pouso que nao fosse ils ou vor.
Peguei um piloto no ATC live de congonhas informando que nao recebia sinal de glide, s� de localizer, ent�o pedia a troca para pouso rnav.
A duvida ai �: no caso rnav o controle de descida e calculo ter� que ser feito pela tripula��o sem guia vertical, certo?
Eu estou voando com atr72 da flight one. O fmc dele faz o calculo progressivo de vs. Nas outras aeronaves comerciais tamb�m � assim ou como funciona?
No caso desse piloto que alertou nao receber sinal de glide, s� de localizer. Nao daria mais ou menos na mesma que um pouso rnav, j� que ele j� estava na final? Por que mudar para rnav, se o localizer pelo menos dava indica��o lateral?
Zeitgeist- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 22/01/2016
Reputa��o : 0
Nacionalidade :
Re: Cartas de aproxima��o e procedimentos
Zeitgeist escreveu:Ol� pessoal.
1) Tenho uma d�vida sobre as cartas de Aproxima��o e as letras que acompanham cada uma (x,y,z etc.).
2) E queria entender se a defini��o no v�o (e no nosso caso no v�o online) ficar� com o ATC dispon�vel ou se � � escolha do piloto.
3) �ltima duvida � sobre procedimentos ils ou rnav para pouso.
Dividi o texto para ficar melhor, segue:
1) Negativo, as letras s�o designativos de cada procedimento. Via de regra um ILS W � um ILS com transi��es RNAV, um Y � um com revers�o e um Z inclui um arco DME, isso via de regra pois pode mudar. As cartas dispon�veis no AISWeb s�o sempre as mais atuais e isso � mostrado pela data da carta.
2) De acordo com o ATC por�m voc� sempre pode solicitar outro � seu crit�rio e o ATC atende se poss�vel (n�o adianta solicitar um proc. com revers�o em um lugar que h� um direto pois isso implica em colocar outros tr�fegos em espera, por exemplo). Cada aeroporto possui suas peculiaridades que requerem o uso de um proc. ou outro. Como falei acima, n�o ser� usado um proc. com revers�o se h� um mais direto por�m digamos que h� um baseado no VOR e um no NDB. Se o VOR est� fora, � usado o NDB.
N�o havendo ATC voc� usa o que for mais adequado.
3) O RNAV por si s� � considerado de n�o-precis�o, ou seja, h� guiagem lateral mas n�o vertical (� um "ils sem glide). Por�m h� v�rias vers�es como procedimentos Baro-VNAV onde o glide � gerado pelo FMC da aeronave. Isso � mostrado na carta, quando o m�nimo � LNAV/VNAV voc� pode executar usando o VNAV da aeronave.
O motivo de trocar o proc. eu n�o sei lhe afirmar com total certeza mas acredito que seja relacionado ao que falei, no LOC n�o h� a guiagem por VNAV mas executando o RNAV da pista em quest�o h�. A vantagem? O m�nimo do Baro-VNAV � menor que o do LOC, geralmente, e no LOC a aeronave vai descendo em "escada" at� atingir a MDA, mantendo-a at� ter visual enquanto no Baro-VNAV a descida � continua como se fosse um ILS.
Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputa��o : 548
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Bela explana��o, Paulo.
Zeitgeist se quiser saber sobre as "index letters", ou seja, letras utilizadas dentro de um mesmo procedimento, veja:
http://www.voovirtual.com/t15652-duvida-sobre-uso-de-cartas-loc-y-e-loc-z
Zeitgeist se quiser saber sobre as "index letters", ou seja, letras utilizadas dentro de um mesmo procedimento, veja:

andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Reputa��o : 986
Emprego/lazer : Avia��o
Nacionalidade :
andre_sp escreveu:Bela explana��o, Paulo.
![]()

Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Pessoal, muito obrigado. Acho que ficou bem mais claro. Entendi sobre o rnav. Acredito ent�o que seja o que tenho no ATR, j� que apesar de ele nao fazer tudo autom�tico, ele vai dando o vs para cada fixo na aproxima��o e acabamos fazendo essa descida direto.
Tr�s d�vidas que ficaram.
1. Quando fala revers�o quer dizer um aer�dromo que possua backtracking no seu sinal? Se sim, como identifico isso na carta por exemplo de SBBH.
2. Ainda pegando o exemplo de SBBH, o procedimento rnav para a pista 31 o coloca em aproxima��o lateral mas ap�s o �ltimo fixo estamos deslocados � esquerda com proa inclinada em rela��o � cabeceira. At� ai OK, pois h� v�rios procedimentos VOR do mesmo tipo. Mas para rnav � normal isso ou Pampulha � um caso � parte?
3. Isso aconteceu ontem comigo. Na decolagem de guarulhos o ajuste do alt�metro era para 1020. Estava voando na ivao e ap�s decolagem e por todo o trajeto at� o pouso, toda a coordenacao foi na unicom. Nesse caso como faco com o ajuste qnh na aproxima��o j� que nao h� um atis para consulta?
1. Quando fala revers�o quer dizer um aer�dromo que possua backtracking no seu sinal? Se sim, como identifico isso na carta por exemplo de SBBH.
2. Ainda pegando o exemplo de SBBH, o procedimento rnav para a pista 31 o coloca em aproxima��o lateral mas ap�s o �ltimo fixo estamos deslocados � esquerda com proa inclinada em rela��o � cabeceira. At� ai OK, pois h� v�rios procedimentos VOR do mesmo tipo. Mas para rnav � normal isso ou Pampulha � um caso � parte?
3. Isso aconteceu ontem comigo. Na decolagem de guarulhos o ajuste do alt�metro era para 1020. Estava voando na ivao e ap�s decolagem e por todo o trajeto at� o pouso, toda a coordenacao foi na unicom. Nesse caso como faco com o ajuste qnh na aproxima��o j� que nao h� um atis para consulta?
-
Nacionalidade :
Zeitgeist escreveu:Pessoal, muito obrigado. Acho que ficou bem mais claro. Entendi sobre o rnav. Acredito ent�o que seja o que tenho no ATR, j� que apesar de ele nao fazer tudo autom�tico, ele vai dando o vs para cada fixo na aproxima��o e acabamos fazendo essa descida direto.
Teoricamente o ATR n�o faz o Baro-VNAV uma vez que � necess�rio o VNAV e a capacidade de a aeronave calcular a rampa. Mas pra fins de divers�o no FS serve.
1) Proc. com revers�o � tipo o ILS da 23 em SBVT, afasta numa radial e aproxima em outra.
2) Veja o final da carta, n�o h� "pouso direto" e sim somente "para circular". Por alguma raz�o, seja outro aeroporto, relevo ou outra coisa o procedimento n�o pode ser alinhado com a cabeceira. Neste caso ele � feito conforme poss�vel e o piloto deve atingir referencias visuais no MAPT (fixo ENPOX) e da� se posicionar para o pouso. Eu vejo duas op��es: Ou voc� avista antes do fixo em condi��es de pouso direta e solicita isto ou voc� segue o proc. at� ENPOX e l�, visual com a pista, circula conforme a carta instrui pelo setor norte (cruza no ponto m�dio e ingressa na do vento pela direita, por ex.)
3) Faz muito tempo que nao mexo com isso mas na minha epoca no IVAP tinha como solicitar o METAR do destino, l� voc� acha o QNH.
Paulo Stavis- Brigadeiro
-
Nacionalidade :
Paulo Stavis escreveu:
te juro que virei o forum atr�s desse t�pico mas n�o lembrava o nome correto, obrigado!
Tranquilo Stavis, bom que tenha sido �til.

andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Reputa��o : 986
Emprego/lazer : Avia��o
Nacionalidade :
Muito obrigado pelas informa��es cmdte Paulo e cmdte Andre!
Realmente observando melhor a carta e depois testando o procedimento no simulador percebi que � isso mesmo. Eu n�o tinha conhecimento ainda que poderia haver aproxima��o circular em procedimentos rnav e quando olhei a carta, nao reparei no descritivo da aproxima��o.
Abs
Realmente observando melhor a carta e depois testando o procedimento no simulador percebi que � isso mesmo. Eu n�o tinha conhecimento ainda que poderia haver aproxima��o circular em procedimentos rnav e quando olhei a carta, nao reparei no descritivo da aproxima��o.
Abs
-
Nacionalidade :
P�gina 1 de 1
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum