Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Cartas de aproximação e procedimentos Gse_multipart13851

Cartas de aproximação e procedimentos

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Zeitgeist Seg 06 Jun 2016, 20:26

Olá pessoal.
Tenho uma dúvida sobre as cartas de Aproximação e as letras que acompanham cada uma (x,y,z etc.).
Pelo que li essas letras são para direcionar qual versão é a mais nova alteração.

Primeiro queria entender se é isso mesmo.
E queria entender se a definição no vôo (e no nosso caso no vôo online) ficará com o ATC disponível ou se é à escolha do piloto.
Quais as razões por uma ou outra escolha?(feita pelo piloto ou ATC)
E no caso de só termos a unicom? Ai o piloto define e segue pelo que estiver mais próximo para ele?

Última duvida é sobre procedimentos ils ou rnav para pouso.
Apesar de já estar voando rnav online, ainda nao fiz nenhum pouso que nao fosse ils ou vor.
Peguei um piloto no ATC live de congonhas informando que nao recebia sinal de glide, só de localizer, então pedia a troca para pouso rnav.
A duvida ai é: no caso rnav o controle de descida e calculo terá que ser feito pela tripulação sem guia vertical, certo?
Eu estou voando com atr72 da flight one. O fmc dele faz o calculo progressivo de vs. Nas outras aeronaves comerciais também é assim ou como funciona?
No caso desse piloto que alertou nao receber sinal de glide, só de localizer. Nao daria mais ou menos na mesma que um pouso rnav, já que ele já estava na final? Por que mudar para rnav, se o localizer pelo menos dava indicação lateral?

Obrigado pessoal, abraços!

Zeitgeist
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/01/2016
Mensagens : 25
Reputação : 0
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 08 Jun 2016, 08:36

Zeitgeist escreveu:Olá pessoal.
1) Tenho uma dúvida sobre as cartas de Aproximação e as letras que acompanham cada uma (x,y,z etc.).
Pelo que li essas letras são para direcionar qual versão é a mais nova alteração.

Primeiro queria entender se é isso mesmo.

2) E queria entender se a definição no vôo (e no nosso caso no vôo online) ficará com o ATC disponível ou se é à escolha do piloto.
Quais as razões por uma ou outra escolha?(feita pelo piloto ou ATC)
E no caso de só termos a unicom? Ai o piloto define e segue pelo que estiver mais próximo para ele?

3) Última duvida é sobre procedimentos ils ou rnav para pouso.
Apesar de já estar voando rnav online, ainda nao fiz nenhum pouso que nao fosse ils ou vor.
Peguei um piloto no ATC live de congonhas informando que nao recebia sinal de glide, só de localizer, então pedia a troca para pouso rnav.
A duvida ai é: no caso rnav o controle de descida e calculo terá que ser feito pela tripulação sem guia vertical, certo?
Eu estou voando com atr72 da flight one. O fmc dele faz o calculo progressivo de vs. Nas outras aeronaves comerciais também é assim ou como funciona?
No caso desse piloto que alertou nao receber sinal de glide, só de localizer. Nao daria mais ou menos na mesma que um pouso rnav, já que ele já estava na final? Por que mudar para rnav, se o localizer pelo menos dava indicação lateral?

Obrigado pessoal, abraços!

Dividi o texto para ficar melhor, segue:
1) Negativo, as letras são designativos de cada procedimento. Via de regra um ILS W é um ILS com transições RNAV, um Y é um com reversão e um Z inclui um arco DME, isso via de regra pois pode mudar. As cartas disponíveis no AISWeb são sempre as mais atuais e isso é mostrado pela data da carta.

2) De acordo com o ATC porém você sempre pode solicitar outro à seu critério e o ATC atende se possível (não adianta solicitar um proc. com reversão em um lugar que há um direto pois isso implica em colocar outros tráfegos em espera, por exemplo). Cada aeroporto possui suas peculiaridades que requerem o uso de um proc. ou outro. Como falei acima, não será usado um proc. com reversão se há um mais direto porém digamos que há um baseado no VOR e um no NDB. Se o VOR está fora, é usado o NDB.
Não havendo ATC você usa o que for mais adequado.

3) O RNAV por si só é considerado de não-precisão, ou seja, há guiagem lateral mas não vertical (é um "ils sem glide). Porém há várias versões como procedimentos Baro-VNAV onde o glide é gerado pelo FMC da aeronave. Isso é mostrado na carta, quando o mínimo é LNAV/VNAV você pode executar usando o VNAV da aeronave.
O motivo de trocar o proc. eu não sei lhe afirmar com total certeza mas acredito que seja relacionado ao que falei, no LOC não há a guiagem por VNAV mas executando o RNAV da pista em questão há. A vantagem? O mínimo do Baro-VNAV é menor que o do LOC, geralmente, e no LOC a aeronave vai descendo em "escada" até atingir a MDA, mantendo-a até ter visual enquanto no Baro-VNAV a descida é continua como se fosse um ILS.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por andre_sp Qua 08 Jun 2016, 08:46

Bela explanação, Paulo.

Zeitgeist se quiser saber sobre as "index letters", ou seja, letras utilizadas dentro de um mesmo procedimento, veja:

https://www.voovirtual.com/t15652-duvida-sobre-uso-de-cartas-loc-y-e-loc-z

thumbsup



_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 08 Jun 2016, 08:51

andre_sp escreveu:Bela explanação, Paulo.

Zeitgeist se quiser saber sobre as "index letters", ou seja, letras utilizadas dentro de um mesmo procedimento, veja:

https://www.voovirtual.com/t15652-duvida-sobre-uso-de-cartas-loc-y-e-loc-z

thumbsup



reverencia te juro que virei o forum atrás desse tópico mas não lembrava o nome correto, obrigado!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Zeitgeist Qua 08 Jun 2016, 11:46

Pessoal, muito obrigado. Acho que ficou bem mais claro. Entendi sobre o rnav. Acredito então que seja o que tenho no ATR, já que apesar de ele nao fazer tudo automático, ele vai dando o vs para cada fixo na aproximação e acabamos fazendo essa descida direto.

Três dúvidas que ficaram.
1. Quando fala reversão quer dizer um aeródromo que possua backtracking no seu sinal? Se sim, como identifico isso na carta por exemplo de SBBH.

2. Ainda pegando o exemplo de SBBH, o procedimento rnav para a pista 31 o coloca em aproximação lateral mas após o último fixo estamos deslocados à esquerda com proa inclinada em relação à cabeceira. Até ai OK, pois há vários procedimentos VOR do mesmo tipo. Mas para rnav é normal isso ou Pampulha é um caso à parte?

3. Isso aconteceu ontem comigo. Na decolagem de guarulhos o ajuste do altímetro era para 1020. Estava voando na ivao e após decolagem e por todo o trajeto até o pouso, toda a coordenacao foi na unicom. Nesse caso como faco com o ajuste qnh na aproximação já que nao há um atis para consulta?

Zeitgeist
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/01/2016
Mensagens : 25
Reputação : 0
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Paulo Stavis Qua 08 Jun 2016, 12:54

Zeitgeist escreveu:Pessoal, muito obrigado. Acho que ficou bem mais claro. Entendi sobre o rnav. Acredito então que seja o que tenho no ATR, já que apesar de ele nao fazer tudo automático, ele vai dando o vs para cada fixo na aproximação e acabamos fazendo essa descida direto.

Três dúvidas que ficaram.
1. Quando fala reversão quer dizer um aeródromo que possua backtracking no seu sinal? Se sim, como identifico isso na carta por exemplo de SBBH.

2. Ainda pegando o exemplo de SBBH, o procedimento rnav para a pista 31 o coloca em aproximação lateral mas após o último fixo estamos deslocados à esquerda com proa inclinada em relação à cabeceira. Até ai OK, pois há vários procedimentos VOR do mesmo tipo. Mas para rnav é normal isso ou Pampulha é um caso à parte?

3. Isso aconteceu ontem comigo. Na decolagem de guarulhos o ajuste do altímetro era para 1020. Estava voando na ivao e após decolagem e por todo o trajeto até o pouso, toda a coordenacao foi na unicom. Nesse caso como faco com o ajuste qnh na aproximação já que nao há um atis para consulta?

Teoricamente o ATR não faz o Baro-VNAV uma vez que é necessário o VNAV e a capacidade de a aeronave calcular a rampa. Mas pra fins de diversão no FS serve.

1) Proc. com reversão é tipo o ILS da 23 em SBVT, afasta numa radial e aproxima em outra.

2) Veja o final da carta, não há "pouso direto" e sim somente "para circular". Por alguma razão, seja outro aeroporto, relevo ou outra coisa o procedimento não pode ser alinhado com a cabeceira. Neste caso ele é feito conforme possível e o piloto deve atingir referencias visuais no MAPT (fixo ENPOX) e daí se posicionar para o pouso. Eu vejo duas opções: Ou você avista antes do fixo em condições de pouso direta e solicita isto ou você segue o proc. até ENPOX e lá, visual com a pista, circula conforme a carta instrui pelo setor norte (cruza no ponto médio e ingressa na do vento pela direita, por ex.)

3) Faz muito tempo que nao mexo com isso mas na minha epoca no IVAP tinha como solicitar o METAR do destino, lá você acha o QNH.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por andre_sp Sex 10 Jun 2016, 09:15

Paulo Stavis escreveu:
reverencia te juro que virei o forum atrás desse tópico mas não lembrava o nome correto, obrigado!

Tranquilo Stavis, bom que tenha sido útil. thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Zeitgeist Sex 10 Jun 2016, 10:25

Muito obrigado pelas informações cmdte Paulo e cmdte Andre!
Realmente observando melhor a carta e depois testando o procedimento no simulador percebi que é isso mesmo. Eu não tinha conhecimento ainda que poderia haver aproximação circular em procedimentos rnav e quando olhei a carta, nao reparei no descritivo da aproximação.

Abs

Zeitgeist
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/01/2016
Mensagens : 25
Reputação : 0
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cartas de aproximação e procedimentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos