Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


GEIV - FAB Gse_multipart13851

GEIV - FAB

Ir em baixo

GEIV - FAB Empty GEIV - FAB

Mensagem por xitus Qua 27 Abr 2016, 11:42

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou a desativação gradual das atuais aeronaves Bandeirante para renovação da frota, que é destinada à inspeção em voo. Ainda neste ano, a Embraer começa o cronograma de entrega dos novos aviões-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB), os Legacy 500. O primeiro Bandeirante a ser desativado pelo GEIV fez seu último voo na segunda-feira (18/04), quando decolou do Aeroporto Santos Dumont com destino ao Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), no Rio de Janeiro.

Encarregada da tarefa de inspeção em voo e radiomonitoragem, a aeronave ficou 32 anos em operação e cumpriu mais de cinco mil horas de voo em diversas missões. Para o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima Pinheiro, a aeronave atendeu a todos os requisitos necessários enquanto esteve em operação. “O Bandeirante desempenhou várias funções, como localizar e identificar as fontes emissoras de interferências eletromagnéticas nas frequências dos auxílios à navegação aérea, muitas vezes causadas pelas rádios piratas, que operam sem autorização e que podem representar um risco para as operações aéreas”, lembra.

Nova aeronave – Esse processo de desativação ocorre em paralelo à chegada do jato Embraer Legacy 500. Ainda neste ano, o GEIV receberá o FAB 3601, primeira aeronave denominada IU-50, de fabricação nacional e equipada para a atividade de inspeção em voo, que projetará internacionalmente a indústria aeronáutica brasileira por ser a primeira no mundo a construir uma aeronave-laboratório. Tripulação com bandeirante Luiz Eduardo Perez

Segundo explica o Comandante do GEIV, as novas aeronaves-laboratório, que vão substituir os atuais IC-95 Bandeirante, vão trazer diversos ganhos operacionais às tripulações. O Legacy 500 vai ampliar a capacidade embarcada e permitir que o Brasil realize, com autonomia, a homologação de procedimento de aproximação nos aeroportos chamado de RNP-AR (do inglês “required navigation performance”). O procedimento de aproximação faz parte do conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN).

“Outro aspecto importante que a aeronave vai trazer para o GEIV é o ganho de consciência situacional para a tripulação, em função dos modernos sistemas embarcados, mantendo o elevado nível de segurança de voo das operações e diminuindo a carga de trabalho”, explica o Tenente-Coronel Pinheiro.

GEIV – A unidade é responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos de auxílio à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País, garantindo a confiabilidade das informações utilizadas pela aviação civil e militar.

FONTE: FAB

_________________
Sou Vaspeano.
Intel Core i7-4790K, 16GB RAM, Water Cooler RIOTORO BIFROST 240, GeForce GTX 970, Monitor ZALMAN 27", 1 HD 120GB SSD para o SO W7 64 e 1 HD SSD 240GB para o FS 9 e 1 HD de 3 TB PARA O FS X-SE / PR3PAR 3D.

xitus
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 01/04/2011
Mensagens : 133
Reputação : 12
Idade : 58
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

GEIV - FAB Empty Re: GEIV - FAB

Mensagem por André Bezerra Qua 27 Abr 2016, 12:10

Dá a entender que atualmente o GEIV utiliza apenas o Bandeirante.

Mas o Bandera já está sendo encostado há tempo. O GEIV utiliza principalmente o Hawker Siddeley HS-125 (IU-93)

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 29
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum