Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
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Rodrigo Sotto-Maior
andre_sp
Alvega
7 participantes
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Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Review Payware: Alabeo Cruz PiperSport
Introdução:
Em janeiro de 2010, a Piper Aircraft Inc. entrou no mercado da categoria light sport aircraft, em parceria com a Czech Sport Aircraft com uma bela aeronave de asa baixa, construída em alumínio com um motor de 100HP Rotax ou 120 HP Jabiru e um sistema de pára-quedas balístico opcional. Nesta parceria, o avião era fabricado na República Tcheca e embarcado para os EUA, com uma versão em kit também disponível.
Em Janeiro de 2011 a Piper desfez a parceria, mas a aeronave ainda é produzida e é importada e vendida como U.S Sport Aircraft.
O Desenvolvedor:
A Alabeo já é reconhecida por excelência em design gráfico para simuladores domésticos, logo vou dispensar a apresentação.
O modelo:
O modelo representado é o Cruz PiperSport equipado com o Rotax de 100 HP e GPS Garmin 530 sem piloto automático.
Plataforma utilizada:
Prepar 3D V2.3
Instalação e documentação:
O objeto deste review nos foi gentilmente cedido pelo Fernando Herrera, da Carenado, empresa irmã da Alabeo, mas o procedimento ao fazer a compra é o mesmo.Após finalizada a compra, você receberá o link de download e o serial em uma nova página, sendo também enviado por e-mail.
O instalador automatizado requer apenas que você selecione a plataforma, FSX ou P3D e não apresenta qualquer dificuldade.Conta ainda um configurador para integração com o GNS530 da Reality XP, só disponível para o P3D na licença comercial, até aonde pude saber.
A documentação é simples, mas a aeronave também é e possui todas as informações necessárias para o voo, constando de:
- Alabeo Copyrights
- Alabeo GNS530 users guide
- PiperSport Emergency procedures
- PiperSport Normal procedures
- PiperSport Performance tables
- PiperSport Reference
Modelo externo:
Se tivesse que descrever em uma só palavra, irretocável me viria à mente logo de cara. O nível de detalhe nas curvas, rebites e antenas é comparável ou superior a modelos pagos de maior valor, como se pode notar nas imagens abaixo
Detalhe do trem de pouso
Landing lights e strobes que iluminam o solo
O pacote vem com cinco texturas de alta qualidade mais uma em branco, para repintores.
O interior
Tão bem cuidado quanto o modelo externo, o cockpit é muito bem modelado, com instrumentos em 3D e reflexivos, bem posicionados e de fácil leitura, nítidos mesmo com um zoom maior.
Mesmo em perspectiva, o bom aspecto se mantem
Tem um README para usuários do P3D alertanto que, em caso de click spots não funcionais no VC, a reflexão dos instrumentos deve ser desativada, mas no meu sistema não tive qualquer problema e o desempenho em relação ao frame rate é muito bom, garantindo um voo bem fluído.
A iluminação é muito boa, com um switch separado dos instrumentos para a luz do cockpit
Reflexos e arranhões no canopy aumentam a imersão...
Mas neste ponto temos pequenas inconsistências;
As luzes dos instrumentos se acendem mesmo com a bateria desligada (informado à Alabeo e retornaram que será solucionado).
Os sons dos switches e parking brake não funcionam no P3D, estando perfeitos no FSX (parece ser relacionado a versão 2.3 do P3D, aguardando update da LM).
Existem switches separados para luzes dos instrumentos do piloto e dos instrumentos do motor, mas ambos ligam todos eles. O desenvolvedor informou que isso é proposital, para manter o projeto simples.
O indicador de deflexão dos flaps tem indicações de 0, 10, 20 e 30 graus mas só vai a 50% e full flap. Na aeronave real, pode-se colocar o flap em qualquer posição entre zero e totalmente baixado e como, segundo o desenvolvedor, não é possível replicar isso no FSX, optaram por duas posições.
O som, no corte de motor tem um leve atraso, com a hélice parando antes do som de parada (está sendo verificado após reporte).
Voando no Cruz Sport
Abastecido com 25% de combustível, aeronave parqueada no pátio de SBJR, com boa visibilidade e ventos calmos, fornecidos pelo ASN, procedi ao acionamento e táxi.
A primeira coisa que se nota é o característico som do motor Rotax (muito bom por sinal), diferente do Lycoming que mais me acompanha e só de olhar para o tacômetro com faixa vermelha em 5.800 RPM, você sabe que ele gira alto e de fato é necessário pouco mais de 3000 RPM para iniciar o taxi e logo após reduzir para cerca de 2200 para uma rolagem tranquila.O controle de mistura é automático e vem só com um afogador, que não precisei usar.
A corrida de decolagem é curta e a correção com o rudder necessária mas leve, condizendo com um avião deste peso e potência, e vamos para um climb tranquilo até 4000 ft, realizado dentro das tabelas fornecidas pela Alabeo. Uma vez nivelado, fiz as manobras básicas para as quais ele é aprovado, Chandelles, S sobre a rodovia ou lazy eight e estol.
As duas primeiras realizadas diversas vezes com perfeição. Já o estol, bem, nunca voei um Cruz Sport real mas voando nivelado, se cortar o acelerador e tentar manter o nível, você sente o buffet de estol, mas o nariz não cai nem nenhuma das asas, ele simplesmente perde altitude em uma razão de 400/500 ft/min., o que achei estranho, mas de modo geral se comporta bem e é fácil de pilotar, só não toque no acionamento do pára-quedas balístico a menos que queira resetar o voo.
Realizados ainda alguns voos curtos para a verificação de consumo e desempenho a diferentes altitudes, a aeronave se comportou dentro das tabelas de performance, garantindo um voo agradável.
O GPS apresenta a funcionalidade do default mais uma barra com waypoints, distância e direção até eles. O transponder só tem a função ALT e o cronômetro de voo, útil, já que você tem que alternar os tanques durante o percurso.
Conclusão
Visualmente impecável, muito agradável de pilotar e ao preço de US$ 22,95 é uma verdadeira pechincha, altamente recomendado para amantes do VFR, que apreciam as qualidades descritas.
Se gostaria de algo mais nele? Só um integrador de GPS paro o Garmin da Mindstar, talvez, mas para o tipo de utilização o equipamento que vem com ele já é muito bom.
Equipamento utilizado:
Intel I5 4670K @4.0 GHz, 8 GB de RAM GSkill DDR3 1600, MSI GTX 780 Lightning
Microsoft Sidewinder Force Feedback 2, CH Products Pro Pedals
Addons usados:
FTX Global e Vector, A2A AccuFeel Mega Rio do Paulo e FSGlobal 2010
Tempo de voo:
Oito horas
Review realizado por Claudio Carvalho, para o Voo Virtual
Introdução:
Em janeiro de 2010, a Piper Aircraft Inc. entrou no mercado da categoria light sport aircraft, em parceria com a Czech Sport Aircraft com uma bela aeronave de asa baixa, construída em alumínio com um motor de 100HP Rotax ou 120 HP Jabiru e um sistema de pára-quedas balístico opcional. Nesta parceria, o avião era fabricado na República Tcheca e embarcado para os EUA, com uma versão em kit também disponível.
Em Janeiro de 2011 a Piper desfez a parceria, mas a aeronave ainda é produzida e é importada e vendida como U.S Sport Aircraft.
O Desenvolvedor:
A Alabeo já é reconhecida por excelência em design gráfico para simuladores domésticos, logo vou dispensar a apresentação.
O modelo:
O modelo representado é o Cruz PiperSport equipado com o Rotax de 100 HP e GPS Garmin 530 sem piloto automático.
Plataforma utilizada:
Prepar 3D V2.3
Instalação e documentação:
O objeto deste review nos foi gentilmente cedido pelo Fernando Herrera, da Carenado, empresa irmã da Alabeo, mas o procedimento ao fazer a compra é o mesmo.Após finalizada a compra, você receberá o link de download e o serial em uma nova página, sendo também enviado por e-mail.
O instalador automatizado requer apenas que você selecione a plataforma, FSX ou P3D e não apresenta qualquer dificuldade.Conta ainda um configurador para integração com o GNS530 da Reality XP, só disponível para o P3D na licença comercial, até aonde pude saber.
A documentação é simples, mas a aeronave também é e possui todas as informações necessárias para o voo, constando de:
- Alabeo Copyrights
- Alabeo GNS530 users guide
- PiperSport Emergency procedures
- PiperSport Normal procedures
- PiperSport Performance tables
- PiperSport Reference
Modelo externo:
Se tivesse que descrever em uma só palavra, irretocável me viria à mente logo de cara. O nível de detalhe nas curvas, rebites e antenas é comparável ou superior a modelos pagos de maior valor, como se pode notar nas imagens abaixo
Detalhe do trem de pouso
Landing lights e strobes que iluminam o solo
O pacote vem com cinco texturas de alta qualidade mais uma em branco, para repintores.
O interior
Tão bem cuidado quanto o modelo externo, o cockpit é muito bem modelado, com instrumentos em 3D e reflexivos, bem posicionados e de fácil leitura, nítidos mesmo com um zoom maior.
Mesmo em perspectiva, o bom aspecto se mantem
Tem um README para usuários do P3D alertanto que, em caso de click spots não funcionais no VC, a reflexão dos instrumentos deve ser desativada, mas no meu sistema não tive qualquer problema e o desempenho em relação ao frame rate é muito bom, garantindo um voo bem fluído.
A iluminação é muito boa, com um switch separado dos instrumentos para a luz do cockpit
Reflexos e arranhões no canopy aumentam a imersão...
Mas neste ponto temos pequenas inconsistências;
As luzes dos instrumentos se acendem mesmo com a bateria desligada (informado à Alabeo e retornaram que será solucionado).
Os sons dos switches e parking brake não funcionam no P3D, estando perfeitos no FSX (parece ser relacionado a versão 2.3 do P3D, aguardando update da LM).
Existem switches separados para luzes dos instrumentos do piloto e dos instrumentos do motor, mas ambos ligam todos eles. O desenvolvedor informou que isso é proposital, para manter o projeto simples.
O indicador de deflexão dos flaps tem indicações de 0, 10, 20 e 30 graus mas só vai a 50% e full flap. Na aeronave real, pode-se colocar o flap em qualquer posição entre zero e totalmente baixado e como, segundo o desenvolvedor, não é possível replicar isso no FSX, optaram por duas posições.
O som, no corte de motor tem um leve atraso, com a hélice parando antes do som de parada (está sendo verificado após reporte).
Voando no Cruz Sport
Abastecido com 25% de combustível, aeronave parqueada no pátio de SBJR, com boa visibilidade e ventos calmos, fornecidos pelo ASN, procedi ao acionamento e táxi.
A primeira coisa que se nota é o característico som do motor Rotax (muito bom por sinal), diferente do Lycoming que mais me acompanha e só de olhar para o tacômetro com faixa vermelha em 5.800 RPM, você sabe que ele gira alto e de fato é necessário pouco mais de 3000 RPM para iniciar o taxi e logo após reduzir para cerca de 2200 para uma rolagem tranquila.O controle de mistura é automático e vem só com um afogador, que não precisei usar.
A corrida de decolagem é curta e a correção com o rudder necessária mas leve, condizendo com um avião deste peso e potência, e vamos para um climb tranquilo até 4000 ft, realizado dentro das tabelas fornecidas pela Alabeo. Uma vez nivelado, fiz as manobras básicas para as quais ele é aprovado, Chandelles, S sobre a rodovia ou lazy eight e estol.
As duas primeiras realizadas diversas vezes com perfeição. Já o estol, bem, nunca voei um Cruz Sport real mas voando nivelado, se cortar o acelerador e tentar manter o nível, você sente o buffet de estol, mas o nariz não cai nem nenhuma das asas, ele simplesmente perde altitude em uma razão de 400/500 ft/min., o que achei estranho, mas de modo geral se comporta bem e é fácil de pilotar, só não toque no acionamento do pára-quedas balístico a menos que queira resetar o voo.
Realizados ainda alguns voos curtos para a verificação de consumo e desempenho a diferentes altitudes, a aeronave se comportou dentro das tabelas de performance, garantindo um voo agradável.
O GPS apresenta a funcionalidade do default mais uma barra com waypoints, distância e direção até eles. O transponder só tem a função ALT e o cronômetro de voo, útil, já que você tem que alternar os tanques durante o percurso.
Conclusão
Visualmente impecável, muito agradável de pilotar e ao preço de US$ 22,95 é uma verdadeira pechincha, altamente recomendado para amantes do VFR, que apreciam as qualidades descritas.
Se gostaria de algo mais nele? Só um integrador de GPS paro o Garmin da Mindstar, talvez, mas para o tipo de utilização o equipamento que vem com ele já é muito bom.
Equipamento utilizado:
Intel I5 4670K @4.0 GHz, 8 GB de RAM GSkill DDR3 1600, MSI GTX 780 Lightning
Microsoft Sidewinder Force Feedback 2, CH Products Pro Pedals
Addons usados:
FTX Global e Vector, A2A AccuFeel Mega Rio do Paulo e FSGlobal 2010
Tempo de voo:
Oito horas
Review realizado por Claudio Carvalho, para o Voo Virtual
Última edição por Alvega em Qui 25 Set 2014, 00:50, editado 1 vez(es)
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Achei um pouco estranha a explicação da posição dos flaps, pelo desenvolvedor.
Parece um excelente produto. Gostei!
Excelente trabalho, Carvalho!
ps: escreva algo para poder pontuar.
Parece um excelente produto. Gostei!
Excelente trabalho, Carvalho!
ps: escreva algo para poder pontuar.
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Muito bom, Carvalho! Deu até saudade de fazer um review hehe. Esse modelo realmente ficou espetacular, comprei o PiperSport no dia seguinte do lançamento e se não for o melhor modelo que tenho da Alabeo, está entre os melhores (como o Stagger).
_________________
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Rodrigo Sotto-Maior- Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
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Nacionalidade :
Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Obrigado pelo review Carvalho. Também gostei bastante do avião.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Obrigado a todos, gostei bastante de fazer o review e do avião.
Carvalho- Moderador
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Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
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Ask me about (my current hangar): A2A (Cherokee 180, Comanche 250, Cessna 172 and 182), Majestic Q400 Pro, PMDG (777-200/300 & NGX), Flysimware (C441, MU 2B-60 and Learjet 35A), Milviz (B55, C310R, B407 and B737-200c), Captain Sim (B727 and L1011) and Flight Labs A320-X
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Re: Alabeo Cruz PiperSport (Review de Cláudio Carvalho)
Comprei a aeronave e gostei, me deu um ânimo pra fazer uns voos no FSX pelos cenários da orbx. De crítica só não gostei muito do comportamento do som do motor, você reduz de potencia máxima até uns 5000 rpm o som quase não muda, isso tira um pouco o feeling do voo.
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