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Mensagem por Richardgn Dom 31 Ago 2014, 23:48

Olá comandantes.
Estou um problema, na verdade não sei se é problema ou é normal. Mas possou essa placa de Video e no X-Plane no caso de São Paulo por exemplo o X-Plane esta puxando da placa  de 2023GB a 2400G da memória ram da placa de video, com o "Compress Textura to save Vram" Ativado. Quando eu saiu ja no Gate de Congonhas ou Guarulhos ou Marte, ja ta em 2023G usando da placa de video com o avião parada, acabei de formata a máquina, Comprei um SSD e coloquei mais 8GB de memória ram no computador, melhorou mas não sei porque ta puxando tanto assim da placa de video, é normal isso ? Solução seira troca essa placa de video? FPS cai nas aproximações
Configuração do meu X-Plane esta assim, na metade praticamente.

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Obrigado
Abraço


Última edição por Richardgn em Seg 01 Set 2014, 01:36, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Douglas.Matos Seg 01 Set 2014, 00:24

Richard sinceramente que isso seja mais um "bug" do X-plane que alguma outra coisa...

Tem relatos na avsim colegas com 6GB em suas respectivas placas e as mesmas "sofrendo" passando até um pouco do seu limite. Acredito eu que na 10.30 oficial devam corrigir essas travadinha que acontecem por "exceder" o limite thumbsup

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Mensagem por Richardgn Seg 01 Set 2014, 00:31

Douglas.Matos escreveu:Richard sinceramente que isso seja mais um "bug" do X-plane que alguma outra coisa...

Tem relatos na avsim colegas com 6GB em suas respectivas placas e as mesmas "sofrendo" passando até um pouco do seu limite. Acredito eu que na 10.30 oficial devam corrigir essas travadinha que acontecem por "exceder" o limite thumbsup

Nossa meu pela amor de Deus, já tinha achado que tinha gasto dinheiro atoa nas peças. Porque o computador em si ficou muito bom, mas ja o X-Plane piorou demais. Também atualizar o driver da GTX Versão 340 e no voo os FPS não estabilizava, ficava dando umas travadinha, impossível de prosseguir o voo. Voltei para a versão anterior e voltou ao normal.
Ta osso hein, desculpa dizer mas atualiza e piora po. hmmm
Ate fiquei desanimado aqui com os FPS, que isso.
Obrigado pela informação, vou volta para o 10.25 então.
Abraço

Meu voltei aqui para o 10.25 FPS melhorou, mas ainda esta ultrapassando os limites da memoria da placa de vídeo. mad
Confesso que não sei o que fazer.
Alguem com placa de vídeo de 2GB tb esta excedendo o limete n o XP ?
Abraço

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Mensagem por Douglas.Matos Seg 01 Set 2014, 07:48

Richardgn escreveu:
Douglas.Matos escreveu:Richard sinceramente que isso seja mais um "bug" do X-plane que alguma outra coisa...

Tem relatos na avsim colegas com 6GB em suas respectivas placas e as mesmas "sofrendo" passando até um pouco do seu limite. Acredito eu que na 10.30 oficial devam corrigir essas travadinha que acontecem por "exceder" o limite thumbsup

Nossa meu pela amor de Deus, já tinha achado que tinha gasto dinheiro atoa nas peças. Porque o computador em si ficou muito bom, mas ja o X-Plane piorou demais. Também atualizar o driver da GTX Versão 340 e no voo os FPS não estabilizava, ficava dando umas travadinha, impossível de prosseguir o voo. Voltei para a versão anterior e voltou ao normal.
Ta osso hein, desculpa dizer mas atualiza e piora po. hmmm
Ate fiquei desanimado aqui com os FPS, que isso.
Obrigado pela informação, vou volta para o 10.25 então.
Abraço

Meu voltei aqui para o 10.25 FPS melhorou, mas ainda esta ultrapassando os limites da memoria da placa de vídeo. mad
Confesso que não sei o que fazer.
Alguem com placa de vídeo de 2GB tb esta excedendo o limete n o XP ?
Abraço

Richard acho que tu não entendeu. Não era voltando de versão que tu iria corrigir isso ( também tenho aqui ) falei que acredito (não se sabe ainda) porém acho que isso será corrigido no X-plane 10.30 oficial, até porque pessoas relatarem que estão tendo stutters com uma placa de 6GB é praticamente sem logica. Vejo na sua imagem que tu está usando filtro 16x, nem aqui eu uso isso, essa configuração de filtro está "exagerada" . Aqui estou usando filtro 8x mega e HDR 4x SSAA+FXAA tente isto thumbsup

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Mensagem por Richardgn Seg 01 Set 2014, 09:27

A ta desculpa Douglas. Agora entendi, bom vou tentar mexer aqui de novo, vou mudar o filtro então. Deixei em 16x pq li que não tem muito detrimento ou seja queda na performace. Ja 4x SSAA+FXAA vai pesa aqui na minha máquina, mas vou tentar. Aqui o maior problema são nas grandes cidades que os FPS caem para 18/16, ja nas outras areas chega a dar 40/50. É uma briga que tenho desde do FSX com os FPS. Minha intenção é tentar manter a placa de video, pq paguei muito caro por ela justamente para o simulador fluir bem.
O processador não é porque, com o X-Plane rodando no gerenciador de tarefas não chega a 80% de uso do processador, ele esta é puxando da placa mesmo. Tomara que corrijam isso.
Em SP por exemplo vc esta com qual taxa de FPS ai ? E qual versão do XP vc esta usando?
Pq o 10.30r1 com o Skymaxx daquele jeito não da.
Obrigado
Abraço

Richardgn
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Mensagem por Douglas.Matos Seg 01 Set 2014, 09:40

Richardgn escreveu:A ta desculpa Douglas. Agora entendi, bom vou tentar mexer aqui de novo, vou mudar o filtro então. Deixei em 16x pq li que não tem muito detrimento ou seja queda na performace. Ja 4x SSAA+FXAA vai pesa aqui na minha máquina, mas vou tentar. Aqui o maior problema são nas grandes cidades que os FPS caem para 18/16, ja nas outras areas chega a dar 40/50. É uma briga que tenho desde do FSX com os FPS. Minha intenção é tentar manter a placa de video, pq paguei muito caro por ela justamente para o simulador fluir bem.
O processador não é porque, com o X-Plane rodando no gerenciador de tarefas não chega a 80% de uso do processador, ele esta é puxando da placa mesmo. Tomara que corrijam isso.
Em SP por exemplo vc esta com qual taxa de FPS ai  ? E qual versão do XP vc esta usando?
Pq o 10.30r1 com o Skymaxx daquele jeito não da.
Obrigado
Abraço

Richard como falei antes acredito que seja um bug ainda do X-plane, as vezes entro XPX esta 40-50 FPS em Sampa, como tambem entro as vezes e esta apenas 18 scratch .

Estou na 10.25, aqui quando os fps ficam baixo eu so espero um tempo e ele vai voltando a ficar normal, tempo dele se estabilizar no caso thumbsup

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Mensagem por Richardgn Seg 01 Set 2014, 09:43

É fica bem alto seus FPS. Bom aeronaves da Carenado, chega a 20/22 no máximo, isso com o avião no solo, na APP ja é menos, estou fazendo testes com outros aviões aqui. Carenado ta osso hein ....
Obrigado pelas informações.
Abraço

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Mensagem por Carcinogen Seg 01 Set 2014, 12:52

Minha VGA também é de 2GB e já faz um tempo que estou voando na resolução "muito alta" da textura.

Cenários defaults geralmente não ultrapassam os 2GB, porém os mais detalhados foto real sim... wink

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Mensagem por Eduardo Seg 01 Set 2014, 13:02


Também acredito que diminuindo a resolução das texturas resolva e não vai fazer tanta diferença no visual.
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Mensagem por Richardgn Seg 01 Set 2014, 15:09

Blzinha pessoal obrigado pelas informações. Vou fazer a alteração para ver como fica.
A unica que notei ao mudar essa opção para "muito alta" é que as faixas da pista fica um pouco borrada.
Mas vou altera mesmo assim, se for o caso deixo como "muito alta".
Obrigado
Richard

Blz Galera deu certo deixa em Resolução "Muito Alta" parou de exceder a memoria da placa de video.
Mas eu sinceramente eu não sei o que é que cai tanto os FPS em SP por exemplo.
Tipo desempenho da máquina rodando XP:
Processador 41%
GPU: 51%
Memória Ram ta usando 4.7 a 5GB do total de 16GB
Fps caindo nas aproximações para 13 e nem ta usando o total que a máquina dispoe. Que que isso !!! zangado
Pela amor de Deus alguem ja teve esse problema, confesso que é desanimador demais.
E mais uma coisa, CAVOK !!! Sem nuvem alguma.

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Mensagem por Lost23 Seg 01 Set 2014, 19:49

No meu caso , uso um I7 3770 com 11GB de RAM e uma R9 280X com 3GB de RAM.
Em solo normalmente tenho entre 20 de 30 FPS........ já no ar tudo muda.
A minha grafica nao passa de 60% de LOAD, pelo o que parece o XP10 não puxa pela minha gráfica como devia.
Vou experimentar tirar o extreme e colocar em "muito alta" para ver se ganho alguns fps.

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Mensagem por Joz Seg 01 Set 2014, 22:46

É difícil dar uma receita pronta para qualquer configuração. Vai depender da maqina, do avião, cenário, etc. Tudo no X-Plane tem um custo em processamento, o lado bom é que muito customizável.
Primeiro temos que saber o quanto a máquina processa, deixe todas as configurações no mínimo, desligue todos os efeitos, resolução 1024x768 (ou a menor janela possível), CAVOK, visibilidade de 15 milhas, aeronave default, sem bibliotecas extras, sem custom scenery. Pronto! Anota o FPS e vai aumentando as coisas aos poucos.
Com isso é possível ter uma ideia do impacto que cada opção causa. Vá priorizando o que é mais importante para você. Pra mim, é essencial o HDR e Global Shadow, o resto vai de acordo com a região a ser simulada.

Configuração com média de 30fps (1024x768). GTX660, i7 870 (antigão!) 2,93Ghz, 8GB RAM
Aproximação da 17 em Congonhas, 3NM
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Mensagem por eduphn Ter 02 Set 2014, 00:02

Olha só que curioso, ontem voando aqui, dei uma desanimada grande utilizando a versão 10.25, com as nuvens do SkyMaxx 1.3 e o METAR da hora... Então ao passar a serra da cantareira, meus FPS foram para 13 a 16, não entendi nada... Pois as nuvens me acompanharam durante todo vôo, só ao visualizar SP que deu isso... Pensei em começar a juntar as moedas para ir atrás de uma GTX 770, mas me deparei com esse tópico. O que se passa? Aqui estava "normal" até então, não atualizei nada a não ser o METAR rsrsrs

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Mensagem por Richardgn Ter 02 Set 2014, 08:23

Grande Joz obrigado pela postagem. Vou tentar fazer isso que vc citou e ver no que da.
Por hora a resolução extrema é que estava fazendo exceder a memória da placa de video, deixei em "muito alta" e resolveu esse problema, porem ainda esta caindo os FPS em SP.

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Mensagem por Joz Ter 02 Set 2014, 10:25

Outra coisa, desabilite o tráfego AI (caso esteja habilitado) colocando o número máximo de aeronaves em 1. Em operation and warnings, deixe o modelo de voo em 1.
É normal cair muitos fps em SP pois tem muitas ruas, muito autogen, o relevo é mais detalhado e juntando isso com uma aeronave muito detalhada e um cenário convertido com objetos de muitas bibliotecas o estrago é ainda maior.
Um dos problemas do cenários convertido, é que para fazer uma "curva" nas taxilines ou taxiways e em outras estruturas, existe dezenas de pontos de referência. Enquanto no default do X-Plane, consegue-se fazer a mesma curva através de funções belzier com apenas 2 pontos. Quem define o número de faces é a opção de qualidade do aeroporto.
Outra questão é o LOD (level of detail) dos objetos convertidos. Normalmente todo o cenário tem definido um LOD fixo. Enquanto no X-Plane, os objetos default, conforme você se afasta os objetos vão ficando mais simples e consequentemente pesando menos no processamento. Muitas dessas bibliotecas não aplicam esta técnica.
O peso do cenário poderia diminuir bastante se não ocorresse a textura duplicada. Muitos objetos possuem textura nas faces externas e internas. Ou seja para cada quadrado são processados 12 vértices invés de 6. São esses pequenos detalhes que fazem diferença quando você está sobrevoando alguma região.

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Mensagem por Richardgn Ter 02 Set 2014, 10:57

Grande Aula Joz, obrigado pelas informações, excelente.
Mas ai que ta o estranho, quando eu me aproximo do Aeroporto de Congonhas, nesse caso o que eu converti, os FPS vai aumentando conforme me aproximo dele. Ja o desempenho relatado pelos pessoal que esta testando o cenário, não teve perda no desempenho, ou seja queda de FPS. Essas quedas acontecem mesmo quando esta longe do Aeroporto.
Mas agora que vc explicou certinho deu para entender melhor o que esta acontecendo, creio eu tambem que é as ruas e os autogen de São Paulo. Ja em Campinas fica estavel por não ter autogen em volta do Aeroporto.

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Mensagem por geonobre Ter 02 Set 2014, 22:00

Richardgn escreveu:Blzinha pessoal obrigado pelas informações. Vou fazer a alteração para ver como fica.
A unica que notei ao mudar essa opção para "muito alta" é que as faixas da pista fica um pouco borrada.
Mas vou altera mesmo assim, se for o caso deixo como "muito alta".
Obrigado
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Como faço para ver quanto da placa de vídeo (GPU) está sendo usado?

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Mensagem por Richardgn Ter 02 Set 2014, 22:35

Geonobre baixe o Nvidia Inspector. Ele te da tudo sobre a placa de video e configuração.

http://www.guru3d.com/files-details/nvidia-inspector-download.html

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Mensagem por Carcinogen Qua 03 Set 2014, 09:06

Joz escreveu: Em operation and warnings, deixe o modelo de voo em 1.

Alguém sabe como funciona isto? Dependendo da máquina o valor pode ser outro!? confused

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Mensagem por Douglas.Matos Qua 03 Set 2014, 09:24

Carcinogen, já li que isso se trata de "tubos" de vento, ou seja um maior realismo ainda.

Aqui em minha maquina deixo valor máximo, 10 thumbsup thumbsup

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Mensagem por Joz Qua 03 Set 2014, 09:46

Carcinogen escreveu:Alguém sabe como funciona isto? Dependendo da máquina o valor pode ser outro!? confused
Existe o frame rate baseado no tempo e um outro frame rate baseado nos cálculos aerodinâmicos do X-Plane. O ideal é calcule um frame modelo para cada frame de tempo. Mas quando as coisas começam a ficar pesadas e o frame rate diminui, o "normal" de outros simuladores seria ficar em camera lenta (quado a quadro), pois eles são baseados em uma tabela que descreve o comportamento em relação ao tempo. Mas no X-Plane para garantir os cálculos, um frame (de modelo) depende do anterior. Então estipularam um limite mínimo de frame rate (20fps) onde a partir daí o frame baseado em tempo se equipara ao frame de modelo. O tempo distorce (aumenta) para garantir a precisão do modelo. Um voo que levaria 1h no tempo do simulador, levaria 1H20min no tempo real. Quando você muda o valor de 1 para 2, isso multiplica o fps do modelo em relação ao fps de tempo. Um frame de modelo equivale a 2 de tempo. Então mesmo com valor baixo de frame rate, minimiza o efeito de distorção de tempo. O problema é que o simulação diminui a precisão dos efeito aerodinâmicos. mesmo assim ainda continuaria superior a outros simuladores.

Fazendo uma explicação muito simples, "flight model per frame" seria mais fácil de entender como "frame per flight model"
Pode deixar em 2 ou mais...mas só vai fazer diferença quando o frame rate diminuir abaixo de 20.
Sugeri deixar em 1 para saber realmente qual o processamento da máquina.

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Mensagem por Douglas.Matos Qua 03 Set 2014, 09:56

Nossa Joz acho que então conforme sua explicação não tem nada haver com o que falei...


Então no caso para mim que tem uma maquina considerada "ótima" é recomendado deixar valor um mesmo?

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Mensagem por Joz Qua 03 Set 2014, 10:28

Douglas.Matos escreveu:Então no caso para mim que tem uma maquina considerada "ótima" é recomendado deixar valor um mesmo?
Sim Douglas, 1 é suficiente.
Deixar um número alto assim, apenas "se", você tiver um frame rate muito baixo, pode acontecer coisas estranhas durante o voo.
Para ter uma ideia do efeito, fazendo um exemplo inverso, com uma aeronave leve no pátio e um vento de +/- 6kt, se aumentarmos muito o tempo do simulador (não lembro qual a tecla), vai parecer que tem um tornado podendo capotar a aeronave. Isso porque o modelo não foi calculado de forma contínua.

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Mensagem por Richardgn Qua 03 Set 2014, 11:26

Pessoal olha que estranho, não sei se é Bug do X-Plane ou essas Aeronaves da Carenado ta um saco mesmo.
Quando saio na rampa com Aeronaves da Carenado (Iniciando o X-Plane), os FPS ja saem em 10/13. Dai tenho que troca por uma Aeronave default, fecha o X-Plane e iniciar novamente no mesmo cenário na mesma Rampa só que com Aeronave default, dai os FPS ja saem em 45/50. Dae troco a aeronave default por uma da Carenado e blz, FPS continua 35/40. Vai saber, pode ser bug do 10.30, bom não sei. Algum relato parecido alguem ?
Abraço

Richardgn
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Mensagem por Douglas.Matos Qua 03 Set 2014, 12:23

Joz escreveu:
Douglas.Matos escreveu:Então no caso para mim que tem uma maquina considerada "ótima" é recomendado deixar valor um mesmo?
Sim Douglas, 1 é suficiente.
Deixar um número alto assim, apenas "se", você tiver um frame rate muito baixo, pode acontecer coisas estranhas durante o voo.
Para ter uma ideia do efeito, fazendo um exemplo inverso, com uma aeronave leve no pátio e um vento de +/- 6kt, se aumentarmos muito o tempo do simulador (não lembro qual a tecla), vai parecer que tem um tornado podendo capotar a aeronave. Isso porque o modelo não foi calculado de forma contínua.


Joz muito obrigado pela explicação thumbsup



Richard: Em relação ao seu caso...aqui Carenado é e sempre foi um mistério, praticamente igual scratch

Douglas.Matos
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