Primeiros Passos - X PLANE 10
P�gina 1 de 2 • Compartilhe •
P�gina 1 de 2 • 1, 2
Primeiros Passos - X PLANE 10
Boa tarde Pessoal,
N�o sou t�o novo por aqui, por�m sempre tento tirar minhas d�vidas sem ter que abrir um t�pico para evitar a "polui��o" visual do f�rum desnecessariamente. Bom, criei coragem e deixei para tr�s meu FSX com todos os addons (Cen�rios do Paulo Ricardo, 737 NGX, REX, FS PASSENGERS, AES, Etc...)�
Hoje a noite vou estar recebendo meu X-PLANE 10 e gostaria muito da ajuda de voc�s. Quem simulou aqui no FSX sabe da trabalheira que � para deix�-lo "redondinho (instalar SP1, SP2, MESH, REX, ETC...) Gostaria de saber se no X-PLANE 10 funciona como no FSX e se a resposta for sim, quais programas devo instalar inicialmente ? Quais programas s�o fundamentais para o simulador ficar melhor e mais bonito ? Tenho certeza que aparecer� v�rias almas caridosas que far� um breve resumo do que devo instalar logo "de cara". Se algu�m poder falar algo sobre as novidades como: Ser� que vai rolar um PMDG no X-PLANE ainda esse ano ? Ser� que o Paulo Ricardo j� est� elaborando algum cen�rios para esse simulador ?
Pessoal, estou meio perdido e aguardo a ajuda de voc�s.�
�
Grande Abra�o !!!
Alexandre Russo
N�o sou t�o novo por aqui, por�m sempre tento tirar minhas d�vidas sem ter que abrir um t�pico para evitar a "polui��o" visual do f�rum desnecessariamente. Bom, criei coragem e deixei para tr�s meu FSX com todos os addons (Cen�rios do Paulo Ricardo, 737 NGX, REX, FS PASSENGERS, AES, Etc...)�

Pessoal, estou meio perdido e aguardo a ajuda de voc�s.�

Grande Abra�o !!!
Alexandre Russo
AlexandreRusso- Segundo-Tenente
-
Inscrito em: 11/12/2012
Reputa��o: 0
Simulador preferido: FSX e X-PLANE
Nacionalidade:
Re: Primeiros Passos - X PLANE 10
AlexandreRusso escreveu:Boa tarde Pessoal,
N�o sou t�o novo por aqui, por�m sempre tento tirar minhas d�vidas sem ter que abrir um t�pico para evitar a "polui��o" visual do f�rum desnecessariamente. Bom, criei coragem e deixei para tr�s meu FSX com todos os addons (Cen�rios do Paulo Ricardo, 737 NGX, REX, FS PASSENGERS, AES, Etc...)�Hoje a noite vou estar recebendo meu X-PLANE 10 e gostaria muito da ajuda de voc�s. Quem simulou aqui no FSX sabe da trabalheira que � para deix�-lo "redondinho (instalar SP1, SP2, MESH, REX, ETC...) Gostaria de saber se no X-PLANE 10 funciona como no FSX e se a resposta for sim, quais programas devo instalar inicialmente ? Quais programas s�o fundamentais para o simulador ficar melhor e mais bonito ? Tenho certeza que aparecer� v�rias almas caridosas que far� um breve resumo do que devo instalar logo "de cara". Se algu�m poder falar algo sobre as novidades como: Ser� que vai rolar um PMDG no X-PLANE ainda esse ano ? Ser� que o Paulo Ricardo j� est� elaborando algum cen�rios para esse simulador ?
Pessoal, estou meio perdido e aguardo a ajuda de voc�s.��
Grande Abra�o !!!
Alexandre Russo
Alexandre para come�o de tudo de uma olhada neste t�pico que criei certa vez...os amigos ajudaram e muito e isto j� � praticamente um bom come�o �

http://www.voovirtual.com/t32653-addons-essenciais
Entre neste grupo no facebook, s�o apenas usu�rios X-plane tamb�m pode te ajudar e muito:
https://www.facebook.com/groups/255368271322593/
Qualquer duvida pode postar aqui que tentaremos ajudar �

Douglas.Matos- Brigadeiro
-
Inscrito em: 17/01/2013
Reputa��o: 146
Simulador preferido: Prepar3d v2.5
Emprego/lazer: Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manuten��o Hardware
Nacionalidade:
A primeira diferen�a que voc� vai notar no x-plane � que n�o precisa ficar fazendo os famosos tweeks, tudo que precisar pra melhorar o desempenho ou coisas do tipo � pelo pr�prio menu de configura��es.
Depois tem os addons para melhorar visual como o real terra haze, algumas nuvens diferentes como skymaxx (free) e tem a vers�o paga tb e n�o precisa de addon nenhum pra melhorar fisica ou comportamento em voo, outra vantagem � que voc� vai encontrar muitos avi�es, helic�pteros e at� giroc�pteros gratuitos com comportamento de voo real.
PMDG � uma promessa em andamento, mas o tempo que vai levar ningu�m sabe, acho que nem mesmo os da PMDG.
A �nica desvantagem para mim at� hoje em rela��o ao FSX � a falta de trafego a�reo decente e um ATC que funcione no m�nimo como o FSX e a falta de edif�cios nos aeroportos default. O resto dos obst�culos como menor gama de cen�rios � algo que j� est� com solu��o em andamento com os v�rios cenaristas se desenvolvendo.
Depois tem os addons para melhorar visual como o real terra haze, algumas nuvens diferentes como skymaxx (free) e tem a vers�o paga tb e n�o precisa de addon nenhum pra melhorar fisica ou comportamento em voo, outra vantagem � que voc� vai encontrar muitos avi�es, helic�pteros e at� giroc�pteros gratuitos com comportamento de voo real.
PMDG � uma promessa em andamento, mas o tempo que vai levar ningu�m sabe, acho que nem mesmo os da PMDG.
A �nica desvantagem para mim at� hoje em rela��o ao FSX � a falta de trafego a�reo decente e um ATC que funcione no m�nimo como o FSX e a falta de edif�cios nos aeroportos default. O resto dos obst�culos como menor gama de cen�rios � algo que j� est� com solu��o em andamento com os v�rios cenaristas se desenvolvendo.
Inscrito em: 28/07/2011
Reputa��o: 147
Simulador preferido: x-plane 10
Nacionalidade:
Amigo Douglas, muito obrigado, j� pedi solicita��o no grupo do Facebook e vou come�ar a ler o link que me enviou. Tenho certeza que tirarei muitas d�vidas por l�.
Ghost, te agrade�o demais pelas dicas. Estou com bastante receio, pois investi uma boa grana no FSX. Estou louco pra sentir essa f�sica de voo do X-PLANE 10. Vamos que vamos.
Obrigado Rapaziada !!!
Ghost, te agrade�o demais pelas dicas. Estou com bastante receio, pois investi uma boa grana no FSX. Estou louco pra sentir essa f�sica de voo do X-PLANE 10. Vamos que vamos.
Obrigado Rapaziada !!!
-
Nacionalidade:
Ghost escreveu:A primeira diferen�a que voc� vai notar no x-plane � que n�o precisa ficar fazendo os famosos tweeks, tudo que precisar pra melhorar o desempenho ou coisas do tipo � pelo pr�prio menu de configura��es.
Onde, ou como, consigo a vers�o free do Skymaxx?
Vale a pena?
Inscrito em: 11/06/2013
Reputa��o: 6
Simulador preferido: X-Plane 10
Emprego/lazer: Qu�mico / Simula��o de Voo
Nacionalidade:
geonobre escreveu:
Onde, ou como, consigo a vers�o free do Skymaxx?
Vale a pena?
Eu baixei no pr�prio site da skymaxx, n�o sei se eles ainda disponibilizam, mas tem o link tamb�m na x-plane.org, eu digo que n�o vale a pena no andamento em que est� e n�o se deve confundir o skymaxx pago que � uma engine nova com o free que s�o apenas novas texturas de nuvens e temas de cores do c�u.
O �nico addon e por sinal free que na minha opini�o criou a barreira antes e depois dele foi o Real Terra Haze, foi o que transformou minhas screenshots de desenhos pra quase fotos. Esse eu recomendo fortemente, se algu�m tiver o link f�cil pode postar aqui, estou meio sem tempo de pesquisar agora.�

Edit: o link do REAL TERRA HAZE
�ltima edi��o por Ghost em Ter 08 Jul 2014, 10:48, editado 1 vez(es) (Raz�o : inserir link)
Inscrito em: 28/07/2011
Reputa��o: 147
Simulador preferido: x-plane 10
Nacionalidade:
X-PLANE 10 INSTALADO
Muito bom dia pessoal,
Enfim instalei o X-PLANE 10 e como qualquer outro tive as primeiras impress�es ...
1 - Vers�o ???
Primeiramente gostaria de saber aonde eu consigo ver qual vers�o estou usando e qual seria a �ltima vers�o. Ser� que o pr�prio instalador j� baixa e instala a �ltima vers�o ?
1 - X-PLANE 10 e FSX;
O X-PLANE sem addon nenhum impressiona. Convenhamos que o FSX sem addon � uma piada (Com o addons o papo � diferente)! Sem falar na famosa f�sica de voo do X-PLANE 10. Muito bom !
2 - Instalando os joystick;
Eu possuo:
-Joystick Manche Saitek Pro Flight Yoke System
-GS Dual Throttle NG USB, da GS Produtos
-MCP da USBInterface
Ainda estou instalando o primeiro (Joystick Manche Saitek Pro Flight Yoke System) e estou tendo um pouco de dificuldade. Depois de mais ou menos 2 horas e meia consegui configurar "Roll", "Pitch" e "C�mera". Estou tendo muita dificuldade em ajustar o bot�o do trim, pois quando consigo configurar certinho, desajusto outro comando. Mas devagar a gente chega l� !!! Se algu�m tiver algumas dicas eu ficarei muito contente.
Somente depois de instalar todos os comandos do manche quebrarei a cabe�a com as manetes e o MCP.
3 - Rolagem na pista
Pessoal, uma coisa me incomodou muito ontem quando tentava a primeira decolagem no X-PLANE. Quando eu iniciava a rolagem, o Cessna virava para o lado esquerdo e saia da pista. Eu n�o consegui ajustar o leme e o profundor. Como eu n�o possuo o pedal, configuro o uso do leme para o teclado, por�m n�o sei bem se esse � o motivo do avi�o virar, j� que os pedias 3D parecia estar centralizados.
Por �ltimo, n�o estou chateado com as dificuldades, pois passei "poucas e boas" no FSX e sei que foi apenas o primeiro dia. Sei que quando tudo tiver funcionando vou curtir muito !!!
Muito obrigado e grande abra�o a todos
Enfim instalei o X-PLANE 10 e como qualquer outro tive as primeiras impress�es ...
1 - Vers�o ???
Primeiramente gostaria de saber aonde eu consigo ver qual vers�o estou usando e qual seria a �ltima vers�o. Ser� que o pr�prio instalador j� baixa e instala a �ltima vers�o ?
1 - X-PLANE 10 e FSX;
O X-PLANE sem addon nenhum impressiona. Convenhamos que o FSX sem addon � uma piada (Com o addons o papo � diferente)! Sem falar na famosa f�sica de voo do X-PLANE 10. Muito bom !
2 - Instalando os joystick;
Eu possuo:
-Joystick Manche Saitek Pro Flight Yoke System
-GS Dual Throttle NG USB, da GS Produtos
-MCP da USBInterface
Ainda estou instalando o primeiro (Joystick Manche Saitek Pro Flight Yoke System) e estou tendo um pouco de dificuldade. Depois de mais ou menos 2 horas e meia consegui configurar "Roll", "Pitch" e "C�mera". Estou tendo muita dificuldade em ajustar o bot�o do trim, pois quando consigo configurar certinho, desajusto outro comando. Mas devagar a gente chega l� !!! Se algu�m tiver algumas dicas eu ficarei muito contente.
Somente depois de instalar todos os comandos do manche quebrarei a cabe�a com as manetes e o MCP.
3 - Rolagem na pista
Pessoal, uma coisa me incomodou muito ontem quando tentava a primeira decolagem no X-PLANE. Quando eu iniciava a rolagem, o Cessna virava para o lado esquerdo e saia da pista. Eu n�o consegui ajustar o leme e o profundor. Como eu n�o possuo o pedal, configuro o uso do leme para o teclado, por�m n�o sei bem se esse � o motivo do avi�o virar, j� que os pedias 3D parecia estar centralizados.
Por �ltimo, n�o estou chateado com as dificuldades, pois passei "poucas e boas" no FSX e sei que foi apenas o primeiro dia. Sei que quando tudo tiver funcionando vou curtir muito !!!
Muito obrigado e grande abra�o a todos
-
Nacionalidade:
Alexandre � o seguinte, no x-plane temos a quest�o da f�sica que se aplica a rota��o da h�lice do motor (no caso das aeronaves a pist�o, mono ou bimotor) ent�o se a h�lice gira em sentido hor�rio � normal que durante a rolagem a aeronave tende-se a girar no mesmo sentido da h�lice. Para corrigir isso voc� precisa mesmo pedal (que � configurado como Yall), ent�o se tiver algum eixo dispon�vel em seus equipamentos eu sugiro que o configure assim.
Aqui em casa eu uso o conjunto de Yoke da Saitek + um joystick do xbox 360. Dai enquanto no solo eu uso o joystick para virar o trem de pouso do nariz da aeronave (configurado como nose whell tiller no eixo Z dos gatilhos) e o leme (Yall) configuro no direcional esquerdo do Joystick.
Desta fomra durante a rolagem voc� precisa compensar o giro do torque do motor usando os pedais (antes dos 20kts) e o leme (Yall) depois que a aeronave atinge velocidade superior a 20kts.
Esta f�sica � assim no real e com tal � simulada no x-plane o que d� mais realismo a simula��o, como n�o temos a op��o de autorudder no x-plane tal como � no FS, o jeito � nos acostumarmos com esse detalhe.
Para quem n�o tem condi��o de comprar um pedal fica minha dica de usar um joystick de x-box 360 j� que os gatilhos do joystick do xbox 360 s�o reconhecidos como eixos e n�o como bot�es.
O painel MCP da USBInterface � fant�stico mas infelizmente n�o funciona com as aeronaves addons do x-plane, a excess�o s�o as aeronaves da carenado mas j� as aeronaves a jato ele n�o funciona corretamente, raz�o esta de eu n�o ter ficado com o meu durante muito tempo e ter comprado o PZ70 da Saitek.
Aqui em casa eu uso o conjunto de Yoke da Saitek + um joystick do xbox 360. Dai enquanto no solo eu uso o joystick para virar o trem de pouso do nariz da aeronave (configurado como nose whell tiller no eixo Z dos gatilhos) e o leme (Yall) configuro no direcional esquerdo do Joystick.
Desta fomra durante a rolagem voc� precisa compensar o giro do torque do motor usando os pedais (antes dos 20kts) e o leme (Yall) depois que a aeronave atinge velocidade superior a 20kts.
Esta f�sica � assim no real e com tal � simulada no x-plane o que d� mais realismo a simula��o, como n�o temos a op��o de autorudder no x-plane tal como � no FS, o jeito � nos acostumarmos com esse detalhe.
Para quem n�o tem condi��o de comprar um pedal fica minha dica de usar um joystick de x-box 360 j� que os gatilhos do joystick do xbox 360 s�o reconhecidos como eixos e n�o como bot�es.
O painel MCP da USBInterface � fant�stico mas infelizmente n�o funciona com as aeronaves addons do x-plane, a excess�o s�o as aeronaves da carenado mas j� as aeronaves a jato ele n�o funciona corretamente, raz�o esta de eu n�o ter ficado com o meu durante muito tempo e ter comprado o PZ70 da Saitek.
Rafasax- Major
-
Inscrito em: 27/06/2013
Reputa��o: 62
Simulador preferido: X-Plane
Emprego/lazer: T�cnico de suporte
Nacionalidade:
Rafasax, muito obrigado pelo retorno !
Como n�o sou piloto real, n�o imaginava que era t�o dif�cil manter a aeronave na pista durante a rolagem. Vou ter que me acostumar !
Em rela��o ao controle de XBOX pode ser uma boa, por�m vou preferir juntar uma graninha e comprar um pedal, pois gosto de fazer os movimentos dos pilotos reais.
Antes de migrar para o X-PLANE 10 pensei bem, pois sabia que iria "perder" o MCP. Vou vender para comprar algum outro controlador. O PZ70 da Saitek vale a pena ?
Grande Abra�o
Como n�o sou piloto real, n�o imaginava que era t�o dif�cil manter a aeronave na pista durante a rolagem. Vou ter que me acostumar !
Em rela��o ao controle de XBOX pode ser uma boa, por�m vou preferir juntar uma graninha e comprar um pedal, pois gosto de fazer os movimentos dos pilotos reais.
Antes de migrar para o X-PLANE 10 pensei bem, pois sabia que iria "perder" o MCP. Vou vender para comprar algum outro controlador. O PZ70 da Saitek vale a pena ?
Grande Abra�o
-
Nacionalidade:
Sim, o PZ70 vale a pena e funciona muito bem. S� baixar o plugin la no forum do x-plane que funciona perfeito.
S� lembrando que o investimento em um controle novo de xbox sem fio e com receptor wireless � de R$ 150,00 aproximadamente j� o pedal sai no m�nimo aqui no Bra$il por uns R$ 800,00
S� lembrando que o investimento em um controle novo de xbox sem fio e com receptor wireless � de R$ 150,00 aproximadamente j� o pedal sai no m�nimo aqui no Bra$il por uns R$ 800,00
Rafasax- Major
-
Inscrito em: 27/06/2013
Reputa��o: 62
Simulador preferido: X-Plane
Emprego/lazer: T�cnico de suporte
Nacionalidade:
Rafasax escreveu:Sim, o PZ70 vale a pena e funciona muito bem. S� baixar o plugin la no forum do x-plane que funciona perfeito.
� verdade, o pedal � bem caro. Vou ver o que dar pra fazer !
J� dei uma olhada no PZ70 da Saitek e n�o � barato heim ??? R$ Mais ou menos 850,00. Realmente vou precisar vender meu MCP e completar com uma boa grana. Mas o PZ70 da Saitek � bem completo. Vou precisar de um desses pra mim. hehehe
-
Nacionalidade:
Convertendo Cen�rios do FSX para X-PLANE 10
Pessoal, � verdade que existe a possibilidade de converter cen�rios do FSX para o X-PLANE 10 ? Eu possuo v�rios cen�rios do Paulo Ricardo e me interessaria muito saber mais detalhes sobre essa poss�vel convers�o.
Grande Abra�o !
Grande Abra�o !
-
Nacionalidade:
AlexandreRusso escreveu:Pessoal, � verdade que existe a possibilidade de converter cen�rios do FSX para o X-PLANE 10 ? Eu possuo v�rios cen�rios do Paulo Ricardo e me interessaria muito saber mais detalhes sobre essa poss�vel convers�o.
Grande Abra�o !
Sim � verdade, com a ferramente fs2x-plane por�m....boa parte n�o converte certo e os que converte nem tudo fica 100%, muitos ajustes ser�o necess�rios, eu fazia as convers�es mas acabei desistindo pois era exaustivo de mais arrumar tudo��

-
Emprego/lazer: Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manuten��o Hardware
Nacionalidade:
Douglas.Matos escreveu:AlexandreRusso escreveu:Pessoal, � verdade que existe a possibilidade de converter cen�rios do FSX para o X-PLANE 10 ? Eu possuo v�rios cen�rios do Paulo Ricardo e me interessaria muito saber mais detalhes sobre essa poss�vel convers�o.
Grande Abra�o !
Sim � verdade, com a ferramente fs2x-plane por�m....boa parte n�o converte certo e os que converte nem tudo fica 100%, muitos ajustes ser�o necess�rios, eu fazia as convers�es mas acabei desistindo pois era exaustivo de mais arrumar tudo��
Poxa,
Me parece que n�o vale a pena ! Estou certo ?�

-
Nacionalidade:
Em minha opini�o...n�o n�o vale a pena��

-
Nacionalidade:
P�gina 1 de 2 • 1, 2
P�gina 1 de 2
Permiss�o deste f�rum:
Voc� n�o pode responder aos t�picos neste f�rum