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Mensagem por MarcusJr Seg 16 Jun 2014, 03:42

Bom dia galera, assistindo alguns vídeos aqui no YouTube, reparei que nos Boeings 737, logo após o recolhimento dos trens o comandante no qual efetua o "rotate" aperta diversas vezes o botão "stab trim" no qual fica do lado esquerdo do manche. É perceptível que quando o botão é acionado as rodas do trim passam a girar, porém para que realmente isso funciona no momento da decolagem e por que que isso é acionado pelo piloto, visto que no Airbus o trim atua sozinho após a decolagem?  scratch 
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Mensagem por Paulo Stavis Seg 16 Jun 2014, 09:56

MarcusJr escreveu:Bom dia galera, assistindo alguns vídeos aqui no YouTube, reparei que nos Boeings 737, logo após o recolhimento dos trens o comandante no qual efetua o "rotate" aperta diversas vezes o botão "stab trim" no qual fica do lado esquerdo do manche. É perceptível que quando o botão é acionado as rodas do trim passam a girar, porém para que realmente isso funciona no momento da decolagem e por que que isso é acionado pelo piloto, visto que no Airbus o trim atua sozinho após a decolagem?  scratch 

O compensador é feito justamente para que não seja preciso ficar puxando ou empurrando o manche com muita força ou para manter o pitch atual. Os Airbus possuem trim automático, o Boeing não possui. Porisso logo após a decolagem, para que não seja necessário exercer muita força no manche, e para manter o pitch com mais facilidade o piloto já usa o compensador.
Durante o voo o compensador é indispensável pois caso ele não exista, você precisa segurar o manche com muita força ou quase no batente e é bem fácil se distrair com outra coisa e diminuir ou aumentar a força exercida, perdendo ou ganhando altitude. Já com a aeronave compensada você pode soltar o manche que ela mantém o pitch e/ou a altitude.

A roda do trim é usada para trimmar manualmente a aeronave em caso de pane do sistema de trim elétrico.
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Mensagem por Luiz Felipe Soares Seg 16 Jun 2014, 10:00

O trim do estabilizador, efetua uma inclinação no mesmo, dessa forma sendo setado, ele trava numa posição "x" que na decolagem é por sua maioria aplicada para baixo fazendo a superfície inclinar para cima e deixando a aeronave mais "estável" quanto á sua inclinação, não sendo necessário portanto, movimentos abusivos no manche e até abusar demais da superfície, mantendo sua inclinação, dependendo, o comandante passa a suavizar a subida ou descida, sendo que alguns, ate mesmo depois da decolagem mantem a aeronave no trim e quase nunca cabra ou pica a nave, evitando desconforto dos passageiros e da aeronave, no airbus, ele possui um sistema automatizado, por conta de um cálculo que os computadores fazem no FBW, assim, ela lê o ângulo perfeito para uma subida "segura" sem muita perda de velocidade.

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Mensagem por MarcusJr Seg 16 Jun 2014, 20:07

Valeu pessoal, na verdade a dúvida maior era o porque de no Boeing o piloto ter que acionar e no Airbus não, mas agora já sei que no Airbus o sistema é automatizado. Obrigado!
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